Cheira Bem, Cheira a Lisboa!

Sporting 3-0 FC Porto

O FC Porto acabou de se juntar ao Everton, Pescadores, Penafiel e At. Cacém no restrito grupo de equipas que conseguiram perder por diferença de três com o Sporting desta época. E acho que o At.Cacém e Pescadores não são clubes que têm a sua história manchada por corrupção.

Jesualdo queixou-se no fim do jogo do cansaço acumulado dos seus jogadores devido ao número elevado de jogos que já tiveram esta época, mas eu relembro o treinador do clube mais corrupto de Portugal, que o Sporting, além de ter jogado na passada 5ª feira, é também o clube português com mais jogos jogados esta época, 41.

Jesualdo também não consegue disfarçar o azedume que tem com o Sporting. Não me lembro de ganhar tantas vezes ao FC Porto em tão pouco tempo e é preciso recuar 14 anos para me lembrar da última vez que enfiámos três secos nos azuis-e-brancos, foi na Supertaça de 1995 em Paris com dois golos de Ricardo Sá Pinto e um de Carlos Xavier. Em 14 jogos disputados ante os leões, Jesualdo perdeu por 7 vezes, tendo sido 3 destas 7 derrotas em finais (2 Supertaças e 1 Taça de Portugal) e também não nos podemos esquecer que foi goleado e humilhado por duas vezes (podemos contar 3 se considerarmos a final perdida contra um poderoso Rodrigo Tiuí uma humilhação) em Alvalade (4-1 e 3-0). Nesses 14 jogos, Yannick e Izmailov marcaram por 4 vezes cada. Derlei, Liedson, Romagnoli e até Rodrigo Tiuí por 2 vezes. Miguel Veloso, Rodrigo Tello, João Moutinho e Simon Vukcevic somente uma vez.
Carvalhal supreendeu apenas ao não dar a titularidade a João Pereira. Abel continuou a lateral direito e jogou bem. O Sporting jogou em 4-5-1 e mais uma vez (e com resultado) Yannick e Izmailov jogaram nas alas. O Sporting comandou o jogo praticamente do princípio ao fim e o resultado apenas peca por escasso, podia ter sido à vontade quatro ou cinco. Para isso (a não goleada), contribuiu e muito o Dragão de Ouro de, João Ferreira, o MVP da Liga em 2006/2007 que não expulsou Bruno Alves por duas vezes, uma por palavras e outra por agressão a Izmailov e também poupou a expulsão de Álvaro Pereira por acumulação de faltas. João Ferreira amarelou também sem critério metade da equipa leonina, com destaque para o amarelo mostrado a Yannick (deve ir parar ao Watts do Eurosporst esta semana).
A esta hora deve estar João Ferreira a desculpar-se ao telefone perante o Engenheiro Máximo.
O Sporting ganhou ao FC Porto e ganhou bem. Marcou em todos os momentos que qualquer treinador deseja que a sua equipa marque: início do jogo, a fechar a primeira parte e a abrir a segunda. Sem espinhas!

Em relação aos momentos do jogo, já o Cristiano falou no seu post, por isso apenas acrescento os jogadores em destaque deste jogo.

Grimi: jogou muito concentrado, meteu no bolso todos os extremos portistas que caíram no seu lado. Na 1ª parte Mariano e na 2ª parte Silvestre Varela. O seu futebol continua o mesmo, bola para frente e seja o que Deus quiser, mas para nós sportinguitas, desde que ele não falhe isso, já é muito bom. No lance do 2º golo foi Grimi que recuperou a bola e a centrou para a área. Como todos sabem as convocatórias de Diego Maradona são meio esquesitas, parece que para se ser convocado para a selecção das Pampas basta ser louco e aí começo a pensar que, Maradona, sabendo que Grimi tem sido sempre titular, possa lembrar-se de cometer a proeza de o convocar uma vez. Seria de rir ver uma ala-esquerda da selecção argentina composta por Leandro Grimi e Di María.

Abel: tal como Grimi jogou muito concentrado e também meteu no bolso qualquer um dos extremos que teve pela frente esta noite, Silvestre Varela e Cristián Rodríguez.

Pedro Mendes: a principal diferença que vejo no Sporting desde que o campeão europeu de 2004 chegou é que Pedro Mendes coloca sempre a bola jogável, coisa que Adrien não fazia na perfeição. Hoje foi claramente uma mais valia. Pedro Mendes também vai lutar por uma lugar no Mundial.

Miguel Veloso: não me canso de lhe fazer elogios esta época. Já leva 10 golos (o 2º melhor do Sporting esta época) e a maioria deles são todos golos de grande qualidade. Por esta época, merece dar o salto. O golo desta noite, foi mais uma vez um grande golo, um autêntico (tiro de difícil execução) sem hipótese para Helton. Em princípio tem o seu lugar na África do Sul garantido.

Yannick: mostrou que os elogios constantes de Carlos Queiroz têm alguma razão de exisitir.Eu não morro de amores por Yannick, mas de facto Yannick apresenta-se como uma solução de ataque para qualquer sistema táctico (4-3-3, 4-4-2 losango e clássico, 4-5-1) e o tipo de jogador que consegue entusiasmar tanto os colegas de equipa como os adeptos quando embala e por isso acho que vai ter uma palavra na disputa de uma vaga de avançado na África do Sul. Ainda por cima o seu maior concorrente parece que é Edinho... No jogo de hoje, fez de Fucile o que fez de Phil Neville na 5ªfeira, gato-sapato.

Liedson: mesmo não marcando, Liedson é sempre essencial. É um calafrio para qualquer defesa, está sempre à espreita de qualquer deslize da defesa, sempre a lutar. Se é trintão não parece. Estou ansioso de o ver diante Perea e Pablo Ibañez do Atlético Madrid, dois defesas que se "borram" todos quando são pressionados. Que faça um grande Mundial!

O Sporting tirou as hipóteses do FC Porto lutar pelo título e muito provavelmente também de lutarem por uma vaga na Liga dos Campeões. Ao FC Porto desejo sorte no jogo (ou jogos) que tem pela frente na Liga dos Campeões e na recepção ao Benfica na 29ª jornada. De resto, que percam todos. Faços votos para que o Sporting e o FC Porto consigam, nos jogos que têm contra o Benfica, ajudar o Braguinha a ser campeão.

Este vitória tem também um sabor especial porque foi apenas uma semana depois da anedótica conferência de imprensa onde apareceu todo o plantel do Futebol Corrupto do Porto a pedir respeito.

3 Passes de rotura:

Anónimo 3 de março de 2010 às 14:06  

Olá Tomas! fazendo minhas as tuas palavras: banho de bola foi o que foi! Bom jogo do SCP a contrastar com uma muito mediana exibição azulbranca. Finalmente o nosso SCP a jogar bem e a marcar ao final de muitos anos.
quanto aos jogadores em destaque cada vez mais me convenço que, em boa condição psicológica - individual e colectiva - tudo sai bem a (quase) todos...
Já agora gostaria de obter um vosso - dos residentes - comentário ao estudo realizado pelo IPAM tempos atrás com estas boas conclusões:


"No topo da lista dos clubes que melhor média de assistências globais regista encontra-se
o F.C. Barcelona. A todos os troféus conquistados durante o ano de 2009 o actual
campeão europeu e mundial junta agora também o título de clube que mais adeptos atrai
aos estádios. O futebol praticado e os títulos averbados pela equipa blaugrana justificam
a impressionante média de assistência que se situa nos 82.648 espectadores. Camp Nou
é, aliás, o único recinto desportivo a superar a barreira dos 80 mil aficcionados. Borússia
de Dortmund (76.412) e Manchester United (75.088) ocupam, respectivamente, a
segunda e terceira posições do ranking.
A Alemanha lidera confortavelmente o ranking das médias de assistências das 36 ligas
europeias em análise, com uma média de 42.790 espectadores por jogo, à frente da
Inglaterra (34.002) e da Espanha (28.971). Portugal surge no 11º lugar com uma média
de 10.894 espectadores por jogo.
Com vista a apurar a percentagem da população que se desloca regularmente aos
estádios de futebol, o estudo comparou o valor médio de assistências com o número de
habitantes de cada país. Nesta perspectiva, o ranking de assistências é liderado pela liga
cipriota (0,66 por cento da população), seguida pela escocesa (0,30 por cento) e
norueguesa (0,19 por cento). Nesta óptica, a Liga Sagres ocupa a nona posição,
figurando no top ten das ligas com maiores rácios de assistência a nível europeu, bem à
frente das “Big Five Leagues”."

Resta dizer que em proporção, vai mais gente ao futebol em Portugal do que em Inglaterra, Alemanha, Espanha, França...Como diria o saudoso Peça: E esta hem?
Abraços, Diogo

Tomás Pipa 3 de março de 2010 às 14:43  

Diogo,obrigado pelo comentário.

Eu acho que o povo português é sem dúvida alguma um dos mais apaixonados por futebol do mundo e praticamente o problema é que em Portugal todas as pessoas são praticamente apenas de 3 clubes e estes 3 clubes é que põe gente no estádio. Sem ser o Braga e o Vit. Guimarães (e depende muito do momento da equipa), os que vão aos outros estádios vão por caridade.

Nos outros campeonatos cada equipa tem mesmo mts adeptos,as pessoas são da equipa da cidade, por exemplo, em Zaragoza, os espanhóis de lá eram do Zaragoza, não eram nem do Real nem do Barça e aí conseguem distribuir mais os adeptos por todos os estádios.

Eu não tenho dúvidas que o Benfica, FC Porto e SPorting consegueriam encher estádios de 300(se existissem) mil pessoas, caso os adeptos não fossem tão espalhados por Portugal. Se todos os benfiquistas e sportinguistas que gostam de ir ao futebol fossem de lisboa, isto seria uma enchente todas as jornadas. E o mesmo digo do FC Porto.

João S. Barreto 3 de março de 2010 às 23:30  

Diogo o que penso que também é relevante é que na maioria desses países há outras modalidades de grande importância (ex: rugby em Inglaterra e França)que atraem tanto ou mais público do que o futebol, o que explica as diferenças na percentagem de populaçao que vai ao futebol. Por outro lado o facto de terem centros urbanos com maior população e normalmente maior poder económico, faz com que tenham mais facilidade em encher estádios, juntando a isto tambem aquilo que ja foi dito pelo Tomás e que tambem já pude testemunhar num tenerife-valencia, em que o estadio estava cheio (literalmente) de adeptos do tenerife, que como sabes é um clube relativamente pequeno.