19ª Jornada

Relativamente aos clubes ditos pequenos, esta foi uma jornada em que apenas não houve distribuição igual de pontos no jogo do (já claramente) candidato Sp. Braga.

Ainda (que menos) pressionado pelo adiantamento da 20ª jornada do Benfica, o Braga entrava em campo algo desfalcado e certamente avisado que ia receber um Marítimo moralizado pelos últimos seis pontos conseguidos em apenas dois jogos.
Num jogo equilibrado foi o clube da casa a abrir o marcador apenas aos 50' com um golo do camaronês Meyong, que finalizou um jogada bem construída pelos seus colegas.
Volvidos dez minutos, Djalma - o angolano que se diz ter estado nas cogitações do campeão nacional durante a última abertura do mercado de transferências -, em posição frontal à baliza do guarda-redes titular da Selecção Nacional, finta com classe um adversário e remata forte ainda fora da grande área (ainda que não muito colocado) e bate Eduardo duma forma algo estranha (para não dizer caricata).

Já quando alguns pensavam que o Braga poderia ceder, numa jogada de insistências pelo lado direito, Filipe Oliveira, depois de fazer um lançamento de linha lateral com o pé, passa por um adversário e entra na área onde, após uma série de ressaltos, apareceu Luis Aguiar a rematar forte, rasteiro e colocado. Levantavam-se assim as bancadas do Estádio Axa e continuava a senda vitoriosa do clube minhoto.


Em relação aos outros jogos, destaco o regresso de Manuel Fernandes a Leiria, que resultou num jogo com 6 golos (3 para cada lado) e no sétimo empate dos Sadinos esta época. Ainda que paulatinamente, o ex-ponta-de-lança do Sporting parece estar a ajudar o Setúbal a fugir aos últimos lugares da classificação.

A Naval 1º de Maio recebeu o Vitória minhoto num jogo em que as balizas apenas assistiram ao jogo (0-0); a Académica de Villas Boas também não foi além de um ponto amealhado em casa frente a um Olhanense que também anda a fugir lentamente aos últimos lugares (1-1); e o Nacional, ainda que continuando tranquilo na tabela classificativa, tarda em voltar ao nível exibicional da época passada, cedendo novo empate em casa (1-1) frente a um Rio Ave que continua a sua campanha também tranquila nesta Liga Sagres.

Neste último jogo mencinado, destaque para a estreia a titular do ainda júnior Nélson Oliveira na equipa de Vila do Conde, um jovem português que está emprestado pelo Benfica e em quem (como português) deposito grandes esperanças que seja o avançado que faltará à Selecção Nacional quando Liedson abandonar.


Na (próxima) jornada 20 teremos já amanhã (sexta-feira, dia 19) um sempre interessante derby mandeirense.

7 Passes de rotura:

Pedro Veloso 19 de fevereiro de 2010 às 12:50  

Manú bom post!

Quero é que o Nélson vingue no Benfica, o resto virá por acréscimo.

No golo o Eduardo foi um pouco mal batido porque terá reagido tarde, mas na 1ª parte deu sequência ao show do Restelo com uma defesa soberba a um cabeceamento do Robson. Está a valer pontos ao Sp. Braga...

Tomás Pipa 19 de fevereiro de 2010 às 12:59  

Veloso,não exageres,a bola bateu-lhe. Um GR a sério teria dado um passo em frente e agarrado a bola, o Eduardo aproveitou logo para dar 2 cambalhotas e levantar-se como todos lhe devessem algo.O golo do Djalma foi um grande frango e eu tenho bastante medo dele no mundial,algo me diz q vai enterrar. Estou mm a ver num canto, o Drogba a saltar com ele, a ganhar a bola de cabeça e o Eduardo estatelado no chão a pedir falta. Tipo Secretário em Liverpool.

Pedro Veloso 19 de fevereiro de 2010 às 16:39  

?? Agarrado a bola tomás? Foi num canto, cabeceamento foi quase em cima do eduardo! Lol isso das cambalhotas é típico, aí tens razão

André Pinto 19 de fevereiro de 2010 às 17:29  

Para Benfiquistas e não só:

http://www.youtube.com/watch?v=RDOGRnx1LD8

Cristiano Moreira 19 de fevereiro de 2010 às 17:36  

André Pinto, o video no meu computador não funciona. Dá erro. Parece que falta o ficheiro "deixa acabar o campeonato".

André Pinto 20 de fevereiro de 2010 às 01:45  

Cristiano, o Enorme, o Maior do Mundo, vence há mais de cem anos (reais), não precisa de Maios para ser O Campeão.

João S. Barreto 21 de fevereiro de 2010 às 12:07  

Manu obrigado por me teres substituido, ta otimo o post. Já tou de volta para a jornada deste fim de semana, abraços