Globetrotter com selo de qualidade

Com a reabertura do mercado de transferências, muitas são as tranferências (geralmente por empréstimo) de jogadores que querem jogar com mais regularidade, tendo em vista uma convocatória para o Mundial que se realiza este ano.
Inspirei-me a escrever este post ao ler a notícia que um jogador que admiro muito, Tiago, será cedido pela Juventus ao Atlético de Madrid a título de empréstimo.

Tiago Cardoso Mendes começou a sua carreira a nível sénior no actual líder da Liga Portuguesa há precisamente 10 anos, na época de 99/00. Bastaram-lhe apenas duas épocas completas no Minho para, a meio da 3ª época, convencer os dirigentes do Benfica a contratarem-no, incluindo-o no pacote do qual também faziam parte Armando Sá (que, infelizmente para ele, iria para a mesma equipa que João Manuel Pinto) e Ricardo Rocha.

Em duas épocas e meia ao serviço dos encarnados de Lisboa fez 19 golos em 65 jogos. Números bastantes bons para um médio do nosso campeonato, sem dúvida. Lembro-me do meu pai me dizer, por volta da 2ª época ao serviço do Benfica (na qual se afirmou claramente e marcou 13 golos), que Tiago seria um jogador que sairia em breve para jogar em grandes equipas. Não se enganou.

A sua inegável qualidade chamou a atenção de José Mourinho, que, no início da época de 04/05, o integrou na sua armada portuguesa a caminho da conquista da Premier League.
Na minha opinião partiu um ano antes do que devia, apenas pelo facto de ter perdido a oportunidade de juntar ao seu currículo o título da Liga Portuguesa, que foi para o Benfica na época em que ele saiu.

Na única época em que esteve ao serviço do Chelsea marcou provavelmente o melhor golo da sua carreira, ao Manchester United (que grande golo!), fez 34 jogos, marcou 4 golos e foi, como qualquer pupilo de Mourinho se arrisca a ser, campeão.
Olhando para estes números dir-se-ia que se tinha afirmado de pedra e cal na equipa londrina mas, como não era verdadeiramente indiscutível na primeira equipa, rumou a França para ser dos jogadores mais influentes do campeão francês durante duas épocas. Aliadas à boa época no Chelsea, foram estas as melhores épocas de Tiago a nível internacional.

Após duas épocas a espalhar classe ao serviço do Lyon, foi a recém promovida Juventus que, na época de 07/08, o foi resgatar. Era o regresso a um colosso europeu que se encontrava a renascer.
Nunca se conseguiu, no entanto, afirmar de forma definitiva na Vecchia Signora. Uns dizem que foi pelo seu futebol não se adaptar ao estilo de futebol italiano, outros dizem que foi devido a pequenas lesões que o afastaram constantemente da melhor forma. Eu apenas digo que é uma pena, pois a sua qualidade e profissionalismo são evidentes e foram sempre elogiados pelos treinadores que o treinaram em Itália. Merecia sair com uma melhor história para contar.

No ano em que completa 29 anos ruma ao único campeonato de topo que lhe faltava. Sai, no entanto, para jogar numa equipa de que gosto pouco e que penso não estar ao seu nível, mas pode ajudar a equipa a crescer nesta segunda metade da época e, assim, recuperar a melhor forma que todos lhe reconhecemos e penso que admiramos, para ajudar a nossa Selecção no Mundial.
Para ter uma carreira mais completa ainda, faltava-lhe a Alemanha e um título de campeão nacional português.

Precisamente a nível de Selecção, Tiago conta com um único golo (um chapéu de levantar um estádio, frente à Sérvia) nos 40 jogos que fez e, actualmente, parece ser uma aposta consistente de Queiroz quando quer jogar em 4-4-2 losango. Se tudo correr como esperado, ou seja, se jogar com regularidade, deve ser um dos 23 que vão à África do Sul.

Pela enorme qualidade e capacidade de influenciar o rumo dos jogos (quer com rasgos de génio em progressão rápida, quer em remates colocados de meia distância) que lhe reconheço, espero que recupere a sua melhor forma que ainda vai muito a tempo!
É, sem dúvida, um regalo para qualquer adepto de futebol espectáculo ver o meio campo nacional a ludibriar os adversários com rápidas trocas de bola entre Tiago, Deco, Ronaldo, etc.


Tirando o selo de qualidade, apenas uma última palavra para Edinho, que está a forçar uma ida para o Marítimo à procura de golos e minutos de jogo, bem como Eliseu para o Saragoça.
Certamente com o mesmo objectivo dos seus compatriotas, Antunes está certo no Leixões também.
Veremos se conseguem convencer Carlos Queiroz.

25 Passes de rotura:

Anonimum 7 de janeiro de 2010 às 19:12  

Bom, o blogue voltou ao futebol!!! Post interessante, e eu continuo Anonimum....

Pedro Veloso 7 de janeiro de 2010 às 19:25  

Lol à vontade Anonimum. Ninguém é censurado aqui, se cumprir os mínimos de educação como tem sempre acontecido, felizmente.

Manú,bom post.

Gosto do entusiasmo com que falas do Tiago. Eu concordo com a análise às qualidades dele, se bem que deva dizer que desde que ele forçou a saída para o Chelsea deixei de gostar dele como dantes.

13 golos em 03/04 só no campeonato? Mt bom!

Tiago foi dos poucos jogadores que vi terem um 9 em A Bola, quando bisou no 7-0 ao Paços em 02/03.

Lá vai o Quique continuar no seu 4-4-2 clássico...Estou a ler que hoje mandou os jogadores correr para o bosque como castigo.

Já que falas no Armando Sá, o Luís diz que eu cheguei a afirmar que ele era o melhor lateral direito da Europa naqueles jogos fulgurantes pelo SLB lol. Acho que não cheguei a tanto!!!

v.a.s.c.o. 7 de janeiro de 2010 às 19:53  

Ao que parece acertei que o Sereno vai para o Porto para o ano...

Manú 7 de janeiro de 2010 às 19:56  

falei em tiago apenas com a camisola da selecçao nacional vestida, mas como benfiquista nao senti que ele tivesse forçado a saída. o chelsea pagou relativamente bem pelo seu passe.

nao estou certo que os golos tenham sido apenas no campeonato, na pesquisa que fiz dizia apenas 13 golos essa epoca.

armando sá era um bom lateral direito, mas a alusao que lhe fiz foi para relembrar os passes em profundidade do JMP aos quais o armando tentava sempre chegar sem a minima possibilidade de ter sucesso e quase sempre a esbarrar com os placards de publicidade.

LMC 7 de janeiro de 2010 às 20:06  

É de facto um muito bom jogador, que irá concerteza ao Mundial.Não sei se tem lugar como titular,pois não nos podemos esquecer que Ronaldo e Deco jogam sempre, e há outros em melhor forma que ele esta época.
Em relação ao Edinho, não está a meu ver nos 10 melhores pontas de lança portugueses da actualidade...Não sei porque razão é convocado.

Manú 7 de janeiro de 2010 às 20:19  

nem eu luis. nao se percebe

Tomás Pipa 7 de janeiro de 2010 às 20:24  

Segundo as minhas contas o Tiago marcou 29 golos em 7 épocas(contei as do SLB,Chelsea e Juventus)
Não sei é em que competições

Tomás Pipa 7 de janeiro de 2010 às 20:25  

Vasco,não gosto nada é desse Sereno.Ao seu lado teve sempre companheiros bem melhores como o Geromel e depois o G.Lazaretti.

João 7 de janeiro de 2010 às 20:46  

"No ano em que completa 29 anos ruma ao único campeonato de topo que lhe faltava. Sai, no entanto, para jogar numa equipa de que gosto pouco e que penso não estar ao seu nível, mas pode ajudar a equipa a crescer nesta segunda metade da época e, assim, recuperar a melhor forma que todos lhe reconhecemos e penso que admiramos, para ajudar a nossa Selecção no Mundial."

Dizes tudo o que justifica a mudança para Madrid!

LMC 7 de janeiro de 2010 às 20:52  

Não que Portugal se possa orgulhar de ter um ponta de lança ao nível da restante equipa,mas agora Edinho?

Pedro Veloso 7 de janeiro de 2010 às 23:40  

Tomás muito gostas tu do Lazaretti lol.

Manú esqueceste-te de referir o melhor, que era, depois de JMP falhar o passe, o seu inesquecível gesto a pedir desculpa a Armando

Duarte 8 de janeiro de 2010 às 01:00  

Anonimun, claro que tens todo o direito de continuar anónimo. Não serás nunca censurado por mim, isto desde que não insultes nem ameaces a vida de ninguém, como fez comigo outro anónimo que por aqui passou e que, com isso, fez-me ter insónias a noite passada. Ainda agora estou muitíssimo amedrontado:)

Duarte 8 de janeiro de 2010 às 01:05  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 8 de janeiro de 2010 às 01:06  

Também espero que o Edinho não seja convocado para o mundial. Não acho que tenha o gabarito suficiente para tal, mesmo sabendo que o lugar de ponta de lança é, a para do de lateral esquerdo, o mais fraco da nossa selecção.

Quanto ao Tiago, realmente não pegou na Juventus e agora vai emprestado para um clube que é um cemitério de jogadores. Talvez venha para o Porto na próxima época. O namoro já não é de agora e até acho que isto seria uma coisa que o deixaria felicíssimo. Já não estou tão certo da vontade da administração do Porto em fazer os esforços necessários, nomeadamente em termos monetários, para o contratar. A ver vamos.

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 01:09  

Acho que ele é portista por acaso Duarte. Ou pelo menos era antes de ir para o Benfica.

Será que o Edinho vai mesmo para a madeira? Hoje marcou pelo Málaga

João 8 de janeiro de 2010 às 01:31  

Pedro já referiste esse mítico gesto pelo menos umas 3 x desde que escreves no blog! Só te estou a relembrar porque estás esquecido e percebe-se, são memórias deliciosas!

Manú 8 de janeiro de 2010 às 01:35  

veloso nao referi exactamente para te dar a deixa. sabia que o ias fazer! uma das piores memorias que tenho do benfica é esse senhor ter usado a braçadeira de capitao...

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 10:08  

Haha desculpem, é preciso ver que fiquei marcado por essas memórias tristes!

Tomás Pipa 8 de janeiro de 2010 às 11:14  

E o gesto era por as mãos como quem reza ao alto e dizer: "esculp'Ármando!" e depois quando se virava para trás tinha um tique q era piscar o olho esquerdo em direcção ao chão.Confirmam?

Outra coisa mítica,quem se lembra de Bilro a comentar no Euro2004?Quando apareceu loiro naqueles programas de Carlos Daniel com uma camisa aberta de ganga sem mangas(rasgadas) e de gravata? Isso sim ficou na minha memória!

E as famosas camisas de folhos do JMP?Isso sim!

Quanto ao Lazaretti,vcs acreditem no que digo,ele é bom jogador!Se o Polga sair,o Lazaretti era uma boa opção para o meu Sporting!

E olhem que eu dizia o mesmo do
Geromel,Gregory,F.Lopes e Rolando muito antes de atingirem a fase onde se encontram.Gregory então é um namoro muito antigo que eu tenho.

Lazaretti segundo sei está emprestado ao Vit.Guimarães por um grupo de investidores que pede 500K para ele continuar e sei que o Vit.Guimarães não vai avançar.Acho que o Sporting poderia virar-se para aí.Se vir o Carlos Carvalhal vou lhe dizer isso mesmo. É esse e o Baba!Dois talentos que encaixavam no meu Sporting!

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 11:57  

Tomás lembro-me disso do Bilro. Arisco até dizer que a camisa era roxa...Que personagem!

Do tique do olho do JMP não me lembro mas acredito

Gregory não é mau mas pezinhos pra clube grande não tem

João S. Barreto 8 de janeiro de 2010 às 12:15  

eu acho q a camisa do bilro era daquela ganga meio descolorada. ainda me lembro quando esse senhor marcava golos de canto directo. é o nosso futebol, feito destas personagens. estava ate a pensar de vez em quando fazer uns daqueles posts a recordar jogadores, mas eu fazia daqueles jogadores de equipas pequenas, tanto os que mereciam ter dado o salto ou estes que traziam graça ao nosso campeonato. gostava de ouvir a vossa opinião

Tomás Pipa 8 de janeiro de 2010 às 12:41  

claro,mas só se arranjares uma fotografia do 16JMP(c) com uma camisa de folhos

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 14:29  

Lol sim e zé manel (o do Leixões)num jornal qq encostado a uma mota é imprescindível também

LMC 9 de janeiro de 2010 às 06:44  

Tenho grandes imagens míticas,algumas delas ainda podem ser vistas no youtube.

João 9 de janeiro de 2010 às 22:52  

era a uma lambretta, o zé Manel. E com capacete estilo penico;)