O melhor clube português

Para os que duvidam...

O FC Porto continua a ser o melhor clube português, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), apesar de descer do 18º lugar do ano passado, para o 29º.

O Sporting passou do 49º lugar ao 62º, enquanto que o Benfica subiu em relação a 30 clubes, do 96º lugar ao 66º.

Segundo a Federação, o Barcelona é o melhor clube, e o Chelsea e o Manchester United são o segundo e terceiro melhores clubes.

De destaque da liga portuguesa é o facto do Nacional estar numa posição superior ao líder actual da Liga Sagres, o Sporting de Braga. A equipa madeirense está em 142º lugar enquanto que os arsenalistas estão no lugar 176.

Classificação dos dez melhores clubes:

1.º Barcelona (Espanha), 341,0 pontos
2.º Chelsea (Inglaterra), 292,0
3.º Manchester United (Inglaterra), 291,0
4.º Shakhtar Donetsk (Ucrânia), 275,0
5.º Werder Bremen (Alemanha), 272,0
6.º Hamburgo (Alemanha), 264,0
7.º Arsenal (Inglaterra), 260,0
8.º Estudiantes de La Plata (Argentina), 243,0
9.º Cruzeiro (Brasil), 235,0
10.º Galatasaray (Turquia), 219,0
(...)
29.º FC Porto, 176,0
62.º Sporting, 145,0
66.º Benfica, 141,0
142.º Nacional, 104,5
176.º Sp. Braga, 90,0
261.º P. Ferreira, 74,5

(In O Jogo)

Cumprimentos azuis e brancos

27 Passes de rotura:

Anonimum 7 de janeiro de 2010 às 15:54  

Ah grandes dragões, é melhor irem gozando com estas estatísticas enquanto podem........, que aliás são um bocado tangozas..... estou a pensar aderir ao GRANDE 4.º Shakhtar Donetsk (Ucrânia), 275,0 !!!!!!!!!!!!

Pedro Veloso 7 de janeiro de 2010 às 16:19  

Lol apesar da descida Parabéns Porto, sem ironia. Mas quero ver agora o Duarte dizer que estas classificações não valem nada como quando mostrei uma - do mesmo organismo - sobre a performance dos clubes no século XX nas competições europeias, em que o SLB ficou em 9º;)

Cristiano Moreira 7 de janeiro de 2010 às 16:21  

Anonimum, tens vergonha do teu clube e do teu nome? Identifica-te homem. Respira!
O Shakhtar se calhar tem feito umas coisas interessantes nos últimos tempos. Costumas acompanhar o futebol?
As estatisticas só valem quando dão jeito,não é?!
Disfruta o momento!

Cristiano Moreira 7 de janeiro de 2010 às 16:23  

Obrigado Pedro Veloso.
Sim, é verdade o que dizes sobre o Benfica, mas garanto-te que o FC Porto está à frente do Benfica em variadas coisas classificadas pelo IFFHS. Se quiseres eu provo-te isso! ;)

Pedro Veloso 7 de janeiro de 2010 às 16:29  

Deixa estar Cristiano;) Esqueci-me de destacar a excelente subida do Benfica - só devem ter contado os resultados depois do Quique sair lol

Unknown 7 de janeiro de 2010 às 17:41  

O 2º melhor clube do mundo não tem palmarés internacional ... será preciso dizer mais alguma coisa ?

Só uma ressalva, eu sou Portista

Manú 7 de janeiro de 2010 às 18:32  

cristiano, se queres provar alguma coisa acho que poderias arranjar algo mais credivel que uma lista que tem o shaktar em 4º e o bremen em 5º e que nao tem o real madrid nos 10 primeiros...

acho que nao leste ninguem, excepto o meu comentario que depois corrigi, dizer que o benfica era o melhor. todos dissemos que é o maior e isso convido-te a provar que nao é verdade. mas com provas mais crediveis que esta sff.

Anónimo 7 de janeiro de 2010 às 18:36  

nao ponho em causa a veracidade destas listas, mas e comentar os jogos mal do porto? ja houve dois jogos e voces nada disseram.
tinha como habito vir aqui ler os vossos rescaldos e algumas previsoes e agora ja so se fala de NADA!

Anónimo 7 de janeiro de 2010 às 18:39  

*malta do porto

Pedro Veloso 7 de janeiro de 2010 às 19:12  

Pedro, bem-vindo ao blog.

É verdade que o palmarés de títulos do Chelsea a nível internacional é reduzido (tem uma Taça das Taças no tempo do Vialli acho eu) mas nos últimos 5 anos fez 5 presenças em 6 anos nas meias-finais da Champions...É verdade que não ganhou nenhuma, mas é impressionante. Além dos bons resultados internos claro.

Pedro Veloso 7 de janeiro de 2010 às 19:30  

O que escrevi ficou algo confuso, Nos últimos 6 anos fez 5 presenças, é o que quero dizer*

Anonimum 7 de janeiro de 2010 às 19:50  

Já agora o Chelsea foi roubado indecentemente o ano passado com o grande Barcelona, que teve o chouriço de meter aquele golo no fim... senão o Chelsea ainda estava mais destacado do grande Shakhtar Donetsk!!!

Alfredo Barbosa 7 de janeiro de 2010 às 20:27  

Seja para dar mérito ao Porto, seja dar mérito ao Benfica ou ao Sporting, a verdade é que estes rankings da IFFHS são uma treta e ponto final.

Tomás Pipa 7 de janeiro de 2010 às 20:28  

Realmente...Shakthar?Cruzeiro?Estudiantes?Galatasaray?Bremen?

Isto vale o que vale,mas isto deveria ser feito pela classificação da Champions e as Libertadores deveriam ter mt pouco peso.Os Estudiantes perderiam com a maioria das 32 equipas da Champions.

7 Jaime Magalhães 7 de janeiro de 2010 às 20:30  

Desistiram dos jogos do Benfica e FC Porto?
Eu sei que não são obrigados e só vem aqui quem quer,mas eu gostava de ler os vossos rescaldos que eram sempre bem escritos e polémicos!

7 Jaime Magalhães 7 de janeiro de 2010 às 20:30  

Desistiram dos jogos do Benfica e FC Porto?
Eu sei que não são obrigados e só vem aqui quem quer,mas eu gostava de ler os vossos rescaldos que eram sempre bem escritos e polémicos!

João 7 de janeiro de 2010 às 20:41  

Sim isso foi uma roubalheira de antologia. O Barça merecia ganhar a Champions pelo que jogou durante a campanha mas foi completamente levado ao colo nesse jogo. E o modo como o Hiddink aguentou o Barça nas duas mãos foi de mestre, não obstante o grande plantel que tinha.

Acho pertinente a tua partilha Cristiano, se os benfiquistas partilham outros dados porque não os Portistas também? Não percebo algumas críticas, acho a classificação perfeitamente normal. O Porto está bem classificado pelos resultados desportivos nos últimos anos, reflectindo que é há mais de uma década o melhor clube português em resultados desportivos. Contudo desceu o ano passado e o Benfica subiu, o que reflecte o que tem acontecido nos últimos tempos. Por isso é normal que de acordo com esta estatística e critérios subjacentes
o Porto seja efectivamente o melhor clube Português. Se analisarmos outros critérios, a discussão é outra! Só assim se tem o Shaktar em 4º, que ganhou a Uefa e tem feito boas campanhas europeias. Não conheço os critérios para pontuação ,mas não acho que seja um instrumento falível para avaliar a realidade desportiva recente dos clubes. Aliás recordo que a UEFA tem graves lacunas na pontuação europeia dos clubes, ao não diferenciar convenientemente entre uma vitória na Taça Uefa e na Champions por ex.

Se formos a ler apenas o título do post, aí já é outra discussão:P

Cumps

LMC 7 de janeiro de 2010 às 23:05  

Gostava de perceber melhor os critérios desta classificação!

Pedro Veloso 7 de janeiro de 2010 às 23:45  

7 Jaime Magalhães, grande jogador, bem-vindo;)

Obrigado pelo reparo, esta semana foi um pouco complicada de agenda e também digamos que a Taça da Liga não nos motivou muito a escrever...

Mas a partir do fim de semana volta o "futebol a sério" e com isso as análises aos jogos!

Um abraço

Duarte 8 de janeiro de 2010 às 00:52  

Pedro, ainda bem que te recordas do meu comentário da outra vez a propósito da instituição que elabora estes rankings. Como disse, ainda bem que te lembras porque eu não altero uma virgula ao que disse.

Sim, o Porto é o melhor clube deste país. Não, não é este ranking que o vem confirmar. Os aspectos pelos quais a IFFHS se baseia para elaborar estes rankings estão bem definidos, mas não permitem que se façam avaliações para lá dos factores estudados, factores esses que não contemplam diversos pontos importantíssimos na avaliação qualitativa de um clube.

O Porto é o melhor em Portugal e é um clube muito melhor que o Shaktar, Werder Bremen, Hamburgo e por aí fora. Efectivamente estes clubes conseguiram ir mais longe nas competições europeias porque estavam na Taça UEFA em que o grau de exigência não é tão elevado como na champions, onde se encontrava o FC Porto. No entanto os resultados alcançados por eles nas suas respectivas ligas fica muito aquém do dos dragões.

Duarte 8 de janeiro de 2010 às 00:56  

Jaime Magalhães, bem vindo ao Sector Ofensivo. Pela minha parte levarei em atenção o teu comentário, ainda por cima com um nome desses que me faz recordar uma grandesíssima glória do meu clube:).

António Lopes da Costa 8 de janeiro de 2010 às 02:17  

A estatística vale o que vale, estou de acordo.
Mas acertou em, pelo menos, duas coisas.
Acertou nos dois melhores clubes.
E acertou relativamente aos dois melhores clubes portugueses. São os que têm ficado sempre nos dois primeiros lugares e aqueles que mais competições oficiais venceram em Portugal nos últimos anos.
Por isso, faço uma pergunta. Porquê esse título?
Alguém tem dúvidas?
É que não é só em títulos. Na classificação dos campeonatos também tem sido assim. Primeiro, o Porto. Em segundo, o Sporting. E depois é o resto. Onde, normalmente, tem ficado o Vitória, o Benfica, o Braga e o Nacional.
É como se fossem campeonatos diferentes.

Esta lista acerta nos melhores do futebol português. Outra questão foi a que o Manel levantou: de ser maior. Fala-se muito em maior da Europa, maior do Mundo. Eu tenho estado um pouco fora. Mas, se não me engano, o maior clube (o que tem mais sócios) é o ACP. Se estiver em erro, que alguém me corrija, porque é possível.

Tudo isso vale o que vale.

Quem me conhece sabe que não tenho dúvidas. Para mim, o maior é o Sporting. E duvido que venha a haver um dia em que eu pense que o Sporting não é o melhor clube do mundo.

Um abraço a todos

LMC 8 de janeiro de 2010 às 03:06  

António,
O ACP é de facto o clube com mais sócios em Portugal.
O Benfica é o clube desportivo com mais sócios do mundo.É esse o titulo deles.
Tens no entanto muitos clubes maiores,como o Caravan Club no Reino Unido.

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 10:28  

Gosto da ironia, mas não pretendemos concorrer com o ACP ou com a FENPROF (por acaso a estes ganhamos). Só com clubes desportivos como diz o Luís.

António para cada adepto o seu clube é o maior e melhor clube do Mundo. Não o achar é não ser adepto. Mas é preciso critérios objectivos.

Tomás Pipa 8 de janeiro de 2010 às 11:19  

António lol!! Adoro ver o sportinguismo correr nas veias!És dos maiores leões que conheço!

Realmente acertou nos 2 melhores clubes portugueses.Nos últimos anos foram os que mais longe foram na Europa e que ficaram nos primeiros lugares do campeonato e os que têm mais títulos,sem dúvida!Não são 5 meses à Benfica nem mesmo 1 ano à Benfica que nos vão tirar isso!

Adorei essa do ACP!

Champal como sempre puxa da sua cultura geral de factos incontestáveis que já nos levou a duvidar da veracidade da história do bébé-proveta Saleiro e do choque eléctrico provocado por enguias do Petr e saca dum...Caravan Club?Qé isso?ACP lá do sítio?

António Lopes da Costa 8 de janeiro de 2010 às 16:15  

Era para dizer mais uma coisas, mas vou apenas dizer que estou encantado com a referência ao Caravan Club. Estamos sempre a aprender.

"O Benfica é o clube desportivo com mais sócios do mundo.É esse o titulo deles."

Afinal não é só a Taça da Liga. Ainda há outros títulos que o Benfica consegue ganhar. E o mais importante nisto é que eles são felizes assim. Deixemo-los ser felizes, então.

Anónimo 10 de janeiro de 2010 às 07:10  

antonio o titulo de campeao nacional (e nao o de vice, que voces tanto se vanglorizam de ter ha 4 ano seguidos) tem o nosso nome inscrito como vencedor ha menos tempo que voces e tambem por 31 vezes! será mesmo a taça da liga o nosso titulo?
em termos de titulo devo-te alertar para te remeteres à tua insignificancia enquanto sportinguista.