FC Porto x U.D. Leiria

No que toca a futebol jogado, penso que tudo se resume ao facto do Porto ter marcado 3 golos e o Leiria 2.

Miguel Lopes a titular. Não comprometeu a nível defensivo, e arriscou pouco a subir no terreno.

Dupla de centrais a hesitar demasiado. Helton a ter algumas responsabilidades no primeiro golo, mas é muito perto dele. Redimiu-se no penalty defendido.


Algo que não gosto de falar, e tenho evitado falar mas depois da sua actuação hoje sou forçado a tal…


Elmano Santos, who else?

2 golos do Leiria no Estádio do Dragão, 2 golos que nascem de um livre e de um canto mal marcados (inexistentes). Coincidencia? Não creio. Elmano Santos, uma das estrelas do plantel da APAF, fez hoje, uma exibição de gala. 1 Golo, claramente mal anulado ao FC Porto no segundo tempo a Falcao, após passe de Farias( o que daria o hat trick ao colombiano). Se o golo anulado na primeira parte a Falcao, é anulado, então o primeiro golo do Leiria, também tem de ser. Este excesso de zelo para com o FC Porto é algo que preocupa. Faltas a meio campo eram às dezenas. Junto á área leiriense, nem pensar.

A expulsão do guarda-redes leiriense, fez me lembrar o jogo
Naval vs Benfica no ano passado, que dá origem a um livre que iria dar o golo da vitoria à equipa encarnada. Em ambas as situações, a equipa de arbitragem fez a opção errada.

Tal como Djuricic, Fernando é mal expulso. Está no ar e de um lançamento lateral, a bola toca lhe no ombro quando este procura tirar o braço. Elmanices… Helton corrigiu o erro de Elmano.

Numa altura em que um deslize pode começar a ser decisivo, agradece-se algum profissionalismo aos senhores que tomam decisões.

Positivo: Falcao. Golos, pormenores de classe, e absolutamente enorme a jogar de costas para a baliza.

Fernando. Enorme. É omnipresente. E ocupa todo o espaço defensivo.

Ronny. Quando o Sporting anda á procura de lateral esquerdo…

Negativo: Alvaro Pereira. Que saudades de Cissokho.

Rodriguez. É assim tão complicado ensinarem-no a cruzar?

157 Passes de rotura:

Alfredo Barbosa 10 de janeiro de 2010 às 22:54  

Falta aí o offside marcado ao Farias que daria ao Falcao o hat-trick.

Concordo plenamente nessa lacuna do Rodriguez. Embora muito esforçado, como é seu timbre, não faz um cruzamento decente.

Penso que faltou aí uma menção honrosa para o Varela...

v.a.s.c.o. 10 de janeiro de 2010 às 23:02  

Está la Alfredo. Um golo claramente mal marcado, e um exactamente igual ao primeiro do Leiria...

Varela quebrou muito na segunda parte, e foi por isso que não o coloquei.

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 23:35  

Por amor de deus!O FCP continua a ser puxado ao colo!

Djuricic foi mal expulso,a bola bateu na cara!

Fernando foi bem expulso a bola bateu-lhe no braço,foi um penalty infantil do Fernando!

Qual fora de jogo mal tirado?O Falcao está ligeiramente offside!Ou está ou não está, não há cá foras-de-jogo que podem passar.

O Raul Meireles não foi expulso porque?No fim ele comete falta inconstestável sobre Ronny e quando o árbitro assinalou falta, R.Meireles solta logo um "vai po ..." Por amor de deus??Mas o que é preciso fazer-se mais para ser-se expulso?

Este jogo vai para a minha jarra:

FC Porto-Nacional
FC Porto-Sporting
FC Porto-Rio Ave
FC Porto-U.Leiria

Isto é uma vergonha!

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 23:48  

E Ronny também não dá para lateral-esquerdo do Sporting,pelo menos por enquanto,e não me parece que vá algum dia dar.

Para se jogar a lateral esquerdo do Sporting tem que se saber fazer mais do que bater bolas paradas!
O lugar de lateral-esquerdo já foi do Ronny.Teve oportunidades suficientes para o agarrar e não agarrou.Joga sem chama,sem velocidade,falta-lhe praticamente tudo para ser o lateral esquerdo.

v.a.s.c.o. 10 de janeiro de 2010 às 23:52  

Só podes ter graves problemas de visão, mas principalmente fortes problemas nas articulações com especial incidência na área do cotovelo.

Compreendo que são muitos anos de Kokes, Gladstones, Angulos, Farneruds, mas não tenho culpa que os campeonatos não venham...

E sou consciente nas minhas analises e nunca falei de arbitragem. Mas hoje foi demais...

Já esperava que vocês apenas vissem o lance do Djuricic. E não podes ter visto o jogo para falares que o Porto foi favorecido.

Começa a ser demais neste Blog. Parece uma perseguição...

Duarte 10 de janeiro de 2010 às 23:53  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 10 de janeiro de 2010 às 23:56  

"Por amor de deus!O FCP continua a ser puxado ao colo!"

Tomás espero muito honestamente que tenhas escrito esta catrefada de disparates logo a seguir ao apito final. Só com a azia enorme de ter visto o Leiria desperdiçar um penalty que daria o empate final, se compreendem tamanhas barbaridades.

O Porto continua a ser levado ao colo? A sério até para a doença há limites. Todos nós podemos puxar a brasa à nossa sardinha, mas aquilo que tu escreveste é incrível. Não me leves a mal, mas olha que o que não faltam por aí são oftalmologistas, aconselho-te vivamente a procurar um.

Depois continuas a pôr essa lista de jogos perfeitamente ridicula. À cerca desses jogos eu já te respondi um por um noutro post. Pensei que tinha sido esclarecedor porque respondeste ao meu comentário, mas não contestaste nada do que disse. Gostava mesmo que me dissesse um lance no Porto Nacional, só a título de exemplo, em que o Porto tenha sido beneficiado.

Olha e já agora, vê lá se não é mal anulado um golo ao Falcao. Agora com mais calma, vê lá quem é que foi prejudicado.

Duarte 10 de janeiro de 2010 às 23:58  

Já li opiniões contraditórias sobre a expulsão do Djuricic. Do estádio pareceu-me mesmo que era mão. De qualquer modo, como é óbvio preferia ter visto o golo do Falcao validado do que a expulsão do guarda-redes leiriense.

Tomás Pipa 10 de janeiro de 2010 às 23:58  

Duarte,diz-me..a bola não foi na cara do Djuricic?Diz-me a tua morada e eu marco-te uma consulta de oftalmologista mesmo ao lado de tua casa já esta semana!

O golo do Falcão ou Farías,foi um golaço!Mas o jogador que matou a bola com o peito estava fora-de-jogo,por pouco,mas estava.E a lei do fora-de-jogo é clara,ou é,ou não é!

Sim,o FC Porto é beneficiado!Qualquer equipa que vai ao Dragão é encostada até mais não!Faltas por marcar,foras mal assinalados,cantos mal assinalados e por assinalar,amarelos por dar,expulsões perdoadas,é tudo!É um escandalo!

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 00:03  

Kokes,Gladstones,Farneruds são os jogadores que o meu clube pode dar aos adeptos, mas deu-os de forma honesta!Não roubámos internamente para ir à Champions para ter dinheiro para ter os vossos jogadores!

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 00:09  

Caro Vasco, concordo com: "Falcao. Golos, pormenores de classe, e absolutamente enorme a jogar de costas para a baliza." Fantástico. O "suplente do Renteria" continua a faturar. Aquele primeiro golo é de uma dificuldade elevada e a forma como ele remata é sublime. Não ficaria nada mal aos meus colegas benfiquistas de blogue reconhecerem o valor inquestionável do colombiano.

Discordo: "Álvaro Pereira. Que saudades de Cissokho. Rodriguez. É assim tão complicado ensinarem-no a cruzar?". O lado esquerdo funciona bem, está sempre em jogo. O Álvaro e o CR entendem-se muitíssimo bem. Rodrgiguez então é um mouro de trabalho e hoje teve em vários lances imenso azar.

" Helton a ter algumas responsabilidades no primeiro golo, mas é muito perto dele."

Tu gostas mesmo do Helton:). Aquilo foi um frango com todas as penas que podia ter custado os 3 pontos. Não custou porque o guardião brasileiro defendeu o penalty, defesa essa que foi festejada como se de um golo fosse (confesso que quando defendeu comecei a chorar quase compulsivamente tal o balde de água fria que os leirienses quase proporciaram). De qualquer modo hoje Helton voltou a cometer um erro gravíssimo, se isso não tivesse acontecido, aquele penalty tinha sido visto com descontracção e não com apreensão. Está mais do que na hora do Beto jogar.

É verdade, em relação às notas positivas, tenho a certeza que te esqueceste de colocar aquele cabeçasso do Bruno. Que golão.

Numero Dez 11 de janeiro de 2010 às 00:14  

Não vou entrar ainda em casos de arbitragem porque não vi o jogo. Duarte reconheço qualidades ao falcao sem alguma duvida, ainda que tu não aches nem reconheças valor ao pablito!

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 00:17  

Vasco, só mais uma coisa que te esqueceste. Antes do jogo foi exibido um vídeo fantástico sobre o José Maria Pedroto para assinalar os 25 anos do seu desaparecimento.

Pedroto foi uma das figuras do volte face que se deu no futebol português. Sim, João Barreto porque antes dele, os campeonatos eram ganhos pelo teu clube ainda antes de serem disputados. Assim cresceram vocês. Vocês e o Sporting do Tomás que ficava com os restos como clube médio/baixo que é e habituado ao insucesso como sempre esteve. Com a FPF a ser controlada pelos centralistas. Os clubes de regime venciam sem o menor problema. Isso acabou, sendo certo que depois em 2004/2005 tivemos uma reedição dos anos pré-25 de Abril, o que acabou por ser uma homenagem para os mais saudosos e nostálgicos dos tempos antigos.

Tomás continuas na tua onda de cegueira e disparates. Diz lá um lance objectivo nos jogos que enumeras em que o Porto tenha sido beneficiado. E por favor fala-me em algo concreto, não quero coisas abstractas porque isso é conversa fiada. Diz lá, no Porto x Rio Ave, no Paços x Porto, no Porto x Nacional um lance que tenha tido o Porto como beneficitário. Revê lá os jogos e talvez arranjes um lançamento lateral mal marcado a favor dos campeões nacionais.

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 00:17  

Falcao é excelente,é um animal de área,faz-me lembrar Drogba com as devidas proporções!Dentro da área luta como poucos e ganha quase tudo,a finalizar é uma delícia também,mas ainda falha muitos golos!

Não é o estilo de avançado que mais gosto,tal como os que me rodeiam sabem que não morro de amores por Drogba sebem que ache que seja um avançado mt forte!

Manú 11 de janeiro de 2010 às 00:18  

ja por diversas vezes reconheci aqui o enorme talento e faro do falcao.
so tento evitar que a tua paixao clubistica fale mais alto que a razao quando começas a dizer q ele é um fora de serie melhor que o cardozo etc.
é um grande avançado sem duvida e todos os benfiquistas o reconhecem, bem como que penso que todos os adeptos de futebol em geral.
ja leva 10 golos na liga na primeira volta, bastante bom!

quem nao sabe reconhecer (ou nao soube durante mais tempo do que devia) meritos dos avançados adversarios és tu. lembro te da tua casmurrice em relaçao a saviola, que continua a resolver e que espero que esteja à beira de ser chamado por maradona.

quanto ao renteria acho que os portista o menosprezam bastante, acho um bom avançado, ainda que nao seja um matador.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 00:21  

Obrigado Número Dez, foste o primeiro a elogiar o Falcao! E depois eu é que assobiava para o lado com o Saviola, mesmo depois de o reconhecer como um excelente valor para o nosso futebol.

Quanto ao Aimar, quando ele se começar a exibir como o Falcao - e se isso acontecer alguma vez -, e falando obviamente em proporção porque têm papéis distintos, não terei problemas nenhuns em elogiá-lo também.

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 00:21  

FC Porto x Nacional as duas expulsões ridiculas. Penalty tudo bem.Expulsar,pq?

O árbitro primeiro mandou jogar,passado um bocado por decisão do auxiliar (que só nos jogos do SCP os penaltys não são marcados por auxiliares)o árbitro marca penalty.Tudo bem. Depois o árbitro expulsa o do penalty e expulsa um outro jogador que ficou indignado e revoltado,mas isso é perfeitamente normal pq o árbitro voltou atrás na decisão e o 2ºjogador expulso não disse nem metade do que o R.Meireles disse hj ao árbitro.Num ápice..o Nacional ficou reduzido a 9!

No FC Porto x Rio Ave o árbitro nem deixou o Rio Ave jogar. Faltas por marcar contra o FCP, faltas fantasia marcadas a favor do FCP. Foi ridiculo!Amarelos a torto e a direito!

Paços x Porto, 1º o Hulk tinha sido logo expulso muito antes,e no fim o fora de jogo mal tirado ao Paços é para rir. O árbitro lembrou-se que o FCP não podia começar o campeonato a perder!

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 00:22  

Manú, mas eu também nunca disse que ele era melhor que o Cardozo. Apenas pedi para compararem a primeira época dele com a do Tacuara.

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 00:23  

Então se o Djuricic jogou com a mão, o Jardel marcava quantos golos com a mão por época?15,20?

v.a.s.c.o. 11 de janeiro de 2010 às 00:24  

Tomas só existiram lances contra os adversários do FC Porto ? nem um ? foram só prejudicados...

Hoje foi uma vergonha. E não podes ter visto o jogo, senão não dizias tamanhas barbaridades

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 00:26  

Saviola e Cardozo são jogadores diferentes do Falcao, mas são superiores. Saviola enche-me as medidas!Na Europa este ano:

Drogba,Messi,Cardozo 19golos
Saviola 16
Rooney 15
C.Ronaldo,L.Fabiano,Pedro,Falcao,Higuain,Ibrahimovic todos com 13
Fabregas,M.Gomez,F.Torres,Milito,Aguero 12 golos
(...)
Liedson 9golos

João S. Barreto 11 de janeiro de 2010 às 00:30  

porque é que o meu comentario foi removido?

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 00:41  

Tomás, primeiro desculpa por te sugerir uma consulta no oftalmologista. Tu não vês mal, vês é de mais, reconheço-te esse condão. Tu consegues ver aquilo que mais ninguém vê, mas talvez a unha do dedo grande do pé do Farías estivesse fora do jogo. Deixa-me rir.

"FC Porto x Nacional as duas expulsões ridiculas. Penalty tudo bem.Expulsar,pq?"

Expulsar porquê? Olha Tomás se calhar porque o Cleber defendeu a bola com a mão quando esta ia entrar na baliza e porque o Clebão, não contente com isso, ainda se pôs a insultar o árbitro. Mas pronto, foi uma boa tentativa. Já no Porto x Rio Ave, não resististe à tentação e voltaste a falar em abstracto. Nesse jogo, todos nós - principalmente o Cristiano que foi o que escreveu sobre ele - achamos que o Fucile cavou um penalty que o Falcao falhou. Depois, o Pedro foi mais longe e considerou que o árbitro não marcou seguidamente dois penaltys a favor dos dragões. Ou seja, no cômputo geral o FCP até foi prejudicado. Repito-te, uma vez mais, que também foi estranho ver o Carlos passar o jogo a perder tempo e levar amarelo aos 75min e o Beto ter o mesmo tratamento da primeira e única vez que perdeu algum tempo para repor a bola em jogo.

Ainda em relação ao Porto x Rio Ave, dei-me ao cuidado de ver os comentários que fizeste no post de arbitragem que o Pedro escreveu sobre esse jogo. Pois bem, nos teus comentários não escreveste uma linha sobre esse encontro. É estranho, ficaste revoltado agora.

No Paços x Porto, estás no teu direito de achar que o Hulk foi expulso tarde. Eu não concordo, mas pronto. So que relembro-te que o Porto chega ao empate já com 10 homens em campo.

André Seixas 11 de janeiro de 2010 às 00:55  

Nem sequer vou entrar na partida Tomás Pipa VS Porto porque, sinceramente, achei as considerações do Tomás inacreditáveis, para não dizer outra coisa.

Quanto ao jogo, apesar do imenso frio que se fez sentir, foi um jogo muito interessante. Jogou-se a um nível muito razoável e houve cinco golos, o que é fantástico no nosso modesto campeonato.

Concordo com o Alfredo: falta o destaque ao Varela. Um belíssimo jogo deste reforço. Está num grande momento de forma e, mesmo com uma 2ª parte pobre, faz imensa falta ao Porto.

Gosto muito do Helton, mas eu concordo com o Duarte: aposte-se, definitivamente, no Beto. O guardião brasileiro dá-me arrepios na espinha cada vez que a bola anda na zona dele.

Falcao mostra que, quando a sua confiança está em alta, é um ponta de lança muitíssimo útil. Está sempre à espreita e, como está a provar, faz muitos golos (mesmo falhandos alguns escandolosos).

Em relação ao Elmano... Penso que já foi tudo dito. Mas se continuar a ler com muita frequência este blog, acho que vou acreditar que o Porto hoje foi, "mais uma vez", levado ao colo.

João S. Barreto 11 de janeiro de 2010 às 00:58  

o facto é que os jornais tambem dizem que o djuricic é mal expulso. ainda vao fazer análise ao jogo de futebol ou é mesmo só à arbitragem?

Anónimo 11 de janeiro de 2010 às 00:58  

Tomas concordo com tudo o que disseste agora! é mais do mesmo.
Mais ninguem vê? Não faz mal,ja lhes entrou na rotina e na minha também, mas acho bem que continues a realçar a maneira como o porto todos os anos tem quem lhe de colo. É tao obvio que ja ninguem liga muito.

FMB

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:01  

Claro, FMB. E o golo do Falcao foi muitíssimo bem anulado e tudo.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:02  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:04  

João, já falei de futebol. Aliás era com essa exclusiva intenção que vinha, só que depois vi os vossos comentários inflamados.

Espero pela resposta do Vasco em relação ao Helton:)

João S. Barreto 11 de janeiro de 2010 às 01:07  

Duarte desculpa mas este post tem prai 8 linhas a falar de futebol e 20 de arbitragem. e eu que so vi parte do jogo e os golos gostava de uma analise ao jogo em si... ainda sou um novato neste blog mas spr que vejo um post do porto so vejo criticas a abritragem e isso para mim é uma incoerencia do tamanho do mundo. se eu fosse portista a arbitragem era tema tabú para mim

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 01:08  

Sobre a arbitragem falo no meu post.

Quanto ao jogo, o facto mais relevante é mais uma prova de que este Porto demonstra uma consistência que roça a do meu Benfica em anos idos - sofrível - e que quase cometeu a proeza de não segurar uma vantagem, em casa e perante o poderoso Leiria, por três vezes. Na última vez, contra dez. Seria obra de facto.

Duarte só uma coisa, não venhas agora com hipocrisias do Saviola porque se lhe reconheceste o valor foi porque a isso foste obrigado. E não finjas que aqui alguma vez aqui disse que o Falcao era mau. Pelo preço que foi, bem pelo contrário, foi um excelente negócio. Só dissemos que por vezes falha golos inacreditáveis (e por isso era conhecido na América do Sul), o que é verdade.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:16  

André, espero que tenhas ficado bem instalado no estádio:)

Como dizes, o Falcao já falhou algumas que podia ter marcado - algo que não aconteceu hoje -, mas todos falham. Sou um fã de El Tigre desde que actuava no River. Foi a nossa melhor contratação a par da do Varela. O próprio Álvaro Pereira parece-me uma excelente aposta, apesar de ainda não ser tão sólido como Cissokho a defender.

Mesmo sabendo que ganhámos e que o jogo foi impróprio para cardíacos, podíamos e deviamos tê-lo feito de outra forma. Já é um hábito este ano, o Porto quando joga em casa e se coloca em vantagem depois adopta uma postura displicente que normalmente traz dissabores.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:22  

Pedro, vocês também só elogiam o Falcao porque foram levados a isso. De igual modo, agora reconheço o valor de Saviola na liga portuguesa porque ele deu provas. Obviamente que quando chegou só me podia basear no que fez nas outras passagens europeias que teve e aí não altero uma virgula.

Dizes que nunca ninguém tinha dito mal do Falcao. Não é verdade, lembro-me de por mais de uma vez te referires a ele de um modo irónico como o "suplente do Renteria". Também não me esqueço de que quando saíram os resultados da sondagem sobre quem seria o flop do ano, o Número Dez ter dito que achava que iria ser o Falcao.

Quanto ao resto, concordo em parte com o que dizes, embora deva recordar-te que o SLB também passou as passas do Algarve para derrotar a União e que o Sporting, em casa, perdeu por 0-1 com esta equipa.

André Seixas 11 de janeiro de 2010 às 01:22  

Sim, vi o jogo na perfeição. Não fiquei no lugar que me estava destinado, mas não houve problema, mesmo estando bem composta a zona onde fiquei.

Num dia tão frio, não esperava que estivessem tantas pessoas a ver o jogo. Mas ainda bem que estiveram.

Em relação aos reforços, espero que o Porto continue a estar atento a bons talentos portugueses, como o Varela. Temos lá alguns sul-americanos que, sinceramente, estavam mais bem colocados nos campeonatos dos países deles.

P.S. Duarte, uma vez mais, muito obrigado pelos convites!

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:24  

Oh Tomás, desculpa mas disseste uma coisa extraordinária que eu deixei passar. No Porto x Nacional é o árbitro assistente quem marca o devido penalty. E isso está mal? Pois para ti se calhar está, querias que tivesse prevalecido o juizo - errado - do árbitro principal.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 01:28  

Como disse, falo da arbitragem no meu post, não vou estar aqui a dissecar os lances. Mas Duarte, é inacreditável dizeres que é mão - uma coisa é diferenças de interpretação em fora de jogo, faltas, etc., outra é dizer isso - do Djuricic (e ombro do Fernando, já agora).

E também não podes dizer que o Clebão é bem expulso e achar que o Tomás não tem razão ao falar do Meireles.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:29  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:29  

E João, deixa-me só esclarecer uma coisa. Precisamente por ser portista é que a arbitragem é tudo menos um tema tabú.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 01:33  

Mas isso de te baseares na carreira do Saviola e chegares às conclusões que chegavas - quando os números aqui apresentados o desmentiam - é que não tinha sentido. É como insistires que o Aimar é banalíssimo e ter tido a carreira que teve. Enganou muita gente então, desde treinadores e dirigentes à crítica, ao longo dos anos. Eu em relação ao Falcao tenho um histórico de análise muito menor, nunca tinha jogado na Europa, logo é mais normal que tenha dúvidas. A do "suplente do Renteria" lembro-me bem de o escrever e era bem notório que era uma brincadeira para picar, como se eu achasse que o Falcao era pior que o Renteria.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:33  

Pedro, eu não disse que o Djuricic foi bem expulso. Eu disse que do estádio me parecia que tinha jogado com a mão o que é bem diferente. Por favor leiam aquilo que eu escrevo e não aquilo que querem que eu escreva. É pedir muito?

Em relação ao Meireles não vi o lance, portanto não posso falar. No entanto, se de facto insultou o árbitro claro que também acho que devia ser expulso, embora na altura em que tal aconteceu o resultado deste jogo já não se alteraria.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 01:40  

"embora na altura em que tal aconteceu o resultado deste jogo já não se alteraria."

És bruxo estou a ver. Havia um livre para marcar e o Porto defenderia com menos um, nunca se sabe.

Desculpa li mal o que escreveste. Mas acho que essas "versões contraditórias" as deves ter ouvido todas na bancada.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:46  

Pedro, sinceramente não me apetece ter de discutir outra vez os números do Saviola. Não me apetece nada ter de vos perguntar porque é que o Barça não o quis, porque é que não jogou no Madrid, porque é que Sevilha e Mónaco não accionaram a sua cláusula de opção, porque é que a valer 5 milhões veio para o Benfica e não para um clube com outras posses e ambições. O Pizzi chegou a ser o melhor marcador de Espanha, o Esnaider um avançado temível no Atl Madrid, pedra basilar no Saragoça que conquistou a Taça das Taças ao Arsenal e também jogou no Real Madrid e na Juve. Isso fez deles grandes jogadores nos macrocampeonatos europeus? Não e não os estou a comparar ao Saviola, descansa. Saviola está a provar ser um excelente reforço, é uma grande valia para a nossa liga, que queres que diga mais? Queres que diga que é melhor que o Rooney, que o Villa ou que o Henry? Isso não posso, desculpa.

Do Aimar apenas falo do que vejo. E a verdade é que também em Espanha não foi nenhum Zidane se não, não ia de Valência para Saragoça para alinhar num clube que desceu de divisão.

Queres que me ajoelhe perante eles? Eu ajoelho, se me apresentares os rapazes. Se fizeres isso e me pagares o almoço na Versailles, o jantar com marisco no Gambrinus e uma noite na Lux eu ajoelho, juro:)

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 01:50  

"És bruxo estou a ver. Havia um livre para marcar e o Porto defenderia com menos um, nunca se sabe."

Oh Pedro, já uma vez te disse, e mantenho, que até és um bom rapaz. Só pecas quando entras por essas teorias da conspiração benfiquistas. Mais bruxo estás a ser tu ao traçares um hipotético golo do Nacional na sequência de um livre que, se queres que te diga, nem sequer me lembro como terminou, embora ache que o Raul estava na barreira. Agora se achas o Raul Meireles um jogador importantíssimo para fazer parte de uma barreira estás no teu direito. Confesso, no entanto, que essa foi uma virtude que nunca lhe vi apontada por ninguém.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 02:03  

Aliás, nesse livre tenho muitas dúvidas se a falta existe ou não. O melhor é começarmos a pedir as imagens à Sporttv para as discutirmos aqui:)

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 02:05  

Duarte isto não é nenhuma teoria de conspiração. Nem disse que ia ser golo, só que havia essa hipótese. Disseste como quem não quer a coisa que o resultado não sofreria nenhuma alteração e eu limitei-me a contestar essa verdade absoluta. Defender com 11 ou 10 é diferente, acho que percebes isso.

Não disse que o Aimar era o Zidane.

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 02:13  

Não Duarte,acho bem que o assistente tenha marcado o penalty.

Acho engraçado é que já por 2 vezes em jogos do Sporting,o assistente interrompeu o jogo para marcar penalty (e bem) e o árbitro não aceitou(e mal)!São diferentes tipos de tratamento aos clubes.

Tal como nas expulsões, o Derlei foi expulso o ano passado porque fez o gesto de dar fingir que apanha morangos no ar com mais força em forma de protesto a um fora-de-jogo mal tirado. Estão a ver mais ou menos?não sei se me expliquei bem.

O Meireles depois de uma falta óbvia e de ver um amarelo,ainda tem a lata de o mandar para o crl e o árbitro nada faz!Como?? E foi o P.Bento expulso no Dragão pelo Martins dos Santos porque disse: "assim não dá" lol..

Como podes insinuar que eu estou doente? Se dizes que o Clebão foi bem expulso numa jogada onde não houve sensibilidade,num lance em que o árbitro acabou com o jogo, deu penalty e tirou dois jogadores ao Nacional...estragou literalmente o jogo!Só vale para o árbitro ser pedagógico para o jogadores do FCP?O palavrão com sotaque do norte não conta como insulto?E com sotaque do Sul já conta?

Estás de acordo com isso tudo e depois não consegues dizer que o Fernando faz penalty,que o Djuricic joga de cabeça e que o Meireles não deveria ter ido para a rua por palavras perceptíveis na televisão!Diz-me,achas mesmo que eu sou doente?

Eu gostei do jogo,e acho mesmo que o Leiria merecia mais.

Gostei do A.Pereira,mas gostei muito da equipa do Leiria.Gosto do Lito,é um treinador que arrisca e nisso tiro o chapéu.Mesmo quando ficou com 10,foi vê-lo a tirar um médio e meter mais um ponta de lança...está bem que tava a perder,mas dos clubes pequenos ninguém faz isso!

Mas Duarte,não me esqueço que me mandaste ir ao médico dps de dizeres que o golo do Petit ao V.Baía não entrou e que o Djuricic jogou com o braço!Está tudo anotado!

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 02:23  

Eu odeio o Aimar que fique bem claro.Mas aqui vou entrar em sua defesa.

Aimar foi para o Zaragoza quando era titular no Valência.O Zaragoza pagou por ele e pagou bem.
O Zaragoza em Espanha não é visto como uma equipa de 2ª divisão como tu aqui falas.

O Zaragoza é um dos grandes clubes espanhóis embora não o reconheças.Há o Real Madrid,At.Bilbao e Barcelona que são os maiores e logo atrás vem Valência(recentemente),A.Madrid,Zaragoza e Sevilla.São chamados os 7 grandes clubes espanhóis!Agora também há o Villarreal e Deportivo,mas isso são equipas que se estrearam na 1ªLiga Espanhola na década de 90 já.É um clube que compra caro e paga bem e que só viste 1 vez na 2,por isso é um clube para onde os jogadores gostam de ir.É um clube que só viste uma vez na segunda liga e que já viste dar 6-0, repito 6-0 em Santiago Bernabéu e há menos que 8 anos.Quando o Aimar foi para o Zaragoza,foi embarcar no projecto Champions League do Zaragoza,foi o maior orçamento de sempre do Zaragoza que foi buscar:

César(GR),Carlos Diogo,Pavón,Ayala(por 6M€ depois de ter ido a zero para o Villarreal 2 semanas antes),D'Alessandro,Diego Milito,Ewerthon,Ricardo Oliveira,Sergio Garcia,Luccin,Matuzalem,Gustavo Nery(na altura na selecção).

Portanto,foi uma equipa que investiu muito para ir à Liga dos Campeões e infelizmente para mim,que vivia em Zaragoza na altura,desceu de divisão.Mas não era uma equipazeca como tu dizes.

O Aimar foi feliz em Valência,não teve muito sucesso em Zaragoza porque teve muitas lesões e não porque não se impôs.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 02:26  

Ainda bem que anotaste tudo isso Tomás. Só foi pena não teres anotado outras coisas.

Desde logo, foi pena não teres reparado que escrevi que avaliei os lances no estádio, o que, como concordarás, é diferente de ver na TV. É de lamentar que digas que eu disse peremptoriamente que o Djuricic jogou com a mão, quando eu não o fiz.

Agora vamos ao que tem mais piada no meio de tudo que isto não podem ser só coisas sérias. Achas, como eu acho, que o assistente fez bem em dizer ao árbitro principal que o Cléber do Nacional cometeu penalty contra o Porto. Dizes isto e depois vens-me falar em pedagogia? Se alguém tinha razão para estar furioso esse alguém eram os jogaodres do FCP que por pouco viram o árbitro fazer vista grossa a um penalty claro. O Clebão insulta o árbitro, há algum tipo de pedagogia perante isto?

E voltas a dizer que o Paulo Bento disse "assim não dá". Tu ouviste-o a dizer isso ou foi ele que disse que disse? Tudo isso ainda por cima num jogo em que o João Pinto simulou 2 penaltys para o Jardel que converteu um, dando assim o empate ao SCP num jogo que ficou 2-2.

Pela milionésima e, espero eu, última vez, peço-te encarecidamente que me mostres uma imagem da bola rematada do Petit toda dentro da baliza do Baía. A partir daí, digo que foi golo porque, sem me considerar uma sumidade, também não sou burro.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 02:32  

E Tomás por favor, que estou cheio de sono:), eu não disse que o Zaragoza é de segunda. O que eu disse foi que, quando tinha o Aimar, desceu de divisão. São coincidências, claro.

O Aimar nunca se afirmou completamente em Valência. Aliás, na final da Taça UEFA daquele super Valência treinado pelo Benitez, o Aimar começou o jogo no banco. Como é óbvio, se tivesse sido uma superestrela naquele clube, não saía para o Zaragoza porque por muito que este tenha dado por ele, não teria o suficiente para pagar o preço de um craque valenciano.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 02:34  

" não consegues dizer que o Fernando faz penalty,que o Djuricic joga de cabeça e que o Meireles não deveria ter ido para a rua por palavras perceptíveis na televisão!Diz-me,achas mesmo que eu sou doente?"

Tomás, não disse que o Fernando não tinha feito penalty. E Tomás, não vi o jogo na TV (enésima vez que digo isto:)), logo não sei o que é que o Meireles disse ao homem!

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 02:39  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 11 de janeiro de 2010 às 02:45  

Aliás, quando o Meireles alegadamente insultou o árbitro estava de costas para mim, porque eu fico na bancada central, em frente ao banco de suplentes, mais concretamente na bancada central do lado de onde é marcado o livre. Portanto, por mais boa vontade que tivesse, não podia ver nada. Oh Tomás não me digas que agora me vais atacar porque vais dizer que podia não ter visto, mas nada me impedia de ouvir. Não vais fazer isso, pois não? Tem lá calma amigo.

João S. Barreto 11 de janeiro de 2010 às 03:01  

Duarte desculpa mas o Aimar sempre foi um jogador vital no Valencia exepto quando o Quique era treinador. E disto podes ter a certeza que sei do que estou a falar, o Aimar é o meu jogador preferido desde há vários anos e tive a sorte de o ver rumar ao meu clube. Como podes imaginar acompanhei sempre a sua carreira e sou também simpatizante do valencia. O que aconteceu ao Aimar e que explica em grande parte a sua baixa de forma no zaragoza (que de facto existiu) foi o facto de ter tido uma meningite, que embora nao tenha sido grave, para um atleta de alta competiçao tem efeitos negativos ao nivel muscular, dai o aparecimento mais frequente de lesoes durante a estadia no Zaragoza. Felizmente ele parece estar quase totalmente recuperado em termos de lesoes crónicas e tem demonstrado aquilo que ja sabiamos sobre ele: é um 10 ao nivel dos melhores do mundo.

António Lopes da Costa 11 de janeiro de 2010 às 03:18  

Mas qual é a surpresa?
O Porto é levado ao colo.
O Benfica é levado ao colo.
Tem sido assim sistematicamente.
Os mesmos que tiraram, ao Sporting, 2 campeonatos, uma Taça da Liga e a hipótese de ter vencido 2 Taças de Portugal (a do Dragão e o 3-3 na Luz) preparam-se agora para impedir o Sporting de Braga de ser campeão.
Haja decência! Enquanto os protagonistas foram os que estão lá agora, não tenham ilusões: teremos de continuar a seguir os jogos de outras ligas e continuamos a dar uma olhadela ao que se passa por cá.

Em relação ao Aimar, acho que é um jogador banal, assim como a esmagadora maioria dos jogadores do Benfica.

Um bem-haja a Vossas Excelências.

LMC 11 de janeiro de 2010 às 03:59  

Não vou comentar o jogo,pois todos vocês devem perceber a minha opinião sobre o mesmo! Os cães honestos ladram, e infelizmente a caravana do Norte continua a passar impúne!
Duas notas para os amantes do futebol:
1-Manuel Machado já está bem e recupera em casa.Apesar de eu o achar o treinador mais odioso do futebol Português, é daqueles que começa a ganhar o seu espaço.
2- Angola empatou com o Mali 4-4,depois de ter estado a ganhar 4-0. Fez me lembrar um famoso jogo de Portugal sub 21, que o resultado ficou 5-5.No entanto,a recuperação neste jogo começou aos 78 minutos...Com Angola a sofrer 3 golos em cinco minutos no fim! É pena o guarda redes ser fraquinho,pois é uma seleção que eu gosto de ver jogar.Preferia o Lama na baliza em vez do Carlos!

LMC 11 de janeiro de 2010 às 04:01  

Mas obviamente a culpa não é só do guarda redes!Os centrais pareciam baratas tontas nos últimos minutos.
Gostei do Flávio,bons golos!

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 08:40  

Luis,só uma correção,esse 5-5 foi no Mundial-sub17 em 2003,jogava na equipa de Portugal: Mário Felgueiras,Miguel Veloso,Tiago Gomes,Paulo Machado,Vieirinha,J.Coimbra,J.Moutinho,M.Fernandes,Saleiro,H.Barbosa e B.Gama.

Para quem gosta de futebol como eu,nada como a CAN!É das minhas competições preferidas,normalmente na 2ªquinzena de janeiro tou de férias e adoro ficar a ver a CAN com o meu bloco de notas lol!

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 10:10  

O Bloco de Notas de Tomás "Lazlo Boloni" Pipa lol. Daqui a uns tempos vens aqui apresentar um lateral desconhecido da Zâmbia ou assim;)

"Se alguém tinha razão para estar furioso esse alguém eram os jogaodres do FCP que por pouco viram o árbitro fazer vista grossa a um penalty claro." Já reparaste que não consegues analisar um lance sem desculpar os jogadores do Porto ou minimizar as consequências do lance? Os jogadores do Porto não têm que estar furiosos com nada, estão lá é para jogar à bola.

Quanto ao Aimar desculpa Duarte mas a carreira dele nos clubes e selecção fala por si. A partir daqui é embirração ou desconhecimento teu.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 11:09  

"Pedroto ainda há igrejas de bem querenças, batistas e paixões, sempre a roubar em prol dos mesmos cabrões"

A elegância dos Super Dragões é comovente. E tendo em conta o historial pelo menos do benquerença, só posso considerar que se estão a insultar a si próprios.

Cristiano Moreira 11 de janeiro de 2010 às 12:23  

Vasco, falaste muito bem.
Arbitragem vergonhosa.
Momentos que me irritaram:
- Comentador da Sportv, depois de ver a repetição, dizer que a bola bate em Rolando, no canto que dá o 2-2 ao Leiria.
- O árbitro expulsar o guarda-redes leiriense. Detesto beneficios!!
Um abraço!

Alfredo Barbosa 11 de janeiro de 2010 às 13:41  

Como é que é possível o Porto ter sido levado ao colo, se o Leiria marca um golo que não é falta e outro que não é pontapé de canto? Tal como no jogo com a Académica, nenhum golo é legal...

paulinho cascavel 11 de janeiro de 2010 às 15:19  

"Pedroto foi uma das figuras do volte face que se deu no futebol português. Sim, João Barreto porque antes dele, os campeonatos eram ganhos pelo teu clube ainda antes de serem disputados. Assim cresceram vocês. Vocês e o Sporting do Tomás que ficava com os restos como clube médio/baixo que é e habituado ao insucesso como sempre esteve. Com a FPF a ser controlada pelos centralistas. Os clubes de regime venciam sem o menor problema. Isso acabou, sendo certo que depois em 2004/2005 tivemos uma reedição dos anos pré-25 de Abril, o que acabou por ser uma homenagem para os mais saudosos e nostálgicos dos tempos antigos."

aqui está um belo exemplo de como uma mentira repetida muitas vezes se torna "verdade".

clube do regime? o benfica? a única associação com eleições democráticas que portugal teve durante o estado novo? com presidentes oposionistas, comunistas, anarquistas? o único clube cujos jogadores não faziam a saudação fascista? que não inaugurou o estádio a 28 de maio mas sim a 5 de outubro (como o teu porto fez)? o benfica que tinha um hino chamado "avante benfica", que foi proibido? o benfica cujas bandeiras substituíram as da URSS aquando da vitória alidada na II guerra mundial? esse benfica?

a fpf controlada pelos centralistas? então não?! o benfica teve de jogar um encontro da taça de portugal MENOS DE 24 HORAS depois da vitória na liga dos campeões frente ao barcelona em 61, não lhe tendo sido permitido o adiamento que tinha solicitado! depois de uma final da CHAMPIONS, o benfica, clube do regime e da fpf, teve de jogar esse jogo sem os 11 titulares e 4 suplentes que entretanto estavam no avião de berna para lisboa...

desde a criação, em 1938, da antiga comissão central de árbitros,
nunca um sócio do benfica foi seu presidente. clube do regime e da fpf?

uma coisa é ser protegido pelo regime (como o teu porto foi), outra é o regime ter aproveitado as nossas vitórias para fazer propaganda.

desculpem o testamento, mas quando vejo um portista dizer que o benfica era o clube do regime, dá-me vontade de rir, a pensar naquelas célebres deslocações às antas nos anos 90 (porque não tenho idade para me lembrar de mais) e subsequentes... há um golo anulado ao amaral que é uma autêntica pérola da arbitragem nacional - eu até punha aqui o link mas infelizmente, todos os vídeos que mostravam as excelentes actuações dos árbitros nos jogos com o porto foram removidos "por violação dos termos de utilização"...

duarte, todos temos telhados de vidro no que toca à arbitragem, mas vocês têm uma casa inteira feita do mais fino cristal. 25 anos a roubar, é esta a vossa história, 25 anos a roubar reduzidos a uma pena de perda de 6 pontos num campeonato que ganharam por 14.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 16:04  

Digam-me como o Porto é beneficiado se pelos vistos vê um golo ser-lhe mal anulado e sofre um golo na sequência de um lance que por e simplesmente não devia ter existido? Deixem a vossa cegueira de lado.

Tanta solidariedade para com a União de Leiria, mesmo não tendo sido estes no cômputo geral os mais prejudicados. Tenho a certeza que o Tomás, o LMC e o António também tiveram este sentimento tão bonito quando, em Alvalade, o Leiria meteu a bola 2 metros dentro da baliza do Ricardo e o árbitro auxiliar ficou a esfregar o olho, não validando o tento leiriense que daria o empate. Do mesmo modo, é de realçar a compreensão que o Manú, Pedro e Paulinho Cascavel tiveram aquando do penalty que o Aimar cavou em Leiria e que assim deu a vitória ao SLB.

António Lopes da Costa, eu também peço decência pelas arbitragens do Bruno Paixão na supertaça de 2007 e nos oitavos de final da taça do ano passado. E pedi, na altura, decência quando vi o Lucílio Baptista ser nomeado para arbitrar 4 Sporting x Porto consecutivos.

Ao LMC, só repito aquilo que escrevi no primeiro parágrafo. Se num jogo em que nos roubam o golo, em que sofremos um golo ferido de legalidade e em que, bem vistas as coisas, só lucramos com a expulsão de um jogador, como pode dizer-se de ânimo leve que o Porto foi beneficiado?

Paulinho Cascavel, não adianta vires com essas histórias. Como aqui já escrevi vocês gostam muito de escrever a história a vosso gosto, mas a história não se faz conforme as vossas vontades. Ninguém nega os benefícios que o Real Madrid teve no tempo no Franco, com o SLB foi a mesmíssima coisa. A mim o que me faz rir é a vossa altivez de clube imaculado, quando têm podres de cima a baixo. Também é ficção o Calabote? Também é ficção a não transferência do Eusébio por ser considerado património do estado? O Porto tem uma casa de cristal? O Benfica então tem ua quinta de um número infindável de hectares. Falas do golo do Amaral, eu posso ir buscar casos mais recentes. Posso falar-te no penalty do Pedro Silva, do golo do Clayton pelo FCP na Luz, onde, aí sim, a bola entrou e o árbitro não viu. Posso falar-te da arbitragem com o Braga no ano passado, que provocou a revolta de um determinado treinador que vocês todos bem conhecem. Posso ir por aí fora. Mentiras dizem-nas vocês, dizem uma catrefada delas aliás. E podes continuar a falar-me dessas coisas que eu apenas te digo que as críticas dos jornais às equipas de arbitragem, nos tempos do Estado Novo, eram por e simplesmente censuradas, logo em muitos jogos ninguém sabe, até hoje, o que se passou com exactidão.

Pedro, ainda deves estar a sonhar com o pseudo golo do Petit. O Olegário levou-vos ao colo com o Nacional. Que queres que vos faça mais? Que pegue na bola e marque golos? Já percebi que os Super Dragões só vão ganhar alguma consideração da vossa parte quando matarem ou esfaquerem alguém, como há quem já teNNha feito, não sei se percebes oNNde quero chegar.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 16:09  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 11 de janeiro de 2010 às 16:19  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 11 de janeiro de 2010 às 16:27  

Agora falemos então no Aimar, mesmo que isso nada tenha a ver com o post. Acho extraordinário que o João Barreto diga que ele foi sempre essencial no Valência quando nem titular foi na final da Taça UEFA, mas pronto. E não Pedro, não é casmurrice da minha parte porque se eu fosse casmurro, hoje não reconhecia a qualidade que o Saviola trouxe ao teu clube e ao campeonato. Vejo o Aimar jogar e todos os jogos pergunto-me, o que é que este tipo tem que vários outros não tenham? E essa de ser um dos melhores médios ofensivos do mundo é que é para fazer qualquer um rir e às gargalhadas.

De realçar que até nisto o Tomás está de acordo comigo, o que é um fenómeno. De qualquer modo, e mesmo concordando com a questão d fundo, ele lá tinha de escrever um comentário para me contradizer, dizendo coisas que eu ainda por cima não disse. Mas pronto, isso está-lhe no sangue. No dia em que ele concordar a 100% com algo que eu diga, pago-vos um jantar a todos

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 16:28  

Queria aproveitar para deixar uma palavra de apreço para os meus colegas Vasco (que por acaso até e o autor do Post) e Cristiano. Reconheço que a vossa postura é a mais correcta. Mesmo depois do Vasco ter admitido - como eu agora depois de ver as imagens, admito - que o Djuricic foi mal expulso vocês vêm logo com o vosso dedo acusador, envergando uma moral que não têm, para atacar tudo e todos, como se tivessem a mínima razão.

Quer o Cristiano, quer o Vasco praticamente não se manifestaram relativamente às vossas provocações. Reconheço que se calhar também não o devia ter feito. Vocês diziam os disparates que vos apetecia dizer, mesmo que não tenham nada a ver com o tema do post, e ficavam a falar sozinhos. No entanto, para mim, é difícil ler e ficar quieto e impassível. Espero que o Vasco e o Cristiano compreendam, na medida do possível, a minha posição.

Só mais uma coisa, ver benfiquistas e, principalmente, sportinguistas a dizer mal do Elmano Santos é anedótico.

PS: Justiça seja feita também ao Número Dez que tem tido a mesma postura do Vasco e do Cristiano.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 16:32  

O Tomás acha que o Aimar AGORA não acrescenta nada. Discordo mas está no seu direito. Tu achas que ele nunca foi nada, e isso é que é grave. Quando o Messi diz que "Aimar é o meu ídolo" ou Maradona salienta que "é o único que pagava bilhete para ver jogar", és claramente tu que estás certo.

Olha o Benni McCarthy foi fundamental no Porto e não jogou a final da Champions, o que é que isso tem? Ou, celebremente, o Papin que era uma estrela do Milan, um dos melhores jogadores do mundo, na final da Champions com o Marselha em 93 ficou no banco porque o Van Basten recuperou da sua grave lesão e o Capello só jogou com um ponta de lança. Além de que o Benitez é parvo.

Deixa-te lá de bocas aos No Name, abomino-os por serem uma cambada de anarquistas e ligados à extrema-esquerda e não tenho prazer nenhum em defendê-los, mas não preciso de te recordar quem levou um ano de pena suspensa a semana passada (e aposto que se fosse julgado num tribunal a Sul do Mondego levava mais) pois não?

Pergunta aos sportinguistas o que eles acham do Olegário (meias-finais da Taça 05/06).

Quanto às histórias do Estado Novo, tu é que vieste do nada puxar esse assunto quando ninguém tinha falado em Apitos Dourados ou afins e depois queixas-te das respostas. Continuas a querer dizer as mesmas balelas, apesar das verdades (se disseres que não são és mentiroso ou ignorante) que o Paulinho escreveu aí.

Mas já que gostas de falar do passado lá tens que levar com vinte anos de roubos em Palermo, como diria o treinador que tu achas que quer voltar ao FCP depois de ter sido cuspido em Londres pelo Hélder ou lá como se chamava esse energúmeno dos SD e de ter sido ameaçado de morte antes da final da CLeague de 2004:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/search/label/Jogos%20com%20o%20FCPorto

Descontando a linguagem facciosa por ser um blog do SLB, eu vi tudo isto com os meus próprios olhos porque felizmente tenho idade para isso. É pena o lance do Amaral (não é o brasileiro, é o médio português), arbitrado pelo inesquecível Donato Ramos, ter sido apagado porque é de facto dos lances mais incríveis de sempre, ou não é Duarte?

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 16:33  

É verdade Pedro, outra coisa. Dizes que os jogadores do Porto não têm nada que protestar no jogo com o Nacional porque estão lá para jogar. Pois, eu pensava que essa função não era só dos jogadores do Porto, pensei que os jogadores do Nacional também estavam lá para "jogar à bola".

paulinho cascavel 11 de janeiro de 2010 às 16:48  

"Também é ficção o Calabote?"

é engraçado falares no calabote. segundo a história, o benfica e o porto estavam empatados na classificação com o porto em vantagem por goal-average. estávamos na época de 58/59 (antes de o benfica iniciar a sua gloriosa era) - portanto, longe de ser ainda o "clube do regime" que o duarte diz que fomos, entretanto já demonstrado que isso de não passa de um mito.

reza a lenda que o árbitro prolongou o jogo por 10 minutos à espera de um golo do benfica que desse o título de campeão ao glorioso.

acontece que:

1. o benfica e o porto começavam os jogos às 15h. o benfica retardou a entrada em campo em cerca de 5-6 minutos, para vir a beneficiar do conhecimento do resultado do jogo do porto. foi (justamente) multado por isso.

2. esses 5-6 minutos, mais os descontos de tempo levaram a que o jogo do benfica acabasse 10 minutos depois do torreense - porto.

3. o benfica ganhou por 7-1 ao CUF, marcando o seu sétimo golo aos 38 minutos. faltava ainda um golo para o benfica ultrapassar o porto.

4. o jogo do benfica acabou 10 mins depois do jogo do porto, com os jogadores nortenhos a ouvir o relato do benfica (que tinha começado o jogo 5-6 minutos mais tarde, razão pela qual foi multado - sublinhe-se mais uma vez).

5. como o oitavo golo do benfica nunca chegou, o porto foi campeão nacional.

ora:

1. nem o árbitro deu 10 mins de desconto para o benfica marcar o golo que faltava;

2. nem o benfica foi campeão nesse ano, sendo o título entregue ao fc porto.

No cômputo geral, várias falhas na tua teoria, duarte:

1. o porto foi campeão no ano do pseudo-caso calabote.

2. não estando o benfica ainda nos tempos de glória e domínio absoluto, não havia qualquer razão para ser o clube do regime

3. TODOS os jornais desportivos referem um jogo na luz sem qualquer incidente de maior. se quiseres posso até mandar-te as provas por e-mail.

4. se o benfica não era ainda o clube do regime (que tu afirmas que terá sido), por força de não ter ainda títulos nacionais e internacionais que o justificassem (na altura o sporting era o clube com mais sucesso), não se justificava qualquer censura aos jornais desportivos.

e pronto. espero que tenhas ficado elucidado quanto ao caso calabote.

quanto aos golos do clayton etc que referiste, o melhor é nem tentares ir por aí - sabes bem que eu tenho muito mais razões de queixa de árbitros do que tu em jogos benfica-porto.

Anónimo 11 de janeiro de 2010 às 16:55  

ALGUEM M PODE DIZER QUANDO É QUE O DUARTE DISSE NESTE BLOG QUE O DIURICIC FOI BEM EXPULSO? É q metade dos ataques aqui feitos baseavam-se nisso.

o vigilante

LMC 11 de janeiro de 2010 às 17:06  

Duarte quando comecei a falar em arbitragens,disse logo que me iriam falar do tal golo da União de Leiria.Tens razão,foi golo e o árbitro não marcou.Eu admito quando os árbitros erram a favor do meu clube,e garanto-te que sou o primeiro a criticar quando isso acontece!Eu sei bem o que é não ganhar coisas por roubos de arbitragem , ou não sei se estás esquecido que o teu clube há umas épocas atrás foi campeão só porque o arbitro validou um golo marcado com a MÃO?Bastava esse golo para sermos campeões...E não fomos!
Ao contrário de ti, a minha postura no mundo do Futebol tenta sempre primar pelo rigor e pela verdade.Como é possível dizeres que o golo do Petit não entrou?É que esse facto eu até posso considerar que tenha sido um erro do árbitro,mas porquê que não admites isso?Custa-te tanto aceitar as coisas?
Quando o Sporting é beneficiado,sou o primeiro a dizer que foi.
Tu esqueceste que todos nós crescemos a ver o Porto ganhar campeonatos e campeonatos recheados de roubos,farsas,jogadas de bastidores duvidosas..

LMC 11 de janeiro de 2010 às 17:13  

E foste tu que tiveste coragem em falar num jogo da taça?
Vou te lançar um desafio.És capaz de analisar os lances que te vou mostrar,de forma imparcial,sem recorreres a jogos de há 10 anos,entradas do Oceano,etc?

http://www.youtube.com/watch?v=txKSKveDivo

Vejam,só não vê quem não quer...
Agora sim!Vamos ver do que és capaz

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 18:16  

Quem diz que o golo do Petit não entrou não é verdadeiro.

Anónimo,foi-me feita uma sugestão para ir ao oftalmologista porque disse que o Fernando foi bem expulso,o Djuricic mal expulso e o golo tirado ao FC Porto por fora-de-jogo bem tirado.

Disse alguma coisa errada?Achas que é preciso uma consulta de oftalmologista?

paulinho cascavel 11 de janeiro de 2010 às 18:23  

encontrei os videos!

aqui estão os links:

compilação de agressões - http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/893323.html

golos anulados ao amaral e kandaurov + penalties não assinalados - http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/891089.html

atente-se no golo anulado ao amaral. uma verdadeira obra prima da arbitragem!

consegues negar alguma coisa, duarte?

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 18:27  

Quanto ao "assim não dá" do P.Bento é perceptível na televisão e depois ele próprio o disse.

Tás lembrado quando Rui Jorge foi expulso em Braga ou no Bessa logo no ínicio do campoeonato?O Rui apanhou 4 jogos por bocas ao árbitro,porque respondeu a provocações do fiscal de linha que estava a gozar pelo facto do Rui Jorge ter levado uma série de cuecas seguidas.

O Sporting protestou porque havia testemunhas etc..Sabes o que aconteceu?No fim do campeonato o Rui Jorge foi despenalizado!Depois de ter sido expulso e cumprido os 4 jogos de castigo.

O Jardel por exemplo foi suspenso uma vez porque marcou um golo ao Paços de Ferreira em 2002/2003 e mostrou a camisola interior que neste caso era do Sporting e dizia Reebok,a marca do equipamento do Sporting.1 jogo porque o acusaram de fazer publicidade quando ele não era patrocinado pela reebok!!lol..isto é o q?

Eu falo das meias finais da taça 05/06...no meio duma confusão entre jogadores,o árbitro escolheu um para dar amarelo...Caneira,o único que tinha amarelo e nem tava na confusão!expulsão!

Falo da vergonhosa arbitragem 07/08 no FCP-SCP!Eram expulsões de Bosingwa,Quaresma seria expulso 2 vezes,P.Emanuel e B.Alves que deu um show de Mortal-Kombat.O que o árbitro viu?Um atraso do Polga.

Falo da arbitragem do Martins dos Santos em 2001/2002 no FCP-SCP. Martins dos Santos que foi suspenso da arbitragem por ser corrupto,mas só foi suspenso depois da carreira ter chegado ao fim.Martins dos Santos,sócio do FCP,árbitro convidado para a inauguração do estádio do Dragão como prémio da sua carreira,tal como Matias foi recompensado aos 35 anos quando se trasnferiu para o FC Porto,depois de uma década a brindar os avançados do FC Porto.Martins dos Santos incomodado pelo SCP ir na frente,expulsou 3 jogadores do SCP e mesmo assim não conseguiu ganhar!Por isso mesmo a ira dos adeptos portistas nesse jogo!Nem assim conseguiram!

Tu não podes mesmo,mas mesmo falar de arbitragem!Anos e anos de roubo,és adepto de um FC Porto corrupto,que está provado que é corrupto,mas que tem sorte porque está inserido num país onde roubar compensa!Em Portugal reina a impunidade!

paulinho cascavel 11 de janeiro de 2010 às 18:32  

"Falo da arbitragem do Martins dos Santos em 2001/2002 no FCP-SCP. Martins dos Santos que foi suspenso da arbitragem por ser corrupto,mas só foi suspenso depois da carreira ter chegado ao fim.Martins dos Santos,sócio do FCP,árbitro convidado para a inauguração do estádio do Dragão como prémio da sua carreira,tal como Matias foi recompensado aos 35 anos quando se trasnferiu para o FC Porto,depois de uma década a brindar os avançados do FC Porto.Martins dos Santos incomodado pelo SCP ir na frente,expulsou 3 jogadores do SCP e mesmo assim não conseguiu ganhar!Por isso mesmo a ira dos adeptos portistas nesse jogo!Nem assim conseguiram!"

eu lembro-me desse jogo. foi uma coisa inacreditável.

João S. Barreto 11 de janeiro de 2010 às 19:01  

lol já não me lembrava desse porto-sporting! escandaloso...as coisas, os roubos que nós tivemos de aturar durante todos estes anos para agora ouvirmos estes "anjinhos" como o Pintinho da Costa queixarem.se de arbitragens...espectacular

Anónimo 11 de janeiro de 2010 às 19:25  

Duarte por amor de deus! A quantidade de barbaridade tua que sai dessa boca é incrivel!!! Tá aos olhos de todos que o Futebol Corrupto do Porto é levado ao colo ano após ano e tu ainda tens a coragem de vir paqui dizer que sao prejudicados??
Relembrando as palavras de P.Bento

Isto está a ficar demasiado podre!!


FMB

ejlmorais 11 de janeiro de 2010 às 20:10  

Pessoal visitem o meu blog, com notícias actualizadas, resultados, opiniões e também futebol em directo.


Hoje 20:15 Belenenses - Setubal.

ejlmorais 11 de janeiro de 2010 às 20:11  

Já agora caso possam adicionem o meu blog aos "Recomenda-se" sff.


leitura-de-jogo.blogspot.com

Anonimum 11 de janeiro de 2010 às 20:47  

Oh Duarte, tem calma, respira fundo, pára para reflectir...... não te parece justo que não vás à frente no campeonato.... achas que o Porto tem sido a melhor equipa da Liga? A equipa está mais fraquinha que em anos anteriores e o Braga e o Befica melhores. Parece-me que esta é que é a verdade que te custa a engolir.
Saudações desportivas

LMC 11 de janeiro de 2010 às 20:52  

Nesse jogo 2-2 em 2001/2002 , lembro-me de ter ido às Antas ter ido ver esse jogo.Era um estádio horrivel,mas com um ambiente electrizante.entrámos por um corredor de cerca metálica,com escolta policial e era os adeptos do Porto todos aos gritos e aos insultos.Desculpem lá mas eu tenho saudades destes tempos!Ir às Antas era uma aventura do caraças!
Desse jogo lembro-me do grande golo do Pedro Barbosa,do Jardel ter falhado um penalty,das três expulsões lembro-me perfeitamente(paulo bento e jardel mal expulsos/barbosa bem expulso).Aliás, as únicas duas vezes que o Barbosa correu nesse jogo foi para marcar o golo e para dar uma fruta em não sei quem!
Grande jogo!

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 21:19  

lol foi no Ricardo Carvalho lol!!ganda lenha!!mas não foi maior que a do Quaresma ao Veloso em 2007/2008 que só levou amarelo.

Pedro Veloso 11 de janeiro de 2010 às 21:33  

Fds o golo do Pedro com uma classe descomunal, remate em arco perfeito com a marca Barbosa. Baía até se ajoelhou e nem se fez ao lance.

http://www.youtube.com/watch?v=3Sw_tAnPhVU

André Seixas 11 de janeiro de 2010 às 22:23  

Uma crucificação ao Duarte. Vários representantes de Lisboa estão aqui, em massa, a obrigar o Duarte a acreditar que os títulos do Porto foram todos roubados; que o clube do Porto é uma organização mafiosa; que tudo foi feito ilicitamente e fomos, "ano após ano", levados ao colo.

De facto, todo esta parcialidade atroz é pouco tolerável, até para pessoas que aparecem aqui para mandar um paplpite ou outro de boa fé.

Eu pesno que compreendo: o Porto tem dominado, há já vários anos, o panorama desportivo nacional (falando, principalmente, de futebol). A nível internacional, aí sim, "ano após ano", o Porto é sempre um representantes muitíssimo digno do futebol português. No entanto, agora, até há teóricos que dizem que a Liga dos Campeões conquistada pelo Porto em 2004 está manchada com compra de árbitros internacionais.

Com tanta vitória e notoriedade, os rapazes do sul ficam raivosos e odiosos e já andam há muitos anos a encher o saco. Desta feita, estão a ver o título ao fundo do túnel, o seu clube pratica melhor futebol, o treinador está a fazer um bom trabalho, portanto, aproveitam-se todas as oportunidades para despejar o saco e arquitectar as explicações mais "encantadoras" que alguma vez li. Mas, como diz o iluminado Rui Santos, a culpa disto tudo é do Pinto da Costa que defende há décadas um discurso separatista. Em abono da verdade, do Sul, os discursos foram sempre em prol da união.

De facto, a VOSSA história está muito bem consolidada e vocês dominam-na com todo o savoir faire.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 22:45  

Não há palavras que qualifiquem tanta, mas tanta, estupidez junta, porém tentarei manter a calma. Eu vou tentar responder um por um, porque vocês são gente tão digna e sendo eu um escroque da pior espécie não faço mais do que a minha obrigação em efectuar esse esforço.

É exactamente isso Pedro, acho que o Aimar não é nada, mas nada de especial. O Benitez é parvo? Se calhar gostavas de ter tido no teu clube muitos parvos como ele a treinar, talvez assim a vossa incompetência ficasse só reduzida ao presidente e já não fossem gozados por terem tido Quiques e Camachos.

Eu não disse que o Aimar era uma nulidade. O que disse e volto a dizer, é que não percebo o porquê de tantos elogios, ainda para mais depois de ter tido uma época passada a baixo do miserável.

Agora vamos ao Mourinho. Primeiro ponto, como escrevi no teu post, sou um admirador dele, o que não me impede de lhe colocar defeitos, sendo que muitos defeitos que ele tem podem considerar-se defeitos das virtudes. A comparação com Palermo foi obviamente de uma infelicidade atroz. É daquelas afirmações à Mourinho para chamar a atenção. É óbvio para qualquer um que ele dá uma no cravo e outra na ferradura. Quando estava no Chelsea, Lampard era o melhor jogador do mundo, depois no Inter já era Ibrahimovic, nas palavras de JM, o merecedor dessa atribuição. Ibra saiu e agora este já diz que Eto'o é único. Do mesmo modo, agora diz que dois anos no Porto o habituaram mal, desfaz-se em elogios à estrutura portista e a Pinto da Costa em particular.

A história das ameaças tem muito que se lhe diga. Como deves calcular, se a azia da vitória do Porto ontem já te passou, o Mourinho não foi ameaçado sem razões, e com isto não estou a justificar o acto em si. Só que as razões que levaram à tal ameaça são do foro pessoal quer dele quer da pessoa que o ameaçou, são portanto extra futebol. Assim, o facto de o indivíduo que lhe ligou ser portista, benfiquista ou sportinguista é um detalhe irrelevante.

Vamos às meias finais da taça com o Olegário. Olha, por acaso, eu gostava mesmo de saber porque é que os sportinguistas ficaram tão indignados com a arbitragem desse jogo. Eu saber, no fundo, até sei. Porque perderam e porque sendo Paulo Bento o treinador, tinha de haver peixeirada. Mas pronto, reconheço que ficou por marcar um livre directo por mão do Pepe. Uma mão que todos juravam a pés juntos ser dentro da área até ficar provado na imprensa que a bola estava fora da grande área. Depois, o Lucho e o Caneira envolveram-se numa confusão mutuamente. Levaram ambos amarelo, o Lucho não tinha nenhum e continuou em campo, o Caneira tinha um, logo foi expulso.

"aposto que se fosse julgado num tribunal a Sul do Mondego levava mais"

E já cá faltava a arrogância e complexo de superioridade sulista. Pois, no Porto os juízes estão todos comprados, têm uma formação pior que os de Lisboa. Na capital é só ver gente séria como Armando Vara, Carlos Cruz, Dias Loureiro, José Veiga, Jardim Gonçalves entre tantos outros, todos eles escrutinados até ao mais ínfimo pormenor pela inatacável justiça lisboeta, capital do glorioso império.

O lance do Amaral é incrível? Eu não sei se é mais incrível que o mergulho do Simão em Aveiro, se o penalty contra o Estrela para a taça da liga que foi assinalado pelo facto do jogador do Amadora ter cabeceado a bola. Nem sei se chega ao ponto do fora de jogo do David Luiz com o Braga ou do penalty do Luisão neste mesmo jogo sobre o Mossoró. Não sei mesmo.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 22:58  

Paulinho Cascavel, ao menos contigo vou ser mais breve.

Todos esses teus argumentos caem por terra. Meu caro, lá vou eu ter de repetir que a história não se conta da maneira que tu queres. E repito, também, que as análises feitas a esses jogos eram sujeitas a censura que entrava sempre em acção quando algo de menos normal se passava. Espero que tenhas ficado esclarecido.

E ainda bem que te lembras do Porto x sporting de 2001-2002. E, já agora, consegues negar alguma coisa disto?

http://www.youtube.com/watch?v=cLfWCIrNl58

http://www.youtube.com/watch?v=zS23vKz7qVQ&feature=response_watch

http://www.youtube.com/watch?v=p7kX2WXudfU

http://www.youtube.com/watch?v=9mVZkCuUf5Y&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=lJ16LM6rtEU

Isto chega-te?

Numero Dez 11 de janeiro de 2010 às 23:05  

Muito me alegra ver que muitos posts tem a participação bastante activa ora de quem aqui escreve, ora de quem aqui visita! Nao quero de forma alguma tornar nem que se torne um blogue de uma só cor. Não acho que o seja, muito pelo contrário. Quanto ao jogo Porto leiria, pouco tenho falado pois a conversa tem tendência sempre para descair para outros lados! Não acho que seja mau, só acho é que haverá sempre "pano para mangas".NO entanto acho que isso é bom! As visitas tem aumentado e a participação também, mesmo daqueles que dizem que visitavam e agora ja nao visitam e até daqueles visitantes que um dia disseram que este blog estava "condenado"! Não é nenhuma critica, alias saudo a sua participação assim como a de todos os que cá vem!! Quanto ao jogo a minha opinião é curta. Golo a anulado a falcao é igual ao golo do leiria (validado). N houve dualidade de critérios. Expulsão do g.r do leiria é rídicula,e prejudica a equipa leiriense. O porto ganhou e até fez por isso(ponto)
Não me importo que ponham em causa o meu benfiquismo por dizer isto.Entra a 100 sai a 1000! Tento é ser sempre justo e o mais coerente possivel para que não cegue! Quando á questão Aimar, já nota-mos que não aguenta tanto jogo, mas que é um regalo ver jogar lá isso é! E não tirando valor ao carlos martins, é um crime a comparação, ssim como a qualquer outro jogador na sua posição a jogar na liga sagres. Quanto a falcao/aimar duarte, falcao é um jogador que admiro, mas se achas que nós benfiquistas temos posto o 10 nos picaros, que dizer de quando colocas falcao acima do argentino. Falcao é bom na posição que faz... Aimar é muito bom! A frescura fisica é que já não é a mesma, mas ainda assim, mais depressa dava 50 euros para ver 15 minutos de aimar do que 2 centimos para ver 90 minutos de falcao. Mas as opiniões são sempre diferentes. Quanto a roubos para um lado...roubos para outro... julgo que de uma maneira todos já "molharam a sopa". A classificação tá como tá porque as equipas jogam como jogam! E essa diferença meus caros só vê quem quer!

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 23:06  
Este comentário foi removido pelo autor.
André Seixas 11 de janeiro de 2010 às 23:12  

Finalmente, alguém com uma parcela de bom senso: "Quanto a roubos para um lado...roubos para outro... julgo que de uma maneira todos já "molharam a sopa."

Pois, essa é, muito provavelmente, a "verdade" mais equilibrada.

Mas, para a maioria, os roubos são sempre para o mesmo lado.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 23:13  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 11 de janeiro de 2010 às 23:16  

LMC, devo lembrar-te que no jogo da segunda volta de 2007/2008, o Sporting x Porto, arbitrado pelo inefável sportinguista Carlos Xistra, ficou manchado por um golo em fora de jogo dos leões. Queres falar desse jogo, nega tu o colo que tiveram na taça no ano passado.

Achavas as Antas um inferno? Inferno foi a minha viagem à Luz este ano, inferno é ter de ir ao Jamor ano após ano ver um jogo num estádio dos anos 50. Fica sabendo que o estádio das Antas era o estádio mais antigo dos três grandes e aquele que se encontrava em melhor estado. Lembras-te do Jardel ter falhado um penalty e com certeza que também te lembras de ele ter convertido um. Lembras-te então de como foram arranjados esses penaltys?

Como é possível dizer que o remate do Petit não entrou? Porque ainda ninguém me mostrou uma imagem da bola lá dentro, simples.

" não sei se estás esquecido que o teu clube há umas épocas atrás foi campeão só porque o arbitro validou um golo marcado com a MÃO?Bastava esse golo para sermos campeões...E não fomos!"

Eu disso também já aqui falei dezenas e dezenas e dezenas e dezenas de VEZES!!!!! Esse é o teu raciocínio, o meu é outro e igualmente válido. Se em Leiria, nessa época, o Elmano não nos tivesse negado dois penaltys e se na jornada seguinte, com o Estrela, não nos fosse roubado um penalty, tínhamos sido campeões mais cedo.

Cresceste a ver o Porto ganhar. Cá dentro e lá fora fomos e somos muito melhores que vocês que são o clube que mais penaltys tem nos últimos 15 anos. Ao fim destes anos todos ainda não te habituaste a isto?

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 23:28  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 11 de janeiro de 2010 às 23:32  

Tomás, de certeza que o Paulo Bento disse isso. Aliás é só ver o que é que ele como treinador diz diante dos microfones, por isso é só imaginar o que é que ele diria, enquanto jogador, sem nenhum órgão de comunicação social ao lado para registar o momento.

Do Rui Jorge, lembro-me daquele gesto dele, pleno de Fair Play, quando os jogadores do Porto estavam parados a rodear o João Pinto, que se tinha lesionado, para ver se estava bem e ele cobrar o lançamento para depois o Liedson dar o mergulho que vos valeu o penalty e o consequente empate.

Falas da arbitragem de 2002 do Martins dos Santos? Queres arranjar lenha para te queimares, só pode. Aquele jogo em que o João Pinto arrancou dois penaltys que não existiram, sendo um deles convertido e que vos permitiu o empate. Tudo para fúria do Octávio Machado, que até conhece bem o Sporting e no fim disse uma coisa reveladora "o João Pinto só não me enganou a mim e ao Gil y Gil". Vindo de um palerma daqueles, afirmações destas até têm de ser sobrevalorizadas.

Eu falo da arbitragem do Bruno Paixão para a taça no ano passado. Jogo em que o carroceiro do Paulo Bento achou ter sido prejudicado quando foi levado de empurrão. Falo da supertaça em Leiria de 2007, dos dois penaltys inexistentes para a taça da liga, falo do penalty do Moutinho na época passada em Alvalade, em mais um jogo arbitrado pelo Lucílio Baptista... enfim podia estar aqui até amanhã.

O Jardel foi suspenso por mostrar uma t-shirt da reebok, pois foi. Na altura isso dava um jogo de suspensão. O Jankauskas também foi suspenso por mostrar uma t-shirt da Nike depois de marcar pelo Porto.

Eu posso falar do que quiser porque não insulto ninguém, fundamento tudo o que digo, não falo em abstracto nem vou buscar coisas de há anos a não ser que algo ou alguém me induza a isso. Corrupto é o teu clube, que se aproveita, tal como o Benfica, da sua localização geográfica para fazer tudo e passar impune. No Porto foi tudo investigado, tudo! No fim o que aconteceu a nível judicial que é o que mais pesa? Nada! Porque a justiça, com todos os defeitos que esta tem em Portugal, não se faz pela tua vontade nem pela tua ânsia de títulos que o teu clube não ganhou nem ganhará!

"Quem diz que o golo do Petit não entrou não é verdadeiro."

Tu é que não estás a ser verdadeiro porque não me consegues mostrar uma imagem da bola lá dentro. E eu não te aconselhei uma ida ao oftalmologista por dizeres que o Djuricic foi mal expulso e porque o Fernando fez penalty, porque então eu próprio também teria de te fazer companhia. Lê aquilo que eu escrevo e este não é um recado só para ti.

Obrigado Vigilante. Haja alguém que leia e compreenda aquilo que eu escrevo e não atribua a mim coisas que não escrevi.

Duarte 11 de janeiro de 2010 às 23:40  

Pedro, devo esclarecer-te que o primeiro a falar do "apito dourado e afins" foi o João Barreto que, pelo que percebi, apagou inadvertidamente o comentário. Portanto, não fui eu que comecei.

Outra coisa, vocês já viram o ridiculo em que tornaram os comentários deste post. Está-se a comentar um jogo Porto x Leiria de 2010 e vocês começam a falar de coisas que se passaram há anos! Um jogo em que, tudo bem visto, o Porto não foi prejudicado mas vocês estão cegos de raiva e começam, pelo menos alguns de vós, a inventar coisas que eu não disse.

FMB, a ti nem te vou responder porque o teu comentário é típico de um benfiquista e nem para aqueles que fervem em "pouca" água, como eu, esse tipo de bocas merecem crédito.

Depois ainda dizem que a Santa Aliança é entre Porto e Sporting. Ai como eu me rio.

Número Dez, parabéns pelo teu comentário. No entanto, eu não pretendi comparar directamente o Falcao ao Aimar. Apenas disse que quando o Aimar começar a render, proporcionalmente porque são de posições diferentes, o mesmo que o Falcao, não terei problemas em elogiá-lo.

PS: Dias Ferreira e Sílvio Cervan estão a dar-vos, neste momento, uma lição de imparcialidade. Meditem sobre isto.

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 23:47  

Duarte lol!!quer dizer..vocês tão uma castanhada no J.Pinto e ainda queriam ser beneficiados?Achas isso falta de fair-play?deixa-me rir..

Benfica-Braga o ano passado foi um roubo inqualificável,dos maiores que tenho visto!

Lembrava-me desse penalty do simão em aveiro!

Esses do Estoril não me lembrava nem aquele golo de canto directo(mas para ser sincero,essa era mt dificil de se ver)

"Todos molharam a sopa" calma...o FC Porto rapa o tacho.

Duarte, 2 penaltys ficticios nesse 2-2?Não tás bem! Golo fora de jogo em 2007-2008?Continuas a não tar bem!Penalty ficticio em 2008-2009 cobrado por Moutinho?Continuas a não tar bem!

Os sucessos internacionais do FC Porto eu não contesto e até gosto muito de ver o FC Porto jogar na Europa. Festejei a Taça Uefa,festejei a Champions.Foram superiores sem dúvida,com um treinador daqueles tudo é possível!

O que eu contesto é a maneira como lá chegaram.Para se ir várias vezes seguidas à Champions e ter boas prestações é preciso bons jogadores e os bons jogadores custam dinheiro.Esse dinheiro vem exactamente das diversas presenças do FC Porto na Champions que não deveria ter ido.Não é preciso ir muito longe para ver como acabou o campeonato 2004/2005.FC Porto como se viu apertado com a Académica na última jornada,pelo sim pelo não encomendou 3 golos fora-de-jogo para o Nacional em Alvalade

ou vcs julgam que o Quaresma,Falcao,Lucho,Lisandro,C.Rodriguez,Alvaro Pereira,Alenitchev,Mariano Gonzalez,Farías,Hulk etc..foram todos de borla?

Manú 11 de janeiro de 2010 às 23:54  

numero dez concordo contigo qnd dizes q todos ja molharam a sopa.
é obvio que ha beneficios/prejuizos para todas as equipas (mesmo que os lagartos ainda tenham um pouco da sindrome "paulo bento" e digam que eles sao sempre os mais lesados). desde o apito dourado que o porto ta de pes e maos atadas e ja so é beneficiado pela fraca qualidade ds arbitros, tal como todos os outros sao, e, desde entao, tem sido mais vencedor que os outros porque é realmente melhor - embora essa superioridade hoje em dia advenha de factos obscuros que ajudaram a catapultar o clube -, seja com maior ou menos distancia.

como temos visto aqui na "liga da verdade" as coisas nao estao muito diferentes em termos de diferenças pontuais, é chover no molhado falar de arbitragens este ano ou em anos passados apos a investigaçao que atou maos e pes do porto.

quanto aos ultimos 20 anos, ate alguem ter tido a coragem de enfrentar a pouca vergonha que se passava la para o norte, foi o escandalo que todos nos sabemos.

em relaçao à questao de este blog estar a ficar so com uma cor, acho perfeitamente descabido. basta ler os comentarios e constatar que nao ha nenhuma diferença abissal entre encarnado, azul ou verde.
se os portistas nao conseguem ouvir as verdades, isso ja é outra coisa. mas confesso que percebo que incomode e chegue a levar a paciencia aos limites ouvi-las duma forma tao directa e nao conseguir nada que nao seja "inventar".

tambem me custa ouvir que fui adepto dum clube gerido por damasios, vale e azevedos, etc. e que felizmente, desde ha uns anos para ca, me faz acreditar que está no bom caminho.

louvo o duarte que tem dado o corpo às balas duma forma corajosa e paciente. no entanto, de nada lhe serve, pois, primeiro, a mentira em que o porto viveu e cresceu para chegar ao invejavel posto que ocupa hoje sempre esteve a vista de todos e nao ha nada que mude o pensamento de quem sofreu com isso e, segundo, o futebol tambem vive destas discussoes e nunca ninguem vai dar o braço a torcer. por alguma razao ja vamos no segundo post a caminho dos 100 comentarios.

eu nem vou falar de envelopes e afins, que isso, como o FMB disse - e bem - ao citar paulo bento, ja fez isto ficar "demasiado podre". vou apenas frizar que cresci a ver capuchos, sergios conceiçao, secretarios, jorges costa, paulinhos, etc. a chamarem o que bem lhes apetecia a menos de meio metro da cara dos arbitros e nada lhes acontecia. acho que isso chega e diz tudo da diferença de tratamento que durou bastante tempo e que com o passar do tempo tem vindo a acabar.

Tomás Pipa 11 de janeiro de 2010 às 23:55  

Duarte,só mais uma coisa.

Não tens razão de queixa do discurso do P.Bento como treinador.Nunca foi mal-criado,nunca entrou em peixeirada.Foi é sempre muito verdadeiro,fiel aos seus valores e usou muita ironia.Ordinarice e peixaradas não é coisa dele.

Ele pode ter o sotaque que tem,mas eu volto a dizer. Foi o treinador com o discurso mais coerente e verdadeiro que eu já ouvi. Conseguia explicar muito bem os seus pensamentos e tenho saudades dele é um facto.Quem gosta de futebol,gosta obrigatoriamente do P.Bento,independentemente de ser sportinguista(ou pelo menos ter defendido o Sporting como ninguém).

Também todos gostamos do Mourinho e do Jardel,independentemente de terem sido figuras de clubes.Também gosto muito do Lisandro e Lucho,gosto do Cardozo,gosto do Rui Costa.

Acho que todos concordam comigo.

O Pedro Barbosa era um fora-de-série.Ao nivel de técnica e controle de bola,mais uma vez afirmo,estava ao nivel de Zidane!Depois faltava tudo o resto que o Zidane tinha.

Alfredo Barbosa 12 de janeiro de 2010 às 00:00  

Epá, fiz o comentário 100!

Essa da comparação do Pedro Barbosa ao Zidane é divinal. Depois é o Duarte que não está bem quando as verdades são ditas

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:00  
Este comentário foi removido pelo autor.
Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:01  

Sindrome de Paulo Bento lol...na nossa Liga da Verdade,dos grandes,o único com pontos directos roubados foi o Sporting.Curioso Manú?

Tu dizes que todos molham a sopa,porque é isso que gostas de acreditar depois de ver o SLB beneficiado.Depois do SLB-Nacional o que disseste?"fomos beneficiados ya,mas fomos superiores,não tem mal"

O SLB este ano tem sido superior em campo e por isso não tenho contestado tão ferozmente como noutras épocas.Mas há jogos em que o benefício é evidente: vs Leixões em casa,vs Nacional em casa,vs Nacional Taça da Liga,vs Leiria fora..a vitória nos jogos do Nacional e Leixões em casa é incontestável,mas teria sido por números bem mais reduzidos.E olha que o goal-average pode decidir muita coisa.

A Taça da Liga é que volta a ser o vosso calcanhar de aquiles.Começaram a edição deste ano da mesma maneira como acabaram a edição do ano passado,a roubar!É que vocês com o Nacional mereciam mesmo ter perdido.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:03  

atrasei a fazer o comentario 100.
em relaçao a comparaçao barbosa-zidane eu concordo e por acaso nao vejo mal no q foi dito. ter tecnica nao chega para jogar futebol. isso esta bem patente em muitas comparaçoes que se podem fazer.
considero que quaresma tenha mais "jeito" que cristiano ronaldo para fazer o q quer da bola, mas o melhor do mundo é um jogador completo e o outro passou ao lado duma carreira que so nao teve porque nao quis e porque nao teve a sorte de ir para um clube melhor para jovens que o barça daquela altura.

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:03  

lol Alfredo,eu sei que parece exagerado,mas estou só a falar em termos de técnica.Claro que são incomparáveis como jogadores mas em técnica o Barbosa era muito muito forte.

Tal como parece exagerado dizer que o H.Barbosa tem mais técnica que um Samuel Eto'o,mas a verdade é que tem...

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:05  

Por acaso não acho que o Quaresma tenha mais técnica que o Ronaldo. Quaresma tem muita técnica,mas o Ronaldo tem mais porque faz de pé esquerdo também.

O Barbosa foi um furacão de classe que passou no campeonato português.Pena a lentidão e a falta de vontade de querer ir mais longe.

Na minha opinião o Barbosa passou ao lado duma grande carreira internacional,tal como o João Pinto.

Alfredo Barbosa 12 de janeiro de 2010 às 00:06  

Ah!

"Penalty ficticio em 2008-2009 cobrado por Moutinho?Continuas a não tar bem!"

Engraçado, Tomás, há umas semanas eu confrontei-te com este lance e tu afirmaste que não te lembravas dele. Agora, não só te recordaste dele como ainda negas que ele não existiu. Fantástico!

Está provado cientificamente que as pessoas tendem a pormenorizar cada vez menos as situações à medida que o tempo passa, mas tu, Tomás, contrarias a natureza. Eu até acho que devias trocar de nome, o Pipa começa a ser pequeno de mais. Aconselho-te a mudança para Tomás Adega, tal é o número de disparates que teimas em grassar.

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 00:07  

"Meu caro, lá vou eu ter de repetir que a história não se conta da maneira que tu queres."

Duarte e porque é que é a vossa mítica história a verdadeira? A verdade é que vais ler os jornais da época e é o que diz, que eu também já o vi. E deixa-te de insinuar censuras onde não as havia, basta falar com qualquer pessoa que vivesse à época para perceber que isso não faz sentido.

"O lance do Amaral é incrível? Eu não sei se é mais incrível que o mergulho do Simão em Aveiro, se o penalty contra o Estrela para a taça da liga que foi assinalado pelo facto do jogador do Amadora ter cabeceado a bola. Nem sei se chega ao ponto do fora de jogo do David Luiz com o Braga ou do penalty do Luisão neste mesmo jogo sobre o Mossoró. Não sei mesmo."

O que vale é que eu sei que não acreditas no que acabaste de escrever.

"E já cá faltava a arrogância e complexo de superioridade sulista"

Duarte o meu pai é do Porto, o meu avô era de Braga, a minha mãe é de Águeda. O que é que isto tem em comum? Tudo acima do Mondego. Desde puto que passo muito tempo por ano (agora já não tenho vida para isso, claro) no Norte e gosto muito. Portanto, se há lisboeta que não tem, nem nunca teve, arrogância sulista sou eu. Agora, isso não me impede de, em virtude do que têm sido as decisões dos tribunais a Norte e pelo que me contam pessoas da cidade do Porto sobre a total subserviência da polícia daí em relação ao FCP, suspeitar que um julgamento do Fernando Madureira seria muito mais justo noutro sítio qualquer.

Não vi o comentário do João por ter sido apagado como dizes. Desculpa por ter pensado, assim, que tinhas sido tu a trazer o argumento.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:08  

nao acho que mereçamos ter perdido com o nacional tomas,por isso é que disse que fomos roubados mas jogamos mais. o nacional foi la duas vezes, tres no maximo.
obvio que se nao tivessem sido prejudicados tinham dificultado muito a vida ao benfica e provavelmente teriam evitado a nossa vitoria, mas nao retiro que acho que fomos superiores, embora beneficiados.
quanto aos jogos com o leixoes e nacional em casa para a liga, nao vale a pena falar. pronto tira dois ou tres golos no total e ficamos na mesma com o melhor gol average.
em relaçao ao leiria fora, eu acho que ha penalty sobre o aimar por isso nao acho que tenhamos sido beneficiados.

quando digo que todos somos beneficiados é porque os erros dos arbitros sao erros que se devem a sua falta de qualidade e nao a terem sido corrumpidos, na minha opiniao. obvio que essa falta de qualidade, aleatoriamente, pode beneficiar mais uns que outros, mas no fim acho que acaba por ser igual para todos, como as ligas da verdade por muitos sitios o têm confirmado.

Duarte 12 de janeiro de 2010 às 00:11  

"Duarte lol!!quer dizer..vocês tão uma castanhada no J.Pinto e ainda queriam ser beneficiados?Achas isso falta de fair-play?deixa-me rir."

Tu é que não estás bem. Sabes porque é que o João Pinto se lesionou? Porque foi contra o placard de publicidade, algo que motivou na altura sobre a proximidade dos placards do relvado e de como isso podia ser perigoso para os jogadores.

Mas porque é que eu perco o meu latim? Vou passar a responder como tu. O Sporting é corrupto, teve um presidente como o Sousa Cintra que toda a gente sabe que é um ladrão. Falas do Porto x Sporting de 2007/2008? Não estás bem!

Achas que o golo do Clayton contra o teu SLB é difícil de se ver? Continuas a não estar bem. Um golo em que existe uma imagem da bola toda lá dentro é difícil, já o remate do Petit que ainda hoje ninguém conseguiu demonstrar, com uma simples imagem, que foi golo, para ti é indiscutível. Nem coerente consegues ser, assim é difícil discutir seja o que for.

E claro que o Porto não devia ter ido à champions tantas vezes. Quem devia ter ido era o Sporting, com os seus Grimis e Paulos Bentos, para enxovalhar o nome de país com o primeiro Bayern de Munique que lhe aparecesse.

Tantos elogios ao Paulo Bento, que falava mal dos árbitros até quando era beneficiado. Já ouvi dizer que mais dia menos dia está no Porto. Se tal ocorrer, não deixarei de ser sócio e de ir ao estádio, mas vou com uma tristeza só comparável à dos tempos de Octávio Machado. E quando falo das conferências de imprensa ridículas que ele dava, não me estou a basear na pronúncia dele, que é irrelevante. Ele exprime-se mal, domina mal o português e é um dos principais causadores pela falta de ambição que o Sporting tem patenteado, mas com esta última parte, posso eu bem.

Alfredo Barbosa 12 de janeiro de 2010 às 00:11  

Sim, Tomás, eu percebi a comparação Barbosa-Zidane e até a compreendo. Apenas te quis exemplificar como o truncamento daquilo que se diz pode ser prejudicial, tal como fizeste com o Duarte.

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:13  

As ligas da verdade não têm confirmado isso. As classificações finais acabam por ser muito diferentes, a começar pelo título de campeão e idas á Champions.

Menos 2 ou 3 golos por jogo nesses jogos já era qualquer coisa.Eu não sei se vocês têm reparado,mas o FCP já não vai muito longe de você sem golos.

Outra coisa...o que dizem do banho de bola do Braga ao Nacional?Eu fiquei parvo com aquela segunda parte do Braga,devia ter sido 6-0.Ainda não li nada sobre isso aqui porque também será análise do João Barreto.Mas eu volto a lembrar que o Braga é líder e esta jornada voltou a mostrar porque o é.E o meu Sporting em breve joga contra eles outra vez...nem quero pensar nisso!

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:14  

Alfredo,tu alertaste-me para esse penalty,e eu fui ver.Qual é o mal disso?

André Seixas 12 de janeiro de 2010 às 00:16  

"Eu até acho que devias trocar de nome, o Pipa começa a ser pequeno de mais. Aconselho-te a mudança para Tomás Adega, tal é o número de disparates que teimas em grassar."

Um conselho curioso, mas com algum cabimento.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:17  

duarte sabes a minha cor clubistica mas acho q estás a ser bem injusto com o paulo bento. compara-lo a octavio machado é criminoso! nao te podes esquecer que ele, mesmo muitas vezes tentando tapar as lacunas que naturalmente tinha devido à sua falta de experiencia e conhecimento como treinador, com barulho a mais em torno das arbitragens, teve um dos quatro anos com o scp quase a chegar ao titulo com bastantes menos meios - leia-se diferença de qualidade dos jogadores - e ganhou ainda umas coisas!

jorge jesus tambem nao exprime bem mas passa a mensagem aos jogadores. as conferencias de imprensa nao valem para nada, futebolisticamente falando.

Numero Dez 12 de janeiro de 2010 às 00:18  

Então quem apaga os comentários afinal?lol

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 00:18  

Só uma achega, vocês lagartos estão sempre a dizer que sem a mão do Ronny eram campeões, podem usar esse argumento, mas eu também posso: o SLB por 2 minutos e por ser roubado não foi campeão. Lançamento errado do Fucile (saltou pra dentro do campo descaradamente) a dar o golo ao Bruno Moraes no Dragão aos 92 contra nós. Eram menos dois pontos pra vocês e mais um pra nós. Ficávamos empatados com o SCP e Porto no fim da Liga, mas com vantagem sobre o SCP no confronto directo.

Ou seja, nisto também dou razão ao Duarte. Pode-se ir buscar um jogo qualquer que dá sempre porque as equipas acabaram muito juntas.

Acho que sim, que se pode dizer que Barbosa estava ao nível de Zidane em técnica. Era absolutamente fabuloso. Faltava era muito, a começar pela regularidade. Mas há que dobrar a língua a falar do Pedro.

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:18  

Sim,eu vi que a bola entrou no golo do Clayton!Mas sem ser com bonecos é mesmo muito dificil de se ver,não como o do V.Baía/Petit que se vê a olho nu.

Sim,foi contra um painel de publicidade e ficou lesionado fora do campo?O jogo tinha que parar porque?Se ele estava fora do campo querias perder tempo com quê?Foi contra o painel de publicidade eu sei,mas antes de ir contra o painel foi contra um jogador do FCP.

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:20  

lol..essa da Adega,só não dei saltos a rir porque estou deitado!

Amanhã mesmo vou tentar mudar o nome!

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:21  

tomas temos ainda mais 9 golos que o porto e 4 menos sofridos, salvo erro. se tirares os 2 ou 3 golos que eu disse continuamos com uma vantagem interessante.

ao elogiares o braga tambem tens q elogiar o benfica que fez uma exibiçao bem tranquila num estadio que tradicionalmente era muito dificil. ganhou sem contestaçao alguma.

Alfredo Barbosa 12 de janeiro de 2010 às 00:23  

Tomás, desculpa, mas essa última é fantástica!!!!

Um golo que de facto entrou é difícil de se ver! Um golo que segundo o jornal RECORD (!!!!!!), que consultou uns especialistas quaisquer, NÃO CHEGOU A ENTRAR COMPLETAMENTE.

Pelo amor de Deus...

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:24  

Duarte,nos posts iniciais recomendaste-me um oftalmologista:

"Todos nós podemos puxar a brasa à nossa sardinha, mas aquilo que tu escreveste é incrível. Não me leves a mal, mas olha que o que não faltam por aí são oftalmologistas, aconselho-te vivamente a procurar um."

Eu não levo a mal,mas alguém disse agora que tu não me recomendaste,mas recomendaste.

Alfredo Barbosa 12 de janeiro de 2010 às 00:24  

Tomás, desculpa, mas essa última é fantástica!!!!

Um golo que de facto entrou é difícil de se ver! Um golo que segundo o jornal RECORD (!!!!!!), que consultou uns especialistas quaisquer, NÃO CHEGOU A ENTRAR COMPLETAMENTE, é passível de ver a olho nu.

Pelo amor de Deus...

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 00:25  

Paulo Bento é um dos tipos mais sérios e honestos do futebol português. Não me esqueço que em quatro anos, defendendo o SCP da forma notável que sempre o fez e chamando os bois pelos nomes (como na Taça da Liga o ano passado quando foi prejudicado na final), não fui uma única vez indelicado com uma das entidades que foi importante na sua carreira no passado (o meu clube), mesmo sendo rival. A diferença para o Jesualdo, que passa a vida a cuspir no prato onde comeu, é abissal.

E Duarte, "domina mal o português"? Não é um tratado de linguística de facto e tem uma maneira de falar que não é agradável ao ouvido, mas fala mais correctamente que quase toda a gente no futebol português!Mete o João Pinto, teu ex-capitão, a falar mete...

Duarte 12 de janeiro de 2010 às 00:26  

"A verdade é que vais ler os jornais da época e é o que diz, que eu também já o vi. E deixa-te de insinuar censuras onde não as havia, basta falar com qualquer pessoa que vivesse à época para perceber que isso não faz sentido."

Ai não havia censuras? Recomendo-te a leitura do capítulo "Técnica do golpe da censura" do livro "E agora, José?", de José Cardoso Pires. Lá verás que as críticas aos árbitros eram logo censuradas.

"O que vale é que eu sei que não acreditas no que acabaste de escrever."

Em que é que os lances que enumerei são menos graves que os do Amaral?

De resto, eu não percebo nada de direito, mas pelos vistos sei um pouco mais do que tu. O pai da minha melhor amiga é juiz e portuense. Ele, como todos os outros juízes, vai rodando por diversas comarcas espalhadas pelo país. Logo, os juízes que julgaram o Fernando Madureira podem até nem ser naturais do Porto. E, deixa-me que te diga, que os amigos que te disseram esse tamanho disparate estão muitíssimo bem informados e deviam fazer queixa à PJ. Eu, que vivo no Porto desde que nasci, nunca tinha ouvido falar dessa teoria da conspiração, nem mesmo da parte de amigos benfiquistas que tenho.

De ti, não esperava ouvir essa teoria ridícula, até porque devo lembrar-te que foi a PJ do Porto e os juízes do Porto que criaram o Apito Dourado.

E não te preocupes com o Fernando Madureira que ele não faz mal a ninguém. Já agora, e para seguir a tua linha de raciocínio, espero que, quando o pessoal dos NN que foi detido for julgado (se isso alguma vez acontecer, porque a procuradora Maria J. Morgado, para isto, já não está com tanta pressa), isso aconteça no Porto. Se for em Lisboa, os juizes ainda os libertam a todos, mesmo depois de terem encontrado droga e armas na sede deles, situada no estádio da luz com o conhecimento de LFV.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:28  

joao pinto, o capitao que tinha o coraçao apenas de uma cor, azul e branco!

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:28  

Mas eu digo que o golo do Clayton entrou,mas é dificil ver a olho nu.Não me venham dizer que sou o único que à primeira não consigo precisar se é golo ou não.

Outra coisa que também temos que concordar é que não podemos confiar a 100% o que dizem os jornais.Cada jornal tem a sua maneira de avaliar as arbitragens,uns chegam a umas conclusões e outros a outra.

Ainda esta jornada os jornais divergem na opinião sobre o penalty do M.Vítor.

Alfredo Barbosa 12 de janeiro de 2010 às 00:29  

Já agora, sem querer duvidar de ti, Tomás, onde é que viste o vídeo desse lance? É que ando há meses à procura dele no youtube e não encontro.

Estou a falar a sério.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:33  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:34  

bem sei que isto nao tem nada haver com o assunto, mas ja que isto parece um chat, digo que mais um vez tiro o chapeu ao antonio salvador, que vende um defesa em final de contrato por 3 milhoes e parece ter la um que nao lhe fica nada atras. falo de filipe oliveira e da sua exibiçao bastante elogiada contra o nacional.
parece que o m.garcia vai ter q esperar...

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 00:37  

"De resto, eu não percebo nada de direito, mas pelos vistos sei um pouco mais do que tu. O pai da minha melhor amiga é juiz e portuense. Ele, como todos os outros juízes, vai rodando por diversas comarcas espalhadas pelo país. Logo, os juízes que julgaram o Fernando Madureira podem até nem ser naturais do Porto."

Duarte não estás a ensinar ninguém...o meu avô era juiz, como calculas sei que os juízes rodam, como ele passou a vida a fazer. E onde é que queres chegar? Podem não ser portuenses...mas estão no Porto. O ambiente pode contaminar (ou não,claro que deve haver tipos sérios).

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:38  

Alfredo,vai ao site www.ojogo.pt
E do lado direito podes ver os golos todos desta época.

Carrega agora onde diz ver mais golos e podes escolher a época.

Vais à época 2008/2009 e mete 5ª jornada e vês o tal penalty que voces dizem ser fantasma do Tomás Costa que empurra o Moutinho com as duas mãos.

Duarte 12 de janeiro de 2010 às 00:39  

Sem ironias Pedro, recorda-me uma afirmação muito indelicada do Jesualdo para com o Benfica?

Ele cospe para o prato que lhe deu de comer? O SLB também não o tratou bem, ao tê-lo escorraçado da Luz daquele modo. Tens o direito de não gostar da personalidade dele, mas eu se o meu clube despedisse um treinador que depois vencesse 3 campeonatos pelo SLB e passa-se sempre a fase de grupos da champions, achava um erro histórico o seu despedimento.

Tomás, ninguém disse que eu não tinha dito para tu ires ao oftalmologista. Apenas foi dito que eu nunca afirmei que o Djuricic tinha sido mal expulso, e de facto não. Apenas e só isso.

O João Pinto estava fora do relvado, foi empurrado numa disputa de bola viril, mas normal. Mesmo estando fora do relvado, estava lesionado e numa zona onde, a menos que o jogo fosse interrompido, os médicos demorariam muito tempo a chegar.

Manú, deixa-me que te diga que a tua lógica é brilhante. O SLB jogou melhor que o Nacional. Era só o que faltava que não jogasse. Vamos supor que o Porto tinha sido, no cômputo geral, beneficiado com o Leiria. Era o mesmo que eu para desculpar isso vir dizer que o Porto jogou melhor que os leirienses, o que até aconteceu.

Alfredo Barbosa 12 de janeiro de 2010 às 00:40  

Boa! Não me tinha lembrado disso!

És um Barril de sapiência :)

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:43  

lol..agora revê lá e diz-me onde está o penalty fantasma

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 00:45  

Não é ser um barril de sapiência.
Mas no que toca ao estudo de futebol sou muito profissional,mal me dizem uma coisa que eu não sei ou não me lembro vou logo estudá-la.Disseste esse penalty na altura e ficou-me atravessado.

Tomara eu que conseguisse ter tanto empenho no meu curso como tenho a estudar futebol.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:49  

eu desculpei alguma coisa?
escrevi com todas as letras - bem sei que para ti, que és mestre em logica e menosprezas a dos outros, nao precisava de o ter feito, bastaria algo nas entre-linhas, mas fiz - que fomos claramente BENEFICIADOS.

fora de brincadeiras, o que digo é que nao acho que o benfica nao tivesse ganho o jogo, ainda que com muito mais dificuldade, mesmo que os lances que prejudicaram o nacional fossem assinalados.
mas isso pronto, é uma suposiçao minha, que advem de uma logica, apelidada por ti de brilhante, que se baseia no facto de eles ja la terem ido este ano e levado 6...

Duarte 12 de janeiro de 2010 às 00:50  

Tomás, se o futebol fosse basket, era lance livre. Como futebol, é futebol aquilo não é nada.

Pedro, da próxima vez que vieres ao Porto traz máscara, se não ainda ficas contaminado. Nunca pensei que alinhasses nesses disparates. Confesso que agora me sinto ofendido. Fica sabendo que as pessoas do Porto são pessoas de bem que recebem como ninguém, aqueles que vêm à cidade com boas intenções. Para quem tem familiares aqui, conheces muito mal a invicta.

Fico a perceber que, para ti, a única sentença possível de qualquer juiz, é dar uma pena de prisão efectiva às pessoas do FCP. Caso contrário, essas pessoas estão compradas.

Se eu seguisse o teu raciocínio, começava a duvidar da seriedade dos juizes que analisaram o caso-Mantorras, mas não o vou fazer.

Pois é Manú, isto mais parece um chat. Dá-te ao trabalho de leres todos os comentários e adivinha lá porque é que, e por quem, é que um simples Porto x Leiria se transformou no que se transformou aqui. Eu faço mea culpa porque reconheço que não devia ter respondido a uma quantidade incomensurável de provocações que em nada tinham a ver com este jogo. No entanto, às vezes é difícil não responder a certas coisas.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 00:53  

quando disse que isto parecia uma chat foi no bom sentido duarte. acho que nao ha aqui ninguem que esteja obrigado e nao esteja a gostar duma boa discussao de futebol

Duarte 12 de janeiro de 2010 às 00:55  

Eu também gosto Manú, mas tem de haver o mínimo de ordem, se não isto é uma anarquia.

E o facto do Benfica ter dado 5 ao Nacional para o campeonato, nada tem a ver com aquele jogo que foi completamente diferente. Aliás se queres que te diga, duvido muito que o SLB ganhasse se não fosse a arbitragem porque aquele encontro foi, a meu ver, mal disputado.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 01:00  
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 01:00  

"O colo do FC Porto é a sua própria estrutura, a sua união, os seus adeptos (...) Os adeptos do FC Porto são muito menos negativos para a sua equipa do que os de Benfica e Sporting, nomeadamente os do Benfica. De tanto amar, acabam por asfixiar e matar"

Amanhã procuro outras que agora não tenho tempo. E foi despedido (não "escorraçado") porque perdeu com o Gondomar em casa e estava a 6 ou 7 pts do Porto à 8a jornada.

"Pedro, da próxima vez que vieres ao Porto traz máscara, se não ainda ficas contaminado. Nunca pensei que alinhasses nesses disparates. Confesso que agora me sinto ofendido. Fica sabendo que as pessoas do Porto são pessoas de bem que recebem como ninguém, aqueles que vêm à cidade com boas intenções. Para quem tem familiares aqui, conheces muito mal a invicta."

Duarte agora é a minha vez de pedir, podes ler o que eu disse? Não confundas as coisas! Não estou a dizer mal do Porto e das suas pessoas, como poderia fazê-lo tendo lá família e tendo visto lá uma festa maravilhosa a 22 de Maio de 2005? Estou a falar de contaminação do aparelho judicial e subserviência dessas instâncias ao FCP,podes concordar ou não, mas o que é que isso tem a ver com o que estás aí a dizer, de não gostar das pessoas e não sei que mais?? Sempre fui bem tratado no Norte pa!

Manú 12 de janeiro de 2010 às 01:03  

nao concordo que tenha sido mal disputado e acho que o benfica nao carregou mais no acelerador porque nao precisou (graças ao arbitro).

no 6-1 para o campeonato tambem sofremos um golo contra a corrente (esse, por ironia do destino, foi marcado em fora de jogo) e cilindramos.
acho que pelo que o benfica tem feito a jogar em casa este ano, salvo o jogo para a taça de portugal, em que a atitude aguerrida nao se aleou ao habitual bom futebol, e penso que mais nenhum outro - excluo obviamente o massacre ao maritimo que nao foi vitoria convincente porque Deus nao quis -, me posso dar ao luxo de ter este tipo de raciocinio.

Duarte 12 de janeiro de 2010 às 02:00  

Ok Pedro, podes não ter deixado explícito, mas quando falas do ambiente existente ao redor da cidade, deixas implícito. De qualquer modo, se não era essa a tua intenção, peço desculpa

Eu também gosto de Lisboa, também tenho família lá e não me pus com essas bocas, mesmo depois de ter visto a transcrição de escutas graves envolvendo o presidente e o ex-director geral do Benfica, que poderiam ter sido investigado pelos juizes da comarca de Lisboa e pelo MP aí sediado.

O que é certo é que, com a vossa histeria, não se discutiram coisas sobre aquilo que o Porto x Leiria trouxe de mais relevante. Não houve referências ao golão do Bruno Alves, como praticamente não se debateu a titularidade do Helton, depois de mais um frango. Tudo porque optaram por enveredar por um discurso doentio que, como já se verificou por A + B, não faz sentido. Reparem que o Vasco e o Cristiano, simplesmente não fizeram praticamente comentários. Retirem daqui as ilacções que quiserem. Eu comentei, mas da próxima vez que as coisas forem postas neste pé ficam mesmo a falar sozinhos. O silêncio às vezes também é um modo de protesto

Se quiserem escrever um post a falar dos benefícios do Porto este ano, estão à vontade. Aviso-vos é que terão de fazer um exercício enorme de criatividade para encontrar um jogo em que o FCP tenha ficado a dever objectivamente os pontos que conquistou à arbitragem. Aconselho-vos também a fazer algo sobre a actualidade. Sobre apitos e companhia é cair em algo que já está julgado e que aqui já foi debatido até ao limite em vários posts que, na maior parte dos casos, nada tinham a ver. Mas se quiserem também podem falar disso, quem sou eu para dizer a alguém sobre o que há-de escrever, só que se escreverem sobre isso, de certeza que dificilmente me terão a comentar porque já estou farto de repetir tudo o que já disse.

Duarte 12 de janeiro de 2010 às 02:06  

Desculpem, mas até deixei passar uma coisa incrível. É que pôr o Pedro Barbosa quase ao nível do Zidane é algo inenarrável. É como colocar a minha professora de desenho do quinto ano ao nível do Picasso, e atenção que a minha professora até desenhava bem.

João S. Barreto 12 de janeiro de 2010 às 02:16  

Duarte não querendo estar a bater na mesma tecla penso que esses temas que dizes, e bem, que deviam ter sido abordados por nós não o foram devido à proporção que lhes deste em relação à arbitragem, que de facto neste jogo foi má e sobre isso mais nada a dizer. Falando então do que interessa, o golo do Bruno Alves é de facto excelente. Reparem como o Porto ao contrário da maipr parte das equipas não bate os cantos e os livres tensos, antes bombeando a bola "em balão" de forma a tirar partido da vantagem que o Bruno Alves tem na impulsão em relação aos seus adversários. Uma bola mais tensa seria mais propícia a jogadores com menor tempo de reacção, onde a vantagem do Bruno não é tao grande. Devo também acrescentar que o capitão azul e branco, quer se goste ou não do estilo, demonstra um profissionalismo enorme, pois a sua capacidade de impulsão só se consegue com muito trabalho durante vários anos. É para mim o melhor jogador do Porto. Já em relação ao Helton, penso que deve continuar a ser titular nos jogos do campeonato e dar oportunidades ao Beto nas taças. Apesar dos frangos do Helton, jogar num grande não é a mesma coisa que jogar no Leixões e por isso não sei exactamente daquilo que o Beto será capaz. Só o tempo o dirá. Isto partindo do pressuposto que o Nuno está afastado, pois considero-o também um excelente guarda-redes. Fica também a dúvida se Jesualdo vai finalmente dar oportunidade ao Prediguer no campeonato face à expulsão do Fernando. Tenho muita curiosidade para ver esse jogador.

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 10:14  

Duarte com todo o respeito não tentes pôr sempre as culpas exclusivamente nos outros. Todos temos responsabilidades, até porque supostamente na estruturação do blog há um post específico para falar da arbitragem. Contra mim falo, já em alguns posts sobre o SLB fui falar da arbitragem e neste do Vasco já metade dele vem a falar disso. E a primeira frase da caixa de comentários é do Alfredo sobre isso também. Não estou a criticar, mas é claro que é normal que depois se dê azo a discussões...

Até porque foi num dia, e nem falei nisso aqui, em que o PC pediu um apito encarnado...

Quanto à história do Porto, acredita que não queria mesmo dizer mal da cidade ou pessoas daí. Nem creio sinceramente que o tenha deixado implícito, mas percebo que no contexto pudesse ter-te levado a pensar isso.

Helton ficou mal na foto no 1º golo mas não foi um superfrango. O cabeceamento foi muito perto. Mais valia nem ter posto a mão à bola porque depois pareceu ridículo.

LMC 12 de janeiro de 2010 às 12:13  

Duarte,
Lancei-te um desafio, e pedi-te para analisares o vídeo que te mandei sem começares a falar de outros jogos.
Começaste logo por falar do outro jogo (ainda por cima mentiste deliberadamente sobre isso,pois o golo do Sporting não é fora de jogo nenhum) e como eu estava a prever,não analisaste o video que te mandei.Porquê?Porque irias ter que admitir o óbvio,que está á vista de todos.
Como se não bastasse,ainda atacaste mais.Começaste a falar como se eu estivesse a criticar o Estádio das Antas ( se fores ler o meu post com atenção,virias que falo dele com saudades e não em tom perjurativo ) e mais.Eu falei desse jogo , e até admiti que o Pedro Barbosa foi bem expulso, algo que até ao momento nenhum interveniente neste diálogo o fez.
Em suma, e pensando que esse teu ataque de histerismo foi provocado por estarem todos a "atacar-te" ao mesmo tempo,ALGO QUE PORVENTURA ATÉ CONDENO, apenas te digo que não preciso que venhas com esse tipo de conversa para cima de mim.
Outra coisa, muitissimo cuidado quando dizes que o Sousa Cintra é corrupto.
Gostava que provasses as afirmações que dizes em relação a esse senhor.
Podes dizer que ele é barraqueiro,burgesso,mal criado.Isso podes, e eu sou o primeiro a admiti-lo, com todo o desportivismo e boa disposição.Podes mostrar o video do Sporting Bolonha do gajo a fumar charuto no balneário,do video dele a enfiar uma garrafa de vidro na janela do carro...etc...Agora,não admito que chames corrupto a um GRANDE sportinguista,que apesar de perceber zero do assunto foi uma figura mítica do futebol Português,e que amava o seu clube e os adeptos como muito poucos.
Saiu do Sporting sem ganhar nada, ganhando o Santana Lopes uma taça de Portugal.

paulinho cascavel 12 de janeiro de 2010 às 21:10  

"Todos esses teus argumentos caem por terra. Meu caro, lá vou eu ter de repetir que a história não se conta da maneira que tu queres. E repito, também, que as análises feitas a esses jogos eram sujeitas a censura que entrava sempre em acção quando algo de menos normal se passava. Espero que tenhas ficado esclarecido."

caem por terra como?

perguntaste-me se o caso calabote era ficção. acabei de te demonstrar que, não só é ficção, como nem uma ficção bem orquestrada é.

como é que, depois do que eu te disse, não admites que não existiu? e não vale dizer que não confias na minha palavra, porque já demonstrei que não só o porto foi campeão, como o desconto de tempo não é a história que se conta. inclusive ofereci-me para te enviar os relatórios do árbitro.

quanto ao vídeos:

não nego nem um desses casos que linkaste. eu já tinha dito que todos temos telhados de vidro.

mas eu meti links para cerca de 20 lances inacreditáveis passados:

1. apenas nas antas
2. apenas em jogos benfica-porto (e omiti o penalty do ano passado)

tu meteste casos dispersos por diversos jogos, por diversas épocas, em diversos estádios. o máximo que consegues arranjar entre o benfica-porto é um golo não assinalado e um golo em fora-de-jogo (separados por cerca de 8 anos entre eles). faz as contas.

Duarte 13 de janeiro de 2010 às 02:33  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 13 de janeiro de 2010 às 03:00  

Paulinho, vê se acordas rapaz. Coloquei jogos claros de vários anos em que vocês foram beneficiados, precisamente para demonstrar que as vossas ajudas são intemporais.

Esses teus argumentos do Calabote são absolutamente falsos. Não digo que tenhas sido tu a inventá-os, mas não correspondem à realidade. Devem ter sido inventados pela mesma pessoa que te disse que os jogadores do Benfica nunca fizeram a saudação fascista. Não sei se viste o último Trio de Ataque, é que aí foram exibidas imagens dos jogadores do SLB a fazerem essa mesma saudação. De igual modo, quando dizes que o Benfica não teve presidentes pró-regime é uma mentira enorme. Por questões familiares directas, sei que não foi assim.

Obviamente que os relatórios de um senhor daqueles valem zero. E, há época, valiam ainda menos que zero, já que o jogo não foi televisionado. Se na época passada um delegado da liga mentiu num relatório - protegendo com isso figuras do teu clube, nomeadamente o Nuno "Gomes" - , imagina como não teria sido naquele ano.

Já ouvi pessoas que estiveram no estádio, e que na altura eram crianças, dizerem que estavam fartas de lá estar e até perguntavam aos pais, "quando
é que isto acaba?", tal o tempo de descontos dado.

O Porto foi campeão, felizmente sim. É daquelas histórias com um final justo e feliz em que os corruptos foram realmente derrotados.

Pedro, eu não condeno as pessoas que vieram falar da arbitragem do Porto x União. Preferia que o fizessem no teu post, mas é uma questão de preferência apenas e só. O que eu critico de forma veemente é terem começado a falar de coisas que não tinham absolutamente nada a ver, indo buscar jogos que se passaram há mais de 10 anos, na grande maioria dos casos. Isso é que não tem cabimento nenhum.

LMC, quando falei no Sousa Cintra foi apenas para mostrar ao Tomás se ele gostava que eu utilizasse os argumentos aéreos e levianos que ele tanto gosta de usar quando discute comigo.

João S. Barreto, eu é que dei proporção grande à arbitragem? Vai por favor ao topo da caixa de comentários e repara de quem foram as primeiras opiniões relativamente à arbitragem e qual deles foi o mais "explosivo". Se o fizeres, constatarás que não fui eu. Aliás, eu disse que vinha com a intenção exlusiva de discutir o jogo jogado, se leres tudo com atenção também podes verificar isso.

De resto, dizes que o Beto só dá no Liexões e não é jogador para equipa grande. Por este andar, nenhum jogador que saísse de um clube pequeno para um grande teria condições para jogar e triunfar. Já li uns comentários aqui a dizer o mesmo do Ruben Micael. Se assim fosse, então o Helton também não era titular no Porto porque veio do Leiria. Este já é o 7º ou o 8º grande frango que ele dá, eu pela minha parte estou farto. O Beto foi contratado, deu provas no anterior clube e até foi chamado à selecção, pois então que jogue e que os adeptos depois tenham a mesma pachorra com ele que tiveram com o Helton!

Duarte 13 de janeiro de 2010 às 03:18  

Pedro, desculpa porque só agora me lembrei.

Posso perceber que estejas magoado com o Jesualdo. Eu, ao contrário de muitos portistas, sou um admirador dele e quando Adriaanse saiu, disse logo que ele seria o perfeito sucessor e que, com ele, não teria dúvidas que iríamos vencer o título, como aconteceu. No entanto, também não podes dizer que o P.Bento é o rei da elgância. Recordo-te que, recentemente, este deu uma entrevista ao Record, em que teceu críticas ao SCP, chegando mesmo a dizer que os sportinguistas passavam a vida a pensar no Benfica e que isso foi uma das causas para o seu fracasso esta época.

LMC 13 de janeiro de 2010 às 10:43  

Só um esclarecimento ao Duarte,
Voltaste a não responder ao meu post,presumo que não o queiras fazer.
O Armando Vara até é de Vinhais,e foi ouvido num tribunal em Aveiro.
O Jardim Gonçalves num tribunal do Porto.
Eh pá,se não sabes das coisas fica calado.

Pedro Veloso 13 de janeiro de 2010 às 12:10  

Duarte, sim isso não ficou bem ao Paulo Bento. Não que seja mentira, mas já foi fora de tempo, numa altura que o que o SCP queria era tranquilidade. Muitos admiradores seus no SCP ficaram desiludidos.

Luis sim o Jardim Gonçalves foi julgado no Porto...e o BCP é um banco do Porto. Sede Social: Praça D. João I. E aliás as míticas AG do BCP em 2007 foram no edifício da Alfândega do Porto. Vale o que vale, mas de facto a verdade é esta.

LMC 13 de janeiro de 2010 às 14:14  

Pois eu também acho que não tem nada a ver, mas já que o Duarte puxou temas extra futebol para se defender de acusações de futebol,ao menos que o faça correctamente.Não tolero mentiras.

Duarte 14 de janeiro de 2010 às 02:35  

Peço desculpa, não sabia que o Jardim Gonçalves tinha sido julgado no Porto.

Quanto ao Armando Vara, sabia perfeitamente que tinha sido em Aveiro. Como também sei que ele é de Vinhais, mas fez a maior parte da sua vida em Lisboa, não foi a vida que levava em Vinhais que lhe proporcionou o que ele tem.

OK LMC, nesse jogo até podem ter sido "roubados". Dizes que não admites mentiras, mas mentes descaradamente ao dizeres que no jogo da segunda volta um dos golos do Sporting é em fora de jogo.

LMC 14 de janeiro de 2010 às 04:59  

Prova-me que é em fora de jogo.

LMC 14 de janeiro de 2010 às 05:07  

No segundo golo,o Vuk não é nitido que esteja em posição irregular.
Mesmo que estivesse(que não está totalmente,e além disso os árbitros nesta situação têm de deixar jogar),levaste dois.Levavas um, e os três pontos eram nossos à mesma.Não compreendo porque te queixas.