Demasiado Mau

Demasiado mau para ser verdade foi o que aconteceu 5ª feira em Alvalade, a começar logo pelo P.Silva a titular. O Sporting regressou ao 4-4-2 losango, uma vez mais sem sucesso.

O Herenveen revelou ser uma equipa muito má, safa-se apenas o sueco Elm e mais um ou outro. Jogaram à defesa o jogo todo, o que dificultou e muito a tarefa do Sporting que precisava de empatar para garantir o 1º lugar do grupo.

A primeira parte foi um hino a qualquer história para adormecer crianças, terrível mesmo! O Sporting esteve o jogo todo a jogar andebol (a andar para ali à volta da área sem rematar). Para contar aos amigos há apenas a enorme defesa de Rui Patrício aos 45' . Rui Patrício cresce a olhos vistos, na minha opinião tem que ser o titular da selecção.

O Herenveen chegou ao golo no inicio da 2ª parte. Assaidi pisou a mesma passadeira vermelha que tinha sido estendida outrora a David Luiz, Castro, Rabiola e Manú e disparou forte para o golo, bom golo do jovem holandês natural de Marrocos.

A partir do golo dos holandeses, o Sporting começou a carregar mais, a jogar "andebol" cada vez mais rápido e começaram a surgir oportunidades.Moutinho aos 61' rematou forte muito perto da baliza, Liedson após excelente combinação apareceu na cara do guarda-redes a disparar cruzado ao lado aos 66' (o verdadeiro Liedson teria marcado golo nesta situação. Aos 87',Liedson dá ganhou vários ressaltos "à Liedson" e apareceu mais uma vez na cara do guarda-redes, mas o belga Vanderbussche estava atento e foi rápido a ganhar o lance.

Aos 91' minutos aconteceu o milagre. Golaço de Leandro Grimi! Incrivelmente Grimi conseguiu finalizar de pé direito uma jogada de Liedson com enorme categoria, fiquei parvo! Só espero que o golo do Grimi não tenha o mesmo efeito que tiveram os dois golos do Tiuí ao FC Porto,ou o espectacular arremesso da medalha de P.Silva, ou seja, a renovação.

Também é bom lembrar que Grimi esteve a 2ª parte toda a gozar com os adeptos, bolas mal recepcionadas, cortes mal feitos, balões constantes para a frente,um desespero...

Em suma, o Sporting passa com tranquilidade à próxima fase sendo naturalmente o 1º do grupo. Mesmo a jogar mal, o estofo europeu do Sporting tem vindo ao de cima...

25 Passes de rotura:

Manú 5 de dezembro de 2009 às 03:14  

tranquilidade dada por milagre sem o qual iriam para berlim sofrer a bom sofrer.

se isso é estofo e tranquilidade vou ali e ja venho. estofo era nunca ter estado em casa o ponto que precisavam para garantir a passagem ja nesta jornada.

mas pronto, como ja disse em relaçao ao jogo com o benfica, quando as coisas correm mal ha a tendencia para inventar factos que deem alguma moral.

em relaçao ao patricio, como sabes tambem concordo que esta muito melhor, so nao acho que deva ir para titular da selecçao nesta altura. ja faltam poucos jogos para o preparar para assumir tal responsabilidade e peso numa grande competiçao e nenhum deles é aserio, por isso acho que talvez devesse ficar para depois do mundial a sua titularidade, nao va ele acusar a pressao em momentos cruciais.

Anónimo 5 de dezembro de 2009 às 09:59  

Estofo europeu so Sporting! Boa piada para começar o Sábado a rir! Obrigado Tomás.......

Tomás Pipa 5 de dezembro de 2009 às 11:49  

Caro anónimo, ainda bem que te ris, na fase seguinte já lá estamos

António Lopes da Costa 5 de dezembro de 2009 às 13:00  

Tomás, é natural que o Sporting demonstre estofo europeu tendo em conta que tem estado, regularmente, nos maiores palcos da Europa.
É também natural que exista alguma desmotivação em virtude de estarmos na Liga Europa, onde costumam estar as equipas de segunda linha. Daí que, em Portugal, apenas Sporting, Porto (e pronto, o Vitória naquela pré-eliminatória) tenham conseguido estar em provas de outra dimensão.
Este ano, infelizmente, não estamos, o que causa a tal desmotivação. Dos adeptos e dos jogadores.

Apesar de vermos que o futebol do Sporting é muito criticado (porque somos adeptos exigentes), registo que, em 5 jogos, não temos uma única derrota em competições europeias. Ao contrário de outros.

Vai ser com mais tranquilidade que estarei, também eu, no Olympiastadion a ver o Hertha-Sporting.

Quanto à questão do guarda-redes, parece-me evidente que Rui Patrício e Quim deveriam ser dois dos três guarda-redes a ir ao Mundial.

Tomás Pipa 5 de dezembro de 2009 às 13:23  

António, é isso mesmo, sem espinhas.
Estamos acostumados a estar na champions, em Portugal só o FCP costuma estar lá, e o Vitória esteve lá perto nos últimos anos. Isso ng duvida, e daí vem a desmotivação de estar na Liga Europa, mas mesmo assim vamos chegando para essa competição.

Agora é ir a Berlim com as reservas, pois ainda tamos em todos as competições (taça da liga, Taça de Portugal e campeonato) e há que fazer uma gestão de esforço. Izma precisa de minutos, Postiga de golos, Caicedo de golos, Caneira de minutos, Pereirinha de minutos e Stoijkovic precisa de jogar para ver se é despachado. Nem mais.

Pedro Veloso 5 de dezembro de 2009 às 16:05  

Fica-vos mal essas bocas claramente ao lado. Desde 2005/2006 (inclusive) estivemos 3 vezes na fase de grupos da champions, as mesmas que vocês. Ambos só passámos uma vez, nós chegámos mais longe (quartos vs oitavos) e perdemos com o barça, vcs levaram 12 com o bayern. Também chegámos aos quartos da UEFA em 06/07.

Portanto, deixem-se de conversa fiada, não podem insinuar que fizeram mais que nós na Europa porque não fizeram. Em ambos os casos, muito abaixo do Porto. A diferença é que para nós isto
é anormal em termos de história desportiva na Europa, para vocês a mediocridade foi sempre uma constante. Na quinta empataram com um vaca enorme, mais um minuto e iam borrados a Berlim e andam a falar de estofo europeu. Ok, acreditem no que quiserem...

Já disse aqui uma vez, essa história do estofo só engana quem quer. O que dá estofo é ter boas ou más equipas. O ano passado o SLB foi o que se viu, este ano tem melhor equipa e treinador e passou com competência e qualidade. O Sporting estava melhor o ano passado, passou bem a fase de grupos da Champions. Este ano está pior, não vai à Champions, passa a fase de grupos da Liga Europa mas sem ponta de brilhantismo (conseguindo a proeza de conceder empates seguidos em casa com Ventspils e Heerenveen).

António, perdemos uma vez de facto, agora olhas para a tabela e vês SLB 12 pontos, Sporting 11 pontos. Ou estarei a ler mal?

Anónimo 5 de dezembro de 2009 às 16:45  

É melhor nem relembrar as figuras recentes que o Sporting tem feito nos grandes palcos da Champions.... Mais risos, muito obrigado lagartagem....... e um fim de semana a rir também!

Manú 5 de dezembro de 2009 às 17:05  

é mesmo, cada um acredita no que quer.
dizer que passaram espinhas so pode ser uma graça.

e tem graça falarem na champions da forma que falam quando saíram da forma que saíram.

João 5 de dezembro de 2009 às 18:39  

Adoro quando falas no estofo Europeu Tomás, é das expressões + polémicas do settore e que logo gera ondas :)! De todas ou da maior parte das vezes que aqui a referiste concordei contigo, mas se no post te referiste ao estofo relativamente ao jogo de 5ª, não concordo.

Achei adequado o termo em muitos momentos: contra o Hertha partilhámos o caudal ofensivo, aguentámos momentos de suficoo no fim, com uma bola ainda na barra, e a defesa aguenou-se sólida, valendo-nos os 3 pontos; contra o Ventspils fora matámos o jogo no fim e contra o Hereenveen na holanda idem, quando fomos obrigados a reagir perto do final. Em ambos os momentos o golo foi precedido por um aumento de garra, galvanização, rasgos de qualidade individual e aumento do caudal ofensivo.

No jogo de 5ªF. não considero estofo. O Hereenveen é tão fraco que o Sporting com a equipa B consegue manter um caudal ofensivo constante!Logo,atacar até ao fim era uma exigência básica e perfeitamente normal. Os gajos fecharam-se lá atrás e marcámos. Nunca desistimos mas não mostrámos quase nenhum argumento colectivo e individual que se visse. A jogada do golo foi bem conseguida mas são jogadores que têm qualidade para o que fizeram e que em qualquer momento o poderiam fazer contra o hereenveen.

Considero que em vários jogos e o apuramento no global foi uma demonstração de estofo do sporting pelos exemplos atrás já referidos.Até porque em muitos jogos jogámos mal.

Por conseguinte, no último jogo, a tranquilidade da qualificação desfez-se. Para mim um apuramento tranquilo é ao longo do mesmo e quando ficou dependente de um golo em descontos já não se adequa.
Aí concordo com o Manú. Nestas condições evitar a pressão em berlim é bom.

Quanto a algumas críticas ao estofo, os Benfiquistas andam para aí a rir-se mas a verdade é que há vários tipos de estofo e tu sabes isso Pedro. Quer um 5-0 ao Everton ou fazer um apuramento a jogar mal no global e a ter de resolver continuamente jogos no fim (com ou sem culpa própria de permitir que o jogo chegue a esse estádio). Voc~es próprios já o provaram nos jogos contra o Guimarães e Naval e sabem que será preciso na próxima fase. Lembras-te de um dos teus desabafos constantes de infância: "fogo o Benfica quando perde fica afectado e no jogo seguinte joga mal, o Sporting não, levanta a cabeça e redime-se". Nessa altura reconhecias outros tipos de estofo. O mesmo que nas últimas épocas tem contribuído para o SCP ficar à frente do Benfica, galgando desvantagens de 7 pontos.Ou mais, se não me engano. Quanto às comparações de prestações Europeias entre Benfica e Sporting dou-te muita razão Pedro. O Benfica esteve na Champions 3 x desde 2005/06, tantas como o Sporting. Fez uma grande prestação ao chegar às meias, o SCP borrou com o Bayern. Mas nesse ano ficámos atrás do campeão Europeu e eliminámos o da UEFA, o que juntamente com os adversários dos grupos que o scp tem apanhado nos últimos anos (Bayern, Roma, Manchester), na minha opinião valoriza um pouco mais a prestação leonina. Mas nunca ao ponto de não comparar presenças europeias nestes últimos anos com o rival da 2ª circular. E quanto ao Vitória não vale a pena comentar, esse é que é incomparável! Saudações!

Anónimo 5 de dezembro de 2009 às 18:52  

Não resisto lagartagem.... olhem bem para a vossa equipa, se não sai nada no sapatinho, estofo só se for nos vossos "BMW's"!

Tomás Pipa 5 de dezembro de 2009 às 19:00  

Lol, obviamente que "o sporting ter estofo europeu" é uma frase patenteada por mim e irónica como vcs bem sabem e tenho-a usada muito, pq sei q a lampionagem fica toda irada lol. Mas a verdade é que vamos ganhando..

João 5 de dezembro de 2009 às 22:32  

Lol. Tomás não sei se leste a crónica do teu tio hoje:

" [...] Juntando esta às últimas cinco épocas, verifica-se que Benfica (64 pontos) e Sporting (59) asseguram juntos (123) mais de metade dos 229 pontos amealhados por Portugal, claramente destacados do FCPorto (47), Sporting de Braga (40) e do outros seis (Vitória de Guimarães, Nacional, Marítimo, Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira e União de Leiria), que em conjunto conseguiram 19 pontos. "

Isto desmente o mito de que só o Porto contribui para o ranking de Portugal, embora se deva dizer que obviamente têm mais mérito os pontos do Porto (sempre na Champions) do que muitos que os outros conquistaram.

Pedro Veloso 6 de dezembro de 2009 às 00:00  

O comentário anterior era meu.

António Lopes da Costa 6 de dezembro de 2009 às 13:31  

A expressão "sem espinhas" é correcta, do meu ponto de vista. Porque o Sporting segue invicto, sem uma única derrota na competição.
Em 7 jogos europeus, o Sporting empatou 2 com a Fiorentina, venceu 3 e, na altura de gerir a vantagem, conseguiu dois empates.
O Benfica que, como sabemos, nem sequer chegou à pré-eliminatória da Champions, teve duas derrotas europeias (Poltava e AEK).
O Sporting passou sem espinhas, sim. Na Liga Europa mas também na Taça de Portugal.

Tomás Pipa 6 de dezembro de 2009 às 13:37  

O q? o Sporting e Benfica contribuiram com mais pontos europeus que o FCP?

António Lopes da Costa 6 de dezembro de 2009 às 13:42  

De todo o modo, sublinho, realço e enalteço os feitos alcançados pelo Benfica durante a presente época.
Foram à Grécia e perderam. Mas não perderam pela mão cheia aplicada pelo Olimpyakos, o que é um avanço.
Fizeram uma melhor fase de grupos, relativamente à época passada, onde o melhor que conseguiram foi um...empate.
Creio que esta época está a ser fantástica para a equipa da Luz, apesar de se manter na posição da Liga onde estava há um ano e do afastamento, em casa, contra o Vitória de Guimarães, logo no segundo jogo que fez na Taça. Afastamento que, não sendo positivo, acabou por ser pela margem mínima. Ou seja, um mal menor.
Além da Liga Europa, o Benfica realizou ainda alguns grandes jogos europeus. Contra boas equipas da Europa: o Atlético de Madrid (com quem perderam 2-1), o AC Milan (que venceram nos penalties) e o Ajax. Não fossem, esses jogos, amigáveis e poderiamos dizer que quase não há equipas que consigam parar as papoilas da Luz. Isso é emociante e mexe com qualquer coração.
É absolutamente fantástico. Viva o Benfica!

Pedro Veloso 6 de dezembro de 2009 às 14:08  

António porque é que o jogo do Ajax foi o único ao qual não acrescentaste um comentário? Esquecimento, claramente...És pouco faccioso, és. Mas alegra-me ver que pensas no Benfica dia e noite e que te contentas com a mediocridade do teu clube. Continua assim que fazes bem.

Tomás, é um facto. Aliás podes mandar o meu abraço ao teu tio porque é dos poucos sportinguistas que conheço que é capaz de - ainda por cima publicamente - reconhecer os méritos do Benfica nos seus artigos. E que não o inveja. Sobretudo por uma coisa, é que ele não tem vinte anos e habituou-se a conhecer e respeitar a história e grandeza do clube rival. Como, sem facciosismos, salienta sempre. Por mais que os últimos anos tenham sido maus. Enfim, uma classe que poucos têm.

Tomás Pipa 6 de dezembro de 2009 às 14:40  

Então mas como é que é possível nos e o slb termos mais pts q o FCP?

Pedro Veloso 6 de dezembro de 2009 às 15:08  

Pa isto é das ultimas 5 epocas, inclusive - e os pontos são dados independentemente da competição. Em relação ao SCP não me lembro de tudo, mas o Porto em 2005/06 não passou, enquanto o SLB chegou aos quartos. Em 06/07 e 07/08 o Porto chegou aos oitavos, enquanto o SLB ficou em 3º no grupo. Mas depois compensámos com eliminatórias da UEFA. O ano passado é que não contribuímos nada.

No total o SLB, entre vitórias e empates contibuiu com mais pontos, mas o Porto por um lado teve mais mérito porque os conseguiu sempre na Champions e por outro...ganhou muito mais dinheiro com os prémios.

Manú 6 de dezembro de 2009 às 20:37  

antonio como te podes convencer que voces controlaram tranquilamente a qualificaçao no vosso grupo? ok passaram é o q interessa e podem estar contentes com isso. mas nao deve passar disso. controlar foi o que o benfica fez.
falas das nossas derrotas como argumento mas o benfica goleou o poltava e depois foi la gerir acabando por perder mas nunca pondo em causa a eliminatoria. nunca teve a eliminatoria em causa.
fomos a bielorrusia agora apenas a precisar de empatar e nunca tivemos o resultado em causa. voces precisavam de empatar e isso aconteceu por milagre.
tudo bem se te queres convencer que controlaram é contigo mas olha que tas enganado. e acho que a maior parte dos sportinguistas, embora queira tanto como tu apoiar a equipa e dar-lhe moral, sabe isso.

nao vale a pena tentares comparar este ano porque acabas sempre por ficar mal. na competiçao que realmente interessa e que todos queremos (nao nos enganemos uns aos outros) voces vao a 11 pts!

as nossas derrotas foram muito menos preocupantes que os vossos empates e exibiçoes pobres. nao percebes isso?

em relaçao a taça pronto é a vossa competiçao. nao temos estado bem é um facto. mas a verdade é q fomos a equipa com o jogo mais dificil dos tres grandes. duvido que voces contra uma equipa com um pouco mais de qualidade que os pescadores tivessem passado.

Anónimo 6 de dezembro de 2009 às 21:22  

Porque é que vosses dão tanto troco aos lagartos????????

Tomás Pipa 6 de dezembro de 2009 às 21:41  

Já tivemos uma equipa com um pouco mais de qualidade que o Pescadores e também passámos, o Penafiel.

Anónimo 6 de dezembro de 2009 às 22:04  

vosses!!!!!!!!!!!! ups.. vocês! até me enervam estes lagartos!

Pedro Veloso 6 de dezembro de 2009 às 22:50  

Lol eu sei que é difícil compreender isso caro anónimo, mas há que tentar ser educado e responder-lhes;)

Tomás Pipa 7 de dezembro de 2009 às 13:52  

Vem aí o Mafra, ainda mais forte que os Pescadores