Vitoria Guimarães x Porto

Desde já. Diferença abismal entre os últimos jogos.



Primeira parte, muito positiva. Helton e Rolando de regresso ao 11, e Varela, Falcao e Rodriguez na frente. Porto com raça, desinibido e com vontade de ganhar desde o primeiro minuto. Pressionante quando perdia a bola no meio-campo Vitoriano. Criou boas oportunidades de golo, e podia ter marcado 3 ou 4 na primeira parte.

Destaque para a "não-habitual" disposição em campo do Porto, quando defendia. Fernando, à frente da defesa, Belluschi ocupava espaços na direita, Meireles no Centro, por vezes surgindo a auxiliar Fernando, e, a surpresa, Varela ou Rodriguez(trocavam nas alas) a recuarem e a surgirem no meio campo esquerdo a defender. Gostei.

Golos de bolas paradas, e logo 2. Que saudades.

Golo do Vitória, surge das situações que irritam Jesualdo. Belluschi com a bola em sua posse e com muito tempo para a soltar. Perdeu-a, e obrigou Fernando a cometer a falta que deu origem ao livre.

A segunda parte começou com um Vitória forte e com vontade. Transfigurado. O treinador Vitoriano deve ter gritado no balneário...

Eu sei que Jesualdo Ferreira deve ter andado com as orelhas quentes nas ultimas semanas. Mas hoje vai levar elogios meus, e não só porque ganhou. Pensou e mexeu bem na equipa, aos 58' minutos. Belluschi estoirou, e Falcao não tinha velocidade e força para enfrentar tanta gente sozinho. O treinador Portista, faz entrar Guarin e Hulk. Com Guarin ganhou força e recuperou o meio campo á equipa de Paulo Sérgio. Com Hulk ganhou velocidade e potencia na frente de ataque.


4º Golo, contra ataque e boa jogada.

Muito positiva esta exibição. Talvez por números excessivos, mas muito importante para o resto da época. Tal como o jogo fora com o Braga na época passada, que seja o jogo de viragem na época apática do FC Porto.

PS: Muito negativo o comportamento dos SuperDragões já depois do final do jogo. Entrando em campo e assustando, pelo menos, Falcao e Hulk. Completa passividade das forças de segurança e dos Stewards, e a questão só foi resolvida com a intervenção de Nelson Puga (medico), Helton e claro, os mesmos seguranças que nunca deviam ter permitido a sua entrada em campo. Não gostei. Mesmo nada.

8 Passes de rotura:

Luís Nunes 4 de dezembro de 2009 às 23:12  

Os benfiquistas já tremem!!
Começou o campeonato para o Porto e acabou o do Benfica!!
Daqui a 2 jornadas o Benfica estará atrás do Porto!!

Nuno Silva 4 de dezembro de 2009 às 23:26  

Jogo grande…

2 equipas em crescendo…

O Jesualdo volta a mexer: sai Maicon, Beto, Hulk… entra: Hélton, Rolando e Varela! Apesar de tudo nada a apontar, a teimosia no 4-3-3 nunca vai permitir conciliar Rodrigues, Varela e Hulk… um deles tem que sair, e para jogar na linha também prefiro que saia o Hulk.

O Porto fez uma entrada forte e uma 1ª parte forte. Os golos forma surgindo com naturalidade, justiça e mérito… o Guimarães esteve irreconhecível. O meio campo do Porto esteve óptimo a pressionar, a recuperar e a criar com dinâmica… a certa altura, pelo minuto 25, pensei que tínhamos criado mais ataques com passes de ruptura do que nas anteriores 5 jornadas juntas!

A segunda parte iniciou-se muito mal… o treinador vimaranense soube equilibrar a equipa e explorar as pouco conhecidas debilidades defensivas do porto, nomeadamente entrando pelo centro em toque curto. A entrada de Hulk não trouxe nada de novo… nem de outra coisa qualquer. Apenas a entrada de Guarin repôs o equilíbrio ao meio campo.

Entretanto o Guimarães foi perdendo várias oportunidades para marcar e o Porto selou o marcador com muita eficácia, jogando em transições rápidas já com o adversário aberto a jogar de 1 para 1.

Foi óptima a vitória, suada, arrancada e muito merecida. Daquelas que enche os adeptos de orgulho pela entrega dos jogadores, e que pode motivar os mesmos para embalarem confiantes para as próximas vitórias. Estamos a meio de um ciclo de jogos que pode determinar a mudança de rumo na competição interna, o jogo de hoje foi a primeira batalha ganha.

Aposto que amanhã nenhum jornal vai preencher a capa com um título do tipo: “Porto goleia…”, “Benfica sob pressão…”, “Porto apanha Benfica”…

Pedro Veloso 4 de dezembro de 2009 às 23:38  

Eh lá, só confiança caro Luis Nunes. Adoro ver logo o nome do SLB no primeiro e segundo comentários a um post que não lhe (ao SLB) diz respeito, é incontrolável não é?

Vasco o teu post está muito bom, mas quem lê até pensa que o Vitória não teve oportunidades...concordo que a primeira parte foi muito boa, mas também digo que poucas vezes nos últimos tempos vi o Porto sufocado como naqueles 20 minutos iniciais da segunda parte. Teve muita sorte. Aliás aí emergiu o Bruno Alves como capitão e líder, grandes cortes, e de repente o 3º golo a matar o jogo.

Gostei muito do Guarin, e tem cada bomba!

Quanto ao post-scriptum, mas eles queriam agredir os jogadores? Não vi isso e por isso a pergunta.

Manú 4 de dezembro de 2009 às 23:55  

vasco, concordo que o porto tenha estado bem hoje. mas esta vantagem tao dilatada na minha opiniao nao se justifica.
o guimaraes deu uma grande replica ate ao 1-3 (que apareceu completamente contra a corrente do jogo) e merecia o empate devido as boas oportunidades que criou e ao volume e qualidade do seu ataque nesse periodo do jogo.

em relaçao a jesualdo ter mexido bem na equipa. penso que nao se pode tirar essa conclusao porque os jogadores que entraram viram o porto de repente aumentar a vantagem sem q eles ainda tivessem entrado no jogo. e depois foi mais facil o porto superiorizar-se perante um vitoria desmoralizado.

mas é assim o futebol, nao foi a primeira vez q vimos isto nem vai ser a ultima. o guimaraes q tivesse aproveitado as oportunidades da forma que o porto aproveitou.

aquece a luta com o benfica, mas penso q espero que consigamos os 3 pontos em casa contra uma academica em melhoria. esperemos para ver.

Cristiano Moreira 5 de dezembro de 2009 às 14:53  

Um Porto que já tinha sido esquecido pelos adeptos.
Eram horas, mais do que horas, de aparecer um jogo assim!
Que grande 1ª parte. Luta, classe, pressão, garra, muitas oportunidades e dois golos.
Depois aparece Belluschi a fazer o que Jesualdo odeia: entregar a bola ao adversário quando estavamos a sair para o ataque. O argentino ofereceu o golo ao Vitória, o cartão amarelo ao Fernando e os primeiros 20 minutos da 2ª parte ao Vitória. Comigo o 7 portista já não vinha para a 2ª parte. E certo é pouco durou.
Dos 45 aos 63 minutos o Vitória podia ter empatado, teve, pelo menos, três boas oportunidades para isso. O Porto fez o que lhe competia: aguentar os 20 minutos iniciais.
Depois do golo do nosso capitão foi só controlar e dar confiança à equipa.
Destaco:
- Varela e Rodriguez. Jogam muito à bola.
- Marcou quem precisava de confiança: Varela, Falcao e C. Rodriguez.
- Dois golos de bola parada.
Gostei muito deste Porto. Este sim, é o meu Porto!!
Em relação ao que sucedeu no fim, claro que não jeito nenhum. Nem a segurança inexistente, nem o comportamento dos elementos da claque. Já cansam!
Aos que comentaram:
- Luis Nunes, de certa forma também acredito no que dizes. Não tão linear, mas que já preocupamos, isso já.
- Nuno Silva, as capas de jornais são para o Zé Povinho e não para nós. "Liedson faz o pino" e "estou pronto para render Aimar" são capaz bem melhores e muito mais interessantes. Vivemos num país de gente pequeno, sempre assim foi e sempre assim será. Não temos as capas, mas temos os titulos!!
- Pedro Veloso, foi assim um sufoco tão grande?! O Vitória teve oportunidades. Até a Naval as teve com o Benfica e nunca se falou nisso! Ou foi muita sorte ou qualidade a defender, não?!
Manu, o Vitória podia ter empatado, mas quando se analisa um jogo não se analisam 20 minutos e diz-se que o empate era justo. Analisa 65 minutos e depois se era justo o Vitória estar empatado ou estar goleado.
Cumprimentos azuis e brancos.

Cristiano Moreira 5 de dezembro de 2009 às 14:53  

Um Porto que já tinha sido esquecido pelos adeptos.
Eram horas, mais do que horas, de aparecer um jogo assim!
Que grande 1ª parte. Luta, classe, pressão, garra, muitas oportunidades e dois golos.
Depois aparece Belluschi a fazer o que Jesualdo odeia: entregar a bola ao adversário quando estavamos a sair para o ataque. O argentino ofereceu o golo ao Vitória, o cartão amarelo ao Fernando e os primeiros 20 minutos da 2ª parte ao Vitória. Comigo o 7 portista já não vinha para a 2ª parte. E certo é pouco durou.
Dos 45 aos 63 minutos o Vitória podia ter empatado, teve, pelo menos, três boas oportunidades para isso. O Porto fez o que lhe competia: aguentar os 20 minutos iniciais.
Depois do golo do nosso capitão foi só controlar e dar confiança à equipa.
Destaco:
- Varela e Rodriguez. Jogam muito à bola.
- Marcou quem precisava de confiança: Varela, Falcao e C. Rodriguez.
- Dois golos de bola parada.
Gostei muito deste Porto. Este sim, é o meu Porto!!
Em relação ao que sucedeu no fim, claro que não jeito nenhum. Nem a segurança inexistente, nem o comportamento dos elementos da claque. Já cansam!
Aos que comentaram:
- Luis Nunes, de certa forma também acredito no que dizes. Não tão linear, mas que já preocupamos, isso já.
- Nuno Silva, as capas de jornais são para o Zé Povinho e não para nós. "Liedson faz o pino" e "estou pronto para render Aimar" são capaz bem melhores e muito mais interessantes. Vivemos num país de gente pequeno, sempre assim foi e sempre assim será. Não temos as capas, mas temos os titulos!!
- Pedro Veloso, foi assim um sufoco tão grande?! O Vitória teve oportunidades. Até a Naval as teve com o Benfica e nunca se falou nisso! Ou foi muita sorte ou qualidade a defender, não?!
Manu, o Vitória podia ter empatado, mas quando se analisa um jogo não se analisam 20 minutos e diz-se que o empate era justo. Analisa 65 minutos e depois se era justo o Vitória estar empatado ou estar goleado.
Cumprimentos azuis e brancos.

Pedro Veloso 5 de dezembro de 2009 às 15:22  

Cristiano, comparares as oportunidades da Naval com o Benfica (num jogo passado no meio campo dos figueirenses) às do Vitória com o Porto não tem sentido, sabes bem isso. Aliás não é de espantar, o Vitória é muito melhor que a Naval. Nem tentei menosprezar o Porto, vitória justa, ao intervalo devia estar 2 ou 3-0, o golo do Andrezinho caiu do céu. Só é um facto que naquela fase o Porto foi muito empurrado para trás, o meio campo não segurava uma bola e gerava-se grande caudal do Vitória.Respondendo à tua pergunta, foi simplesmente azelhice vitoriana.

Última palavra para o Jorge Sousa. Às vezes critico-o porque tende a prejudicar o Benfica, mas tecnicamente é muito bom e ontem pareceu-me estar perfeito, sobretudo na forma como deixou o jogo fluir. Aliás, ainda não o referimos, mais que tudo foi um grande jogo de futebol!

Alfredo Barbosa 5 de dezembro de 2009 às 23:20  

Se os senhores se queixam das cenas no final do jogo, imagino o que diriam sobre o que se passou antes do próprio jogo...