Há noites em que não se pode sair de casa

Dois pontos ficaram pelo caminho no trajecto que se via bem delineado por Jesus até a conquista do campeonato.
Esperava-se uma equipa dominadora, a pressionar alto com vontade de vencer muito á imagem daquilo que têm feito esta época mas, o Benfica foi uma pálida e paupérrima imagem daquilo que já apresentou.

No onze habitual saiu Ramires entrou Martins que a semelhança de Aimar não conseguiu uma boa exibição.
Muitos passes falhados, desconcentração total, deu ideia de que os jogadores pensavam que o jogo já estava ganho e isso revelou-se bastante nalguma falta de motivação.
Ricardo Silva fez um auto-golo que descansou os adeptos Benfiquistas e os fez acreditar ainda assim para uma noite igual a tantas outras. Minutos depois David Luiz num mau alívio faz auto-golo e repõe a igualdade (justa) no marcador que não sofreu alteração até ao recolher das equipas ao balneário.
Ao intervalo todos esperávamos um valente puxão de orelhas de “Jesus aos seus discípulos”, que os faria apresentar outros níveis de motivação.
Se houve tal repreensão desconheço, mas a ter acontecido não surtiu efeito pois o Benfica apesar de ter tomado conta das despesas do jogo foi o Vitória que apareceu com mais perigo.

Houve casos no jogo mas, como é normal deixou para a crónica Liga da Verdade do Pedro Veloso e lá darei a minha opinião.

Nos minutos finais Cardozo teve a oportunidade de dar a vitória ao Benfica, mas à semelhança do que aconteceu na primeira jornada do campeonato, voltou a colar 2 pontos na trave.
Foi uma exibição colectiva desastrosa. Não consigo enumerar um jogador que tenha jogado como já nos habituou esta época. A perda destes 2 pontos não me abala a fé na conquista do campeonato, mas foram 2 pontos que não poderiam ter ficado no Sado depois de nos isolarmos pela primeira vez no campeonato, pois prevejo um campeonato muito renhido em que um passo em falso pode-se tornar fatal nas aspirações de umas das equipas.

Empate inteiramente justo na minha óptica. Manuel Fernandes colocou em jogo um Vitª Setúbal muito bem organizado, e orientou uma equipa que tem todo o mérito no ponto que venceu na noite de ontem.
Quanto ao Benfica tem mais que obrigação de apresentar o que nos habituou no derby de Alvalade.

33 Passes de rotura:

Pedro Veloso 7 de fevereiro de 2010 às 14:50  

Boa análise Número Dez.

No entanto, sinceramente não acredito que tenha sido excesso de confiança - até podia sê-lo de início mas logo nos primeiros 5 min se viu que o Vitória estava ali para discutir o resultado sem medos, pelo que aí os jogadores do Benfica teriam percebido. E isso do excesso de confiança hoje em dia honestamente já não acontece, os jogadores estão mais que avisados. Se bem que o Di Maria falou nisso, se calhar está a falar por ele próprio...

Terá sido antes uma mistura de desinspiração com algum défice físico que se notou bastante. Acertadamente, parece que na Terça vamos ver alguma rotação na equipa.

Foi pena perdermos 2 pts, mais a mais com um penalty falhado no fim, mas foi de facto um mau jogo da nossa parte com um resultado que se ajusta. Este ano a equipa já mostrou que reage sempre muito bem a resultados menos bons e tenho a certeza que isso vai voltar a acontecer.

Destaques individuais é difícil, mas destacaria o Dí Maria. Nunca desistiu e carrilou sempre muito jogo com bons dribles e centros.

Manú 7 de fevereiro de 2010 às 15:10  

numero dez, ainda com azia por aquela bomba do cardozo a barra, nao posso concordar quando dizes que houve falta de atitude.

as coisas nao correram bem porque nao podem correr sempre. o vitoria fechou-se com 5 defesas e 4 medios num campo que nao é grande e isso dificultou as coisas. ha jogos que sao assim e a unica forma de o ter ganho foi fazer o q o benfica fez. tivemos a vitoria (ainda que nao convincente, pois nem todas podem ser) nas maos e desperdiçámos a oportunidade.

estou satisfeito com a atitude da equipa, agora so acho que para jogar com esta avalanche ofensiva o benfica tem que jogar com laterais (ainda que ofensivos) de raiz. maxi e coentrao nao sao imperiais como se pedia na hora de abafar as tentativas adversarias e isso podia ter-nos criado dissabores. o vitoria tentou bastantes vezes atacar com perigo pois o campo nao era grande e tinha jogadores bons na frente. neca helder e keita sabem como contra-atacar.

defendo o cesar a lateral e apenas a inclusao do coentrao a lateral nos ultimos 30 min caso a coisa esteja feita. quanto a lateral direita, nao ha melhor que o maxi, pelo que teremos que "aguentar" ate fim da epoca e depois comprar um melhor. mas ele ataca bem e isso pode ajudar muito.

acho ridiculo o ramires nao ter jogado de inicio pois pelos vistos estava em condiçoes. o carlos tem muito talento mas leva logo amarelos o que o deixa condicionado na hora de defender (embora nao defenda) e deixa as carencias do maxi mais a vista.

tambem destaco o di maria sem duvida

Bruno_Mega 7 de fevereiro de 2010 às 15:20  

Faltou inspiração!
Num dos piores jogos que o Benfica fez esta época (na minha óptica), verifiquei também pouca frescura física talvez pelo excesso de jogos nos últimos tempos.
A atitude do david luís no abordagem ao lance do 1-1 diz muito do que foi o Benfica ontem à noite... displicente!

Um vitória também com mérito, já que esteve muito organizado e que fez por merecer o empate. Faltou meio-campo ao Benfica no sado mas muito por culpa da disposiçáo das peças por parte de Manuel Fernandes!

Recomenda-se rotação (total até) no jogo de terça. Sinceramente não estou preocupado com essa taça e principalmente a equipa necessita de repouso para duras batalhas que se adivinham...

No campo da arbitragem, registo um golo limpo (mas de difícil analise) anulado aos setubalenses e um penalti do tamanho da lua sobre di maria.
Num jogo bem disputado penso que não foi pelo arbitro que o jogo terminou empatado!

Ainda assim, a haver um vencedor seria o Benfica. E até podia ter ganho não fosse (mais uma vez) a incompetência de Cardozo na marcação de grandes penalidades.
Este ano já lá vão 4 pontos por culpa disso... veremos se não precisaremos deles...

LMC 7 de fevereiro de 2010 às 15:43  

A meu ver aos 55 minutos não há razão para penalty, pois a bola vai ao braço do Zoro.
Aos 59, está a prova que nesta época poucos árbitros deixam o Benfica estar a perder um jogo.Não há dificuldade de análise nenhuma, o fiscal de linha está bem posicionado, não sei porquê anularam o golo.
Há outro fora de jogo muito mal assinalado ao vitória, que deixava
o Vitória em óptima posição para marcar.Mais uma vez não deixaram...

Não me venham dizer que é azia por o meu clube estar numa má fase, como o Manú e o João Barreto tentam fazer. A má fase do meu clube, não invalida os meus comentários.

José Faria 7 de fevereiro de 2010 às 16:12  

Benfica
3 penalties por marcar e 1 marcado a favorecer o Benfica:

1º Toque do Djikiné no Javi Garcia que o faz tropeçar e posteriormente chocar com o Saviola.
2º Corte com a mão do Zoro, num cabeceamento do Javi Garcia que ia para a baliza, poderia ser golo ou não, nunca saberemos.
3º Penalty escandaloso sobre o Di Maria que é ceifado na grande área.
4º e único penalty marcado, já nos descontos e que foi tb claríssimo.

Setúbal
1 golo mal anulado ao Keita
1 fora-de-jogo mal assinalado ao Setúbal, Neca isolava-se e podia ou não ser golo, também nunca saberemos.

Pedro Veloso 7 de fevereiro de 2010 às 16:29  

LMC o penalty do Zoro é penalty aqui e na China. Não se pode defender um remate para a baliza com o braço a aumentar a extensão do corpo.

José Faria acho que está tudo certo excepto o 1º do Javi que acho que não foi. Mas depois analiso no meu post.

Luís Marques 7 de fevereiro de 2010 às 16:40  

A imagem que marca o jogo:

http://cache.daylife.com/imageserve/0dZogF76hFfaI/x610.jpg

Anónimo 7 de fevereiro de 2010 às 16:41  

Bruno Mega eu nem sei como foste capaz de fazer esta analise, devia te ter custado tanto mas não consegues mesmo ser isento "registo um golo limpo (mas de difícil analise)" a regra é em caso de dúvida beneficia-se o ataque, assim como o Nuno Gomes marcou o golo no empate com o Olhanense, esse estava em fora de jogo mas muito bem o arbitro validou!! Que doença a tua!
Já agora então o Benfica anda assim em tantas competições que até antecipa jogos e agora vêem falar em frescura física! Eu não percebo nada disto mesmo! Então para que antecipou um jogo???? Será que a intenção de mudar o jogo era aquela que toda a gente se apercebeu??? Saiu furado??? Ontem viu-se que afinal nem sempre no campo as coisas correm bem, nem sempre se marcam 4,5,6 golos, por isso a secretaria faz falta!!!
Já sei que todos me vão caír em cima mas o que escrevo (excepto para o Mega) não é para os Benfiquistas mas sim para adeptos dos outros clubes pensarem comigo, pois, sei que falar para Benfas é ter uma aula de história repetida com os mesmos manuais!! Fomos grandes, 398 finais, não sei 4563 taças, 576 campeonatos e agora em 25 anos o Porto é o clube que os árbitros ajudaram em Portugal e na Europa que ainda não chega para os nossos campeonatos nacionais já deixou o Benfica a milhas na Europa, menos em finais!!
Beto

Pedro Veloso 7 de fevereiro de 2010 às 17:06  

Beto podemos ser sérios ou não? O Benfica antecipou um jogo que pelos regulamentos TINHA que antecipar. Isso presumo que já tenhas percebido, não vou explicar pela enésima vez. Antecipou-se o jogo para a única altura possível, não é nenhum plano maquiavélico que "saiu furado", só que isso implicou jogar sábado-quarta-sábado. Não é nada demais, mas com a Taça da Liga tem sido quase sempre assim há um mês, e na Taça da Liga não deu para descansar porque tivemos sempre jogos difíceis. Daí que tenha havido ontem de facto, parece-me, algum défice físico. Que já se notara na quarta, só que na quarta os jogadores estavam muito inspirados e esconderam isso. O que é que isto tem a ver com a secretaria?

Luís Marques 7 de fevereiro de 2010 às 17:29  

O Benfica na Taça da Liga não teve um grupo de Leixões, Leirias e equipas da Vitalis.

Teve 3 jogos contra equipas do topo da tabela.

Bruno_Mega 7 de fevereiro de 2010 às 18:46  

Ouve lá ó beto!
Qual foi a parte do "registo um golo limpo mal anulado" k não percebeste??
Apenas referi k era de difícil análise porque os jogadores fazem movimentos contrários exactamente na altura em que é colocada a bola. Para o auxiliar isso é muito complicado... Mas como tu provavelmente nunca calçaste umas chuteiras não sabes o k isso é...

Quanto ao resto, tentei fazer a minha análise do jogo porque acho que era isso k se pretendia! Mas depois começou-se nos comments só a falar de árbitros... pá... no deve e haver não sei kem tem mais razões de queixa... Mas vocês é k são os experts...

João S. Barreto 7 de fevereiro de 2010 às 19:40  

LMC concordo que o golo do Setubal é limpo, não haja duvidas disso, mas daí a vires novamente com a conversa de que os arbitros nao deixam o Benfica perder vai um longo caminho, principalmente num jogo em que ha dois penaltys claros que nao sao assinalados a favor do Benfica.

Xisacto 7 de fevereiro de 2010 às 20:08  

Dificil análise porque estava vestido de verde, se ele tivesse vestido de vermelho esse bruno mega via logo!! lolol
dificil análise...ta boa ta!! lol Um escandalo!!

Cristiano Moreira 7 de fevereiro de 2010 às 20:11  

Golo mal anulado ao Setubal.
Penalty por assinalar sobre o Di Maria.
Cumprimentos a todos.

João S. Barreto 7 de fevereiro de 2010 às 20:55  

Penso que também é justo elogiar o Manuel Fernandes pelos trabalhos que fez no Leiria e agora no Setúbal, mas também pela postura que tem mantido perante a imprensa. Apesar de ser um sportinguista convicto, soube elogiar o bom momento do Benfica e após o jogo não atacou o árbitro, e até o elogiou mesmo depois dos vários erros que este protagonizou (para os dois lados), o que não é comum nos treinadores portugueses. Admiro a sua paixão pelo jogo.

Luís Marques 7 de fevereiro de 2010 às 21:14  

Já repararam na aldrabice que é os números oficiais das assistências no Dragão?

Sempre que há golos do FCP na primeira parte, os últimos dois dígitos do número oficial de espectadores são o número da camisola do jogador que marca o primeiro golo nessa primeira parte.

Estou a escrever isto ao intervalo do hoje e aposto que o número oficial vai terminar em: 20.

Tipo:

XXX20

Quando o número da camisola vai de 1 a 9, os dois dígitos são por exemplo: 03 ou 09, etc.

Vejam e comparem todos os jogos no Dragão dos últimos anos sempre que o FCP marca na primeira parte.

Pedro Veloso 7 de fevereiro de 2010 às 21:50  

Isso sem dúvida João. Não gostei da forma como o Manel saiu do Leiria, achei algo incorrecta se bem que não foi bem explicada. Mas de facto a velha glória leonina é alguém com uma paixão enorme pelo jogo, vê-lo no banco é um espectáculo. Então ele que foi um super goleador passa-se com alguns falhanços...lembram-se dele a rebolar com uma perdida do Luis Carlos num jogo há uns tempos?

Cristiano Moreira 7 de fevereiro de 2010 às 22:11  

Luis Marques, um reparo importantissimo e que pode decidir o campeonato. Bem visto!

Luís Marques 7 de fevereiro de 2010 às 23:29  

Cristiano, é mais uma aldrabice para juntar ao lote.

Está-vos no sangue.

"Os números oficiais dão 31.420 espectadores no Dragão"

LMC 8 de fevereiro de 2010 às 06:16  

Luís Marques,

É bem visto, mas daí a chamar aldrabice...O que é que isso influencia o jogo?
É um reparo engraçado.

No jogo passado há um penalty que metia o Benfica atrás e com menos um jogador (não é assinalado).Este jogo foi o lance do penalty e o outro do fora de jogo.Também não assinalados. Este ano não há arbitro que tenha coragem de apitar alguma coisa que seja contra o Benfica, só me lembro disto nos anos áureos da familia Loureiro, em que o Boavista dava porrada de criar bicho o jogo todo, e depois ganhavam prémios de fair play por não cometerem faltas.


Veloso, vou antecipar o teu comentário à arbitragem.
O Setúbal viu um golo limpo anulado, e quando um jogador Setubalense ia sozinho para a baliza, o árbitro inventa um fora de jogo.Só irás dar 1 golo ao Vitória.
Depois, segundo a tua análise parcial, há dois penaltys não assinalados a favor do Benfica ( que só há um, o Zoro não pode cortar os braços ) metes dois golos no SLB.
Ainda vamos ver o Benfica com três pontos nesta jornada da liga da verdade!
Estou-me a meter contigo, mas aposto que te apetecia dizer assim as coisas!
Estou também curioso na análise que fazes ao jogo do SCP.

Pedro Veloso 8 de fevereiro de 2010 às 12:57  

Pa Luís (LMC) e é alguma mentira lol? O do Zoro vou ver melhor, mas pareceu-me penalty claro. Não posso dar golo ao Neca no fora-de-jogo, nunca o fizemos até agora. Já sabes quais são os critérios.

Lol quanto ao SCP tenho cá um interesse em prejudicar-vos...vou fazer uma análise objectiva como sempre.

Luis Marques também já tinha visto isso nas notícias. É um bocado manhoso mas enfim, também não deve influenciar assim tanto as estatísticas.

João S. Barreto 8 de fevereiro de 2010 às 13:21  

LMC o Zoro nao pode cortar os braços, mas se salta com eles abertos e corta um lance perigoso dentro da área é penalty.

Luís Marques 8 de fevereiro de 2010 às 14:39  

LMC, os foras de jogo não têm nada a ver com o árbitro principal.

Quanto ao lance contra o Guimarães, como é que querias que o árbitro visse aquilo no meio da molhada? A prova disso é o benfiquissimo, perdão, sumarissimo.

LMC 8 de fevereiro de 2010 às 18:37  

Ainda vamos ver o Veloso a dizer que o Benfica foi roubado, enfim.
Essa liga da verdade cada vez tem menos credibilidade...

Luís Marques, que brilhante afirmação!Então não é que eu pensei que os fiscais de linha estavam lá só para enfeitar?
"Aos 59, está a prova que nesta época poucos árbitros deixam o Benfica estar a perder um jogo.Não há dificuldade de análise nenhuma, o fiscal de linha está bem posicionado, não sei porquê anularam o golo."
Como vês, já deverias ter percebido que eu sei que não é o árbitro que decide os foras de jogo.

Veloso,
O golo é bem anulado?Não.
Que resultado estava quando o golo foi anulado?1-1.
Logo, se o golo tivesse sido validado, o Benfica iria estar em desvantagem.

Mais uma vez, tal como no jogo passado, acontecem situações destas.
A meu ver o Benfica deveria ter menos 6 pontos nesta liga da verdade (Dragão/Vit.Guimarães/Vit.Setúbal)
É a minha opinião,baseada nos acontecimentos do jogo e com óbvia relevância para o momento em que eles aconteceram.

Anónimo 8 de fevereiro de 2010 às 22:54  

LMS deixa-me acrescenta Olhanense e Naval!!

Luís Marques 8 de fevereiro de 2010 às 23:20  

E continua-lhe a dar com o Guimarães... Irra...

Pedro Veloso 9 de fevereiro de 2010 às 09:58  

Dragão Luís (LMC)? Isso foi quando? Adoro a tua subjectividade. Lá por isso, o penalty do Zoro foi ANTES do golo anulado. Também posso dizer que era 2-1 e ficava muito difícil para o Setúbal. Não vale a pena insistires, temos critérios aceites por todos que têm sido aplicados desde a 1ª jornada, não vamos mudar a meio só porque "é a tua opinião" como calculas.

Cristiano Moreira 9 de fevereiro de 2010 às 10:20  

Luis Marques, está-nos no sangue aldrabar o quê? Os adeptos? Olha, liga para lá e no próximo jogo no Dragão pedes para ir lá contar, um a um. Adorava ver-te na Sportv, de cadeira em cadeira.

LMC 9 de fevereiro de 2010 às 11:35  

Veloso ok.
Mas sabes que essa liga da verdade é apenas uma maneira de nos atirares areia para os olhos.
Ai eu é que sou subjetivo?
Um golo anulado tem o mesmo valor de um penalty,e eu é que sou subjectivo?
"E o burro sou eu?"

LMC 9 de fevereiro de 2010 às 11:36  

Não digo com isto que eu não concorde que um penalty conte como golo nessa liga, o que concordo.
Mas sendo assim,também estás a ser subjetivo.

Pedro Veloso 9 de fevereiro de 2010 às 16:23  

Oh Luís (LMC) mas claro que estou a ser subjectivo pa!! Esta classificação é sempre subjectiva, agora o que eu tento é minimizar essa subjectividade dentro do possível!E tu estás a aumentá-la quando vens com a história do momento do jogo.

"Não digo com isto que eu não concorde que um penalty conte como golo nessa liga, o que concordo." Já nos estamos a entender. Para o ano se concordarem posso atribuir, sei lá, 0,75 de probabilidade a um penalty de entrar, mas isso tem que ser decidido de início obviamente.

LMC 9 de fevereiro de 2010 às 17:35  

Depende de quem marca, com o Cardozo é mais complicado...
ahah abraço e boa sorte para hoje!

Tomás Pipa 11 de fevereiro de 2010 às 01:44  

Por acaso na próxima época poderíamos dar probabilidades aos foras-de-jogo mal tirados e aos penaltys. Seria inovador!