Favorito deixa a Taça de Portugal

O Sporing deixou a Taça de Portugal, uma competição que não perdia desde 2003/2004, quando foi eliminado pelo Vit. Setúbal, então orientado curiosamente por Carlos Carvalhal. Foram cerca de 6 anos sem derrotas nesta competição.

Sobre o jogo em si, não tenho muito a acrescentar ao que o Vasco já aqui escreveu por isso vou só deixar algumas notas. Foi um dia triste para mim enquanto sportinguista. Confesso que já estava à espera de ser eliminado, mas também não é mentira que esperava dar mais luta a este FC Porto desfalcado e que esperava que o homem do jogo fosse Paulo Baptista. Não é todos os dias que defrontamos o actual FC Porto sem Raúl Meireles, Bruno Alves, Hulk e Cristián Rodríguez que são sem dúvida jogadores influentes.

Em relação à equipa apresentada por Carvalhal, não é a minha preferida, mas é quase. Gosto mais do Polga do que do Tonel (pese embora o pobre início de época do campeão do mundo), e gosto mais de ver um jogador a lateral-esquerdo do que o Grimi. Saleiro para mim, apesar de lhe reconhecer algum jeito, boas ideias e movimentações, também não tem lugar na equipa titular de um grande. No meio-campo não alterava nada.

Deu para ver que o velho Grimi está de volta, era uma questão de fechar o mercado.Nesta abertura de mercado até foi o próprio Grimi que ficou a ganhar, pois agora nem concorrente directo tem, sobrando apenas Caneira e Miguel Veloso para se dizer que Grimi tem competição. É triste mas é a verdade. Grimi está quase em todos os golos sofridos do Sporting, o que é desesperante para qualquer adepto.

O primeiro golo fez-me levar as mãos à cabeça, eu não sei se o Sporting defende à zona ou faz marcação homem a homem nos cantos defensivos, mas o que eu sei é o Falcao apareceu sózinho no coração da área a desviar a bola e o Rolando apareceu também sem marcação à entrada do segundo poste a desviar para golo. Eu não sei o que aconteceu para ali, mas não podemos sofrer golos destes. É estúpido e de principiante.
Rui Patrício para mim tem culpas no primeiro golo de Falcao, é um grande remate sem dúvida, mas a a bola passa-lhe debaixo do corpo. Essa bola não pode entrar.

Os centrais do Sporting também podem e devem fazer melhor, foram pouco agressivos, fizeram uma marcação muito distante aos jogadores do FC Porto e quando isto acontece, arriscamo-nos a sofrer golos, e desta vez foram cinco. Eu não sei de quem é a culpa, mas eu vejo os jogadores do FC Porto a terem todo o tempo do mundo para rematar, nomeadamente no golo do Falcao e do Mariano. Como já disse aqui no post sobre o Sporting-Marítimo, ao deixarmos os jogadores rematarem à vontade, a bola entra quase sempre (mesmo que seja do meio da rua) porque são profissionais e sem pressão colocam a bola onde querem.
João Pereira ontem nem se viu, muito longe do João Pereira atacante que vimos quando chegou ao Sporting. No próximo jogo espero que volte ao seu normal. No entanto, continuo a acreditar que pode ser convocado por Carlos Queiroz para o Mundial.

O Adrien esteve muito faltoso, não conseguiu fazer bem as duas coisas ao mesmo tempo: destruir o jogo do FC Porto e construir o jogo do Sporting. Eu continuo a ser um defensor do Adrien e acho que continua a precisar de minutos porque valor já ele mostrou que o tem. Ao que tudo indica vai perder a titularidade para Pedro Mendes. Pode ser que aprenda alguma coisa com o internacional luso.
Izmailov marcou um grande golo, mas de resto pouco mais fez, andou para ali a jogar sózinho na segunda parte.

Sinama-Pongolle pouco se viu na segunda parte, o Sporting teve muito pouco jogo ofensivo, portanto poucas bolas lhe foram postas à frente para ele mostrar a sua melhor qualidade, a velocidade. É pena, porque quando Pedro Mendes e Sinama-Pongolle estiverem adaptados ao Sporting já pouco haverá para ganhar.

No FC Porto destaco dois jogadores: Silvestre Varela e Falcao.
Muitos sportinguistas queixam-se do Sporting ter desaproveitado Silvestre Varela, mas eu lembro-me de ele ter jogado uns jogos e o quanto (não) jogou. Estava gordo, lento e individualista. Não era nada disto que mostra no FC Porto. No Dragão, Silvestre Varela tornou-se num jogador temível, dribla apenas o suficiente (o que me agrada), remata bem com ambos os pés e de cabeça. Para mim tem que ir ao Mundial em vez do Danny que não joga há meses.

Sobre o Falcao já muito se escreveu aqui. É um animal de área, é um facto. O segundo golo do Falcao em termos de finalização é excelente, ao nível dos melhores pontas-de-lança mundiais. É um grande cabeceamento. É um avançado que não sendo alto (1,76m) joga muito bem de cabeça porque é muito agressivo e tem uma pujança física impressionante (em força faz-me lembrar o Miguel do Valência). É bom lembrar também que Falcao já apontou 19 golos esta temporada em todas as competições. Cardozo leva 20, Saviola 17 e Liedson 13.

Resta-me agora esperar a vitória nas meias-finais da Taça da Liga, o que até acredito que seja bem possível e uma qualificação para a próxima fase da Taça Uefa, o que apesar de ser mais complicado do que a Taça da Liga (por causa do jogo fora e da falta de motivação), também acredito que seja possível.

28 Passes de rotura:

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 13:30  

lol essa falta de motivação na uefa é por serem equipa de champions queres ver...

Cristiano Moreira 3 de fevereiro de 2010 às 13:50  

Gostei da tua análise.
Muita a boa a maneira clara como analisas o jogo e os seus intervenientes.
Concordo que Varela poderia ser uma mais valia para Portugal e sem duvida que Falcao, mesmo sem lhe darem o merecido valor, é letal.

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 13:56  

cristiano acho que é unanime o grande valor do falcao. porque dizes que nao lhe é dado o merecido valor?

ja foi elogiado por todos os colaboradores do blog que nao vestem azul-e-branco e por todo o lado na imprensa.

Miguel Costa 3 de fevereiro de 2010 às 15:53  

Desculpem lá mas não percebo bem o titulo deste post... Favorito deixa a Taça de Portugal, então? Tomas favorito será aquele que antes do jogo começar apresenta mais potencialidade para ganhar, não me parece que o Sporting tivesse nessa situação.

Apensar de saber que era um Porto desfalcado, de facto ontem foi um verdadeiro escândalo. A mim o que mais me faz confusão e que o Sporting perde 5 a 2, batendo um recorde desde não sei quando, o ano passado perdeu 12 a 1 ( ou a 0, já não me lembro bem) e a politica do Sporting no que respeita ao futebol em geral continua na mesa! Como e possível?

o que seria o Benfica ou em dia perder 5 a 1 com o Porto? a luz ia a baixo!

outro ponto, polga campeão do mundo acho que já não se pode nem deve utilizar, lol! são épocas de pouco futebol que ela anda a fazer e de campeão tem muito pouco...

Joao Pereira, ele começou bem no Sporting mas não vejo como ele tem que ser aquele que vai virar a tendência de derrotas do Sporting, eu acho que ele não tem lugar na selecção nem de perto nem de longe, não tem experiencia e a qualquer momento pode ser expulso o que pode ser fatal numa competição como o mundial. Mas em todo o caso e bom jogador, talvez o segundo melhor lateral em Portugal, o melhor talvez Fucile…

Bom verdade seja dita, o sporting mudou um pouco as coisas e investiu no mercado de inverno e isso dará os seus frutos não no curto prazo porque e difícil mas talvez na próxima época com mais umas contratações do valor destas que foram feitas.

Uma pergunta, porque e que o Matias Fernandez não joga a titular? Parece-se que sempre que entra faz uma ou outra coisa diferente, mexe com o jogo, tem bom toque de bola e e forte fisicamente apesar de não parecer muito… Ismailov, marcou um golo que provavelmente não ira repetir, porque e um grande golo e não e fácil, e simplesmente não joga o suficiente… não sei será por razoes físicas, mas sinceramente e a ser verdade parece-me que o Sporting perdeu uma boa oportunidade de o vender em Janeiro.

Este mês vai ser perigoso para o Sporting, sinceramente, acho que vão entrar numa espiral de derrotas e vamos ver onde acaba. Perspectivo, saídas da taça da liga e da Liga Europa, o que e uma pena mas não me parece que o Sporting tenha ritmo para fazer frente a um renovado Everton.

Bom malta, vou laborar mais um bocado.

Abraços.
Miguel.

Tomás Pipa 3 de fevereiro de 2010 às 15:58  

o Sporting para mim era favorito a vencer a Taça Portugal porque não perdia nesta competição há 6 anos, logo, para mim, era o que mais probabilidades a ganhar a competição, pois é mt dificil bater o Sporting nesta competição. Num passado recente foi só em penaltys e tendo em conta que primeiro que os penaltys há 90 minutos,então considerava o Sporting o favorito.

Para mim é também favorito a ser finalista da Taça da Liga. Tem 100% de presenças em finais da Taça da Liga, logo, também acho (mesmo jogando em casa) que somos favoritos.

Tomás Pipa 3 de fevereiro de 2010 às 16:00  

Manú,não é bem a falta de motivação por causa da Uefa. É a falta de motivação provocado pelo insucesso no Campeonato e na Taça de Portugal. Acho que a má época pode influenciar negativamente a motivação para a Taça Uefa. Acho que percebeste.

LMC 3 de fevereiro de 2010 às 16:26  

Manú,
Não te comeces a embebedar com o SLB e vê lá se continuas com uma conduta séria neste blog, em vez de mandares bocas ridiculas.

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 17:04  

nao mandei uma boca ridiculo apenas uma provocaçao porque pareceu que o tomas tava a querer dizer que nao tinham motivaçao na uefa, pois eram equipa de champions.

porque realmente as equipas chamadas de champions nao se motivam tanto numa uefa que nao lhes diz nada. mas acho que o benfica e o sporting (e tambem o porto) sao equipas para as quais a uefa deve motivar. mas pelos vistos o tomas tambem acha por isso a minha provocaçao nao teve fundamento.

nao sei o q isto tem haver com o benfica mas enfim luis.

tomas quanto à questao do favorito eu tambem acho que o favorito era o porto porque estava num melhor momento e tem melhor equipa ainda assim. acho q o momento actual dita mais quem é o favorito do que o passado recente. e quando dizes que o sporting era dificil de bater em competiçoes a eliminar (que eu concordo) vamos ver se nao era so na era paulo bento.


mais uma coisa, para que nao me acusem injustamente de me estar a embebedar com este melhor momento do benfica, tou com medo do porto na segunda volta sinceramente

Tomás Pipa 3 de fevereiro de 2010 às 19:19  

Sim,mas o momento actual conta muito,mas há que ter sempre em conta o historial.

A Alemanha por exemplo foi à final do Mundial 02,meias do Mundial 06 e final do Euro 08.Eu rio-me pq nunca a maioria das pessoas nunca põe a Alemanha nos favoritos e no fim lá estão eles. O Sporting é a mesma coisa em competições nacionais,é mau?Ok..mas no fim estamos lá em cima.

Duarte 3 de fevereiro de 2010 às 21:02  

Então Tomás, mais uma vez o árbitro a roubar o Sporting contra o Porto:) Só tive pena que, em vez de estar Carvalhal, não estivesse o Paulo Bento.

Tomás Pipa 3 de fevereiro de 2010 às 21:32  

Desta vez não foi preciso roubar como tu viste

Duarte 3 de fevereiro de 2010 às 21:46  

Não vi, mas ouvi e não foi só desta vez meu caro, capacita-te disso que quanto o mais cedo o fizeres, mais cedo o Sporting voltará ter a pujança de outros tempos, o que é bem preciso para o bem do nosso futebol.

Pedro Veloso 4 de fevereiro de 2010 às 01:54  

Tomás percebo o que queres dizer mas não vás buscar a Alemanha...no futebol havia o sábio ditado inventado pelo Gary Lineker "o futebol é um jogo de onze contra onze em que no fim ganha a Alemanha". Não é só chegar longe, é ganhar (às vezes). O Sporting pode chegar a fases adiantadas em algumas provas mas nos últimos anos não me parece que este ditado alguma vez se lhe possa aplicar, não tem sido de todo um clube vencedor no que realmente interessa (campeonato e competições europeias, sobretudo). E quem não mete a Alemanha nos favoritos é parvo ou não sabe a história do Futebol.

Pedro Veloso 4 de fevereiro de 2010 às 01:56  

Duarte não percebo que mal é que o que o Paulo Bento te fez para preferires o Carvalhal

Manú 4 de fevereiro de 2010 às 13:49  

eu sou da opiniao que o sporting nao tinha sido humilhado (e talvez tivesse ganho) com o paulo bento no banco.

jesualdo borrava se sempre contra o paulo bento, e viu se bem a cara de alivio dele a festejar os golos anteontem!

Tomás Pipa 4 de fevereiro de 2010 às 13:55  

Veloso,por isso é que eu disse Favorito na Taça. No campeonato não me sinto favorito, sinto-me favorito apenas para o 2º lugar. (antes de ter começado claro)

LMC 4 de fevereiro de 2010 às 14:57  

Duarte,
Infelizmente a verdade tem sido outra, por muito que tu e os teus conterrâneos queiram provar o contrário.Nos últimos anos temos sido sempre roubados no Dragão, já provamos os factos aqui no blog.Factos esses que te recusaste a comentar.
Não te esqueças disso

Manú 4 de fevereiro de 2010 às 15:12  

eu concordo que o sporting tinha que tomar uma atitude em relaçao ao poderio que os adversarios directos estavam a ter em relaçao a ele - e ja o fez, reforçou-se bem (quanto a mim faltava um defesa esquerdo) e se o campeonato começasse agora acho que partíamos todos em circunstancias iguais -, mas em relaçao a roubos, embora ache que voces acham que sao sempre roubados mesmo quando nao sao, é verdade que no dragao o campo é inclinado normalmente e isso o duarte nao pode negar (embora negue)

Manú 4 de fevereiro de 2010 às 15:14  

e nao querendo parecer sportinguista, nem sei onde o duarte foi buscar a frase "nao foi so desta vez" porque no passado recente o sporting de paulo bento tem posto varias vezes o porto em cheque.

LMC 4 de fevereiro de 2010 às 18:22  

Obviamente que o Duarte tem razão quando diz, por outras palavras, que alguém tem de dar um murro na mesa.
Supostamente esse acto iria ser feito pelo Bettencourt, foi por isso que votei nele. Uma continuidade no rigor da gestão, mas um melhor conhecimento das necessidades da equipa de futebol profissional.
Em vez disso, o Sporting está hoje muito pior com JEB do que estava com FSF.
As carências da equipa agudizam-se, e calem-se agora as bocas que diziam que o Paulo Bento era incompetente.Eu chamo-lhe milagreiro, pois com uma equipa medíocre levou o Sporting sempre por um caminho digno, com algumas graças (taças e afins) pelo meio.
Talvez para a próxima época ( fugindo da velha máxima Sportinguista, ouvida nos arredores do estádio em dias de jogos "para o ano é que é" ) venha um treinador competente e reconhecido, que esteja já a preparar a equipa e que com isso venham alguns jogadores de renome.
O grande problema de alguns adeptos do Sporting é acharem que o Moutinho, o Veloso, o Ruí Patricio são grandes jogadores.O Moutinho é um jogador razoável, mas não desiquilibra nada, tem um péssimo remate, e fazem dele o que ele não é.Nunca irá passar disto que temos visto agora!
O Patrício é uma nódoa, está há dois anos e meio a "ganhar ritmo e experiência".Porra, um guarda redes do Sporting não pode ter essa liberdade!
O Veloso é um grande jogador, mas também nunca sabemos o que esperar dele.

LMC 4 de fevereiro de 2010 às 18:27  

Outro aspecto que tenho pena no Sporting é os adeptos e as claques.
Quem não se lembra da enorme Juveleo, que foi durante anos e anos uma das maiores claques organizadas da europa?
Em jogos no antigo josé alvalade, eram sempre 6 e 7 mil pessoas na curva, ou por vezes mais em jogos grandes, sempre a cantar e a apoiar a equipa!

Veio dinheiro para as claques, veio inveja e má gestão, houveram divisões (apareceram os DUXXI) e hoje em dia as claques do SCP metem dó.

Tomás Pipa 5 de fevereiro de 2010 às 13:35  

LMC eu discordo contigo. Na Europa, quando há revoluções nas equipas há sempre jogadores da casa a ficarem e a serem titulares e isso faz todo o sentido.

No Chelsea: Duff,Gudjohnsen,Lampard,Terry,Bridge ficaram todos.

No Real Casillas,Salgado,Raúl,Guti ficam sempre.

No inter Zanetti,Materazzi,Toldo,Cambiasso ficam sempre.

No Milan fica tudo

No Barça Valdés,Xavi,Iniesta,Puyol,antes o Oleguer.

É uma questão de mistica.

Eu quero uma revolução no plantel do SCP. Sei que podemos ser grandes e quero Patrício,Moutinho,Carriço,Liedson nessa equipa.

Eu tenho uma lista dos que podem continuar e não e quem conhecer JEB que lhe envie isto.

Para ficar:

Tiago
R.Patrício

J.Pereira

Carriço
Caneira

Veloso
Adrien
Moutinho
Vukcevic? (se quiser ficar,senão arranca)
Izmailov? (se quiser ficar,senão arranca)
Matías? (se quiser ficar,senão arranca)
P.Mendes

Liedson
Sinama
Yannick(como 5º avançado)

Se tirarem o resto: R.Baptista(para fazer o q,precisamos de alguém que dê luta ao Patrício e o Tiago tem que ser o 3º redes)

Qt ao Abel,Tonel e Polga (reconheço o profissionalismo deles,mas está na hora).

Grimi (ao pontapé para fora)
Pereirinha(tem que rodar)
Postiga e Saleiro também por razões óbvias

....e vierem de facto jogadores capazes de discutir por um lugar no onze acho que ficamos com um grande plantel. Era isto que eu faria.

João S. Barreto 5 de fevereiro de 2010 às 13:43  

Tomás assumindo que esses 3 que poes duvidas se ficavam no plantel ficam mesmo, ficas com 15 jogadores. com que dinheiro compras mais 10? nao estou a ver ninguem a dar dinheiro por um abel ou pelo postiga...no minimo teras de vender ou o veloso ou o carriço. claro que isto e tudo hipotetico...

LMC 5 de fevereiro de 2010 às 15:16  

O Moutinho é bom, o Veloso também, eu nunca disse que eram para arrancar. Mas não fazem a diferença quando estás num campeonato onde há clubes que têm Saviolas,Cardozos,Falcaos, Hulks etc...Muito menos na Europa.
É preciso mais que isso!
Claro que esses têm que ficar,pois para além de terem qualidade são a mistica do clube, mas há outros que têm de vir e que sejam melhores, que desiquilibrem!´

O Patricio se fosse treinador do SCP era o 3º guarda redes, até o tiago é bem melhor que ele.

LMC 5 de fevereiro de 2010 às 15:16  

O Moutinho é bom, o Veloso também, eu nunca disse que eram para arrancar. Mas não fazem a diferença quando estás num campeonato onde há clubes que têm Saviolas,Cardozos,Falcaos, Hulks etc...Muito menos na Europa.
É preciso mais que isso!
Claro que esses têm que ficar,pois para além de terem qualidade são a mistica do clube, mas há outros que têm de vir e que sejam melhores, que desiquilibrem!´

O Patricio se fosse treinador do SCP era o 3º guarda redes, até o tiago é bem melhor que ele.

LMC 5 de fevereiro de 2010 às 15:19  

O que eu quero dizer é que eles são bons, mas não são foras de série como muitos adeptos dizem.

Tomás Pipa 6 de fevereiro de 2010 às 17:55  

João,tu ao despachares estes gajos todos poupas uma data de dinheiro em salários.

Postiga,Saleiro e Tonel são perfeitamente vendíveis tanto para Espanha,Itália,Inglaterra,França pelo menos 1Milhão cada e o Postiga até por mais. Por pouco,mas somado dá para fazer algum dinheiro. Grimi também se vende por 1Milhão aí para o campeonato espanhol,ucraniano,italiano ou russo.

Abel,Polga e P.Silva poderíamos procurar rescisão amigável.

Alguns reforços poderiam ser baratos,por exemplo 1Milhão cada aqui mesmo na 1ªliga e aproveitar A.Marques,Ricardo Baptista e os vários jogadores que temos colocados para emprestar e amortizar as transferências.

João S. Barreto 7 de fevereiro de 2010 às 12:02  

Continuo a achar que estas a ser optimista nas vendas de postiga, grimi...mas mm assim acho q precisavas de mais dinheiro paa contratar tantos jogadores.