Zé Mário


Como qualquer aficionado de futebol já li, ao longo dos últimos anos, não sei quantas entrevistas e vi dezenas e dezenas de conferências e flash-interviews do Special One, até porque ele gosta, como se sabe, de usar os media até à exaustão e por isso está sempre a aparecer. Sendo seu profundo admirador desde os primeiros jogos na Luz como técnico principal, também fui lendo alguns livros sobre ele, uns mais fidedignos e reconhecidos por ele do que outros, claro.

Mas este sábado fiquei pasmado com a capacidade do auto-intitulado melhor treinador português da década para, após mais uma entrevista, me levar a fazer-lhe nova vénia (imaginária). Sempre diferente, sempre brilhante, sempre com a habilidade, o à-vontade e se quiserem a arrogância necessários para escapar ao politicamente correcto e às banalidades e clichés que habitualmente marcam o discurso dos agentes desportivos, sejam jogadores, treinadores ou dirigentes. Como todos os génios, ou se adora ou odeia. Chego ao final com um sorriso nos lábios, porque é um prazer ler Mourinho.

Não sei se leram a entrevista (conduzida pelo Nicolau Santos na Revista Única do Expresso), por isso deixo aqui a transcrição. É talvez um pouco extensa demais mas creio que vale a pena ler. As minhas passagens (a primeira é assassina) preferidas são

"- E como é que se chega ao insucesso quando se tem todos os recursos do mundo, como por exemplo a equipa de galácticos do Real Madrid?
- Isso é uma pergunta para o Carlos Queirós, que era o treinador."


e a fantástica tirada sobre o Bicho:

"O melhor defesa? O melhor defesa, por potencial e considerando qualidades físicas, tácticas e técnicas, é o John Terry. Acho que é o melhor de todos. Mas o Jorge Costa foi meu capitão. Deu-me muito. E ganhámos muito. Sendo um jogador menos dotado - Deus deu-lhe menos do que deu a John Terry -, era daqueles defesas insuperáveis."

P.S. Os Portistas vão adorar a parte do Pinto da Costa, segundo Mourinho "o melhor presidente com que se pode trabalhar".



8 Passes de rotura:

João S. Barreto 8 de janeiro de 2010 às 00:42  

É o melhor de sempre (para mim e para muita gente). Para quem gosta ou pelo menos acha graça há um site com as melhores frases deste génio:

http://soccerlens.com/jose-mourinho/

Duarte 8 de janeiro de 2010 às 01:27  

Eu li a entrevista. Li essa e a que deu ao Público em que diz que dois anos no Porto o habituaram mal.

Não sei se está a abrir a porta para um eventual regresso, já há quem diga que sim. Ele sabe que no FCP teve a felicidade, a organização, o balneário e os adeptos que mais do que provavelmente não encontrou no Chelsea e no Inter. Saiu de uma forma pálida do FCP, ele próprio hoje deve estar arrependido disso. Os anos passaram, as feridas foram sarando de parte a parte. Caso um dia volte ao Porto dar-me-á uma enorme alegria.

Para mim também é o melhor do mundo, foi uma lufada de ar fresco a sua chegada em 2001 ao futebol português. Quer pela sua metodologia de abordagem a cada jogo, quer pela sua personalidade controversa.

LMC 8 de janeiro de 2010 às 03:03  

Realmente o não há palavras para dizer o que o Mourinho foi e é no futebol.
No entanto, só gostaria de lembrar que a prestação dele no Benfica está sobrevalorizada.No leiria estava excelente,no Porto fantástico...Agora no Benfica não vi nada, excepto um 3-0 no Sporting.
Mas o Manuel Fernandes também foi dar 3-0 ao Benfica nessa mesma época.
Os Benfiquistas falam muito do Mourinho,que com ele iriam ser campeões em 2001.Penso que não.

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 10:05  

Luís isso é verdade, não sabemos se o Benfica poderia ser campeão.A equipa era muito desequilibrada, muitos jogos foram ganhos à rasca, levámos 3 do Lagorio na Madeira, etc. Só estou a dizer que prometia, e vinha de um 4-0 em Guimarães e 3-0 ao Sporting. E via-se que de facto era uma lufada de ar fresco, como diz o Duarte.

Recordo que depois com o Toni estivemos muito perto da liderança a meio da 2a volta (aquela bola ao poste do Van Hooijdonk no fim do jogo com o Boavista ainda hoje me está atravessada). Em situações iguais, de certeza que com o Mourinho não haveria aquela quebra trágica que nos levou ao 6º.

Atenção que, embora na altura o Vilarinho pudesse ter cedido e renovado o contrato do Mourinho, ele próprio - o Mourinho - já publicamente se retratou da chantagem que fez com o presidente exigindo-lhe a renovação depois do derby com o Sporting quando já tinha pré-acordo com o Luís Duque. Não se portou muito bem.

João, essas frases são incríveis, algumas só ele mesmo tem tomates para dizer:

“Ricardo Carvalho seems to have problems understanding things, maybe he should have an IQ test, or go to a mental hospital or something” – After Carvalho blasted Mourinho for not picking him to play

"“I would need bodyguards in Oporto. If you visit Palermo, you probably also need them.” – Interview before Porto-Chelsea, 30 November 2004"

Tomás Pipa 8 de janeiro de 2010 às 11:05  

Vcs sabem o que Mourinho disse sobre a passagem pelo Benfica?

Numa entrevista qualquer o Mourinho estava a dizer que tinha feito um excelente trabalho em todo o lado,4º no U.Leiria,no FCP,Chelsea e Inter.Quando falou no Benfica disse:

"tinha uma equipa fraca" mas fiz um excelente trabalho,acho que conseguiria acabar em 4ºlugar!" O Benfica nesse ano ficou em 6º!

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 11:50  

E pensar que perdemos, um ano depois, a oportunidade de o ter outra vez porque o LFV queria manter o actual treinador do Porto na estrutura dá-me vontade de chorar. Está ao nível do desastre da não-contratação de Jardel

LMC 8 de janeiro de 2010 às 14:32  

Lembro-me de ter lido que o Mourinho não veio para o Sporting porque muitos jogadores na altura torceram o nariz ( Beto, Pedro Barbosa...) . Que erro!
Nesse ano talvez tivessemos sido campeões, ou pelo menos um segundo lugar pois tinhamos uma boa equipa.

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 15:18  

Manú como fã de Carlos Queiroz podias perguntar-lhe o que ele achou da boca do Mourinho