Record de vergonhas

Há muito que é assim. Há muito que nós, portistas, deviamos estar habituados.
Eu habituado estou, mas calado não fico.
O FC Porto foi a Madrid humilhar o Atlético local, por muito que isto custe a algumas pessoas é a mais pura das verdades.
O Bruno Alves marcou um golasso, o Falcao parecia uma ave de rapina e o golo do Hulk foi mesmo Incrivel. Isto são factos e não fantasias.
Ir ao Vicente Calderon marcar 3 golos é obra, mesmo estando os Colchoneros numa fase menos boa. Vir do Vicente Calderon sem sofrer golos é uma obra quase tão grande como a outra. Simão Sabrosa, Kun Aguero, Forlan, Maxi Rodriguez e Reyes são alguns dos nomes que atacam quem lá chega e as redes azuis e brancas sairam de lá ilesas. Pode parecer fácil, mas acreditem, os cépticos, que não é.
A inveja de alguns orgãos de comunicação social é triste. Tão triste quanto verdadeira.
O Record recusa-se a dar ao FC Porto as suas capas, seja qual for o feito portista. Estão no direito deles, eu sei, mas o que ganham com isso?
Será que uma vitória por 0-3 no terreno do Atlético de Madrid não tem mais importância que um "Cristiano interessa ao Sporting" ? Tem, todos nós sabemos que tem, mas os Recordistas da inveja vivem melhor tentando esconder o óbvio: o FC Porto é a cara deste país na Europa do futebol.
O Record dá mais espaço, na sua capa, ao Bingo de Almada e ao Jackpot do Euromilhões, de 43 milhões de euros, do que ao tetra campeão nacional. Isto diz muito, ou mesmo tudo.
Eu não vivo de capas, o meu clube não vive de capas, nós, portistas, vivemos de titulos. Apenas e só de titulos. As capas ficam para quem as lê.
Os espanhóis que são espanhóis disseram que "el Atletico de Madrid cayó de manera estrepitosa ante un Oporto muy superior". Eles viram isso.
Mas eles também não conhecem o Cristiano do Paços de Ferreira, nem o interesse do Sporting no mesmo, porque se assim fosse a capa era a do Record, em espanhol, claro.
Na Europa há muitas equipas de futebol, mas muitas mesmo, e por muito que custe a alguns, o FC Porto está entre as 16 melhores. Na chamada nata do futebol europeu.
Cumprimentos azuis e brancos.

11 Passes de rotura:

Jornalista 9 de dezembro de 2009 às 11:58  

Bem dito!!
É o país de m**** que temos!!

ML 9 de dezembro de 2009 às 12:00  

Naturalmente que eles não estão à espera disso, mas o que vai acontecer ou já está a acontecer é serem apenas os benfiquistas a comprar-lhes o jornal, já que os sportinguistas também não vão à bola com o Record, mesmo apesar dos Cristianos das capas. Se calhar é para fazerem concorrência aos rivais do outro jornal de Lisboa...

Pedro Veloso 9 de dezembro de 2009 às 12:07  

Nada a dizer Cristiano. Uma coisa são critérios editoriais (e até duvido que uma capa verde venda mais que uma capa azul), outra coisa é menorizar uma grande vitória europeia de um clube português. Não se percebe.

Tomás Pipa 9 de dezembro de 2009 às 12:18  

Também não se percbe. Ainda por cima com o Cristiano, alguma vez vou ficar entusiasmado com o indisciplinado do Paços de Fererira?

João 9 de dezembro de 2009 às 12:33  

Concordo Cristiano!Já sabes como é, o Bingo de Almaada e a Santa Casa da Misericórdia pagam..

v.a.s.c.o. 9 de dezembro de 2009 às 13:05  

O Cristiano da capa nem entra nas opções de Ulisses Morais... É um indisciplinado puro.

companhia para Vukcevic e Stoj ?

Numero Dez 9 de dezembro de 2009 às 13:55  

Tenho de concordar contigo Cristiano. È uma falta de respeito para com o F.C.Porto! È vergonhoso este tipo de jornalismo!O record é um jornal que nem compro tão pouco.

Fino 9 de dezembro de 2009 às 15:05  

Tenho que discordar com todos vocês!! Eu odeio o Record e como Sportinguista sou insultado todos os dias por ser assiduo comprador da Bola, um jornal tradicionalmente ligado ao benfica. Mas tenho-vos a dizer que um dono de um jornal tem como objectivo maximizar o seu lucro e logo maximizar as suas vendas. Cristiano, o que achas que dá mais dinheiro, um anuncio do Euromilhões na capa ou uma noticia do Porto? Se o dono do Record pudesse, vendia toda a capa ao Euromilhões! É por isso que uma vez por outra aparecem jornais em que a capa é toda ela um anuncio e so dps de virar o anuncio é que aparece a capa... Os jornais vivem dos anuncios!

Claro que o que está aqui em questão é a responsabilidade social do jornal que deve ser imparcial e não dar mais importancia a Sportinguistas, benfiquistas ou portistas. Mas todos sabemos que os jornais nao sao imparciais e que é rarissimo tanto na Bola como no Record (no Jogo nao porque tem a ediçao do norte) uma capa com o Porto... So mesmo quando sao campeoes!

E digo-te mais, quem não se lembra das capas quando Portugal perdeu o Euro 2004??

Record era uma capa gigante e exclusiva a dizer: PORTUGAL ORGULHA-SE DE VOCES.

A Bola: TRAPATTONI NO BENFICA
e em cima em pequeno se nao estou em erro: Faltou estofo.

E isto foi assim porque de facto vendia mais saber quem era o novo treinador do Benfica do que dar importancia ao maior feito da selecção nacional! Faltou responsabilidade social ao jornal A Bola, mas foi uma boa jogada para vender!

Enfim, espero que percebam a minha prespectiva, apesar de achar obviamente que o Porto merecia ser capa dos 3 jornais... Mas deixo uma pergunta no ar então... E o Braga que vai em primeiro há 12 jornadas e a unica capa que teve foi quando ganhou ao benfiquinha? Nunca vi ninguem dizer nada a esse respeito... É porque o Braga nao vende!

E tambem tenho poucas duvidas que uma potencial contratação vende sempre mais do que mais uma vitoria do Porto. A vitoria do Porto, ja vimos tudo na televisao, comentarios, reacções, golos etc... Alguem ja tinha ouvido falar na hipotese do Cristiano? Não! E é por isso que as pessoas dizem umas as outras "epa é vdd é, ta na capa do record, vai la comprar, ou ve na internet!". É assim que fuciona... Bem podiamos perder muito tempo a debater isto mas ja deixei aqui o meu ponto de vista!

abraços, vasco

André Seixas 9 de dezembro de 2009 às 18:02  

Cristiano, concordo contigo totalmente. Apenas lembro que o Record pertence a grupo de media chamado Cofina, e esse grupo movimenta muitos interesses. E atenção que o Record, segundo dados apresentados pela Cofina, continua a ser líder de vendas na área do desporto... Isto tem alguma razão, com certeza. E eu também não compro o Record!

João 9 de dezembro de 2009 às 18:59  

Grande intervenção Vasco!Penso que a maioria de nós critica essa responsabilidade social pois já várias vezes foi debatido no blog as questões monetárias ou de marketing. E assim dos "grandes", o Porto nas capas é o mais prejudicado. Mas tocaste no ponto dos clubes + pequenos e com muita razão. São ignorados. Este ano é o Braga (nas capas). Mas os clubes de menor dimensão se na capa nem se vêem, nas crónicas vêm quase sempre o seu mérito esquecido em detrimento do habitual "pior momento de forma dos adversários grandes" quando lhes ganham. Recordo-me que no ano passado J. Mota até se zangou umas quantas vezes com os repórteres pelo mérito retirado nos primeiros tempos ao Leixões.

Vasco 10 de dezembro de 2009 às 18:20  

Vou fazer aqui a minha primeira intervenção neste blog.

Sigo este blog, desde que o manú aqui entrou e cada vez mais faz parte das minhas leituras futebolísticas, por isso, os meus parabéns a todos os que aqui escrevem.

Sobre as capas, Cristiano, percebo perfeitamente a tua crítica, e (não sei se por termos o mesmo nome) concordo sobretudo com a crítica do v.a.s.c.o. O que interessa aos senhores dos jornais é a venda, o que lhes interessa pôr na capa é o que vende e neste país o que vende é o Benfica.

Sobre Bragas, Nacional da Madeira, Leixões na época passada, etc... é de facto moralmente errado não terem mais protagonismo, mas o interesse comun do país é, mais uma vez o Benfica.

"Eu habituado estou, mas calado não fico." é justo. Mas percebe que nada teve haver com o teu Porto, nem com o meu Benfica, nem com o Sporting de outros, é apenas marketing!