Liedshow

O Sporting recebeu e bateu em Alvalade a equipa do Nacional. Carlos Carvalhal manteve o seu onze habitual, mas foi do banco de suplentes que veio a solução.

Grande jogo que fez o Sporting, claramente o melhor da "era-Carvalhal". De louvar também a atitude do Nacional, que veio a Alvalade jogar de igual para igual e não perder tempo como costumam fazer as equipas visitantes.

Na primeira parte, aos 20', o primeiro lance de perigo veio duma grande jogada do lado-direito do Sporting onde João Pereira cruzou milimetricamente para a cabeça de Postiga que respondeu com um cabeceamento para o céu. Que perdida!

Aos 22', Izmailov disparou do meio da rua, a bola ía direitinha ao ângulo superior direito da baliza norte, Bracalli estava atento.

Na primeira vez que o Nacional entrou no último terço do terreno fez golo. Uma jogada entre dois madeirenses, Edgar Costa foi à linha cruzar e Rúben Micael cabeceou muito colocado para o primeiro golo da noite.

O Sporting não demorou a responder à vantagem do Nacional com mais um golaço de Miguel Veloso, grande tiro de pé direito à entrada da área. A jogar assim, Miguel Veloso tem que ser titular na selecção e tem que sair para um grande da Europa no final da época. Para mim, tem lugar em qualquer equipa do mundo. Sim, no Barça e no Man Utd também tem, Busquets, Anderson e Fletcher não são em nada melhores que ele. Aos 31' João Pereira com uma jogada digna de qualquer fantasista, passa por três jogadores do Nacional, brindando o último destes com uma cueca e entrega a Izmailov, o "Czar" com tudo para fazer golo, troca os pés e remata ao lado.

Postiga continuou o seu show de falhanços, aos 31' cabeceou mais uma vez por cima após cruzamento açucarado do inevitável João Pereira.
Aos 38' Miguel Veloso com um grande disparo em jeito quase que fez o segundo golo. Remate colocadíssimo do camisola 24 que Bracalli foi lá buscar com a ponta das luvas. O árbitro deu pontapé-de-baliza.
Aos 58', enorme ovação em Alvalade. Carvalhal troca Postiga por Liedson e aos 60', após canto de João Moutinho sobre a direita e um desvio de cabeça de Izmailov ao primeiro poste, Liedson apareceu no segundo poste e colocou o Sporting, agradecendo assim a enorme ovação dos adeptos.

Aos 63',João Aurélio quase que surpreendeu Rui Patrício, com um cruzamento torto do lado direito quase que fez um chapéu ao guarde-redes leonino que cumpriu ontem o 100º jogo pelo Sporting.

Aos 72', grande lance de Izmailov pela direita, passou por vários jogadores e entregou a bola a Miguel Veloso que centrou para a pequena área onde apareceu o "Levezinho" a emendar para o 3-1.

Aos 79', Matías que entretanto entrou, furou pelo meio de dois defesas e fez um cruzamento-remate que por pouco não entrou.
Aos 84', Anselmo ganhou em velocidade a J.Pereira, que não fez falta para não ser expulso pois já tinha um amarelo, centrou para o coração da área onde apareceu Edgar Silva (estava no banco a fazer o quê?) que empurrou para o 3-2. Muito oportunista este Edgar.

O Sporting ganhou sem contestação e nota-se que a equipa está a crescer. Na próxima jornada, em Braga, Carvalhal tem o primeiro teste a sério desde que o Sporting tem a sua cara.

De destacar as exibições de:

João Pereira: mais uma vez encheu o lado direito da defesa e ataque do Sporting. Grande contratação. Dá muita qualidade ao ataque do Sporting, pois entrega sempre bem a bola e a defender é uma segurança. Eu não acreditva que fosse melhor que Paulo Ferreira ou Miguel, mas a jogar desta maneira, João Pereira vai lutar por uma vaga nos 23 de Queiroz.

Grimi: continua a subir de forma. Está mais concentrado a defender, disputa todos os lances com uma agressividade muito alta e agora até ataca apesar de não ter a mesma qualidade de João Pereira do lado contrário. Temo, que com estas exibições do argentino, JEB pense que não é preciso um lateral-esquerdo.

Adrien: o facto de Adrien não jogar era uma das maiores acusações que eu fazia a Paulo Bento e parece que eu estava certo. Adrien destrói o jogo adversário muito bem revelando um enorme pulmão e grande capacidade de choque. Depois de destruir jogo, como tem pés para isso, entrega sempre da melhor forma. Ou muito me engano, ou será chamado por Queiroz logo a seguir ao Mundial.

Saleiro: não marcou, mas trabalhou que se fartou. Continua a mostrar toda a (boa) escola que teve e que de coxo não tem nada. Belos pézinhos que tem o camisola 9. Também não me admirava nada que Queiroz o chamasse nos próximos jogos para ver se o leva em vez de Édinho, não que eu concorde, mas Saleiro é muito o género de Queiroz...

Postiga: muito trabalhador, muito lutador, mas tem sido infeliz na finalização. Nada lhe sai bem, mas acredito que assim que entrar o primeiro, começará a marcar mais golos, até vai marcar de "cu", costas e canela.

Sobre Liedson e Miguel Veloso não é preciso dizer nada.
No Nacional destaque para:

Tomasevic: um montenegrino que é sénior de 1º ano, que agarrou a titularidade com unhas e dentes. Muito alto, o que o leva a ser forte no jogo a aéreo e um pé-esquerdo que não é nada de se deitar fora.É defesa central e lateral-esquerdo e entrou para a minha lista de observação.

Leandro Salino: como diz o Vasco e muito bem, este "metro-e-meio" de jogador tem muito futebol. Um pé esquerdo de fazer inveja a qualquer um e uma capacidade de fazer a equipa jogar muito grande.

Nuno Pinto: despontou nas camadas jovens do Boavista como nº10, Pacheco colocou-o a lateral esquerdo e no Nacional joga a ala-esquerdo. Faz todo o lado-esquerdo do Nacional com muita qualidade, centra muitíssimo bem. A defender é que não é tão forte, mas Tomasevic tem tomado conta do recado.

Rúben Micael: ao que parece a caminho do Dragão. Sempre muito forte a desmarcar os companheiros e quando toca na bola vê-se logo que a qualidade é outra. Defender e correr atrás da bola é que "está quieto"! Pode vir a ser chamado por Queiroz para os próximos jogos, mas para mim ainda não está ao nível de Deco, João Moutinho, Tiago, Raúl Meireles, Pedro Mendes e Miguel Veloso.

6 Passes de rotura:

João S. Barreto 17 de janeiro de 2010 às 12:53  

Boa exibiçao do SCP, com algum sofrimento no fim. Veloso tá numa forma espectacular, nunca pensei que tivesse um rendimento tão alto a jogar mais solto na esquerda. O segundo golo do Liedson é de grande nível

Miguel 17 de janeiro de 2010 às 12:56  

Bem puto,mais um post como sempre nos habituaste!Conciso,com ironia e sem facciosismos!Continuem e parabéns pelo excelente blog!

Pedro Veloso 17 de janeiro de 2010 às 14:27  

Muito bem Tomás. Gostei do jogo, foi bem jogado. E o Sporting cresce inegavelmente de jogo para jogo.

Podias ter destacado também Fellipe Lopes que esteve excelente, nomeadamente num corte fantástico na segunda parte sobre o Izma, creio.

"Edgar Silva (estava no banco a fazer o quê?)" Nem mais, aliás se há coisa que me irrita nos treinadores em Portugal é inventarem e abdicarem do goleador quando vão jogar a casa dos grandes. É ridículo, parece que pararam nos anos 80.

Leandro Salino acho que não é canhoto.

Miguel Veloso brilhante. Agora, acho que não o devias comparar por exemplo com o Busquets. A trinco o espanhol é bem melhor, a questão é que o Miguel tem que jogar mais avançado e ai pode ser de facto de topo.

Tomás Pipa 17 de janeiro de 2010 às 14:29  

Salino é canhoto,se não é disfarça muito bem.

Sim,podia ter destacado outros jogadores como Izmailov e Felipe Lopes.Mas como não foi novidade nenhuma não optei por eles.Optei mais pelas novidades.

João 17 de janeiro de 2010 às 15:38  

Estamos a crescer!Quem sabe se para a semana não há vingança em Braga;)

Tomás Pipa 17 de janeiro de 2010 às 21:20  

lol..não me vou alongar mt antes do jogo de Braga pq temo ser ridicularizado lá!É daqui a 2 semanas a propósito!