Casos da Jornada (12)

Jornada com vitórias claras dos grandes, o que reduziu o impacto dos erros de arbitragem verificados e a contestação em seu redor.

Vitória de Guimarães - FCPorto

- 7´: Fora-de-jogo mal assinalado a Rodríguez

- 9': Falcao escapa-se à defesa em posição irregular (devia ter sido assinalado o fora-de-jogo) e depois cai ao tentar fintar Nilson. Não houve, no entanto, penalty do guardião brasileiro: jogou primeiro a bola com as mãos e depois embrulharam-se inevitavelmente.

- 10´: Douglas cai quando estava em boa posição na área vitoriana e falha o remate, com Fucile a estorvar nas suas costas. Lance difícil para Jorge Sousa, muito contestado pelos anfitriões; creio que o árbitro acabou por decidir bem porque não se vislumbra falta.

- 36´: Nuno Assis agride Belluschi. Deveria ter sido expulso.

Resultado justo, em suma. Escrevi num comentário a um post anterior, e reitero, que a arbitragem de Jorge Sousa foi, exceptuando as falhas dos auxiliares, tecnicamente perfeita. Controlou bem o jogo e deixou-o fluir mas marcando as faltas que se justificavam. Já disciplinarmente esteve fraco e incoerente nos critérios.

Leixões - Braga

Num jogo difícil devido à forte chuva sentida no Estádio do Mar, que degradou as condições do relvado, Olegário Benquerença esteve em geral bem. Expulsou Braga cedo no jogo, logo no início da segunda parte, por acumulação de amarelos. Aceita-se a decisão. Fechou os olhos depois a uma cabeçada de Wênio a Mossoró.

Domingos queixou-se bastante do amarelo a João Pereira, por palavras, sobretudo por isso acontecer com frequência, mas quanto à justeza do mesmo só o árbitro e o lateral direito podem esclarecer. Até porque João Pereira é um jogador bastante quezilento e refilão, como se sabe.

(Permito-me aqui um parêntesis para dizer que gostei bastante da estreia do jovem Seabra no Leixões, muita personalidade e boas decisões do ex-Padroense - a seguir com atenção).

Empate sem influência do árbitro.

Benfica - Académica

- 4': Ramires tocado por Emídio Rafael na área ao jogar a bola com o peito. Coroado considerou penalty no Tribunal d'O Jogo, mas o toque não é suficiente para isso, nem se protestou muito no estádio. Bem Cosme Machado, no meu entender, ao mandar seguir.
- 10': Corte limpo de David Luiz para canto, na sequência do qual Sougou cai na área. O central jogou primeiro a bola e o contacto foi depois natural. Sem falta.

- 48´: Cardozo salta com Nuno Coelho e atinge-o com uma cotovelada na área. Pareceu-me intencional (aliás, o árbitro marcou a falta), pelo que o internacional paraguaio deveria ter sido expulso.

- 55': Golo do Benfica, de Cardozo, em posição perfeitamente regular. Apenas Ramires estava em fora-de-jogo posicional, sem interferência na jogada.

- 61´: Penalty por assinalar contra o Benfica. David Luiz puxou Éder dentro da área.

- 88': Cartão amarelo a David Luiz. Bem mostrado, quer pelo lance em concreto (um contra-ataque) como pela reincidência nas infracções.

A atribuição dos 3 pontos não sofre assim contestação.

Setúbal - Sporting

- 25´: Golo bem anulado ao Vitória. Keita estava em posição irregular.

- 62': Contacto de Polga com Hélder Barbosa na área leonina, mas nada que justificasse a marcação de grande penalidade.

- 65': Segundo amarelo mostrado a André Pinto. Se é certo que há algum teatro de Moutinho, a entrada do médio emprestado pelo Porto é extemporânea e pouco descuidada, mais a mais quando ocorreu logo a seguir ao primeiro amarelo. Pode-se discutir se era para amarelo ou não, mas creio que se aceita.

- 88': Golo duplamente ilegal, primeiro por fora-de-jogo de Liedson e depois por a bola ter saído antes de o Nuno Santos a tocar.

- 90+3': Keita entra de pé levantado sobre Moutinho, vendo apenas amarelo. Justificar-se-ia o vermelho na minha opinião, já que foi uma entrada violenta.

Resultado final não sofre alteração.

Classificação Ajustada da Liga:

Braga - 29 pontos
Benfica - 27 pontos
Porto - 26 pontos
Sporting - 20 pontos

2 Passes de rotura:

Tomás Pipa 9 de dezembro de 2009 às 02:00  

Reparo que aceitas a expulsão do A.Pinto...porque será?

Pedro Veloso 9 de dezembro de 2009 às 02:19  

Não é pelo que pensas (lance do Polga no Sporting-Benfica) lol. Como te disse não vi o jogo e no resumo que vi não há muitas repetições. Como no Tribunal d'O Jogo há dois votos favoráveis contra um e a mim também me pareceu que houve um toque, considerei correcta a decisão.