Fim de linha!

O FC Porto deslocou-se a Lisboa para, no Estádio Alvalade XXI, defrontar o Sporting. Os azuis não podiam escorregar, pois comprometiam, assim, as suas aspirações em relação ao título.O Sporting, com 29 pontos, recebeu os Tetra Campeões Nacionais, com 43 pontos, numa fase em que o título é há muito uma miragem e apenas a Europa é objectivo para os leões.O Sporting entrou melhor, muito melhor, no jogo. Cheios de força e com muita confiança os comandados de Carlos Carvalhal entraram a dominar o jogo e aos 5 minutos já Yannick Djaló, que não marca a ninguém, mas marca sempre ao FC Porto, balançava as redes de Helton. Estava feito o 1-0. Incrivel a facilidade com que João Moutinho passa por Fucile, como se deixa rematar com tanta facilidade dentro daquela área portista.

Aos 7 minutos há um lance duvidoso entre Abel e Falcao, o colombiano cai, mas é um lance normal e sem falta.Decorridos 10 minutos de jogo Helton faz a defesa da noite. Veloso faz (a terceira falta do 24 sportinguista)) falta, desta vez sobre Varela, o árbitro não marca e o Sporting ataca, a bola sobra por lá, mas a defesa portista insistia em não tirar a bola da área, até que surge Liedson que só não marcou porque Helton estava muito atento.Miguel Veloso leva, finalmente, o amarelo, à quarta foi de vez e desta vez foi Ruben Micael a ser rasteirado já sem bola, isto aos 11 minutos.
Um minuto depois é mal assinalado um fora de jogo a Liedson, que corria pela linha. Podia ter sido perigoso.
João Moutinho faz falta sobre Rolando, evitando um contra ataque aos 15 minutos. Viu um amarelo que talvez seja exagerado.
Aos 16 minutos mais um amarelo, desta vez para Bruno Alves. O árbitro mantém o critério que me parece, de todo, exagerado.
Decorridos 23 minutos o FC Porto acorda, de maneira muita lisonjeira, e tenta atacar. Varela desmarca Falcao, mas Carriço faz um grande corte entre Falcao e Rui Patricio.
Quatro minutos depois Alvaro Pereira, num dos poucos cruzamentos, tenta servir Falcao, mas o colombiano não conseguiu desviar para a baliza.
Aos 28 minutos Ruben Micael isola Falcao, mas o fiscal de linha levanta a bandeirola. Fora de jogo mal assinalado, pois o avançado portista estava em linha.
Djaló agarra na bola e chuta-a para a bancada em forma de protesto e leva, aos 29 minutos, um amarelo.
Aos 36 minutos o árbitro assinala um falta por trás de Liedson sobre Rolando, mas esquece-se do amarelo para o Levezinho.
Antes de ir para intervalo Mariano, para não variar, perde mais uma bola, ou sofre falta, não interessa, e permite um cruzamento para a área portista, Bruno Alves corta, mais uma vez, para a entrada da área, onde está Ismailov que espera que Raul Meireles entre de primeira e deslize por ali fora e depois sozinho escolhe o lado e remata colocado para o fundo da baliza de Helton. 2-0. Mais um golo de Ismailov contra o FC Porto. É sagrado.
Chegamos ao intervalo com 2-0 para os leões. O FC Porto tinha 52% de posse de bola, mas de futebol tinha 0%, o Sporting tinha 48% de posse de bola, muita eficácia e superioridade sobre um FC Porto como eu não me lembro de ver. Mais uma vez, os dragões quase não remataram. Se na Luz chegaram ao intervalo sem remates, aqui chegaram com um remate. É impensável.
Jesualdo tira o invisivel Meireles e mete Belluschi, mas o Zero à Esquerda Gonzalez continua em campo. Só Jesualdo percebe isto.
A segunda parte começa com o golo do Sporting. Mais um. Auto estrada que ninguém percebe do lado esquerdo azul e branco, Liedson vai por ali fora e quando já se pensava no 3-0, o 31 manda ao poste, a bola vai para a entrada da área onde, mais uma vez, aparece um jogador do Sporting, no caso Miguel Veloso, sozinho que remata colocado e com muita força para o fundo da baliza de Helton. 3-0.
Aos 55 minutos Jesualdo Ferreira tira Ruben Micael e Mariano e faz entrar Cristian Rodriguez e Guarin.
Passados 5 minutos o uruguaio arranca pela esquerda, ultrapassa Abel, cruza rasteiro e bem para trás, mas Belluschi acerta mal na bola e não cria perigo sequer.
Aos 61 minutos cruzamento para a área portista onde aparece Liedson sozinho, mas sozinho mesmo, e de bicicleta atira para fora.
Fucile sofre aos 64 minutos uma falta clara à entrada da área leonina que o árbitro não marcou.
Aos 70 minutos um livre de Bruno Alves igual a todo o jogo do FC Porto: ridiculo. Para as bancadas.
Volvidos 2 minutos Djaló passa, como passou toda a noite, por Fucile e remata cruzado para a baliza de Helton, a bola passa perto, mas acaba por sair.
Nesse mesmo minuto e sem se perceber como nem porquê, os jogadores do FC Porto enquanto dava a repetição do remate de Djaló, já tinham perdido a bola e ela ficou dentro da área parada. Parece mentira, mas é verdade, ninguém se mexeu: Helton, Alvaro Pereira, Bruno Alves e outros, ficaram a olhar, até que viram Liedson arrancar e o defesa esquerdo portista cortou para fora. Inqualificável.
Aos 76 amarelo para Ismailov e aos 77 para Liedson. Justos.
Aos 85 continua o festival na defesa dos dragões. Rolando quer atrasar para Helton, mas quase que Djaló a apanha. É o descalabro.
Falcao tenta, aos 88 minutos, sozinho dentro da área criar perigo, mas só consegue rematar por cima.
Alvaro Pereira é amarelado aos 89 minutos por falta sobre Liedson. Justissimo.
Termina o jogo, aos 94 minutos, com um 3-0 para o Sporting, que foi a única equipa que fez por vencer o jogo. Um justo vencedor.
Não há palavras para descrever o jogo do FC Porto, numa jornada que se sabia decisiva.
Helton não me parece ter culpa em qualquer golo.
Fucile foi tapete para Djaló pisar. Perdeu todos os duelos.
Rolando andava perdido e desconcentrado.
Bruno Alves não foi patrão, nem foi nada. Ganhou algumas bolas de cabeça. Só.
Alvaro Pereira foi o que nunca se viu. Não atacou, não defendeu e nunca esteve concentrado.
Tomas Costa não deu equilibrio e mostrou-se perdido.
Raul Meireles nem se viu.
Ruben Micael teve pouca bola nos pés, mas quando a teve não a tratou muito mal. Não foi o Ruben que nos habituou, mas também não era dos piores, bem pelo contrário.
Mariano é a vergonha do clube. Pode fazer o que quiser, a mim não me convence. Renovar com ele será dos maiores erros da história do clube. É medíocre.
Varela foi um extremo apático, que nunca foi capaz de ultrapassar nem Grimi, nem Abel. Muito mal.
Falcao foi o melhor dos azuis. Lutou, como sempre, sem parar. Veio atrás, foi às linhas, pressionou os centrais e tentou de tudo para ajudar a equipa. Eu gostava de ver este colombiano se a equipa estivesse a jogar com qualidade e para ele. Não imagino com quantos golos acabaria a época. É injusto para ele ter estado ali hoje.
Belluschi nada acrescentou.
Guarin nunca me convenceu. Tem que ser vendido ou emprestado, mas rápido. É banal.
Cristian Rodriguez vem de uma lesão, tentou acrescentar qualquer coisa, mas sem êxito.
Não se entende como é que Jesualdo faz trocas por trocas num jogo decisivo, não arrisca um milimetro. Como é possível segurar tanto tempo Mariano em campo? Porque é que tirou Ruben Micael? O mal espalhou-se pelo campo, mas também atingiu o banco e por conseguinte o treinador.
Há uma coisa que me chama a atenção, o FC Porto neste momento tem um ponta de lança disponível, é o Falcao, e num jogo destes não pôde jogar com dois pontas de lança. Isto é muito mau para quem queria, queria disse eu, lutar pelo título. Assim não. Os azuis consentiram todos os golos nas alturas em que é completamente proibido fazê-lo. No inicio do jogo, no fim da primeira parte e no inicio da segunda parte.
O Sporting venceu de forma justa, mas muito por culpa de um FC Porto como eu não me lembro de ver. Basta ver que foi a primeira vez esta época que os leões ganharam por 3-0 em Alvalade. Mau demais.
Uma nota para o árbitro: felizmente não influenciou em nada o resultado.
Penso que os dois rivais entregaram o título ao Benfica. O FC Porto venceu o Braga e entregou o primeiro lugar às águias e o Sporting venceu os portistas e terminou com a luta a três.
Nove e oito pontos são um fosso muito grande. Os azuis despediram-se hoje da luta pelo título, e analisando bem, de forma justa. Quem não consegue ser coerente no futebol que pratica e vacila sempre que não pode, não é, de forma alguma, candidato ao título.
Braga e Benfica são os que melhor futebol praticam, são os mais consistentes e são eles que devem lutar pelo ceptro. Boa sorte para ambos e que vença o melhor.
Cumprimentos azuis e brancos.

0 Passes de rotura: