Massacre ao Leixões

Parece que o Sporting entrou no ano de pé direito, primeiro bateu o líder da Liga Sagres na Taça da Liga e agora voltou a ganhar, mesmo que tenha sido à rasca e ao 14º classificado do nosso campeonato. No entanto, o Sporting continua a jogar muito mal, apresentando um futebol de equipa pequena, com muito sofrimento, muita garra e pouca qualidade. Mesmo com muita lentidão e falta de qualidade a verdade é que poderia e deveria ter surgido uma goleada em Avalade. Como disse e muito bem o leão João Pereira na flash-interview: "ninguém ficaria admirado se a equipa de José Mota tivesse encaixado uns 4 ou 5 golos". É de lamentar que à 15ª jornada, tenhamos marcado apenas 16 golos. Menos de metade dos golos marcados pelo Benfica, quase metade dos golos do FC Porto. Braga, Marítimo, Académica, U.Leiria e Nacional também já festejaram golos mais vezes.

Carvalhal optou pelo 4-4-2 clássico com Vukcevic na esquerda e Izmailov na direita. João Pereira foi também uma das novidades. Saleiro e Postiga foram a dupla de avançados mais uma vez e Grimi manteve o lugar de lateral esquerdo.

O jogo foi mesmo muito mau. Postiga e Saleiro continuam a dar um show de falhanços em Alvalade. Vukcevic vai de mal a pior, está lento e pesado, continua muito individualista e não tem feito a diferença. Izmailov continua sem confiança, falhou dois golos certos. Para mim as melhores exibições vieram mesmo dos laterais. Grimi deu muita profundidade ao lado esquerdo, conseguiu fazer a diferença no seu flanco (pena é depois não conseguir centrar com qualidade) com as subidas constantes. Do outro lado, João Pereira trouxe competência, poder de choque (mesmo que seja um jogador mínimo) e alguma virilidade que tanto faltava em Alvalade. Fartou-se de subir no terreno a apoiar o ataque e para mim foi mesmo o melhor em campo.

Quanto ao Leixões, veio a Alvalade unica e exclusivamente para defender. A área leixonense parecia mesmo um parque de estacionamento. Diego começou a perder tempo nas reposições de bola logo aos cinco minutos e conseguiu adiar os golos do Sporting por quatro vezes com excelentes defesas a remates de Vukcevic e Izmailov. Vários jogadores do Leixões simularam lesões perdendo assim muito tempo dentro do campo para depois sairem no próprio pé. Gostava que este Leixões descesse de divisão. Não dá é para descerem todos os que quero: a Naval, o Olhanense, o Belém ,o Vit. Setúbal e o Benfica, que são equipas que das duas uma: ou não jogam nada, ou eu não gosto nada. Só me lembro do Leixões ter feito um remate e sinceramente nem percebo porque José Mota se queixou da expulsão de Bruno Gallo. Esteve o jogo a fazer faltas e a que fez sobre Saleiro foi a cereja em cima do bolo.

O golo apareceu de forma justa aos 83', canto na direita de J.Moutinho e Tonel (quem haveria de ser?) com uma marrada potente, dispara ao ângulo superior direito da baliza Vítor Damas. Grande golo de Tonel, o primeiro do central esta época. Com a lesão de Pepe e a quebra de forma de Rolando, talvez Tonel ainda tenha esperança de discutir uma vaga entre os 23 de Queiroz.
Perto do final do jogo foi Rui Patrício que salvou o Sporting ao responder com uma defesa do outro mundo a um desvio de ...Sinama-Pongolle!

Quanto a Sinama-Pongolle, entrou aos 60' para o lugar do cada vez mais mal-amado H.Postiga. Deu para ver pouco do internacional francês. Duas ou três grandes arrancadas em alta velocidade (que lhe valeram a lesão) deixaram "água na boca" dos adeptos leoninos. Tendo chegado há pouco tempo ao clube, Sinama procurou jogar em equipa e isso não foi benéfico nem para ele, nem para a própria equipa. Podia ter chegado ao golo numa situação, mas depois deu a bola a Vukcevic que não deu seguimento à jogada de perigo. Em breve vai perceber que mais vale chutar à baliza do que jogar para a esquerda (para Grimi e Vukcevic) e os golos vão aparecer.

O Sporting atinge o 4º lugar e a partir de agora subir na classificação vai ser quase impossível.
Há que manter a senda de vitórias e esperar um deslize, especialmente do FC Porto que é, dos três que seguem na frente, o que parece estar mais fraco. As duas taças (de Portugal e da Liga) são para ganhar. O próximo jogo é em Leiria já amanhã contra uma União muito desfalcada, espero uma vitória da minha equipa e desejo que seja já com um pouco de mais brilho.

33 Passes de rotura:

João S. Barreto 12 de janeiro de 2010 às 13:33  

O Sporting não fez de facto uma boa exibição, mas em termos colectivos não esteve mal, fez uma boa circulação de bola e podia (devia) ter marcado mais golos, frente a um Leixões que é muito muito fraco. Foi também interesante ver o Izmailov a vir buscar jogo perto do Adrien. É um excelente jogar, mas ainda não tá com toda a confiança, o que é normal depois da lesão que teve.
Tomás, espero que estejas errado quando dizes que o Tonel tem oportunidade de ir à selecção, acho-o dos piores centrais que já vestiram a camisola nacional. Penso que temos melhores opções

Anónimo 12 de janeiro de 2010 às 13:47  

Em total desacordo com o que foi dito, Tomás. O SCP terá feito até uma das melhores exibições da época (bem sei que esta escala está nivelada por baixo) com alguma intensidade e variedade de jogo. Boas movimentações laterais, profundidade, oportunidades para golear. Fraco, muito fraco o Leixões(excepto g.r.) a anos luz das equipas do Mota. Quanto a Tonel, pois...selecção não me parece.
Abraços

LMC 12 de janeiro de 2010 às 13:51  

Sempre gostei muito do Tonel,um grande central a meu ver.
Portugal tem muitos bons centrais,não sei se com Sporting na mó de baixo ele tenha alguma colocação na Selecção.

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 14:44  

"Gostava que este Leixões descesse de divisão. Não dá é para descerem todos os que quero: a Naval, o Olhanense, o Belém ,o Vit. Setúbal e o Benfica, que são equipas que das duas uma: ou não jogam nada, ou eu não gosto nada"

Lol da primeira vez não tinhas posto o SLB, foste corrigir! lol por mim também mandava esses pequenos todos, menos o meu clube, dar uma volta, com o José Mota à cabeça claro.

Sem ironias, como é que vocês sabem qual é a baliza Vitor Damas? Quando fui a Alvalade não vi nada a indicar. Foi um gesto bonito do JEB,também gostava de ter uma baliza Manuel Galrinho Bento e uma baliza Saint Michel, com a cara deles a meter medo aos avançados por trás da baliza.

Postiga e Saleiro são demasiado parecidos para jogar juntos.

Rui Patrício podias ter destacado. Muito atento, à clube grande, muito bom das poucas vezes que teve que intervir.

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 14:51  

Caros visitantes, eu não estou a reinvidicar uma chamada do Tonel à selecção.Espero que fique claro!

Primeiro que ele,na minha opinião há o Zé Castro e Carriço.

Estou a dizer é que ele(tonel) pode pensar nisso!

Anónimo,ainda bem que tocas no assunto.Não sei se viste o jogo,ou se viste o resumo.Se viste o resumo percebo-te perfeitamente,eu quando vi o resumo também pensei:"bolas,jogámos muito",mas a verdade não é essa.O Sporting joga à espera que o golo apareça do nada.Não concordas que jogamos com muita lentidão?Viste quanto tempo demorou a bola a chegar ao Izmailov que estava isolado à imenso tempo naquele remate que Izmailov fez para grande defesa de Diego?É assustador.Não acho que tenha sido a melhor exibição da época.Gostei muito da exibição diante da Fiorentina.

Veloso,esqueci-me do Rui Patrício,tens razão!

Luís,o eu acho que o Sporting precisa de ir ao mercado de centrais.Nós gostamos do Tonel porque ele dá tudo,não se queixa e marca golos(que de facto faz a diferença),mas não tem a qualidade necessária para ser um central de topo. Falta-lhe largura fisica,mais pés,mais velocidade...não chega só vontade!
O Abel também é muita vontade,muito brio e profissionalismo,muito sportinguismo mas isso infelizmente não chega!

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 14:54  

Essas equipas não jogam nada porque têm demasiado medo de perder.Se fosse a 20,já jogariam mais para o futebol.De facto este Leixões não é a cara das equipas de José Mota que eu tanto gosto.

Veloso,esqueci-me de te responder.A baliza do Vitor Damas é a baliza Sul.A da Juve Leo

LMC 12 de janeiro de 2010 às 16:09  

Isso é um facto importante a destacar numa liga a 20 equipas!
O facto de jogarem mais pequenos entre sí,faz com que as equipas pequenas quando joguem com os grandes dêm mais espetaculo,em vez de tarem sempre enfiadas lá atrás.
Uma equipa dessas,no planeamento da época conta sempre com um ponto com os grandes,pois em 6 jogos a jogar com o autocarro,há sempre um que empatam.E por vezes essas equipas até têm um brasileiro rápido na frente,que nesse dia até se lembra de correr e marcar um golo num contra ataque.
Com 20 equipas havia mais futebol,não haja dúvida!

Manú 12 de janeiro de 2010 às 19:17  

concordo que haveria mais futebol com 20 equipas, mas tambem haveria mais equipas que nao pagavam os ordenados e que nao tinham condiçoes para estar na primeira liga. qualquer diz tínhamos o carregado a jogar na primeira liga com relvado sintectico e as contas em ordem!

tambem gostava que houvesse um campeonato com 20 equipas, quantos mais jogos melhor! mas, para ja, como as coisas estao em termos de dinheiros, mantinha tudo assim. menos que 16 NUNCA!

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 20:07  

O Carregado está a jogar em relva natural no Cartaxo.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 20:15  

ah, tinha ouvido que jogavam em sintectico.

sendo assim, fica com sentido figurativo o que eu disse

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 20:26  

Eles quando subiram jogavam em sintético só que em escalões que em campeonatos profissionais, em portugal só se pode jogar em relva.

O relvado do estádio do Bessa agora é sintético para reduzir custos de manutenção.

Manú 12 de janeiro de 2010 às 20:47  

ya ja ouvi dizer tambem, quem viu e quem ve o boavista

paulinho cascavel 12 de janeiro de 2010 às 21:57  

"Não dá é para descerem todos os que quero: a Naval..."

porque queres que desça a naval? fiquei com a impressão contrária deles, quando vieram à luz. foram massacrados mas praticamente não fizeram anti-jogo.

jogam é pouco...

também não gostava que descesse o setúbal, belém e olhanense. gosto sempre de equipas do sul, porque desgastam as equipas nortenhas (braga, porto e guimarães) em deslocações...

para mim faz falta é uma equipa do interior, um lusitano de évora ou um académico de viseu. e mais uma do algarve tinha piada.

e o setúbal e o belém, juntamente com a académica, são as minhas equipas pequenas. históricos, os três.

paulinho cascavel 12 de janeiro de 2010 às 21:57  

"Não dá é para descerem todos os que quero: a Naval..."

porque queres que desça a naval? fiquei com a impressão contrária deles, quando vieram à luz. foram massacrados mas praticamente não fizeram anti-jogo.

jogam é pouco...

também não gostava que descesse o setúbal, belém e olhanense. gosto sempre de equipas do sul, porque desgastam as equipas nortenhas (braga, porto e guimarães) em deslocações...

para mim faz falta é uma equipa do interior, um lusitano de évora ou um académico de viseu. e mais uma do algarve tinha piada.

e o setúbal e o belém, juntamente com a académica, são as minhas equipas pequenas. históricos, os três.

Pedro Veloso 13 de janeiro de 2010 às 00:05  

"porque queres que desça a naval? fiquei com a impressão contrária deles, quando vieram à luz. foram massacrados mas praticamente não fizeram anti-jogo"

Isso aí honra lhes seja feita. E o Inácio mesmo tendo divergências pessoais com o JJ não fez comentários parvos no fim desse jogo.

Pedro Veloso 13 de janeiro de 2010 às 00:11  

Xi Lusitano de Évora faz-me lembrar...Mário Jardel! 7 (!!) golos num 7-0 para a Taça em 97/98. Tenho uma cassete de resumo dessa época, comentada pelo Gabriel Alves, nunca esqueci o seu comentário a um golo em que o Jardel finta dois e marca de letra nesse jogo: "Jardel tirou dois adversários do caminho. Quanto ao remate, ao ritmo tropical, em passo de samba. Um espanto!" Só mesmo ele para ter estas expressões, fiquei com isto gravado na memória. Gabriel saudades tuas pa!

Manú 13 de janeiro de 2010 às 00:32  

Avé Gabriel Alves!

Duarte 13 de janeiro de 2010 às 00:46  

Bom jogo do Sporting. Carvalhal está indubitavelmente a conseguir fazer os seus jogadores render bem mais do que Paulo Banto fazia.

O Bruno Gallo foi mal expulso, mas claro que isso para o Tomás não conta para nada.

Duarte 13 de janeiro de 2010 às 03:03  

Pedro, acho que sei que cassete é essa. Se for a que eu penso, também a tenho:). Até acho que esse vídeo já está no youtube, na íntegra e separado em partes.

Duarte 13 de janeiro de 2010 às 03:13  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 13 de janeiro de 2010 às 03:19  

PS: a boa exibição do Tonel não me espanta minimamente. Até nisso Carvalhal está a mostrar algo a Paulo Bento. Tonel teve uma boa escola e confesso que fiquei triste quando o Porto se libertou dele em definitivo. Felizmente, nos campeões nacionas, os centrais nunca foram um problema, pelo que também ninguém considera o seu não aproveitamento como um erro colossal.

Pedro Veloso 13 de janeiro de 2010 às 10:23  

Não sou assim tão fã do Tonel. Ou mais precisamente, é como diz o Duarte, teve uma boa escola (a melhor escola de centrais nacional sem dúvida) e por isso é um central competente, não faz disparates. Mas acho que não tem o nível e/ou potencial de outros centrais do futebol português, como Carriço, Bruno Alves, Luisão ou David Luiz. Ao seu nível, Polga é mais jogador para um grande como o Sporting. Mas nada contra o Tonel, que além do mais é um excelente profissional como eu gosto de ver. Mesmo quando está no banco.

Duarte quanto à cassete está de facto no youtube. Quer dizer a dessa época não tenho a certeza, mas há tipo de 92/93, 93/94, etc. Grandes relíquias.

LMC 13 de janeiro de 2010 às 10:47  

Explica lá porque é que o Bruno Gallo é mal expulso

LMC 13 de janeiro de 2010 às 11:28  

Uma nota para o Sporting,que finalmente celebrou o acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, em que entre outras coisas, iremos receber :
-18 Milhões de Euros
-Aprovação do Projecto do Pavilhão

É uma importante notícia,pois era uma vergonha um clube como o Sporting,que é a maior potência desportiva nacional,não ter um lugar seu para as suas modalidades.

João S. Barreto 13 de janeiro de 2010 às 13:52  

Essas cassestes penso que vinham no jornal "oJogo" e estão todas na internet que eu já passei noites inteiras a vê-las. Génio Gabriel Alves!

LMC 13 de janeiro de 2010 às 14:13  

Alguém tem a cassete da liga 94/95?
Vejam os dois grandes golos desse campeonato.
Rui Esteves (merecia também a meu ver um post no "recordando") com um magnifico chapéu do meio campo.
RICARDO SÁ PINTO, com uma jogada individual,que finaliza com um toque de calcanhar propositado para a baliza.

Tomás Pipa 13 de janeiro de 2010 às 14:51  

Duarte,o B.Gallo foi expulso porque deu porrada o jogo todo.Quando fez a falta, era a 3ª que ele próprio fez em 6 minutos.Por isso..

Quanto à Naval e essas equipas que aí acima referi espero que fique claro.

Para mim, quero que todas as equipas do Sul fiquem na 1ª Liga, à excepção do Olhanense que para mim é do Norte.

Naval considero Sul porque é das que é mais a sul.Gosto do treinador.Mas há que frisar que jogam muito pouco e tem mts brasileiros que é coisa q eu não gosto.

Pedro Veloso 13 de janeiro de 2010 às 15:11  

Sim João eram de O Jogo!

Luis esses golos de 94/95 devem andar pelo youtube, quando tiver tempo a ver se vejo, sobretudo se um é do Rui Esteves, outro que incrivelmente conseguiu envergar o manto sagrado por intermédio do Rei Artur. 2 jogos zero golos pelo SLB, brilhante. Olha se calhar comprámo-lo por causa desse golo de que falas!!

Tomás Pipa 13 de janeiro de 2010 às 15:20  

E Fernando(cabelo tipo o do Tanta) do E.Amadora de bicicleta?

João 13 de janeiro de 2010 às 16:29  

Só vi o resumo alargado pelo que sinceramente pensei que o SCP tivesse jogado melhor. Nota muito boa para R. Patrício também. Essas cassetes são de O Jogo sim ( autênticas pérolas), isso e os placares publicitários do mesmo nos jogos do campeonato foi o que me fez perceber que existia esse jornal quando era puto. Para matar saudades do Mestre podem ir espreitando o Twitter: http://twitter.com/Gabriel_Alves

LMC 13 de janeiro de 2010 às 16:35  

E o anúncio dos jogos da santa casa?
"E marca um,marca x,marca 2,é a marcar que se vai ganhar depois..."

Pedro Veloso 13 de janeiro de 2010 às 16:47  

João não sabia que havia twitter do gabriel, fui la ver agora!

"Em honra do solistício de inverno, primeiro Hulk e depois Fernando a rematarem para os astros"

"Sporting continua sem levantar vôo, desta vez literalmente. Avião regressa à Portela. Motivos técnicos que terão implicações tácticas"

"Em Alvalade, paira efeito da mirra, que já embalsamou carreira de Bento, Barbosa, Telles. Com equipa de múmias, Carvalhal tentará ser faraó."

E pa tou as gargalhadas no trabalho,o verdadeiro artista!!

João 13 de janeiro de 2010 às 20:42  

Tem para todos os gostos!Durante os clássicos costuma ter uma presença mais assídua.