Vai-se andando

Hertha 1-0 Sporting

O Sporting terminou a sua prestação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota mais que anunciada em Berlim. Um jogo onde a maior novidade foi a inclusão da eterna promessa Carlos Saleiro no onze inicial. Também li algures que Pereirinha e Grimi jogaram o jogo todo, sinceramente não reparei.

Durante a primeira parte pouco se passou. Aos 13' vi Pedro Silva isolar Izmailov com um passe cheio de classe, o russo ficou tão admirado com a abertura do lateral que se desoncentrou e falhou na bola quando a tentou rematar, Moutinho no seguimento rematou para a bancada.

A única oportunidade real de golo durante a primeira parte foi aos 45' quando Pedro Silva centra com açucar para Izmailov, este ficou admirado de novo (como é óbvio) e mesmo em frente da baliza rematou por cima, um falhanço inadmissível e nada "à Izmailov" que até costuma ser muito competente em situações claras de golo.

Na segunda parte foi mais do mesmo, poucas oportunidades, pouco futebol e muitos bocejos, tanto na bancada como à frente da televisão. O que deu emoção à segunda parte foi o golo do Hertha aos 70' por intermédio do internacional sérvio Kacar num canto onde a defesa do Sporting foi muito tenrinha e não conseguiu aliviar a bola como os jogadores a sério fazem.

Em suma, 3 pontos para Berlim que assim carimba a passagem à segunda fase.
Foi triste porque o Sporting não tem que perder estes jogos, afinal de contas o Hertha é o último classificado da Liga Alemã com apenas 6 pontos em 16 jogos. Era um jogo que Carvalhal deveria ter aproveitado para jogar bom futebol e ver se conseguia tirar algum sumo deste plantel. Ele diz que foi isso que aconteceu. Tenho dúvidas sobre isso.

Sorteio da Liga Europa

Saíu-nos o Everton nos 1/16 de final. Não gostei do sorteio, mas o Everton é que não tem que gostar de jogar contra nós. Afinal de contas o Sporting foi três vezes seguidas à Champions League ganhar tarimba,e foi ainda a uns 1/4 de final da Uefa em 2007/2008. Ou seja, há já alguns anos que temos prestações bastante positivas na Europa e David Moyes sabe isso muito bem. É certo que o Everton atravessa um mau momento no campeonato inglês, mas o Hertha e o Herenveen também estão em crise nos respectivos campeonatos e não foi por isso que fomos claramente superiores a eles, sem esquecer o facto do Sporting também estar em crise no campeonato português.
O Sporting até costuma fazer bons resultados com equipas inglesas como fez com o Middlesbrough, Newcastle e Bolton recentemente, só que isso foram outros tempos (melhores). Para a estatística fica: Sporting 6-3 Equipas Inglesas, em eliminatórias.

O Everton tem um plantel bastante forte. De frente para trás, que é como aparentemente foi construído este plantel, dou-vos a conhecer o Everton.

Como qualquer equipa inglesa, o Everton apresenta à cabeça variadíssimas opções para a frente de ataque com alguma qualidade: o internacional francês e antigo Red Devil Louis Saha, o tanque nigeriano Yakubu, a promessa Anichebe, o ex-futuro benfiquista Jô e mais recentemente o lendário norte-americano Landon Donovan.

No meio-campo as opções também abundam e em qualidade, senão vejamos: Pienaar, Osman, Cahill, Jack Rodwell, Fellaini, Bilyaletdinov e o ainda lesionado Mikel Arteta.

A defesa é que é mais fraca. Tem um excelente lateral-esquerdo Leighton Baines e dois centrais que podem impôr algum respeito apesar de não serem fantásticos: o internacional inglês Jagielka e o internacional holandês Heitinga. Tem também um central que não gosto, apenas serve para assustar o adversário como o Caicedo, falo obviamente de Yobo. Tem também três defesas experientes, dois laterais e um central que já estão na fase descendente da carreira Phill Neville,Tony Hibbert e Sylvain Distin.

O guarda-redes é sempre o mesmo, o internacional norte-americano Tim Howard. É um guarda-redes que faz defesas impressionantes e que tem imensos reflexos, no entanto, é muito permeável em cantos (tal como nosso Ricardo) e "franga" também muitas vezes.

Vai ser uma eliminatória equilibrada por baixo, mas também é verdade que muita água vai correr por baixo da ponte até Fevereiro. Veremos!

3 Passes de rotura:

Pedro Veloso 20 de dezembro de 2009 às 13:01  

Depois de apresentares o plantel do Everton mais reforço a minha ideia do seu favoritismo (em individualidades, mas se o Sporting melhorar pode atingir um plano colectivo superior). Cuidado com o Jack Rodwell, um miúdo feito homem, e o Bilyaletdinov que jogou muito bem nos dois jogos contra o Benfica.

Tomás Pipa 20 de dezembro de 2009 às 13:34  

O Everton foi vulgarizado pelo SLB, mas era um Everton com muitas baixas, se eles vierem cá com o plantel bem mais composto serão bem mais fortes. E claro que o SCP desta época está a milhas do SLB

João S. Barreto 22 de dezembro de 2009 às 17:11  

Também não nos devemos esquecer que o Benfica defrontou o Everton quando os ingleses atravessavam a pior fase da época, penso que com 5 jogos sem ganhar. O SCP não ganha na europa ha 3 jogos...à partida o Everton é favorito, uma vez q o ataque do sporting é fraco demais para causar muitos problemas a esta débil defesa e o meio-campo do everton parece ser bem mais forte...