Batalha Naval ganha!!

O FC Porto recebeu hoje, no Dragão, a Naval 1º de Maio. Os azuis e brancos podiam aproveitar esta jornada para reduzir a distãncia que os separa dos líderes do campeonato e assim fizeram.
Tal como se exigia, os azuis e brancos venceram de forma clara e justa os comandados de Augusto Inácio e a tradição manteve-se: a Naval voltou a sair da Invicta sem golos marcados.
Os pupilos de Jesualdo dominaram o jogo do principio ao fim, mostrando agora um futebol bonito, trabalhado, rendilhado e abundante em passes certos e muitos deles ao primeiro toque, algo que não se via até há pouco tempo.
O FC Porto soube ser paciente, segurou a bola quando devia segurar, acelerou quando era necessário e jogou em toda a largura do campo. Sinceramente gostei muito.
Acima de tudo hoje percebeu-se que os dragões estão, efectivamente, a melhorar e os últimos jogos não foram acasos. Espero que o futebol apresentado melhore ainda mais com o decorrer das próximas jornadas.
O jogo ao minuto:
14' - Belluschi cruza de letra para Falcao finalizar de bicicleta. Bela jogada, mas a bola acaba por sair ao lado.
16' - Falta não assinalada sobre Ruben Micael. Falta saber se dentro ou fora da área, mas dá ideia que tenha sido em cima da linha. ou seja, dentro.
25' - Fucile é travado por um jogador da Naval quanto tentava sair para um contra ataque, ouviram-se assobios e protestos do banco azul e branco, queriam mais que um amarela, mas não se entende porquê. Amarelo bem mostrado.
26' - Belluschi faz um túnel delicioso a Godemeche e este faz falta na zona central. Bruno Alves obriga Peiser a defesa apertada.
37' - Lance protagonizado por Alvaro Pereira e Davide, já dentro da àrea. O portista baixa a cabeça, mas o jogador da Naval salta e levanta a perna, acima do permitido, pelo menos assim entendeu o àrbitro. Depois de duas faltas destas já perdoadas no Dragão, de forma escandalosa, hoje o árbitro apitou. Sou sincero, se não tem apitado eu não tinha feito muito barulho, mas também não me parece um escandalo o facto de ter sido assinalda falta. Aguardo pela análise dos especialistas.
38' - A bola encontrava-se na esquina do interior da área, não parecia um lance perigoso, mas Tomas Costa bateu com força e Lazaroni acaba por introduzir a bola dentro da sua própria baliza. 1-0 para o FC Porto.
44' - A esta altura a posse de bola estava em 62% para os azuis e 38% para os da Figueira da Foz.
46' - Obstrução a Mariano Gonzalez. Ficou um amarelo pos mostrar. Belluschi bate o livre e Bruno Alves cabeceia com muito perigo.
Intervalo.
46' e 49' - Dois passes fantástico de Ruben Micael, ambos para Mariano Gonzalez.
51' - Depois de uma boa troca de bola entre Alvaro Pereira e Falcao, este último dá para Ruben Micael que remata rasteiro e com muito perigo.
54' - Contra ataque perigoso do FC Porto, Varela aparece praticamente isolado, mas permite a defesa de Peiser.
55' - Canto a favor da Naval e um cabeceamento muito perigoso de Bolivia, Helton desviou para novo canto.
58' - Belluschi descobre Falcao dentro da área, o 9 portista cabeceia sozinho, mas muito mal.
60' - Falcao ganha a bola a Diego, que escorrega, dentro da área, e fica na cara de Peiser. O árbitro, de forma errada, assinala falta do avançado portista, que protesta muito e leva um amarelo.
65' - Sai Belluschi que já vinha a perder muitas bolas e entra o colombiano Guarin.
65' - Mariano abre bem na ala, onde aparece Alvaro Pereira que ultrapassa bem o defesa da Naval, entra na área e dá para trás onde aparece Ruben Micael a rematar, mais uma vez, com muito perigo, junto ao poste.
67' - Falcao sofre falta de Daniel Cruz, à entrada da área. Amarelo justo para o central da Naval. Guarin não aproveita e remata contra a barreira.
71' - Excelente passe de Tomas Costa que Falcao, quase isolado, não aproveita.
72' - Alvaro Pereira volta a ganhar a linha de fundo e sozinho cruza rasteiro para onde não estava ninguém. Podia ter aproveitade bem melhor esta situação.
73' - Contra ataque da Naval e Simplicio aparece isolado na cara de Helton, remata com a bica do pé à figura do guarda redes que defende para o lado e Fucile sacode para fora. Muito perigo para a baliza dos dragões.
77' - Amarelo bem mostrado a Alvaro Pereira por não deixar efectuar o lançamento lateral. Falha o próximo jogo dos azuis e brancos. Jesualdo não gostou da atitude do uruguaio.
78' - Falta de Gomis sobre Falcao, junto à linha lateral. Tomas Costa bate o livre para o segundo poste, onde aparece Bruno Alves a assistir Falcao que "à peixe" faz o 2-0 e o seu 14º golo na Liga Sagres.
82' - Saem Fucile e Ruben Micael e entram Miguel Lopes e Valeri.
87' - Cruzamento de Guarin, Falcao segura a bola dentro da área e atrasa para Varela que, fora da área, remata de primeira a 114 km/h e faz, desta forma, o 3-0.
90' - Miguel Lopes chega tarde à bola e acaba por pontapear a perna de Simplicio, já dentro da área. Penalty por assinalar a favor da Naval 1º de Maio.
Fim do jogo.
O FC Porto foi um justo vencedor, embora o resultado acabe por ser um pouco pesado, especialmente pelo que a Naval 1º de Maio fez na segunda parte.
Helton segurou o 1-0 aos 73 minutos e só por isso merece destaque.
Bruno Alves transmite muita segurança. Com ele é bem diferente.
Alvaro Pereira fez quilómetros na ala esquerda e foi um perigo constante.
Tomas Costa foi um muro naquele meio campo. Muito bem.
Ruben Micael parece que está ali há anos. Visão de jogo, qualidade de passe e muita capacidade para aparecer na área e criar perigo.
Belluschi melhora com o Ruben ao lado. Grande primeira parte.
Varela faz-se notar pela humildade e pela qualidade. E mais um golo para a sua conta pessoal, conta agora com 8, na Liga.
Falcao é fora de série. É um avançado letal. Na Liga Sagres já conta com 14 golos, isto na época de estreia é fabuloso.
Não consigo eleger o melhor em campo, o que é óptimo. Valeu a equipa como um todo.
Uma nota que me parece importante. Pode até ser só uma coincidência, mas desde que o Ruben Micael entrou na equipa, o FC Porto marcou 14 golos, isto em 4 jogos. Nada mau.
Cumprimentos azuis e brancos.

20 Passes de rotura:

Bruno_Mega 7 de fevereiro de 2010 às 23:48  

Acompanhei o jogo a espaços. O Porto cumpriu o exigido e ganhou de forma clara e inequívoca, mas por números exagerados. 2-0 seria o resultado mais adequado ao que se passou dentro do campo.
Apenas poderia ter sido diferente se aos 73' surgisse o empate... Mas como o futebol não é feito de "se" o ganhou cumpriu e ganhou bem!

2 pontos recuperados para um dos rivais directos (filho da puta do cardozo... lol) o que prova o que defendo há muito tempo que este campeonato ainda tem muita história para contar...

No campo da arbitragem tenho (sinceramente) muitas dúvidas se o jogo perigoso no 1º golo não é de quem baixa a cabeça.
Penalti claro por assinalar depois do 3-0 por falta de Miguel Lopes.
Ainda assim, não considero que o arbitro tenha tido influência no jogo, já que mesmo que a falta do 1º golo seja errada quanto a mim, da maneira que o jogo estava o Porto acabaria sempre por ganhar!

Cumprimentos a todos e até breve...

João S. Barreto 7 de fevereiro de 2010 às 23:48  

Muito boa análise Cristiano, bom jogo do Porto, sólido com qualidade na circulação da bola. Falcao excelente a jogar e fazer jogar, um entrega incrível ao jogo, o trabalho no golo do Varela é de grande nível.

José Faria 8 de fevereiro de 2010 às 01:12  

Não houve qualquer falta no lance do primeiro golo.

O Álvaro é que baixou a cabeça. A bola estava ao nível da barriga.

É o tal apito encarnado.

Tomás Pipa 8 de fevereiro de 2010 às 01:57  

Varela ao Mundial!

Zé Manel 8 de fevereiro de 2010 às 02:04  

Ver o Porto a queixar-se das arbitragens, é como ver um pedófilo a chorar porque lhe foram ao cu.

Cissa 8 de fevereiro de 2010 às 02:59  

então um gajo que salta, e levanta o pé ao nível da cabeça, não é falta ?

ok...

Luis Andrade 8 de fevereiro de 2010 às 09:34  

Grande análise.
Ao minuto e ao pormenor. Parece que estamos a ler um jornal desportivo.
Fantástico Cristiano!! Sigam o exemplo, colegas do Settore.
Vitória justissima do FC Porto! A equipa está a crescer!
Cumprimentos

Cristiano Moreira 8 de fevereiro de 2010 às 09:47  

A análise feita pelos "especialistas":

37' Foi bem assinalado o livre indirecto na área da Naval, por jogo perigoso de Davide sobre Álvaro Pereira?

Jorge Coroado

+

Sem dúvida que houve jogo perigoso activo. O jogador da Naval elevou em demasia a perna, dando razão para livre indirecto.

Rosa Santos

-

Álvaro Pereira baixou a cabeça no momento do lance, por isso o árbitro marcou o livre indirecto para o lado errado.

António Rola

-

Álvaro Pereira baixou a cabeça, provocando, assim, jogo perigoso passivo que deveria ser punido com um livre indirecto contra o FC Porto e não contra a Naval.

Outros casos

1' O árbitro fez bem ao ignorar disciplinarmente uma entrada de Daniel Cruz com os pés sobre Fucile?

17' Gomis fez falta sobre Rúben Micael à entrada da área?

25' É suficiente o cartão amarelo a penalizar um carrinho de Alex Hauw sobre Fucile?

90' Miguel Lopes fez falta sobre Michel Simplício dentro ou fora da área do FC Porto?

Jorge Coroado

-

Fez uma falta perigosa, que pode ser interpretada como falta de respeito. Tal como se justificava outro cartão amarelo ao mesmo jogador perto do intervalo.

-

A falta cortou uma jogada prometedora que justificava a intervenção do árbitro, impondo-se livre directo e sanção disciplinar para amarelo.

+

Sim. Apesar de ter sido aparatosa, a falta não foi violenta.

-

Pelo que me apercebi, a falta foi fora, mas muito próxima da linha da área, por isso o árbitro deveria ter assinalado livre e cartão amarelo.

Rosa Santos

-

O árbitro deveria ter mostrado um cartão amarelo por entrada dura, assim como ignorou, mais tarde, outro impedimento físico de Daniel Cruz.

-

Era uma falta que ficou esquecida e que seria punida com um livre directo à entrada da área.

-

A atitude do jogador da Naval era para cartão vermelho, pois foi uma entrada violenta à perna de Fucile.

-

Apesar de não ter sido um toque muito visível, deu para perceber que Miguel Lopes cometeu falta para grande penalidade.

António Rola

+

O jogador da Naval não cometeu falta para sanção disciplinar, assim como no lance aos 45' em que Daniel Cruz não pôs em perigo Mariano.

+

Foi um lance que manifestou contacto físico, mas dou o benefício da dúvida ao árbitro.

-

Era um lance em que o jogador da Naval não tinha hipótese de jogar a bola e atinge o adversário de forma perigosa, havendo lugar a exibição de cartão vermelho.

-

Miguel Lopes rasteirou Michel Simplício, que ficou sem hipóteses de jogar a bola. O árbitro deveria ter sancionado penálti contra o FC Porto.


Apreciação global
Jorge Coroado

Num jogo que não foi difícil, Hugo Miguel fez um desempenho q.b., tendo falhado essencialmente na vertente disciplinar, em especial no primeiro e no minuto 45 em que deveria ter sido mais rigoroso.

Rosa Santos

Hugo Miguel deveria ter alguém que lhe desse alguns conselhos e que o ajudasse a aperfeiçoar os seus conhecimentos técnicos e disciplinares, aspecto que demonstrou ser muito fraco.

António Rola

Num jogo sem grandes dificuldades para a equipa de arbitragem, no entanto, Hugo Miguel revelou ainda muita inexperiência e falta de coragem. Cometeu erros desnecessários.

Anónimo 8 de fevereiro de 2010 às 10:00  

"Se Tomy estava chateado com Bruno Alves disfarçou bem...
Para quem, alegadamente, teve um desentendimento no treino, foi interessante vê-los abraçados a celebrar"

Bruno_Mega 8 de fevereiro de 2010 às 10:33  

Ó Cris.
Hoje sou eu que te peço uma coisa! Apesar do que escrevas, concorde eu ou não, respeito!
Agora sff não ve venhas com essa dos "especialistas". Mesmo até estando em maioria "do meu lado" esses gajos eram dois maiores incompetentes que havia há 10 anos atrás...

Houve decisões polémicas? Sim houve! Como eu qq jogo... Sinceramente não acho que tenha sido por elas que o Porto ganhou, já o disse e repito!
Mas também não se façam de vitimas quando são outros a ser benificiados que como podem ver também não se podem queixar...

Pedro Veloso 8 de fevereiro de 2010 às 12:41  

Não vi o jogo Cris, porque a minha fé numa surpresa era quase nula;) O Porto ganhou, e pelo que leio aqui e noutros espaços com qualidade e sem grande esforço. Pena aquele tipo da Naval não ter marcado a boa oportunidade que teve. Vi agora o 1º golo do Porto, também me parece que a infracção é do Álvaro que baixa a cabeça, mas é um lance difícil para o árbitro. É um erro mas que não põe minimamente em causa o resultado.

Porra o Álvaro corre que se farta, não pára o jogo todo! E ainda por cima é daqueles que define bem depois da correria lol. Só lhe falta defender um bocadinho melhor para ser mesmo de topo, mas vai a tempo que não é velho.

Luís Marques 8 de fevereiro de 2010 às 14:44  

O castigo do Hulk demora muito ainda?

Eu, Benfiquista, começo a ficar chateado com isso também! O Varela é um jogador muito mais colectivo e inteligente do que o Hulk. Por isso quero que o Hulk volte para tirar o lugar ao Varela!
Porra pá.

Além de que já tenho saudades dos momentos de comédia do sr 100 milhões ;)

Cristiano Moreira 8 de fevereiro de 2010 às 18:07  

A análise dos "especialistas" apenas ficou para que não prevaleça únicamente a minha amadora opinião. Só por isso.
O Tribunal d'O Jogo é usado muitas vezes porque é o único jornal que disponibiliza isso virtualmente. Penso eu, não tenho a certeza.
Muitas são as vezes em que discordo, porém ,considero que o que eles dizem são só opniões...como as nossas.

Cristiano Moreira 8 de fevereiro de 2010 às 18:08  

Já agora, quem se fez de vitima? Eu?

Bruno_Mega 8 de fevereiro de 2010 às 19:10  

Não.
Apenas referi isso para se pá semana houver uma falta mal assinalada sobre o aimar... e por acaso der golo... e for um massacre... e ganharmos por 3 ou 4 (como ontem o porto) não venham logo com a conversa exagerada "que este ano tá tudo comprado", "que é o apito encarnado e o pó no pneus" etc etc...

Por motivos lógicos obviamente que não o desejo. Mas se acontece o Porto ser campeão (perfeitamente possível quanto a mim) depois do que já foi dito e escrito e tudo e tudo... quero ver como se vão "livrar" dessa... lol.

LMC 9 de fevereiro de 2010 às 05:08  

Olha, se o Porto for campeão esta época vai ser a primeira vez que eu vou dar os parabéns! Da maneira que isto está, é bem mais complicado para eles.

Cristiano Moreira 9 de fevereiro de 2010 às 10:14  

Acho que acima de tudo é preciso saber se um erro de arbitragem influencia ou não um jogo.
E uma coisa é um erro nitido ou outra coisa é um lance duvidoso. Neste caso, do jogo perigoso sobre Alvaro Pereira, acho que as opiniões se dividiram, inclusivé eu tenho algumas dúvidas. Assumo.
Sim LMC, sem dúvida que o FC Porto mereceria os parabéns se este ano chegasse ao Penta, mas sinceramente não acredito. O Benfica está e o Braga continua impávido e sereno. Todos acham que os minhotos vão cair, mais cedo ou mais tarde, mas para já merecem os parabéns de todos nós, estão a fazer um campeonato fantástico.

Anónimo 9 de fevereiro de 2010 às 14:31  

Eu por acaso também tenho saudades dos momentos de comédia do Sr. 100 milhões.
Principalmente quando eles calam a boca dos detractores como no jogo da taça de Portugal do ano passado em Alvalade. Foi bonito ver os comentadores da tvi passar o jogo todo a critica-lo e não é que o malandro faz aquela correria desenfreada culminada num golo monumental?
Há muitos mais momentos destes e outros virão... se o deixarem jogar.
Temos este ano finalmente no slb um plantel decente a jogar bem e a dar bons espectaculos. Não me lembro nunca de haver tanta consistência na sua equipa que permitisse aos seus adeptos gozar um bom jogo de bola, quer cá quer lá fora. Há alguma necessidade de andar a atirar pedras para o outro lado do quintal?

Pedro Veloso 9 de fevereiro de 2010 às 16:18  

Lol Luís tu estás impossível...se o SLB hoje ganha com um erro de arbitragem acho que me dás porrada;)

LMC 9 de fevereiro de 2010 às 17:33  

Veloso , infelizmente não é preciso um erro de arbitragem hoje para o SLB cilindrar o Sporting.Não jogamos nada...