3 pontos!

O Sporting tinha este sábado uma deslocação difícil (até eu me lembrar que era Inácio o treinador da Naval) à Figueira da Foz. Eu esperava mais um empate e uma exibição sofrida. Acertei apenas na exibição.

Carvalhal optou pelo 4-4-2 britânico com Izmailov na direita, Veloso na esquerda e Adrien e Moutinho no centro do terreno. Seria uma táctiva muito gira se o Sporting se conseguisse desdobrar em 4-3-3 em alguns momentos, Izmailov avançaria para extremo e Miguel Veloso fecharia o meio, tal como o Man Utd costumava fazer nas últimas duas épocas com Giggs, Ronaldo, Tevéz, Anderson e Rooney.

Grimi a titular foi também uma novidade para mim. Pensei que só tivesse jogado em Berlim por ser um jogo a "feijões" mas afinal enganei-me. Parece que Carvalhal conta com ele.

Saleiro foi a surpresa da noite e foi uma das agradáveis. É claro para todos que Saleiro não é um fantástico jogador, mas a verdade é que ele tem bastante escola. É muito parecido com N.Gomes e H.Postiga a jogar (tiveram todos selecção nacional desde os 15 anos). Saleiro procura tabelar, faz movimentações interessantes, dá luta à defesa, tenta triangulações e jogar bonito pelo chão, o que nem sempre consegue. Rematar é que está quieto (à boa maneira portuguesa)!

O jogo foi muito mal jogado, parecendo um jogo de solteiros contra casados num jardim dum daqueles restaurantes da Mealhada. Raríssimas oportunidades de golo e momentos de bom futebol. O relvado também não ajudou.

Da primeira parte pouco há para recordar, à excepção do golo. Umas entradas de Grimi para entreter quem via o jogo, como a do quase penalty aos 18' que acabou por ser um corte de classe mundial, este sim "à Costacurta" (Grimi chegou a Milão como o novo Costacurta).

O golo surgiu dum livre lateral do lado esquerdo cobrado por João Moutinho. Um "chouriço" para a área onde apareceu o inevitável Liedson que ganhou de cabeça à defesa figueirense e Saleiro aproveitou para empurrar fazendo o tento que daria mais tarde a vitória aos leões.
Aos 41' penalty claríssimo sobre Saleiro por marcar (afinal de contas, para que serve o árbitro?).

A segunda parte também tem pouco para contar. Houve um clássico quase-remate de Hélder Postiga aos 80' e uma grande jogada de Adrien aos 88' que por pouco não fez o segundo golo.

O Sporting acabou o jogo a queimar tempo, fazendo duas substituições nos descontos. Não gostei foi ver Matías a jogar um minuto. Substituições dessas desmoralizem qualquer jogador. Se fosse um jogador que jogasse pouco tempo como o Saleiro, Caicedo ou A.Marques tudo bem, até eles próprios seriam capazes de agradecer ao treinador. Agora, fazer isto ao Matías? É certo que ele é pago como todos os outros, mas há que haver bom senso.

O Sporting continua não só a não conseguir convencer ninguém, como continua a proecupar toda a gente. Só ganhou para o campeonato por uma diferença maior do que um por duas vezes, em Coimbra e em Setúbal. Esta seria a terceira se Carlos Xistra tivesse marcado penalty. O Sporting fica assim à espera que as outras equipas joguem na quarta posição.

5 Passes de rotura:

Pedro Veloso 20 de dezembro de 2009 às 12:59  

Excelente análise Tomás. Não vi o jogo mas já percebi o que se passou com o teu post.

O meu irmão vai gostar de ler a parte do Saleiro, anda-me a alertar há já algum tempo para as movimentações e estilo (lá está, a escola que Yannick desaproveitou lol) de ponta-de-lança do primeiro bebé-proveta português. Estou curioso para ver mas fico contente por ele ter marcado e aproveitado a oportunidade. Será que agora Postiga vai-se sentir picado e conseguir marcar o seu 1º golo da época? Essa do "quase-remate" é assassina mas a pura verdade.

Tomás Pipa 20 de dezembro de 2009 às 13:36  

Eu não vejo grande talento no Saleiro, acho que não é jogador para o Sporting, pese embora o facto de eu gostar dele por ser trabalhador e tentar fazer o que aprendeu, mas não chega! O Sporting não pode ser uma casa que aceita meninos esforçados. O Abel é o mesmo, bom rapaz, fala bem, exclente profissional, dá tudo o que tem....mas não chega para fazer carreira no SCP!Talvez chegasse para fazer uma carreira simpática num clube menor.Para se jogar no SCP é preciso qualidade!

João 20 de dezembro de 2009 às 19:57  

Bom post tomás!Eu concordo com o que referiste do Saleiro, o SCP precisa de melhor mas pelo que vi esta época e no contexto actual do clube penso que poderá ser a melhor alternativa na dupla com o Liedson, pelo menos até vir alguém.Pelo - já fez mais do que o Postiga, marcou um golo!Realço ainda que esta foi (ou praticamente, não me recordo das condições do jogo com o Ventspils) a primeira oportunidade séria que teve, já que jogar com a equipa B contra o Hertha(a marinar sozinho lá na frente os 90 min.) e contra a Fiorentina (quase nunca teve oportunidade de entrar na área) foram oportunidades complicadas. No entanto em todas elas demonstrou melhor ou pior esse trabalho de ponta de lança que referiste. E pelas características físicas, dá algum jeito ao lado do Liedson (mais uma boa assistência!). Vamos a ver se terá mais oportunidades com a "equipa A", já que parece que só jogou pelo vuk ter tido cmplicações com os sisos.
Quanto ao penalti acho que o toque foi inofensivo e o Saleiro mergulhou claramente, mas havendo toque percebia que o árbitro assinalasse a grane penalidade.
O Postiga entrou claramente picado já que teve outra boa tentativa com o pé esquerdo. Não marca há 8 meses (!) para jogos oficiais! Cumps

Tomás Pipa 21 de dezembro de 2009 às 23:24  

Sim,o Postiga está um desastre!Não passa de um avançado com algum estilo.No entanto,acredito que assim que entrar o 1º ainda mete mais uns 4 golos este ano (uau!q espetáculo!)
O Saleiro,epá, é o que há!
Achaste inofensivo?Mas alguém manda o g.redes ir lá tocar?É que foi de propósito, se ainda fosse um toque sem querer....era penalty à mesma!

João 22 de dezembro de 2009 às 14:29  

Foi intencional mas a intensidade não justificou a queda na minha opinião, foi um mergulho:) mas se o critério é apenas o primeiro aspecto, concordo com a falta.