Desesperante

O momento actual do Sporting é um desepero para qualquer adepto. Faltam doze jornadas para o pesadelo acabar e eu quero que passe o mais rápido possível. Espero mesmo que no final da época saiam bastantes jogadores e que entrem jogadores motivados para ganhar.

Sporting 1-2 Académica

No onze do Sporting, os destaques foram para a estreias a titulares de Pedro Mendes (neste caso estreia absoluta) e Sinama-Pongolle. Vukcevic regressou ao onze titular, mas mais valia a pena ter ficado sentado no banco. Matías também foi titular e esteve em bom nível.

Villas-Boas trocou o seu habitual 4-3-3 por um 4-4-2 com dois extremos na frente. Eu odeio equipas que não jogam com pontas-de-lança, mas a verdade é que para este jogo, dos pontas-de-lança do plantel, Villas-Boas só tinha disponível o marfinense Vouho que ficou no banco.

O jogo começou com um ritmo muito alto. Logo aos 2', o Sporting esteve muito perto do golo, Vukcevic, já na área, após ter sido servido por Liedson, disparou muito forte contra um defesa da Briosa.

Aos 3' , Orlando abriu o marcador através de uma bomba de livre directo quase a 30 metros. Rui Patrício teve culpas no cartório e há que lembrar Carlos Carvalhal que o Sporting tem três guarda-redes no plantel. Se o Rui Patrício não está bem, há que dar oportunidade a Tiago e Ricardo Baptista. Não deve haver lugares garantidos no onze leonino.

O Sporting chegou ao empate aos 23' através de uma grande triangulação entre João Pereira, Sinama-Pongolle e João Moutinho. O internacional francês lançou João Pereira pela direita que cruzou com açucar para o coração da área onde apareceu o capitão a finalizar com sucesso.

O Sporting cresceu com o golo e aos 25' Liedson lançou Sinama-Pongolle pela direita que vacilou perante Ricardo.

Aos 45', Sinama antecipou-se de cabeça a um defesa da briosa e quase que fez golo. Excelente o passe de Matías Fernadez. Sinama-Pongolle foi um dos melhors jogadores do Sporting neste jogo.
Aos 53' Liedson, após uma jogada brilhante onde deu cabo de Berger com vários cabritos, rematou já na pequena área com o pé esquerdo contra Ricardo. Era um golo de sonho!

A Académica chegou ao segundo golo aos 59'. Depois de uma perda de bola completamente ridícula de Simon Vukcevic, a Académica saíu num contra-ataque muito bem construído, que culminou numa excelente finalização de João Ribeiro.

Aos 90'+5, depois de um bom centro de João Pereira pela direita, Saleiro forçou o cabeceamento e por pouco que não foi feliz, a bola só não entrou porque Amoreirnha cortou em cima da linha

Quanto à arbitragem, houve alguns casos polémicos, nomeadamente umas quedas de Sinama-Pongolle e Saleiro na área da Académica já perto do fim do jogo. Como habitual, vou deixar que o Pedro Veloso analise estes lances no seu habitual post semanal.

Notas Positivas:

Emídio Rafael: Quem é anda a procura de um lateral-esquerdo? Emídio Rafael é um jovem (24 anos) lateral esquerdo alto (1,82m) formado em Alvalade que rodou no Real Massamá e no Casa Pia e mais tarde foi dispensado para o Portimonense onde deu nas vistas. Chegou a Coimbra esta temporada e tem-se afirmado. Tem um excelente pé esquerdo, ataca bem, é razoavelmente bom de cabeça e não despacha a bola por tudo e por nada. Se fosse eu a mandar, Emídio Rafael seria um dos laterais-esquerdos do Sporting na próxima época. Sei que há equipas atentas, e com certeza que o Sp. Braga de Carlos Freitas já deve ter Emídio debaixo de olho.

João Ribeiro: é jovem extremo formado no Olival, que passou pela Naval sem sucesso e foi resuscitado e bem por Villas-Boas. É bem mais esclarecido que a maioria dos extremos formados no Olival (Hélder Barbosa,Vieirinha,Diogo Viana, Ivanildo e Bruno Gama) e joga sempre com a baliza nos olhos. Gostei.

Sougou: é um extremo que gosto muito. É muito do género de Douala, José Manuel, Carlitos, Lito e Djalma. É o típico jogador que garante muitos pontos a equipas pequenas com os seus contra-ataques venenosos. Acho que vai ser cobiçado no próximo defeso embora eu não ache que seja um jogador para um grande por não ter técnica para isso. Basicamente, é um velocista que tem que jogar em contra-ataque e os grandes não jogam assim.

Pedro Mendes: boa estreia a titular. Apesar de eu ser apreciador do futebol de Adrien, é óbvio que Pedro Mendes dá outra música. É mesmo muito raro vê-lo falhar um passe (curto ou longo), e em quase todos os lances encontra a melhor solução para entregar a bola.

Académica: é uma equipa sem grandes valores individuais, mas muito bem montada por André Villas-Boas. Os dois guarda-redes são muito inseguros, Rui Nereu e Ricardo. Na defesa Orlando é o patrão e Berger consegue safar. Emídio Rafael é uma mais valia e o experiente Pedro Costa limita-se a cumprir. Pedrinho era o habitual lateral-direito, mas tem perdido a luta para Pedro Costa nestas últimas jornadas. Amoreirinha é o terceiro defesa-central desta equipa e quando está concencetrado também consegue cumprir. Cris, Nuno Coelho e Tiero fazem a equipa jogar. Sem precisarem de fazer corridas loucas, estes três jogadores conseguem fazer com que o jogo da Académica flua por causa da qualidade de passe. Por vezes joga também o esquerdino Diogo Gomes que é muito o género destes três jogadores que citei. Nas alas há sempre os perigosíssimos e conhecidos Sougou e Lito e mais recenemtente João Ribeiro também tem mostrado que dá para contar com ele. Na frente as opções não são tantas. Miguel Fidalgo é um matador, mas não joga sempre e Bibiskov só agora chegou. Dentro das limitações que tem no plantel, Villas-Boas procura que a sua equipa jogue um futebol apoiado, o que é de louvar para um treinador de uma equipas pequena. É um futebol muito parecido com o do Sp. Braga, onde os jogadores jogam sempre muito perto um dos outros, procurando não correr com bola e não se perderem em fintas e em vícios parvos, os executantes é que não são os mesmos do Sp. Braga.

Notas Negativas:

Rui Patrício e Ricardo: estiveram ambos francamente mal sábado à noite. Rui Patrício pelo enorme frango que deu no primeiro golo da Académica e Ricardo pela insegurança que mostrou durante todo o jogo. As saídas a cruzamento de Ricardo são de meter medo ao susto e o guardião da Briosa só tem é que agradecer à sua defesa por não ter saído de Alvalade com vários golos na baliza, porque se fosse por ele, a Académica teria perdido.

Vukcevic: Está muito lento e algo pesado, tenta jogar sózinho e sempre que tem que se decidir em relação a um lance, decide-se sempre pela pior solução. Saíu assobiado, e para mim, é um dos casos a rever na próxima época. Vukcevic tem talento, já o vimos todos a fazer grandes exibições, a marcar golos e a entusiasmar os adeptos. Se for Vukcevic que não quer aprender, por mim pode ir andando. Não preciso desta falta de motivação no meu clube.

Grimi: infelizmente falo dele todas as semanas e sempre pelos piores motivos.É um desespero para qualquer adepto de futebol e não só para os do Sporting. Para mim, Grimi é claramente o pior jogador do Sporting e o mais grave disso é que ele joga. Passa todos os jogos a fazer balões sem nexo para onde está virado, a dar porradas absurdas no adversário e não faz um único cruzamento de jeito. É rídiculo! Grimi deveria pensar seriamente se quer fazer do futebol a sua vida, pois não tem jeito nenhum para isto.

Simulações de lesões por parte dos jogadores da Académica: Nos últimos 15 minutos foram vários os jogadores da Académica que simularam lesões, mas depois foi sempre vê-los a sair pelo próprio pé. Pedro Henriques deixou (e bem) de alinhar nestas palhaçadas, mas a verdade é que na maioria das vezes os jogadores conseguiram fazer o que queriam, perder tempo. Gostava que Villas-Boas não alinhasse nestas palhaçadas.

16 Passes de rotura:

Manú 8 de fevereiro de 2010 às 02:26  

nao lhe vi muitos jogos e tambem ja tinha ouvido e lido que o emidio rafael era bom jogador, mas ontem aquele lado esquerdo da defesa da academica na 1a parte parecia uma auto-estrada!

o grimi acho q consegue ser pior que o ronny. como o milao foi capaz de um erro de casting destes?

Tomás Pipa 8 de fevereiro de 2010 às 02:32  

É só mesmo porque o Milão não está habituado a comprar jogadores tão novos. No entanto, há que ter em conta que em campo, o Grimi dá tudo, mas mesmo tudo! E é aí que eu vejo que não vale a pena insistir, aquele anormal a dar tudo daquela maneira tem que ir para o Vale Tudo ou Judo, porque para o meu sporting não serve.

Na 1ª parte de facto pareceu, mas é por causa do João Pereira que ataca mesmo muito e com muita qualidade e o Sinama que é muito rápido também estava a cair ali muito.

João S. Barreto 8 de fevereiro de 2010 às 03:04  

Tomás concordo com quase tudo, menos com a caracterizaçao do Joao Ribeiro. Tem muita tecnica de facto mas nao concordo que seja mais esclarecido que os outros que enumeras-te, embora tenha estado bem neste jogo perde-se muitas vezes em fintas e costuma ser demasiado individualista. Não sabia que tinha sido formado no Porto, sabado quando tava a ver o resumo dos golos tambem ja me tinham dito isso. O Emidio Rafael tambem destaquei no meu primeiro post, mas nao sei se tem qualidade para o SCP...talvez tenha!

Cristiano Moreira 8 de fevereiro de 2010 às 09:43  
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano Moreira 8 de fevereiro de 2010 às 09:45  

Boa análise Tomás. É f***** analisar jogos da nossa equipa quando acabam assim, mas o futebol é isto mesmo. É preciso paciência.
Neste momento o SCP é uma equipa mutilada e sem hipótese de se recompor, resta-lhe ir já preparando 2010/2011 e tem muito que preparar.
O Patricio é muito fraco, sempre achei, aproveitem o Baptista. E o Grimi é ridiculo. Ele está bem é para jogar contra o Mariano Gonzalez. Eu sinceramente acho que o SCP ficava mais bem servido com o Ronny ou então que tente na "cantera", ou porque não o Evandro, do SC Braga?
O Vuk é daqueles jogadores que precisa que a equipa esteja bem para ele estar bem também.
As simulações e perdas de tempo são, infelizmente, práticas comuns do nosso futebol.
Para mim faltou-te destacar o Liedson. O homem é demais! Ele é mesmo capaz de conseguir rematar dentro de uma cabine telefónica. Pena a idade, porque o 31 é craque!
Espero, sinceramente, que o SCP se levante e que melhore o seu futebol.

Pedro Veloso 8 de fevereiro de 2010 às 12:51  

Tomás como eu imagino o teu desespero. Não vou ser hipócrita e dizer que não gosto de ver o SCP mal, mas tens a minha solidariedade de adepto amigo. Até porque consegues continuar a comentar com objectividade e sem desistir da causa, como grande aficionado que és.

O SCP está de facto bastante mal, vi grande parte do jogo e não havia ponta de fio de jogo. Isto perante uma Académica que me continua a parecer bem organizada mas inofensiva na frente. Não sei como marcou 2 golos neste jogo, já contra o Braga em casa nem cócegas fazia.

O Pedro Mendes é bom e mostrou-o, mas caiu um bocado de pára-quedas e isso sentiu-se por vezes.

Creio que o passe para o J.Pereira no 1º golo é do Liedson, é difícil perceber porque são parecidos mas há um gajo na área com chuteiras amarelas que, esse sim, creio que é o Sinama.

Emídio Rafael tem bons pés mas aquele lado esquerdo era uma avenida na 1ª parte, embora o Diogo Gomes tenha culpa porque não ajudava e perdia as bolas todas.

Cris o Grimi levou com o Mariano no jogo de terça e viu-se o que isso deu;)

Também acho o João Ribeiro um bocado vedeta demais. Mas pode-se trabalhar.

Um à parte, reparei agora que passámos (já largamente) os 20.000 visitantes. Excelente! Ainda não há muito tempo assinalámos os 10.000 e já dobrámos.

Tomás Pipa 8 de fevereiro de 2010 às 13:02  

Deixem-me que descordo, o João Ribeiro pouco tem a ver com a maioria dos extremos que encontramos aí. Não é que eu gosto dele,mas de facto é um estilo diferente. Para já é muito maior em termos físicos que esses todos e não finta tanto, está sempre a tentar a diagonal para a baliza em corrida o que é de louvar.

Cristiano,eu não desgosto do Mariano,é assim do estilo do Romagnoli,joga quando quer! O Grimi é mm frustrante,nem com Mariano nem com ninguém.
Não destaquei Liedson porque só costumo realçar as novidades ou surpresas. Liedson jogar bem não é nenhuma novidade. De facto tb não é novidade nenhuma o Grimi jogar mal, mas eu não quero perder a oportunidade de quando alguém do sporting (JEB ou Carvalhal)ler isto não veja o meu descontentamento para com o Grimi,por isso está em todos os meus posts lol

Veloso,eu também estou na dúvida em relação ao lance do golo. No estádio pareceu-me o Liedson,mas depois li em dois jornais que era o Sinama e nem fui confirmar.

LMC 8 de fevereiro de 2010 às 13:13  

Gostei muito do Pedro Mendes na 1ª parte, com uma qualidade de passe excelente.O Pongolle já mostrou mais qualquer coisa!
Tomás mas mais uma vez o Patrício veio-me dar razão.É um autêntico furo!Não tinha lugar nem no banco.
É admíssivel que um guarda redes que joga há dois anos e meio num grande, ainda dê erros destes?E depois ainda se queixou que a bola bateu à frente!
Qual é a segurança que ele dá à equipa?
Já nos prejudicou mais de 15 vezes, na época de estreia os seus frangos valeram muitos pontos.Lembro-me de ter feito as contas...

Luís Marques 8 de fevereiro de 2010 às 14:46  

Calma sportinguistas. Amanha eles até vão comer a relva, vão deixar tudo em campo.

E como eu espero que o meu treinador rode a equipa ao máximo, acho que vocês vão passar a eliminatória.

Vasco 8 de fevereiro de 2010 às 15:38  

Tomás o livre foi a 39 metros... inadmissivel.

Eu tou desesperado. O grimi e o vuk nao merecem de maneira nenhuma vestir a camisola do Sporting. Enfim.

Ja estou como tu, so quero que isto acabe rapidamente.

Manú 8 de fevereiro de 2010 às 18:45  

sinceramente nao acho que haja opções ao rui patricio. ricardo baptista na(s) unica(s) opprtunidade(s) que teve mostrou uma insegurança enorme (talvez a acusar a pressao), e nao vale a pena dar tempo a outro jovem inseguro. o tiago nao sei bem, mas nao me parece o guarda redes imperial que o sporting (como o benfica ou o porto) precisam! stojkovic com outro cerebro é que era.

Luís Marques 9 de fevereiro de 2010 às 16:06  

Como devem imaginar, os sportinguistas apoiam o Braga na conquista do título.
Mas de certa forma, isso não faz sentido. Porque? Porque semanalmente as vitórias e a classificação do Braga humilha o Sporting.
Sim, porque não eram eles que davam a desculpa do orçamento?
Ora, o Braga com um orçamento bem inferior que FCP e Benfica e também inferior ao do Sporting, está a fazer um brilharete e na luta pelo título.

Logo, isto prova aos sportinguistas que o orçamento não justifica tudo.

LMC 9 de fevereiro de 2010 às 17:31  

Sabes qual é o orçamento do Braga?E o do Sporting?

Pedro Veloso 10 de fevereiro de 2010 às 02:50  

Penso que é 6 milhões o Braga, 20 o SCP. Já agora, 40 o Benfica e 60 o FCP.

Luís Marques 10 de fevereiro de 2010 às 13:23  

Pois.
Lá se foi a lamme excuse dos orçamentos.

Tomás Pipa 11 de fevereiro de 2010 às 01:39  

Sim,mas também temos que ver que há clubes que fazem um preço so Sporting e outro ao Braga. Não tenham dúvidas que se o Braga quiser o E.Rafael, consegue-o por tuta e meia e se for o Sporting, a Académica já pede 3Milhoes. O problema é que todas as equipas sabem qt é o orçamento de cada um e praticam preços diferentes para cada um. Provavelmente foi o que aconteceu com o Valencia-Sporting-Braga sobre a questão da divisão do pagamento de salário. O Valencia esmprestava Viana ao Sporting se este pagasse 100%, para o Braga ja é 50% porque não pode pagar mais