Sorteio do Campeonato do Mundo - análise

Antes de mais, queria pedir desculpa pelo atraso com que este post está a ser publicado, mas a minha disponibilidade não me permitiu escrevê-lo antes. Espero, no entanto, que este cobre à qualidade e consensualidade o que deve à pontualidade.


Começando por analisar o Grupo (G) de Portugal, não tivemos a sorte do sorteio do nosso lado, é um facto. Calhou-nos o todo-poderoso Brasil, que dispensa apresentações, e a melhor selecção africana da actualidade, na minha e penso que na opinião da maior parte dos adeptos de futebol. Quanto à Coreia do Norte, desconheço-os totalmente, tudo o que oiço sobre aquele país está sempre relacionado com política e nunca com futebol. Se tivessem algo que não os tornasse numa selecção para cumprir calendário e à qual os goleadores “piscam o olho” o mundo do futebol saberia. No entanto, nunca fiando.

Sou da opinião que Portugal é um forte candidato aos 4/8 primeiros lugares deste Mundial, pelo que não ponho a hipótese de não vencermos a Costa do Marfim logo no primeiro jogo e assim dar um grande passo rumo à passagem do Grupo G. Sendo o segundo contra a Coreia (prevejo uma vitória fácil, sendo bem e cautelosamente preparado o jogo), desta forma não teríamos que ir para o terceiro jogo, contra o Brasil, a precisar de garantir os 3 pontos para assegurar a passagem (embora eu ache que não é de todo descabida a hipótese de lutarmos de igual para igual com o Escrete).

Tudo bem, os Elefantes são a melhor selecção africana, têm jogadores que jogam nas melhores equipas europeias (com Drogba, para mim uns dos 3 melhores pontas de lança da actualidade, à cabeça) que teriam entrada directa na nossa equipa… mas penso que quem tem que ter medo de nós são eles. Temos o melhor jogador do Mundo (pelo menos até dia 21 deste mês), o melhor defesa central do Mundo (para mim Ricardo Carvalho, em forma, põe qualquer outro central no bolso), temos mais jogadores experientes em grandes palcos que eles e, acima de tudo, temos mais qualidade técnica e táctica.


Como acima escrevi, não acho que seja claro que somos mais fracos que o Brasil. Penso que fazendo um grande jogo, como fizemos no penúltimo jogo com eles, podemos ganhar com categoria. Porém, se as coisas correm mal, podemos ser novamente humilhados… Acho que é um jogo em que tudo pode acontecer e em que eles são (não muito) favoritos. Estou seguro que éramos das selecções que eles menos queriam apanhar do pote 4 e que consideram que tiveram muito azar.
Não adianta fazer previsões com tanto tempo a faltar para o início do Campeonato do Mundo, mas é óbvio que qualquer um preferia ir para o último jogo sem ter a vitória como único resultado possível para garantir a passagem aos oitavos de final.


Em relação aos outros 7 grupos, parece-me que a distribuição de valores acabou por ficar bem feita, havendo apenas, na minha opinião, dois embates que não são dignos, ou pelo menos não tanto como todos os outros, de uma prova deste nível. Falo do Argélia vs. Eslovénia e do Eslováquia vs. Nova Zelândia.

Começando pelo Grupo A, não prevejo muitas dificuldades para a Irlanda… peço desculpa… para a França, melhorando um pouco o seu futebol até lá, confirmar o seu papel de clara favorita à conquista do primeiro lugar. Nos jogos com Uruguai e México, as duas equipas que, à partida, disputarão a outra vaga de passagem, teremos que ver uma França atenta, profissional, e a não pensar que a vitória aparecerá a qualquer momento (ou com a mão de Henry). Isto se quiser, como é natural, evitar surpresas desagradáveis (que todos agradecíamos e esperamos).


O Grupo B é, em teoria, dos mais equilibrados da prova. A sempre temida Argentina (ainda que treinada por uma pessoa desequilibrada, digamos assim, para poupar no adjectivo) assume o papel de favorita. Porém, terá uma bem organizada e ambiciosa Grécia e uma perigosa Nigéria como principais adversários, que, “no papel”, não lhe facilitarão a vida de forma nenhuma. A própria Coreia do Sul é de desconfiar. Cuidado D10S, Mago e Conejo!


Passando ao Grupo C, encontramos uma Inglaterra que, comandada por um dos melhores treinadores do Mundo, não deverá ter a mínima dificuldade em bater os Estados Unidos, a Argélia e a Eslovénia. Ainda que algo não corra como previsto, a passagem à fase seguinte não deixará de ser uma realidade, estou seguro. Em relação à outra vaga em disputa, aposto mais nos Estados Unidos (talvez por ser a que conheço melhor), mas ambas as outras selecções não lhe facilitarão a vida, concerteza.


Não se prevê vida fácil para a Alemanha no Grupo D. Uma Sérvia em claro crescendo, um Gana que, para mim, disputa com a Costa do Marfim o “título” de melhor selecção africana da actualidade, e uma Austrália que já começa a ganhar calo nestas andanças exigirão uma Alemanha perto do seu melhor para se levarem de vencidas.
A outra vaga, conseguindo a Alemanha o que lhe é exigido, será uma das mais disputadas da competição, creio eu.


Olhando para o Grupo E, exige-se à Holanda uma passagem tranquila, na senda do que fez na qualificação. Não deverá, porém, cair em excessos de confiança, pois Eto’o (Camarões), Nakamura (Japão) e Bendtner (Dinamarca) serão ameaças à sua defesa que não está ao nível mundial do seu ataque, pelo menos em termos de nomes individuais.
A minha aposta pessoal para acompanhante da Holanda aos oitavos vai para os Camarões, que me parecem mais fortes que as restantes formações. No entanto, o equilíbrio também será palavra de ordem neste grupo.


Bastará uma Itália a meio(-alto) gás para assegurar o primeiro lugar do Grupo F. Foram premiados com a pior selecção da competição (aquela que é a melhor, ou pelo menos das melhores, do mundo em râguebi). Prevejo apostas entre os avançados italianos para ver qual mais fuzila a Nova Zelândia.
Quanto ao Paraguai de Óscar Cardozo e à Eslováquia de Hamsik e Skrtel, o meu voto vai para os sul-americanos.


Por fim, o Grupo H contará a história de um outro passeio tranquilo. A campeã europeia não terá grande oposição. Entre Honduras, Chile e Suíça (está bem melhor, mesmo assim), não vejo sequer uma formação que juntasse os melhores jogadores das 3 que desse luta a uma Espanha no seu melhor nível.
Óbvio que em competição as facilidades não serão do tamanho que eu as escrevi, a Espanha terá que ser profissional e ter em mente o fracasso na última Taça das Confederações.
A outra vaga será disputada, salvo alguma surpresa que David Suazo, Wilson Palacios e companhia tenham guardada, entre o Chile de Matigol e a Suíça.



Tudo isto são previsões que valem o que valem, obviamente, e, por isso, esperemos, ansiosos, pelas 16 horas (locais) do dia 11 de Junho do próximo ano...

13 Passes de rotura:

Tomás Pipa 9 de dezembro de 2009 às 15:55  

Post de classe mundial, mete os da World Soccer no chinelo!

Pedro Veloso 9 de dezembro de 2009 às 17:54  

Muito boa análise Manú.

Também creio que há jogos indignos de um Mundial!

Ao contrário de ti, creio que em condições normais o Brasil é muito favorito no jogo contra nós, e o jogo com a Costa do Marfim é jogo de tripla. A maior parte dos jogadores deles, além da qualidade natural, já são muito calejados e não nos ficam a dever muito nesse aspecto. Está muito longe de ser o Drogba e mais dez como já vi escrito em alguns sítios.

A Argentina é selecção para ficar na 1a fase.

O grupo da Alemanha é, a meu ver, talvez o mais interessante - poderá oferecer grandes jogos.

Última nota para a curiosidade notável de o Nacional conseguir colocar dois jogadores num jogo do Mundial, Halliche vs Pecnik.

João 9 de dezembro de 2009 às 18:41  

Bom regresso Manú!Como disse o Pedro não nos reconheço como tendo grande potencial de ganhar ao Brasil, mas reconheço que estando bem temos grande qualidade e podemos sem dúvida ganhar-lhes, dependendo do que eles jogarem e da nossa capacidade de sacrifício e entre-ajuda, que nas últimas fases finais tem sido enorme. Contra a Costa Do MArfim concordo:um osso duro de roer! Jogadores que gostaríamos de ter e jogavam de caras por nós, e no geral todos muito fortes fisicamente. Jogam "em casa" e devem-se galvanizar mas fazendo uma comparação directa penso que somos ou deveríamos ser favoritos. Temos uma técnica colectiva individual, eles têm sempre uns quantos jogadores de menor qualidade e experiência que podem jogar mais com o coração e fazer + erros, especialmente a defesa. Mas depende muito da nossa forma.

Acho que não referiste foi um facto muito importante e que agrava a perspectiva da análise do sorteio, que é o facto do 2º classificado do nosso grupo (a nossa classificação mais provável em condições normais, e com luta) jogar com o 1º do grupo H...a Espanha quase de certeza. Mesmo somando 6 pontos no 2 primeiros jogos, o último com o Brasil deve decidir muito da sobrevivência de pelo menos uma das "selecções irmãs" na competição.
E este aspecto é que torna este grupo ainda + da morte!

Também gostei da tua observação ao Ricardo Carvalho pois conheço algumas pessoas que na minha opinião avaliam o seu potencial, qualidade e influência num jogo e para a equipa um pouco por baixo, quando comparado a outros grandes centrais da actualidade. Abraço

João 9 de dezembro de 2009 às 18:43  

*temos uma melhor técnica colectiva (em relação à C.Marfim)

João 9 de dezembro de 2009 às 19:08  

Não tem nada a ver com o assunto aqui debatido mas achei curioso o artigo do Seara Cardoso:

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=fe6582ee-8b7b-40cc-aae8-f48ac6927471&idCanal=00000124-0000-0000-0000-000000000124&h=7

Deve interessar mais aos benfiquistas já que se babam sempre que ouvem a palavra "mística", mas penso que é um belo texto para qualquer amante de futebol pelo contexto e emoções que evoca.

João 9 de dezembro de 2009 às 19:11  

Informação da Coreia:

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=feb3d02d-668a-46ee-892b-6a7b07264ef2&idCanal=00002452-0000-0000-0000-000000002452&h=7

É mesmo o nosso esteriótipo de 66!

Manú 9 de dezembro de 2009 às 20:11  

joao, decidi nao entrar por analises dos possiveis cenarios nos oitavos de final pois teria que o fazer de todos os grupos, pois vendo os cruzamentos possiveis, temos grandes jogos em perspectiva!


mas concordo que ainda é mais da morte o nosso grupo ao cruzar com o grupo da espanha. caso nao cruzemos com a espanha, teremos o caminho facilitado.

mas para tudo isto ser um cenario possivel, temos q passar o grupo. tambem por isso nao entrei por esse assunto.

Numero Dez 10 de dezembro de 2009 às 00:40  

Já estamos habituados a ver qualificações sofriveis e depois fazemos boa figura... Mas... O grupo é realmente preocupante... Talvez a CAN desgaste a equipa africana de forma a que chegue com alguma sobcarga ao mundial... Depois há a escolha dos 23... Vida nada fácil para portugal, mas a ultimavez queenfrentamos um "grupo da morte" passamos com distinção! Euro 2000! Inglaterra/Alemanhae Roménia!

Tomás Pipa 10 de dezembro de 2009 às 08:36  

Realmente,olhando bem para a equipa da Costa do Marfim, eles têm mesmo vários jogadores com lugar de caras no nosso onze: Yaya Touré,Boka e Drogba.

Tem vários que íriam nos 23: S.Kalou,Eboué,Kolo Touré,Romaric e Koné.

Estes gajos não são cepos nenhuns!
Quanto ao Brasil,manel, acho que também estás com confiança a mais, claro que podemos ganhar, mas vejo-me mais a ser trocidados por eles.

Káká,Elano,Fabiano,Robinho,Dani Alves,Maicon,André Santos,F.Melo,Pato...tudo a tratar a bola por tu, vai ser um perigo!

Manú 10 de dezembro de 2009 às 09:21  

bosingwa veloso b.alves pepe carvalho deco nani simao ronaldo danny liedson. pa mim temos mais q obrigaçao de dar luta caso estejamos na melhor forma.
digo que sao favoritos, mas nao acho que ao ponto de nos trocidarem.
acho que precisamos de estar no nosso melhor para lhes ganhar e eles nao precisam do melhor deles para nos ganharem, mas nao acho que seja claro como a água que percamos.

Pedro Veloso 10 de dezembro de 2009 às 09:56  

E ontem que vi um tipo insinuar que o Liedson é melhor que o Higuain (para comparar parceiros de CR9)? Até tú, Tomás, não concordarás

Tomás Pipa 10 de dezembro de 2009 às 10:47  

Sim não concordo porque são jogadores totalmente diferentes, Higuaín pode jogar a ponta de lança, pode jogar a extremo num 4-3-3 e pode jogar como segundo avançado ou nº10 num 4-2-3-1. Além do mais têm idades totalmente diferentes.

Higuaín é um jogador com mais técnica, muito do género do Saviola(mesmo em qualidade para delirio dos lampiões).

Liedson é mais esforçado, é um jogador que construiu uma carreira brilhante com suor,dedicação e entrega.

Posso dizer que o Liedson não teria tanto rendimento no Real Madrid como tem o Higuain, mas uma coisa eu garanto, o Higuain no SCP não teria feito metade do que o Liedson já fez no SCP por falta de motivação ou de entrega.

Pedro Veloso 10 de dezembro de 2009 às 11:22  

Não podes garantir isso: o Higuaín é um jogador já de si com bastante garra e profissionalismo, e mesmo que jogasse no SCP poderia mostrá-lo, também se dizia que o saviola vinha para cá de férias e não se tem visto nada disso.

Mas concordo com o resto do comentário.