O Suspeito do costume

Mais uma vitória com o selo do argentino que é na minha opinião o melhor jogador a jogar em Portugal.
"El Conejo" está a atravessar um momento fantástico, e ontem voltou a deixar a sua marca num campo em que ninguém tinha vencido esta época.

Jesus promoveu o regresso de Ramires e Di Maria, colocou Martins a fazer de Aimar e deu a oportunidade no eixo da defesa a Miguel Vitor.
Se os regressados estiveram abaixo do que são capazes, Martins esforçou-se e cumpriu mas é bem visível que não trata a bola da mesma forma que o argentino. Assim foi de Miguel Vitor que veio a exibição mais consistente, o jovem da “cantera” benfiquista será sem dúvida um excelente central.

O jogo não foi cheio de oportunidades, mas a postura séria do Benfica, a coesão que a equipa demonstrou nos 90 minutos e a forma inteligente como controlou o jogo após o golo tornam justíssima a vitória da equipa de Jesus numa deslocação em que o mesmo disse que seria a mais difícil.
O Rio Ave fez o que podia e esteve perto do golo numa distracção de Maxi Pereira, ainda na primeira parte antes de Saviola marcar.

Segue-se agora uma difícil deslocação a Madeira, e de seguida a recepção ao Guimarães para vingar a derrota da Taça de Portugal.

39 Passes de rotura:

Duarte 10 de janeiro de 2010 às 15:09  

"colocou Martins a fazer de Aimar"

E pelos vistos ninguém sentiu a falta dele outra vez.

Pedro Veloso 10 de janeiro de 2010 às 15:18  

Grande coelho! Ou rato, como parece que o António Tadeia disse que era a alcunha dele lol.

Para mal dos meus nervos, não pude ver o jogo e ainda não vi o que gravei. Foi um alívio saber no fim que tínhamos ganho, já que era um jogo importantíssimo, pela valia do adversário, por ainda ninguém cá ter ganho e por ser o primeiro jogo do ano para a Liga, onde o SLB raramente ganha e o ano passado (Trofa)se deu um desastre.

Pelas análises que li penso que retrataste bem o que se passou, uma exibição compacta, segura e muito consistente. Primeira parte mais cinzenta mas na segunda, começando logo com o tónico do golo, excelente jogo de controle sem dar veleidades ao Rio Ave para reagir.

Pelo que li, o Carlos Martins jogou melhor do que deixas transparecer. Num estilo mais agressivo e incisivo do que o futebol do Pablo, mas bastante bem. Sou fã do Carlos como todos sabem e dá-me todas as garantias. Aimar foi depois muito importante com a sua capacidade de gerir os ritmos de jogo.

Já agora, em relação a outro mal-amado, o Peixoto, gostava que me esclarecessem. É que há jornais que elogiam bastante, outros que dizem muito mal, mas vários amigos benfiquistas, cuja análise prezo muito mais que a da CS e que até nem são de todo fãs do César, gostaram muito da exibição dele.

Savigol impressionante. Fico felicíssimo de o ver marcar e disfrutar do jogo como está a fazer. Igualou Falcao na lista de goleadores. Óscar não marcou mas assistiu e jogou muito bem na frente. Seria fantástico conseguirmos ter a nossa dupla de ataque nos dois primeiros lugares da tabela no fim da Liga.

Palavra também para o Carlos Brito, que não tem nenhuma ligação ao Benfica e deu ontem um exemplo de seriedade e honestidade intelectual na análise do jogo, como aliás sempre nos habituou. Não é como outros, tipo José Mota, que levam 5 e dizem que a culpa é do árbitro:

"O Jorge Jesus tem feito um grande trabalho no Benfica. Rejuvenesceu aquilo que o Benfica vinha a perder ao longo dos anos. Tem mérito em grande parte daquilo que o Benfica tem feito."

"Não diria que temos vindo a fazer um campeonato excepcional, mas equilibrado. Parabéns aos meus jogadores, muito sinceros. Não podemos deixar que perder em casa pela primeira vez nos condicione. E parabéns ao Benfica, porque foi melhor do que nós no cômputo geral"

Última palavra para os magníficos adeptos do meu clube que mais uma vez encheram o estádio e carregaram a equipa às costas.

Pedro Veloso 10 de janeiro de 2010 às 15:21  

Queria dizer "do que o futebol mais elegante" do Pablo

Duarte 10 de janeiro de 2010 às 15:30  

Pedro, não vi o jogo, mas em relação ao César Peixoto, disseram-me que o Bruno Gama fez o que quis dele, sendo esse duelo aquilo que de mais positivo se pôde estrair da exibição do Rio Ave.

Numero Dez 10 de janeiro de 2010 às 15:40  
Este comentário foi removido pelo autor.
Numero Dez 10 de janeiro de 2010 às 15:43  

Sim!O c.peixoto continua a não me convencer! Em 5 jogos faz 1 bom... Mas acho que Jesus continua a apostar mt nele... pelo menos a avaliar pelas contratações de inverno.acho que em vez do excesso de avançados podiamos ter alguém realmente capaz naquela zona do terreno.
Qto ao carlos martins eu acho-o um jogador muito util e reconheco-lhe as capacidades que possui,mas o jogo a sair pelos pés do aimar é totalmente diferente, e isso notou-se logo que o aimar entrou em jogo.
Duarte... Claro que se notou a diferença! Eu notei! Mas quando aimar entra já o benfica esta em vantagem, e isso diz muito da qualidade ora do martins,ora do plantel do benfica.!

Duarte 10 de janeiro de 2010 às 15:47  

Pois, eu não noto rigorosamente nada No jogo de ontem não posso falar porque não o vi. Só que nos encontros que assisti não vi nada no Aimar que não tenha visto no comum dos jogadores que alinham na posição dele. Entre ele e o Carlos Martins, para mim, as diferenças são poucas porque ambos valem o mesmo. Por isso mesmo não percebo o porquê do Carlos Martins ser sempre relegado para o banco quando o argentino está em condições.

Por mais que me esforce, e acreditem que já me fartei de fazer esse esforço, não vejo nada no Aimar que justifique o leque infindável de elogios com que ele é brindado.

João S. Barreto 10 de janeiro de 2010 às 16:37  

Duarte desculpa mas nao acredito que tenhas feito esse esforço, pelo menos nao o fizeste com sinceridade...a qualidade do aimar é de facto superior e inquestionável para quem goste de ver futebol e juntamente com o saviola parecem-me os melhores jogadores em termos criativos do campeonato portugues...Assim como o Lucho e o Lisandro tambem o foram durante vários anos inquestionavelmente.
Veloso, também tive atenção ao carlos brito, é de facto um treinador sério com bom trabalho apresentado, sempre com um dos mais pequenos orçamentos da liga, forma sempre equipas consistentes e bem organizadas. tenho muito respeito por este tipo de treinadores sérios e humildes. Quanto ao cesar peixoto fez uma otima exibiçao tanto a anular o bruno gama, que e dos jogadores que mais desiquilibra no rio ave, mas tambem a sair a jogar com passes simples e a abrir espaços. no duelo com o bruno gama só perdeu por uma vez (que eu me lembre) que foi no lance em levou o amarelo.

João S. Barreto 10 de janeiro de 2010 às 16:38  

O jogador mais fraco do benfica continua a ser nitidamente o maxi, todos os jogos tem erros posicionais graves que poem em risco a consistencia defensiva da equipa...

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 17:18  

Duarte,eu já vi o jogo todo e o B.Gama não fez o que quis do Peixoto.Só uma vez passou pelo Peixoto(e com uma grande nozada) e depois foi ceifado pelo Peixoto,com amarelo!Não fez mais nada.

Há é um penalty por marcar a favor do Rio Ave por falta do M.Vítor.

paulinho cascavel 10 de janeiro de 2010 às 18:18  

"Há é um penalty por marcar a favor do Rio Ave por falta do M.Vítor."

pronto, tinham de vir as arbitragens. já estava a estranhar não terem aparecido logo.

paulinho cascavel 10 de janeiro de 2010 às 18:34  

"O jogador mais fraco do benfica continua a ser nitidamente o maxi, todos os jogos tem erros posicionais graves que poem em risco a consistencia defensiva da equipa..."

discordo em absoluto. para além daquela distracção não tenho nada a apontar ao maxi. nem neste nem em outros jogos que me lembre.

o mais fraco de ontem foi (surpresa!) o di maria, que continua a provar que não passa de um jogador banalíssimo, que faz 5-6 jogos bons, ouve falar em transferências milionárias e aquela cabecinha dá de si. E é escusado virem falar dos jogos contra os aek's desta vida, nos quais o menino decide fazer uma ou duas flores. eu despachava-o agora, para não corrermos o risco de ele ir ao mundial, não jogar nada, e ficarmos com este "crack" pendurado a sugar 100 000 euros por mês.

o coentrão mete-o no bolso. pode não ter pés tão bons, mas produz muito mais que este argentinozeco, seja em assistências, recuperações de bola e (muito importante) garra e atitude.

LMC 10 de janeiro de 2010 às 18:56  

Em relação ao Di Maria estou totalmente de acordo com a opinião do Paulinho Cascavel.
Vi o jogo num restaurante e não ouvia os comentadores.O que se passou naquela confusão na área do SLB quando o árbitro marca um livre?O lance a meu ver não tinha nada de mal e não percebi o que o árbitro marcou ( atraso para o guarda redes,mão dentro da área?)
O penalty não vi...

Pedro Veloso 10 de janeiro de 2010 às 18:56  

Bem me parecia que o Duarte estava a exagerar quanto ao Peixoto...

Em relação ao Aimar é como diz o João, curiosamente parece que só viste os jogos em que ele joga mal, senão não poderias insistir nisso. Mesmo em termos relativos, tem sido melhor e mais influente - como o provam as assistências que tem - que qualquer médio do Porto este ano.

Tomás não foi penalty nenhum. Houve foi uma mão marota do Gaspar do outro lado.

Paulinho percebo a irritação com o Di Maria. Também a tenho. Mas não duvides que ele tem coisas de fora-de-série, como já o mostrou este ano. Gosto muito do Coentrão, que é muito mais regular e raramente joga mal. Agora, quando joga bem Di Maria chega a um nível altíssimo. Melhor exemplo o jogo este ano em casa com o Everton.

Pedro Veloso 10 de janeiro de 2010 às 18:59  

E eu tenho-o visto jogar pela Argentina e muito bem. Falha é golos atrás de golos.

Bem estou a ver o José Mota dizer que o Sporting só teve domínio e não oportunidades. Ridículo

paulinho cascavel 10 de janeiro de 2010 às 19:26  

"Paulinho percebo a irritação com o Di Maria. Também a tenho. Mas não duvides que ele tem coisas de fora-de-série, como já o mostrou este ano. Gosto muito do Coentrão, que é muito mais regular e raramente joga mal. Agora, quando joga bem Di Maria chega a um nível altíssimo. Melhor exemplo o jogo este ano em casa com o Everton."

o tipo tem uns pés que são um tratado. mas não podemos ficar à espera que o menino decida jogar à bola quando quer, enquanto temos um valor muito mais produtivo no banco - fábio coentrão.

despachava-o imediatamente, "while he's hot", porque o efeito daqueles 5-6 jogos já se está a desvanecer...

em relação ao aimar, desculpa, duarte, ou não vês futebol ou paraste de ver futebol esta época. o aimar é o melhor número 10 em portugal, de longe. comparares o aimar com o carlos martins... é comparar o tgv com a linha do tua.

outra coisa: como é possível deixar o martins bater os livres que pedem remate? é certinho que a bola vai à barreira! temos um matacão que custou 11 milhões, que a única coisa que faz bem é rematar (porque jogar à bola é coisa que ele não sabe), e cada vez que há um livre perigoso é ver o gordo a avançar para a bola, a levantar a gola e a disparar contra as pernas, ou tronco, ou cabeça de um desgraçado qualquer da barreira que leva com uma bolada a 100 à hora, porque à baliza é que ela não vai de certeza...

será que o jesus não vê isto?

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 19:27  

Eu concordo totalmente com a opinião do Paulinho sobre o Di Maria. Coentrão mete-o no bolso!

Há penalty sim Veloso,M.Vítor empurra o adversário.
Mt gostam vcs benfiquistas de dizerem que não há penalty em lado nenhum. É penalty no Estádio dos Arcos! Mas dps eu dou a minha opinião mais fundamentada no post semanal sobre as arbitragens.

A análise do massacre do Sporting sobre o Leixões só sai amanhã,há problemas na gráfica por causa do mau tempo.

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 19:31  

E também concordo com o Duarte sobre o Aimar.

Eu bem me esforço para tentar ver o tal futebol fantástico que vcs dizem do Aimar e do Di Maria,mas a verdade é que não vejo nada!ambos marcam tantos golos ou menos que os seus suplentes(Martins e Fábio),são mt irregulares,mais que Martins(este se jogar) e Fábio. Vcs só ficavam a ganhar se Aimar e Di Maria fossem andando!

Di Maria,volto a frisar,não passa de um extremo irrequieto!

Coentrão é muito mais certeiro no remate,no centro e no passe.Nunca sei se o Di Maria vai cruzar bem ou disparatado e com o Fábio tenho a certeza que a bola sai dirita.

É mesmo como o Paulinho diz,o Di Maria é despachá-lo antes do Mundial, antes que toda a gente veja que ele é um bluff.

João S. Barreto 10 de janeiro de 2010 às 19:52  

Tomás eu sei que adoravas ver o Aimar fora do Benfica, sei que sabes mais de futebol do que isso...ou pelo menos espero que sim!
Paulinho estas falhas do maxi nem sempre sao evidentes (ontem aquela foi) mas repara sempre que ha uma falha na subida da defesa em linhaé quase sempre o maxi (ex:golo bem anulado ao nacional, o maxi quase poe o Rodrigo Silva em jogo) e nos centros vindos do lado contrario para as costas da defesa tb tem sempre muitas dificuladades (ultimo minuto com o nacional, avançado quase marca de baliza aberta). claro que ele depois compensa com imensa garra, isso é indiscutivel!

LMC 10 de janeiro de 2010 às 20:05  

"Na antevisão do encontro, Jorge Jesus, treinador do Benfica, afirmou que esta partida será, “talvez a mais difícil fora de casa “para a sua equipa."

Então e Alvalade?
Malcriado...

Pedro Veloso 10 de janeiro de 2010 às 20:21  

Luis o JJ disse jogos de 2010! Esqueceu-se foi do jogo do Dragão.

"temos um matacão que custou 11 milhões, que a única coisa que faz bem é rematar (porque jogar à bola é coisa que ele não sabe)"

Com todo o respeito Paulinho, pensava que já não havia opiniões destas entre os benfiquistas! Cardozo não sabe jogar à bola? Não o vês segurar, rodar, servir à direita e à esquerda? Além de ser letal, claro. Não é um driblador e ainda bem. É como diz o Tomás, uma questão de estilo, podes gostar mais ou menos, agora dizer que ele não sabe jogar é crime...

paulinho cascavel 10 de janeiro de 2010 às 20:41  

"Paulinho estas falhas do maxi nem sempre sao evidentes (ontem aquela foi) mas repara sempre que ha uma falha na subida da defesa em linhaé quase sempre o maxi (ex:golo bem anulado ao nacional, o maxi quase poe o Rodrigo Silva em jogo) e nos centros vindos do lado contrario para as costas da defesa tb tem sempre muitas dificuladades (ultimo minuto com o nacional, avançado quase marca de baliza aberta). claro que ele depois compensa com imensa garra, isso é indiscutivel!"

de facto nunca me pareceram evidentes essas falhas.

talvez porque o nosso último lateral direito - um tal de nélson, outro que fez 5-6 grandes jogos e desapareceu - adorava fazer de central nos ataques da equipa adversária. era uma alegria, cada vez que era preciso defender a lateral direita era o estádio todo a perguntar onde estava o nélson, para o encontrar depois entre o luisão e o outro central (anderson/ricardo rocha/david luiz). depois desse tipo, o maxi tacticamente parece o humberto coelho...

paulinho cascavel 10 de janeiro de 2010 às 21:01  

"Com todo o respeito Paulinho, pensava que já não havia opiniões destas entre os benfiquistas! Cardozo não sabe jogar à bola? Não o vês segurar, rodar, servir à direita e à esquerda? Além de ser letal, claro. Não é um driblador e ainda bem. É como diz o Tomás, uma questão de estilo, podes gostar mais ou menos, agora dizer que ele não sabe jogar é crime..."

a minha opinião é muito contestada por qualquer benfiquista, sou sempre enxovalhado entre os meus amigos, mas ninguém me tira esta da cabeça.

o cardozo é um jogador que só sabe rematar. passa quase sempre mal, não segura uma bola, não tem pé direito, o tempo de salto dele é risível - o que faz com que não ganhe praticamente nenhuma bola de cabeça de costas para a baliza, o cabeceamento dele para um tipo da sua altura é fraco, é um jogador mole, sem raça e sem chama. a sua lentidão (exasperante) faz com que não consiga ganhar espaços para aplicar o seu remate fabuloso, como tantas vezes vimos na sua primeira pré-época. é um jogador que precisa de uma equipa inteira a jogar para ele - e esta época, felizmente, tem-na.

num jogo em que não marca golos, o cardozo é um jogador a menos. ontem, por exemplo, tirando aquele lance em que ele roda e cruza, não se viu o jogo inteiro!

felizmente, esta época os jogos em que ele marca têm sido muito poucos. é de facto um matador, marca livres, marca penalties, marca golos. agora, não posso deixar de dizer que rematar é a única coisa que ele faz bem.

Alfredo Barbosa 10 de janeiro de 2010 às 22:15  

Fui o único a reparar que o benfica ganhou os últimos 3 jogos por 1-0 com 3 golos irregulares?

paulinho cascavel 10 de janeiro de 2010 às 23:32  

"felizmente, esta época os jogos em que ele marca têm sido muito poucos."

queria dizer os jogos em que ele não marca, como é óbvio.

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 23:37  

SLB começa a ser beneficiado demais.O que aconteceu na Taça da Liga foi uma vergonha e ontem idem!

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 23:39  

Alfredo,o golo do SLB é irregular pq?Não estou a dizer que não é, mas já o meu pai me disse isso, mas não tou a ver onde e gostava de saber.

João S. Barreto 11 de janeiro de 2010 às 00:07  

acho q agora é irregular o benfica ganhar jogos...

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 00:55  

Também acho que sim João. Deve ser isso.

Mas já agora porque é que no jogo com o Nacional é irregular? Essa é a 1a vez que ouvi Alfredo

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 00:59  

Claro que não há penalty do Miguel Vítor.

Também tenho uma opinião contrária à do Paulinho Cascavel em relação
ao Di Maria. O extremo argentino enche-me as medidas, é um espectáculo em pessoa.

Já agora aproveito também para responder ao João Barreto. Já me esforcei sinceramente para tentar ver algo no Aimar que o torne único e não vi mais do que um jogador banalíssimo. Façam vocês o exercício contrário e experimentem vê-lo sem esse amor que nutrem por ele. O ano passado fez uma época pavorosa e não me venham dizer que não, ou que a culpa era do Quique. Por muito que eu ache o espanhol um mau treinador, isso não explica tudo. Este ano, não há dúvida que está a jogar melhor, agora daí a achá-lo um génio vai uma distância gigantesca.

João, ainda em resposta ao teu comment. Discordo quando dizes que o Saviola e o Aimar são os dois craques desta liga. Em relação ao Saviola, obviamente que está a render e a render muito mais do que faria supor a qualquer adepto que tenha seguido as suas passagens por Barça, Madrid, Sevilha e Mónaco, mas não o acho um diamante em bruto. No que toca ao Aimar já disse o que pensava. A minha sincera opinião é que este campeonato tem dois génios: Di María e Hulk. No que diz respeito ao argentino já me pronunciei, quanto ao Hulk é de um estilo diferente, mas sem paralelo em Portugal. Enfim, uma pena para qualquer adepto de futebol ver um craque daqueles suspenso ad eternum pelo Ricardo Costa.

Pedro, como te disse, não vi o jogo. Apenas escrevi aquilo que ouvi algumas pessoas dizerem, nomeadamente o Bruno Prata. Tu gostas muito do César, eu acho-o um jogador vulgar enquanto lateral e, antes de se lesionar, tinha-o como um bom extremo. Não há dúvida que foi útil a Adriaanse que o aproveitou como lateral e ele nos primeiros jogos até foi cumprindo, depois verificou-se que era insuficiente. Além do mais, a julgar por uma entrevista dada recentemente, é um ingrato de primeira. O Porto atorou-lhe tudo. Noitadas, acidentes de viação, farras, lesões graves e um contencioso com o Belenenses. No final, a forma de agradecer dele foi fazer aquelas provocações.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 01:16  

Que provocações Duarte? Não vi o que ele disse

(O Bruno Prata é completamente azul, não é a melhor fonte de análise, tal como o João Gobern não seria para falar de um portista, por exemplo)

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 02:12  

Pois, disse que o Benfica é muito maior que o FCP e não sei que mais. Depois ainda teve a lata de dizer que a decisão do FCP de o ter mandado embora foi incompreensível e que de certeza que não tinha sido uma decisão do Adriaanse, mas sim do clube. O ressabiamento da segunda afirmação, ajuda a compreender a frustração da primeira.

É realmente de quem não tem um carácter lá muito bom, ou pelo menos não aparenta ter. Teve uma primeira mulher cheia de personalidade e que o tornou visualmente apresentável e agora tem uma namorada que é uma simpatia. Pena que não pareça ter aprendido nada nem com uma nem com outra, assim como não aprendeu nada enquanto esteve 4 anos numa cidade e num clube que lhe deram muito e nunca o trataram mal.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 10:13  

Olha talvez agora percebas o que eu acho do Jesualdo Ferreira!

João S. Barreto 11 de janeiro de 2010 às 12:57  

Duarte eu tb gosto do di maria e do hulk, simplesmente sao jogadores que pela sua falta de regularidade ainda n podem ser os craques desta liga. agora se me perguntares quem sao os jogadores com mais futuro, esses dois e o david luiz ao certamente os melhores.

Alfredo Barbosa 11 de janeiro de 2010 às 13:44  

Sim, foi irregular. No canto que dá o golo ao Saviola, o último a tocar é o Di Maria. 3 jogos, 3 golos, 3 irregularidades, 3 vitórias falseadas.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 14:49  

Nao é isso Alfredo. Isso é do jogo com o Rio Ave. E a bola tocou no Di Maria fora de campo. Mas eu queria mesmo é saber porque é que é irregular o golo ao Nacional no fim de semana anterior!

Alfredo Barbosa 11 de janeiro de 2010 às 14:53  

Ah, esse. Pergunta ao Sílvio Cervan, ele responder-te-á.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 15:48  

Dispenso o Sílvio. Podes-me responder?

Alfredo Barbosa 11 de janeiro de 2010 às 20:32  

Posso, claro. "O cliente quer, o cliente tem!"

Para além do arremesso ter sido irregularmente executado, o lançamento seria para o Nacional e não para o benfica.

Mas claro que este lance foi um mero detalhe no manancial de acasos susceptíveis de benefício deliberado.