15ª Jornada - Rescaldo


Braga-Nacional:

O Braga chegava a este jogo com a possibilidade de, pela 1ª vez na sua história, fechar a primeira metade do campeonato como primeiro classificado. Numa altura em que, por uma série de exibições menos fulgurantes, muita gente colocava o Braga já numa fase descendente, os "Guerreiros do Minho" protagonizaram uma excelente exibição. Com o seu 4-4-2 que "flutua" no momento ofensivo para um 4-3-3, com Paulo César a aparecer bem nos flancos abrindo espaços no meio para as entradas de Mossoró e para o remate forte de Hugo Viana, o Braga impôs desde cedo o seu jogo chegando ao primeiro golo logo aos 2 minutos pelo capitão Vandinho. Embora o segundo golo só tenha chegado aos 54 minutos por Leone, a supermacia bracarense foi sempre evidente frente a um Nacional que se apresentou estranhamente apático e desorganizado defensivamente. Destaque também para Filipe Oliveira, única novidade no 11 face à transferência de João Pereira para o SCP, que cumpriu bem num jogo adaptado às suas características, sendo que o Braga foi a única equipa a atacar.


Nos outros jogos, destaque para a vitória de vimaranenses sobre o Marítimo, num terreno sebre muito complicado, com um golo do futuro reforço portista, Sereno (boa contratação). O Vitória ascendeu assim ao 5º lugar, depois de um início de campeonato muito fraco. A Académica também conseguiu uma importante vitória sobre os vizinhos da Figueira da Foz, a Naval por 2-0. Continua bem a equipa de Villas Boas. No fundo da tabela, Paços Ferreira e Olhanense empataram a uma bola num jogo com várias ocasiões de golo para ambos os lados e Belenenses e Setúbal empataram a zero em mais um jogo sem história para contar.

10 Passes de rotura:

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 10:21  

Braga vi só a meia hora final e gostei muito da segurança e excelente circulação de bola, depois mais facilitada também pela expulsão, até exageraram um bocado no fim e os jogadores do Nacional revoltaram-se um pouco por acharem que já estavam a gozar com eles.

Para essa circulação contribuiu claro Hugo Viana, sempre a distribuir de forma perfeita. Merecia ter marcado e esteve muito perto de o conseguir em 2 bons remates com a sua canhota.

O Nacional como dizes esteve muito fraquinho.

Vitória continua a sua ascensão. Quarta-feira vai ser um bom jogo, embora provavelmente menorizado por poupanças (pelo menos do lado do Benfica, já que o Paulo Sérgio tem que tentar ganhar depois da derrota com o Rio Ave).

Só de imaginar a qualidade do Belém-Vit.Setúbal...

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 10:58  

Braga jogou bué mm!
O Vit.Guimarães vem a subir aí a toda a força!
A Académica tem vem por aí fora e a marcar muitos golos!bem mais que o SCP.

Nem quero pensar no que aconteceu no belém-vit.setúbal

Pedro Veloso 12 de janeiro de 2010 às 11:35  

Académica recebe Braga, Benfica e Porto na segunda volta. Vão ser grandes testes ao Villas Boas, que de qualquer forma já está a mostrar muito. Espero que ofereça a liderança isolada ao Benfica neste fim-de-semana.

LMC 12 de janeiro de 2010 às 12:17  

João,
Não considero que o Filipe Oliveira tenha feito nada de especial.Até achei o pior elemento do Braga.

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 12:22  

Luís,o F.Oliveira foi dos melhores jogadores do Braga 6ªfeira.Subiu muito e ofereceu muitos golos

LMC 12 de janeiro de 2010 às 12:25  

Não curti...

João S. Barreto 12 de janeiro de 2010 às 13:23  

Eu não gosto muito do filipe oliveira tb, por isso acho que na 2da volta esse vai ser o seu ponto fraco pq o miguel garcia tb nao oferece segurança. mas penso que neste jogo teve bem, fez varias boas incursoes pelo lado direito.´
O jogo em guimaraes para o benfica vai ser mt dificil.

LMC 12 de janeiro de 2010 às 15:36  

O Miguel Garcia não é terrível, atenção.
Ele era central,não é um lateral que suba bem!Mas se ficar ali fixo na sua posição pode ser uma mais valia em termos de segurança.

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 20:09  

Eu já nem sei o que dizer. Eles vão para Braga e parece que ganham uma segunda vida. Nem vou arriscar a falar do M.Garcia que até é rápido e do F.Oliveira porque tenho medo de me enganar.

LMC 13 de janeiro de 2010 às 03:51  

Olha há jogadores que jogam lindamente nos seus clubes,e vêm para os grandes de Lisboa e não sei o que se passa.
É nas coisas que admiro o Porto,se reparares não levam tantos flops como nós levamos.