Benfica1-0 Porto



Clássico à chuva numa Luz lotada, que permite ao Benfica voltar a colar-se na liderança com o Sporting de Braga e, mais importante, recuperar pontos perdidos nas últimas jornadas.

Depois de uma semana em que muito se especulou sobre os bluffs, ou não, rodeando Aimar e Ramires, e se fizeram mil e um cenários sobre o onze que o Benfica apresentaria, acabou curiosamente por ser o Porto a mexer mais na estrutura da equipa. Jesualdo pela enésima vez - e basta consultar a blogosfera portista para verificar o agastamento por mais esta decisão - chega a um clássico e retrai-se. Desta feita, entrou Guarín, teoricamente para beneficiar da sua maior pujança física face a Belluschi, o que resultou num meio campo sem ponta de criatividade, e também deixou o atacante em melhor forma, Varela, no banco.

Do lado encarnado, a tranquilidade de quem sabe o que quer e tem um plano de jogo definido, com mais ou menos contrariedades, levou Jesus a mexer o menos possível. Colocou Martins no miolo, uma vez que é muito mais competitivo neste momento que Menezes, felizmente pôde contar com Ramires - e durante o tempo que esteve em campo sem se notar grande inferioridade física -, e à esquerda foi procurar no plantel quem fosse o mais parecido, leia-se extremo desequilibrador, com Dí Maria ou Coentrão. Tem lá Urreta, e mesmo com 0 minutos na Liga o uruguaio foi lançado.



Depois de uns bons cinco minutos iniciais do Porto, o meio campo do Benfica - onde Jesus ganhou o jogo - começou a controlar as operações, circulando a bola bem numa fase em que o terreno ainda estava razoável e, sobretudo, pondo em prática uma capacidade de pressão que é imagem de marca desta equipa e que se lhe não vira nos últimos jogos. Com isso permitiu-se empurrar o jogo para o meio-campo portista, que só passava a intermediária com lançamentos para um desamparado Falcao, facilmente anulado pelos centrais pese embora o seu esforço. Carlos Martins foi neste período decisivo, não só pela excelente capacidade de passe que tem e pela meia-distância que oferece, mas porque também se soube adaptar muito bem ao estado do terreno e lutar muito. Com Ramires e Saviola a ajudarem também, aliados a um Guarín à deriva e a um Meireles de volta ao cinzento habitual deste ano, a batalha do meio campo era facilmente ganha. Daí, aliás, os quase 60% de posse de bola no final da primeira parte, o maior número de ataques e bastantes mais remates . Outro ponto importante foi não recuar depois do golo e manter a mesma toada; houve ali cinco minutos em que temi que isso acontecesse, com o Porto a beneficiar de três livres laterais, mas depois rapidamente se recuperou o domínio. Não houve ocasiões claras, mas alguns remates perigosos.


Na segunda parte, depois de uns primeiros dez minutos já mais divididos, mas equilibrados, o Porto começou a tomar conta das operações, puxando dos galões de tetra-campeão. Jesualdo tirara Guarín ao intervalo, com Varela a entrar para extremo-direito, com Rodríguez a recuar quando necessário no terreno para recompor o meio campo. Foi aliás o uruguaio, a quem a pressão dos adeptos que traiu parece galvanizar, a carregar o Porto com excelentes incursões pelo flanco esquerdo. Varela também trouxe outro dinamismo, embora no fim do dia não tenha desequilibrado. A acrescer às mudanças portistas, Martins e Urreta começaram a dar o berro e também começou a haver alguma falta de calma na defesa - imperial mas a chutar para onde estava virada durante alguns minutos, levando a que a bola voltasse aos dragões rapidamente. No melhor período do Porto, duas boas ocasiões: remate de Álvaro para defesa de Quim e outro de Meireles em que o guardião quase é traído por um desvio em Luisão.

A caminhar para os 70 minutos, Jesus ganha o jogo no banco - entram Luis Filipe (quem diria), com Maxi a subir para o meio-campo e Ramires a derivar para o meio (saiu C. Martins) e Weldon a substituir Urreta. O Benfica voltou a equilibrar a contenda, mesmo depois da saída de Ramires por lesão (Menezes desta vez entrou bem) e finalmente começou a explorar bem os espaços que forçosamente o Porto abria. Weldon destacou-se nesta fase, porque bola ganha no meio campo dava corrida até à linha final e canto (já agora, estes lances também deram para ver que Fucile é muito mais rápido - não que pareça lento, muito longe disso - do que parece, já que nunca perdia muito para o velocista brasileiro). E com isso o Benfica estabilizou, voltou a trocar bem a bola, e o Porto também ajudava com perdas de bola constantes - e David Luiz cá atrás encarregava-se de meter tudo no bolso e a recuperar logo - e balões inconsequentes. E acabou, quiçá surpreendentemente, por ser o Benfica por várias vezes a estar perto do golo, com boas chances para David Luiz, Cardozo e Falcao (no que seria um auto-golo).


Foi motivo de orgulho quando aos 78 minutos olhei lá no Estádio para o ecrã gigante e vi 13-4 em remates a favor do meu clube. E quando vi o inferno antecipar aquele momento normal de incentivo final à equipa para os 75, 80 minutos, tal que de facto nos últimos quinze minutos jogámos de facto com muito mais que 11 e o Porto acho que só por uma vez meteu a bola na área - nem espaço para chuveirinho houve.

Em suma, uma vitória creio que indiscutível, nomeadamente pela primeira parte. Não percebo também que segunda parte esmagadora é que o Jesualdo viu mas enfim...Mesmo em remates foi só durante um curto período da 2a parte que se viu o Porto:






O que mais gostei foi, para além de toda a garra e entrega de um grupo fantástico ("assustados", não é Manuel José?), de ter mostrado que somos, em condições normais e anormais (como diria o Mourinho quando estava no Porto) a equipa mais forte do campeonato, aquela que melhor futebol tem praticado, que tem melhor plantel, melhor treinador, mais e melhores adeptos, e aquela que, com mais ou menos ausências, não perde a identidade. Tudo pode mudar daqui para a frente mas até agora é isto que o campeonato tem mostrado, na minha opinião. Apesar de se ter decretado em Diário da República que o SLB estava em crise (bendita crise em que se vai em 1º ex-aequo e se passa em 1º limpamente na Liga Europa), que não ganhava jogos a sério (bem, agora essa já não ouvimos dos portistas!...) e de se ter glorificado a famigerada consistência e estofo portistas durante dias. Ah, e também pusemos a nú um mito do futebol português: de que o Porto, ao invés do Benfica, vira desvantagens. Pois, ainda não o fizemos, mas olhem que já lá vejo 3 derrotas do Porto, mais duas na Champions (aí com a desculpa de que é o Chelsea), em que sofrem um golo e nem empatar conseguem. Com Paços e Belém também se ficaram pela igualdade, não logrando dar totalmente a volta ao texto.


Em termos de destaques individuais, e felizmente estiveram todos bem, tenho que salientar: Carlos Martins, que simplesmente mostrou aquilo que sabe, que é muitíssimo; Saviola, que mais uma vez abriu o livro da inteligência e marcou o 14º da época; Peixoto (talvez agora finalmente com mais fãs para além de mim, Manú e Jorge Jesus), que para além das qualidades técnicas, mostrou ontem uma das características que mais aprecio nele: curto e grosso, não se borra, jogando sempre com a calma de quem acredita em si mesmo; acima de todos estes, David Luiz. Não preciso de descrever. Um portento, mesmo depois do amarelo ridículo que viu o ter condicionado cedo. E acima dos jogadores, Jesus. Excelente.

P.S. Parabéns ao basket também por outra saborosa vitória sobre o Porto, a 37ª seguida em jogos da fase regular. Dedicada ao Nuno Marçal, que espero tenha tido um bom fim de semana, na linha do que prognosticou;)


24 Passes de rotura:

Manú 22 de dezembro de 2009 às 02:07  

duarte o saviola ligou me a dizer que o seu 14º golo esta época tinha dedicatoria especial para ti.

que todos os fracassos deste tipo venham parar ao benfica aserio!

acho que nao te ficava mal finalmente dar a mao a palmatoria e admitir que erraste. saviola é um dos melhores (se nao o melhor!) jogadores desta liga portuguesa! as provas tao dadas (ja estavam antes de ele chegar ao benfica, so mesmo tu e a tua teimosia e orgulho é que nao o reconheciam) chegada que (quase) está a metade da epoca.

saudaçoes benfiquistas

Manú 22 de dezembro de 2009 às 02:13  

veloso e quanto ao post concordo com toda a analise. permite me apenas adicionar um destaque a contrataçao duvidosa que valeu 7M (mal gastos para muitos) javi garcia. jesus nao lhe deu companhia no meio campo defensivo so por este ser o jogo mais dificil da epoca e ele voltou a mostrar que nao precisa e q é um trinco fantastico!

Cristiano Moreira 22 de dezembro de 2009 às 02:17  

A análise portista está em baixo.
Leiam-na.
É dificl rematar quando não nos deixam chegar a baliza!
Noticia de última hora: "LFV está indiciado no processo Apito Dourado".
Um abraço companheiros de Settore.

Vasco 22 de dezembro de 2009 às 02:18  

Muito bem. Então o amarelo é ridiculo ao David Luiz depois de uma dura entrada... E a agressão do Javi Garcia aos 45 segundos de jogo?! E o penalty sobre o Hulk e ainda a mão na área do slb?? E sim, podes me contrariar com o penalty do Rodriguez ou até com a mais que óbvia expulsão do mesmo, mas isso para vocês nem deve ser considerado expulsão, depois de tanta vez que o David Luiz não foi expulso!!

Mas onde eu queria mesmo chegar e não percebo porque é que não falaste é no escandaloso offside de 2 metros no golo do benfica!!! Então mas anda tudo a dormir?!?!?! O saviola faz um passe para o urreta, o qual devolve a bola para trás de calcanhar, e estava 2 metros fora de jogo, plantado! Um escandalo!! Os fiscais da liga portuguesa sao mesmo muito fracos... Tal como no jogo do Sporting nao me assinalaram um penalty ao Saleiro.

Enfim, só queria referenciar esse fora de jogo que é um escandalo e ninguem fala, como é obvio. A tv benfica (sic) nem mostra os penalties do porto, e os outros meios de comunicação nem têm coragem de falar nesse fora de jogo. É de rir o país que temos.

Anónimo 22 de dezembro de 2009 às 02:25  

Boa noite
Penso que a análise está muito bem feita, mas acho que se devia dar também mérito ao trabalho de Cardozo durante todo o jogo. soube ter a bola e, mais importante, soube largá-la quando surgia apoio dos companheiros. César Peixoto é para mim um lateral seguro, cumpre melhor as suas funçoes em termos tacticos e posicionais do que Maxi, que deixa tudo em campo mas nem sempre é suficientemente rapido a recuperar defensivamente (com o porto fez um bom remate de meia distancia e na sequencia do lance deixou o seu lado desguarnecido, obrigando o david luiz a tirar o pao da bouca ao falcao, depois de cruzamento de rodriguez). apesar do que foi dito pelos comentadores penso que foi um classico bem jogado de parte a parte, especialmente pela intensidade, mas que o benfica foi vencedor inequivoco. o grande problema do porto na 1º parte foi o distanciamento entre o meio campo e o falcao (sempre sozinho) talvez por culpa do caracter mais defensivo do guarin e da exebiçao apagada do meireles (que continua a ser um jogador enorme). penso que o jesualdo estaria a espera que alem de ramires, tambem o aimar jogasse este jogo.

abraços

Joao S. Barreto

Pedro Veloso 22 de dezembro de 2009 às 02:32  

Vasco, eu só falo da arbitragem no meu post semanal. Também não falei no penalty do Rodriguez, na não-expulsão dele ou outra coisa qualquer. Só disse, ao falar do David, que levou um amarelo ridículo, como até há pouco o Guilherme Aguiar disse! E que ficou condicionado por isso. Faz parte da análise ao jogador.

Pensava que iam falar do jogo em si, comentá-lo e analisá-lo, por isso também não falei na arbitragem. Falsas esperanças, parece que estou a escrever para as paredes. E depois nós benfiquistas é que inventamos sempre desculpas. Ah, e reconhecer a justiça da derrota então era preciso cair a Torre dos Clérigos.

Manú, não falei do Javi porque não podia falar de todos e porque está ao nível de Maxi, Luisão e Cardozo, são daqueles que nunca nos iriam deixar ficar mal pelo que não é preciso destacar.

Pedro Veloso 22 de dezembro de 2009 às 02:38  

Joao S. Barreto, só agora vi o teu comentário.

Ia destacar também o Cardozo, mas como disse no comentário anterior não me queria alongar muito. E ele é daqueles que não precisa de destaque porque hoje em dia não sabe jogar mal. Fez um trabalho muito importante como dizes, bem destacado hoje aliás nos jornais. Se tivesse marcado no fim seria a cereja no topo do bolo.

O Peixoto gosto muito, tem técnica para dar e vender, sobretudo no passe (faz lembrar o Rui Jorge nesse aspecto, até melhor porque já foi extremo e sabe driblar por isso) e é muito bom posicionalmente. Pena não ser rápido mas dá-me todas as garantias.

Obrigado pelo comentário e bem-vindo ao Settore.

Manú 22 de dezembro de 2009 às 02:53  

vasco, repito que nao te sabia portista de gema!

é mesmo incrivel o teor dos teus comentarios.

os corruptos sao eles, devias estar contente por eles perderem mesmo q seja a roubar, se assim o entendes!

eu sei que custa muito mas o benfica este ano ate agora é de caras e de longe o melhor. abram os olhos e nao inventem desculpas!

Pedro Veloso 22 de dezembro de 2009 às 02:58  

Manú isso para todos os sportinguistas excepto meia-dúzia é difícil de perceber, nem vale a pena. Ainda hoje disse isso ao teu primo (claro que ele está na meia-dúzia).

Tomás Pipa 22 de dezembro de 2009 às 03:02  

Na minha opinião, vitória indiscutível do SLB.

O FCP foi superior apenas e só nos 3 minutos iniciais!

O SLB foi mais equipa, mostrou mais garra, mostrou mais futebol, mostrou mais tudo. Nunca tinha visto os jogadores do FC Porto tão resignados à derrota como ontem. Nem mesmo no 4-1 em Alvalade ou no 2-1. Nesses jogos correram que nem loucos, até espumavam da boca.

Em relação à arbitragem, haverá um post sobre isso como é natural.

Na minha opinião há um penalty a favor do FC Porto (falta de Peixoto), um penalty a favor do SLB (mão infantil de CR10) e quissá um outro penalty a favor do FCP por suposta mão de Cardozo na área, mas este tenho que ver de novo pq ainda não vi a repetição.

Não há agressão nenhuma sobre Urreta. Este tropeçou no jogador portista, penso que foi Fucile.

Há uma entrada bárbara de C.Rodriguez já perto do final do jogo que penso que poderia ter ido para a rua mais cedo.

D.Luiz poderia ter visto o amarelo mais cedo.

Gostei da exibição do Peixoto, bastante mesmo!

Tomás Pipa 22 de dezembro de 2009 às 03:06  

Só mais uma coisa, o Benfica não é de caras nem de longe o melhor do campeonato. Vocês esquecem-se do Super-Braga.

O Braga limpou com grande superioridade os 3 grandes. Teve 7 ou 8 vitórias consecutivas. Tem apenas 6 golos sofridos. Só perdeu em Guimarães que é perfeitamente aceitável (e vimos como o Vit.Guimarães jogou esse jogo de forma sobre-humana). O Braga recebeu e venceu o SLB,eles também jogaram com 10 e sem o patrão da defesa, não vejam só o vosso lado. Esse jogo, relembro-vos, acabou com "olés".
"Ah e tal, o Braga não goleia como o SLB"

Ok,o Braga não goleia como o SLB. Mas quando jogou com o SLB foi superior,e o Braga é líder deste a primeira jornada do campeonato.

Se pedem para o FC Porto reconhecer a vossa superioridade esta época. Peço-vos para voces reconhecerem o grande mérito e a superioridade do Braga. Tenham essa humildade caros benfiquistas

Tomás Pipa 22 de dezembro de 2009 às 03:12  

Lembrei-me agora, o Javi Garcia deveria ter sido expulso para aí aos 2 minutos.

Manú 22 de dezembro de 2009 às 03:23  

olha outro portista de gema! javi aos dois minutos e penalty sobre o hulk sao de gargalhada!

ao braga quanto muito reconheço igualdade tomas, têm os mesmos pontos mas muitas das vitorias que teem nao tiveram nem metade da claridade das do benfica.

é um facto que nos foram superiores no confronto directo em casa deles, mas o benfica tem vitorias muito mais conclusivas que eles. bem sei que 3 pontos sao 3 pontos apenas, mas o benfica tem muito mais golos e apenas mais 3 golos sofridos.

Pedro Veloso 22 de dezembro de 2009 às 03:25  

Aí está a costela bracarense do Tomás a vir ao de cima! Eu percebo e tens razão, não devíamos menosprezar o Braga, tem todo o mérito quanto mais não seja por ter ganho aos 3 grandes. Mas o Benfica é melhor equipa e tem mais recursos. Além disso, estamos empatados no comando, pelo que a superioridade que atribuis ao Braga não tem sido assim evidente.

Tomás Pipa 22 de dezembro de 2009 às 03:38  

Javi é para rir?
Claro que deveria ter sido expulso!Não é por ser do SLB que não pode ser expulso. Estás completamente cego hoje,deixa-me que te diga.
Vejo um cartão encanrnado por mostrar a Rodriguez e outro a Javi, é simples.Não é ser portista de gema.Nâo tenho é que ver tudo para um lado.

Manú 22 de dezembro de 2009 às 03:43  

essa do javi ninguem fala em lado nenhum! acho que es capaz de ter inventado qualquer coisa.

Tomás Pipa 22 de dezembro de 2009 às 03:45  

Não,Javi manda uma bolada num jogador do FC Porto de propósito.É agressão!Fala-se sim. Houve logo sururu.

Manú 22 de dezembro de 2009 às 03:57  

ja me lembro. se fez de proposito ou nao nunca podemos ter a certeza, por isso acho que era apenas amarelo. muito mais clara foi a entrada assassina do rodriguez, bem como a sua mao infantil dentro da area.

Pedro Veloso 22 de dezembro de 2009 às 10:10  

E o David a pisar o Falcao, não viste Tomás? Andas muito selectivo

Pedro Veloso 22 de dezembro de 2009 às 10:11  

Ou melhor, o Falcao a pisar o David, já não sei o que digo;)

Anónimo 22 de dezembro de 2009 às 12:15  

Excelente análise veloso! O benfica venceu e venceu bem não há nada a contornar. A análise ao s lances vai ser quente, mas dou-te já a minha opinião para o porto não há nem sequer o primeiro penalti.abr
numero dez

Tomás Pipa 22 de dezembro de 2009 às 13:59  

Veloso,confesso que não vi esse lance,se tiveres um vídeo terei todo o gosto em ver e dar a minha opinião.

O Javi,vcs não sejam anjinhos,jogo parado,o gajo a olhar para o Falcao no chão e dá-lhe uma bolada na tromba.Porque?Sem querer?

João 22 de dezembro de 2009 às 14:37  

Junto-me ao rol de pessoas que reconhecem a superioridade futebolística do Benfica no último jogo. Quanto à arbitagem, Benfiquistas e Portistas foram prejudicados em vários momentos. Aguarda-se o post da arbitragem!

Pedro Veloso 22 de dezembro de 2009 às 14:54  

O Javi disse ao árbitro que não ouviu o apito. Acredito que seja verdade, é normal, eu na bancada com o barulho que havia também não conseguia ouvir o meu colega do lado lol