Análise ao momento azul-e-branco


Estamos em vésperas de Consoada, e falo dias depois de um Benfica-Porto. Sobre o clássico muito se disse, e apesar da análise “apaixonante” do Cristiano, revi o jogo e não posso concordar com tudo o que ele, dirigentes e equipa técnica referem.

Apesar de achar que existem decisões erradas por parte de Lucílio Baptista, não considero que possa justificar a derrota no clássico. César Peixoto comete penálti sobre Hulk? Sim, mas já vi pior e não ser marcado. O golo nasce de fora de jogo na jogada anterior? Sem dúvida, mas preocupa me mais a passividade da defesa Portista.


O mau estado do relvado também não me parece ser um argumento válido para justificar a prestação na Luz. O campo estava mau para ambas as equipas, e o “meu” Porto ganhou uma Taça Intercontinental em Tóquio com o relvado coberto de neve, ganhou ao CSKA Moscovo com -4 graus negativos, e por aí fora. Não gosto destas “desculpas”. Aliás, sempre foi isso que nos distinguiu de todos os outros. O Porto de Mourinho foi talvez a equipa mais prejudicada pelas arbitragens, e com colagens de jornais e raça a equipa uniu-se e superou tudo.


Sendo o Natal uma altura de reflexão, preocupa-me chegar a Dezembro e ver que o FC Porto é ainda, uma equipa em construção. Sem uma estrutura definida, onde todos os jogos parecem um tubo de ensaio, onde Jesualdo experimenta da defesa para a frente.

Na baliza, Helton. Para mim, continua a ser o mais completo guarda-redes do campeonato.

A defesa tem sido talvez o melhor sector. Rolando, Bruno Alves, Alvaro Pereira e Fucile. Apesar de alguma indolência de Rolando, neste momento não existe concorrência. Fucile trouxe á equipa o que ela precisava: profundidade, agressividade e a velocidade que Cissokho levou para Lyon.

É no meio-campo que reside a principal lacuna da equipa. Fernando continua dono e senhor do lugar, algo que não compreendo. Apesar de ser impressionante na arte da recuperação de bola, é na construção, na saída a jogar que tem revelado graves problemas. Não compreendo o porque de se gastarem 4 milhões de euros em Prediguer se não é alternativa credível. Assim como, Bolatti. Meia Europa atrás dele e não tem lugar no Porto?

Enquanto Meireles é titular indiscutível (apesar de alguma inconsistência exibicional, “tem” de ser titular), Belluschi, Guarin, Valeri, Tomas Costa, Mariano e até Rodriguez já passaram pela 3ª vaga no meio campo do FC Porto. Se Tomás Costa parece ser (incompreensivelmente) uma carta fora do baralho (depois de tantos jogos no ano passado e de algum bom rendimento), Guarin e Belluschi não conseguem agarrar o lugar e demonstrarem consistência. Valeri, que defendo ser a melhor opção, tem tido (demasiadas) lesões que o afastam da titularidade.

No ataque, Rodriguez e Hulk ainda estão a milhas do que fizeram no passado, e não revelam crescimento a nível de exibições. Varela é, na minha opinião, a grande contratação desta época, e tem revelado uma consistência/importância aliada a uma humildade notável no meio futebolístico. Falcão tem sido para mim o melhor jogador da equipa nos últimos tempos. A jogar muito longe do seu sítio de origem (grande área), Jesualdo tenta ver nele um lutador, um jogador que receba a bola, a guarde, enquanto os seus companheiros sobem, para depois a entregar aos colegas enquanto sobe até ao coração da área. É aqui que ele se desgasta desnecessariamente, e não são aproveitadas as suas reais capacidades. Se nos lembrarmos de Lisandro, vemos que era um avançado que fazia toda a frente de ataque, e era no seu trabalho invisível que abria espaços, e Falcão é ponta-de-lança, não avançado. Farias pode marcar muitos golos, mas não me convence. Marca a equipas pequenas, mas nunca se mostrou forte quando defrontamos equipas superiores. Orlando Sá esteve muito tempo afastado, e tem características físicas distintas dos colegas, e talvez seja importante a sua presença em campo, para “cansar” defesas.

É aqui que entra a questão: Como pode Pinto da Costa afirmar que a equipa não precisa de reforços no mercado de Inverno?

Num plantel onde Miguel Lopes, Nuno Andre Coelho, Prediguer, Tomas Costa, Mariano Gonzalez são “pesos mortos” e somente gastam dinheiro á SAD, onde Guarin, Farias e até Belluschi não são opções em quem o treinador confie realmente, não podemos olhar para o mercado nacional e encontrar soluções como, inteligentemente, fez o Sporting com João Pereira? Vejo Ruben Micael, Evaldo, Felipe Lopes, Hugo Viana, Desmarets, Sereno (ao que parece já contratado para a próxima época) e questiono me se não têm lugar no plantel Portista. Será que o Porto só tem olheiros na Argentina? Ou serão os cofres de empresários e “abutres da SAD” que têm interesse em tais negócios?


Faz me também confusão o clube estar a desperdiçar, provavelmente, a melhor fornada de jovens formados no clube dos últimos 10 anos. Paulo Machado brilha em França. Ventura, Castro, André Pinto, Bura, Candeias, Ukra, Helder Barbosa, Diogo Viana, Rabiola não podem crescer se a própria equipa não mostra confiança nas suas capacidades para entregar o plantel.

Em conclusão, não estou a dizer que estava tudo bem antes e que está tudo mal agora. Nada disso. Acho que há necessidade de reflectir, pensar e analisar as coisas, de forma honesta e clara, sem arranjar desculpas, e corrigir as lacunas. Porque acredito que vamos fazer uma boa segunda volta e que podemos cumprir o objectivo: ser Pentacampeões.

Desejo a todos os seguidores do Settore Ofensivo um Feliz Natal, em especial aos azuis-e-brancos.

11 Passes de rotura:

Tomás Pipa 24 de dezembro de 2009 às 17:45  

Vasco, muito bom o post, gostei bastante da tua análise.

O Sereno está supostamente contratado por quem?Não gosto dele.

Vi ontem o jogo do Toulouse-Bordéus e deixa-me que te diga, o Paulo Machado tem lugar de caras neste FC Porto. Está muito forte mesmo.

v.a.s.c.o. 24 de dezembro de 2009 às 19:13  

O Sereno (segundo as minhas "fontes" ahahah) está contratado para o ano. Sao as mesmas fontes que me falaram no Varela e Beto. Portanto...

Pedro Veloso 24 de dezembro de 2009 às 20:07  

Gostei muito também Vasco. Não só porque é muito lúcida e realista como porque não alinhas em discursos de catástrofe (algo que abomino em adeptos), eu gosto de ver bons adeptos que acreditam nas suas equipas (independentemente de ser um rival). Dizes o que se passa, pontos fortes e fracos, simplesmente.

Tomás o Paulo Machado lá joga a que posição?

Duarte 25 de dezembro de 2009 às 02:29  

Boas Vasco.

Levantas algumas questões pertinentes. Não me vou prenunciar sobre todas porque acho que ainda é cedo, além de que este não é o local ideal para o fazer, que me desculpem os meus companheiros e leitores do blogue.

Concordo que existem jogadores a quem manifestamente merecem ser dadas mais oportunidades. Referite alguns jovens que estão a ser desaproveitados, mas que espero que venham a ter oporunidades no futuro.

O Paulo Machado - já referido aqui por algumas pessoas - é um excelente jogador que foi muito bem vendido por 3,5 milhões de euros. A título de exemplo, o Katsouranis, que foi uma pedra basilar do Benfica nos últimos anos, foi vendido por menos. Ao invés, o Paulo Machado rendeu o que rendeu, fazendo no máximo 2 ou 3 jogos pelo clube.

O Bolatti para mim é um mistério. Parece-me um excelente jogador que está a ser desaproveitado. É certo que quando jogou nunca deslumbrou, mas também já vi outros renderem muito menos e jogarem muito mais. O Prediguer é uma incógnita porque praticamente nunca alinhou.

São precisos jogadores, sim. Não é preciso nenhum camião. Um ou dois chegam. Também acho que os que vierem, se vierem, têm de ter a capacidade para pegar de estaca na equipa. Contratar jogadores desconhecidos dá excelentes resultados, como já se viu, mas apenas a médio/longo prazo. Precisamos de um ou dois jogadores que façam a diferença imediatamente e não daqui por 3 ou 4 meses.

O Sereno parece-me ser uma contratação desnecessária. Primeiro porque não o acho grande jogador, depois porque, para lá de Rolando e Bruno Alves, há Maicon e Nuno André e ambos me parecem ser soluções excelentes.

Tomás Pipa 25 de dezembro de 2009 às 03:10  

Li hoje que o Sereno seria dispensado do Vitória. Será possível?

P.Machado joga a número 8. Muito forte mesmo, adorei!

v.a.s.c.o. 25 de dezembro de 2009 às 04:22  

O contracto do Sereno termina em Junho. E conhecendo a politica do Futebol Clube do Porto, aproveitava assim para dar uma alfinetada ao Vitória.

Duarte 26 de dezembro de 2009 às 15:00  

"Na baliza, Helton. Para mim, continua a ser o mais completo guarda-redes do campeonato."

Quantos frangos é preciso dar mais para as pessoas perceberem que já devia ter perdido a titularidade há muito?

v.a.s.c.o. 27 de dezembro de 2009 às 00:22  

Duarte, não concordo contigo. Apesar de ter falhado várias vezes e algumas delas importantes, considero que o Helton é o guarda redes mais completo em Portugal. Aliás acho que a ida do Beto para o Porto o obrigou a trabalhar mais e com isso a estar em melhor nível. E que eu me lembre este ano, não tivemos razão de queixa dele.

Joao S. Barreto 27 de dezembro de 2009 às 01:31  

O paulo machado e muito bom. ja nos sub-21's era lider numa selecção com jogadores com mais "nome". joga muito bem como 8 e tem a vantagem de poder ser usado mais a direita. defende e ataca bem.

Pedro Veloso 27 de dezembro de 2009 às 16:24  

Talvez o Paulo Machado pudesse ter rendido mais em termos desportivos ao Porto, mas financeiramente - como o Duarte salientou muito bem - não há dúvida que foi um negócio incrível. Eu gostava muito dele no Leiria; era, dos míúdos do Porto, o mais maduro (os outros eram brincas-na-areia tipo Hélder Barbosa ou Bruno Gama), mas agora não o vejo jogar há bastante tempo. Fico contente por saber que se está a afirmar.

Duarte 27 de dezembro de 2009 às 16:54  

Vasco, muito mal anda um atleta que, sendo jogador de um clube como o Porto, precisa da chegada de um concorrente directo ao lugar para se motivar. De facto, esta temporada - se esquecermos o golo sofrido em Braga - o Helton não tem enterrado tanto como nas épocas anteriores. Não nos esqueçamos porém que a temporada ainda não terminou e de que vêm aí jogos decisivos onde ele normalmente falha.

De resto, o Beto foi contratado para alguma coisa, penso eu. Se for apenas para ser suplente já existia o Nuno. O Beto era frequentemente convocado por Queirós para a selecção e deixou de o ser por não jogar no FCP. Pelo andar da carruagem, se o Beto tem tido a oportunidade para jogar regularmente no Porto, hoje seria titular indiscutível na selecção. Temos, quanto a mim, simplesmente o melhor guarda-redes português desde Vítor Baía. Posso estar enganado, claro, mas gostava mesmo de poder saber se o estou ou não.

Ainda há mais. O Helton foi titularíssimo indiscutível do Porto nas últimas quatro temporadas. Durante esse tempo, cometeu erros de palmatória que nos valeram enormes dissabores, mas também fez excelentes exibições que, por vezes, nos garantiram pontos. É uma pessoa extraordinária e um profissional exemplar, merece o respeito e a gratidão dos adeptos. No entanto, acho que o ciclo dele chegou ao fim, é mais do que tempo para que sejam dadas oportunidades a outros elementos e o Beto merece bem que lhe seja dada a hipótese de jogar. Isto até para calar o Jorge Jesus que, na época passada, se pôs a mandar postas de pescada sobre um assunto que não lhe dizia respeito - deve preferir o Eduardo. Correu-lhe mal porque perdeu o jogo em casa com o Leixões e o Beto assinou uma belíssima exibição.