O Campeão de Inverno

É no Minho que mora o campeão Inverno 2009, o Sp.Braga.

A época do Sp.Braga começou de maneira algo atribulada. O treinador D.Paciência foi apresentado já a meio da pré-época (que foi programada por Jorge Jesus), César Peixoto saíu em litígio para o Benfica e no fim do Verão saíu Frechaut para os franceses Metz. A juntar a isso o Sp.Braga foi eliminado precocemente da Liga Europa (3ª pré-eliminatória) pelo modesto Elfsborg da Suécia por 4-1 aggregate. Começou-se a duvidar das capacidades de Domingos para comandar uma equipa com objectivos como é o Sp.Braga. Domingos respondeu "à campeão": "farei melhor que Jorge Jesus". Todos se riram (eu incluído), mas a verdade é que Domingos provou mais uma vez não ser parvo nenhum. É bom não esquecer que já tinha feito bom trabalho em Leiria e em Coimbra. Esta temporada está a fazê-lo em Braga.


O Sp.Braga só perdeu quatro titulares da época passada: Luis Aguiar (que saudades!), Frechaut, C.Peixoto e Rentería. Saíu também Edimar que no final da época passada estava a conquistar o seu espaço. Para o onze titular apenas entrou Hugo Viana. Adriano, Diogo Valente e Paulão também chegaram mas ainda não são titulares.`

Grande parte do sucesso deve-se à gestão deste clube. É dos poucos clubes que vende muito bem e contrata ainda melhor. Jogadores como Jorge Luiz, Luis Filipe, Abel, João Alves, Luis Aguiar, Luís Loureiro, Cícero, Nunes, Wender, César Peixoto e João Tomás foram todos muito bem vendidos. Para os seus lugares entraram sempre jogadores tão bons ou melhores e a equipa nunca se ressentiu. É aqui que o Sp. Braga tem crescido em relação às outras equipas.

O Sp.Braga é uma equipa que não goleia como outras equipas desta Liga, mas ganha e isso é que é importante e é por isso que é o líder do campeonato desde a primeira jornada. Joga um futebol muito trabalhado, muito técnicista e muito apoiado no ataque pelos seus laterais ofensivos. Apresenta-se normalmente em 4-4-2 losango, mas também é frequente vê-lo jogar em 4-2-3-1 com Alan na direita e Paulo César na esquerda ou mesmo em 4-3-3. Para quem gosta de futebol, este Sp.Braga é um espectáculo muito por causa da sua imprevisibilidade táctica.

Começou por bater naturalmente a Académica em casa na primeira jornada. Na 2ª jornada foi a Alvalade dar um banho de bola e venceu mesmo o vice-campeão nacional por 2-1. Na 3ª e 4ª jornada conseguiu duas vitórias algo polémicas, em casa diante o Belenenses e na Madeira contra o sempre difícil Marítimo. Na 5ª jornada recebeu e venceu com categoria o tetra-campeão nacional por 1-0. Ainda venceu na 6ª e 7ª jornada o Olhanense e o Vit. Setúbal, só sendo travado à 8ª jornada com um empate a uma bola em Vila do Conde com o golo do Rio Ave a ser obtido de forma irregular. Na 9ª jornada recebeu o seu ex-treinador e a equipa sensação das primeiras jornadas e deu mais um banho de bola coroado com mais uma vitória, desta feita por 2-0. Quando teve que ser superior e ganhar aos outros candidatos, ganhou. Sem espinhas!

Só perdeu uma vez este campeonato, foi diante um Vit. Guimarães super-motivado num dos melhores jogos desta Liga, foi na 10ª jornada. Um jogo extremamente rápido, bem jogado pelas duas equipas onde a vitória sorriu à equipa que marcou um golo primeiro, o Vit. Guimarães, e que golo de Desmarets (recomendo a todos os portistas a verem este golo para saber se também acham que deveria ser anulado)! A partir da décima jornada o Sp.Braga começou a perder gás. Ainda ganhou ao U.Leiria, mas empatou em Matosinhos com muita culpa de Eduardo, empatou em casa com a Naval e recentemente voltou as vitórias em Paços de Ferreira. À décima-quarta jornada o Sp.Braga tem 10 vitórias, 3 empates e uma derrota. Tem todo o mérito em ir em primeiro, ganhou e bem aos três grandes na primeira volta, feito digno de uma grande equipa. Continua em prova na Taça de Portugal e ainda vai disputar a Taça da Liga. Está fora da Europa, mas isso até pode ser bom para ter a competitividade na Liga que não teve a época passada fruto da sobrecarga de jogos.

O onze titular

O Sp.Braga tem um onze bastante forte. Na baliza tem só o titular da Selecção Nacional, Eduardo. Muito criticado recentemente por causa do frango que deu em Matosinhos, mas a verdade é que só sofreu 6 golos no campeonato e é o guarda-redes menos batido da Liga Sagres.

Há três centrais que podemos considerar titulares: Moisés, André Leone e Alberto Rodríguez. Moisés é dos três o que joga mais vezes. É forte de cabeça, sabe sair a jogar (e com os dois pés) e é muito calmo na hora de aliviar a bola. André Leone beneficiou da lesão de Rodríguez para ganhar o seu espaço. É mais trapalhão que Moisés mas também é mais rápido e mais forte de cabeça que o ex axadrezado. Rodríguez tem vindo a recuperar aos poucos o tempo que esteve parado por lesão. É um central robusto e algo pesado. Ganha quase tudo de cabeça, mas à semelhança de Bruno Alves, é muito lento a virar, não tem rins para se bater com um avançado que seja rápido e jogue pelo chão. De pés também é fraco.

Na lateral-direita tinha um jogador muito raçudo, João Pereira. É um lateral muito disciplinado tacticamente, inventa pouco, é agressivo a procurar a bola e tenta ser um lateral ofensivo, o que nem sempre consegue. É muito frequente vê-lo a fazer kilómetros e kilómetros por jogo. Só não tem mais qualidade a atacar porque lhe falta alguma técnica para isso, no entanto vai chegando e sobrando para actuar em Portugal. Recentemente foi transferido para o Sporting. Enquanto não chegar um lateral novo (fala-se em Miguel Lopes), Filipe Oliveira ocupará o seu lugar.

Na lateral canhota está um dos melhores jogadores desta equipa, Evaldo. Evaldo é um lateral brasileiro de 27 anos com muita técnica, velocidade e resistência. Defende muito bem, de forma segura (também tem altura para isso) e é a atacar que provoca desiquilíbrios. Faz o flanco todo da equipa bracarense com grande à vontade e ainda tem fôlego para centrar com qualidade. Para mim, o melhor lateral-esquerdo da Liga e um dos jogadores-chave do Sp. Braga.

A médio-centro joga Vandinho,um dos capitães desta equipa. Para mim não é trinco como muitos dizem, mas um médio centro, não um 8 como está na moda, mas um 5 à "brasileira", o chamado médio de cobertura. É alto, joga bem com os dois pés e tem bastante resistência, é um dos jogadores fundamentais desta equipa.

A interior-esquerdo temos Hugo Viana. Hugo Viana veio acrescentar qualidade a este meio campo, é pouco agressivo a recuperar a bola, mas a entregar a bola talvez seja o melhor que há em Portugal. É muito raro vê-lo falhar um passe, tanto curto como longo, faz passes para desmarcação fantásticos, bate livres laterais de forma exímia e este ano até tem marcado golos, o que não era muito comum.

A interior-direito joga Alan, na minha opinião, o melhor jogador do campeonato até agora. É um regalo para os olhos ver Alan a jogar. No Marítimo, FC Porto e Vit. Guimarães, Alan era apenas um extremo muito veloz, desiquilibrava é certo mas não passava de mais um Lito, Douala, Sougou ou José Manuel, desses há muitos na Liga Sagres. Com Jorge Jesus recuou no terreno, passou a jogar mais no miolo e tornou-se outro jogador. Dono de uma técnica invulgar, digna dos melhores jogadores do mundo, Alan é um dos cérebros desta equipa. Joga e faz jogar, faz aberturas, faz fintas inteligentes deliciosas e agora até marca golos (alguns bem bonitos). O ano passado aparecia muitas vezes em situação de finalização, mas nunca marcava. Uma das agradáveis surpresas deste campeonato.

A número 10 joga Mossoró. Mossoró apareceu para o mundo do futebol em 2005 no Paulista, quando chegou surpreendentemente à final da Copa do Brasil. Nessa altura, José Peseiro, então técnico do Sporting fez um forcing para o trazer para Alvalade, mas este acabou por fugir para o Internacional. Mais tarde viria a ser dispensado para o Marítimo e depois transferido para o Sp.Braga. Na época de estreia, sob o comando de Jorge Jesus foi muito utilizado, não sendo um titular porque Luis Aguiar era o dono do lugar, mas entrava muitas vezes. Este ano tem jogado muito bem, tem feito golos (alguns importantes) tem desiquilibrado no último terço do terreno e servido com mestria os avançados P.César e Meyong.

Como dupla de avançados costumam jogar Meyong e P.César. Meyong, é o ponta-de-lança mais fixo,um goleador já muito conhecido no futebol português (e com muitos golos).Começou muito bem a época. Fez vários golos de seguida e foi importante nas vitórias iniciais da equipa minhota. Depois foi perdendo gás, até à ultima jornada onde mais uma vez facturou. Leva 6 golos esta época e está de saída para a CAN no próximo mês de Janeiro se for convocado por Le Guen. O avançado mais móvel é Paulo César, um jogador que nunca deu muito nas vistas nas equipas por onde passou: Gil Vicente, Vit. Guimarães, Rio Ave e U.Leiria e que chegou a Braga para ser uma das últimas opções de ataque. Contudo tem justificado a aposta de Domingos. Paulo César sabe cair e bem nas alas porque tem velocidade e técnica para isso e servir da melhor maneira Meyong. A época passada mesmo não sendo um titular marcou 7 golos, esta época leva apenas 3 , também porque a equipa já não ataca o que atacava com Jorge Jesus.

Matheus é o 12ºjogador, normalmente é o primeiro jogador a saltar do banco. Joga a extremo esquerdo ou direito, apesar de ser canhoto, ou a segundo avançado. Tem muita técnica e marca também golos, sendo alguns deles importantes como o que marcou em casa com a U.Leiria.

Uma das desilusões do plantel têm sido Adriano que tarda a voltar à melhor forma, quando a recuperar pode vir a ser muito perigoso. Com a iminiente saída do Meyong para a CAN acredito que terá mais minutos e que começará a fazer golos pois é um autêntico animal de área. Rodrigo Possebom é outra desilusão. Internacional sub-20 italiano apesar de brasileiro, veio do Man Utd onde fez 8 jogos na última época. Esperava bastante mais deste jogador. Este insucesso vem comprovar o que eu desconfiava, o Sp. Braga já não é aquela equipa para qual os clubes grandes despacham os jogadores jovens para ganhar minutos. Se estes não tiverem os nivéis de qualidade exigidos, podem ter a certeza que não jogam, independentemente de virem do clube A, B ou C.
Dos outros suplentes, Yazalde tem feito minutos mas ainda não mostrou estar a altura para ser titular. Andrés Madrid tem aparecido recentemente, três jogos a titular, provavelmente por ser Inverno e a equipa precisar de mais jogadores de combate. Quando é para defender o resultado, Madrid é muito útil. Diogo Valente entra quando Domingos quer o 4-3-3 e aí P.César costuma ser o crucificado. Diogo Valente é um jogador com um bom pé esquerdo, com alguma agressividade, mas depois resultados práticos é que nem vê-los, parece que vai para o Paços de Ferreira agora em Janeiro. Aguardo com alguma expectativa que dêm alguns minutos ao venezuelano Peña. No mundial sub-20 soube que ele andava por lá e tomei atenção aos jogos da Venezuela. É um médio de ataque com alguma qualidade de passe e bastante técnica, ainda não teve oportunidade de se mostrar em Braga porque Domingos não pode fazer experiências, mas a verdade é que a Lázio anda de olho nele. Tiago Pinto depois da lesão precisa de minutos. Com Evaldo por perto será bastante difícil, gostava também de o ver jogar mais vezes, seja em Braga ou noutra equipa da Liga Sagres qualquer. Ney Santos foi emprestado neste mercado de Inverno ao Vit. Setúbal.

Bom Natal a todos os seguidores e visitantes do Settore Offensivo e também para os meus colegas de comentários!

16 Passes de rotura:

v.a.s.c.o. 24 de dezembro de 2009 às 17:34  

O meyong nao vai a CAN. Confirmado.

Tomás Pipa 24 de dezembro de 2009 às 17:38  

porquê?

Duarte 24 de dezembro de 2009 às 23:14  

Também esperava mais do Possebon.

De resto, é como já disse, o Braga está, até agora, muito melhor do que na época passada em igual período. Mérito dos jogadores e de Domingos. Uma equipa pequena que acaba o ano em primeiro, tendo vencido os três grandes de forma quanto a mim justíssima, só pode ser uma grande equipa.

Pedro Veloso 25 de dezembro de 2009 às 01:55  

Tomás muito boa análise e timing neste post. Concordo com a maioria das coisas, embora por razões óbvias me excite menos do que tu com o Braga.

Acho que eles jogam mais em 4-2-3-1 do que em losango, ou melhor eu acho que nem é uma coisa nem outra: é mais um 4-2-3-1 assimétrico, já que à direita o Alan é muito mais extremo que o Paulo César do outro lado, em teoria e na prática. Faz-me lembrar o Benfica do Toni em 2000/2001 (naquela fase em que ganhou seis ou sete jogos seguidos antes de empatar na Luz com o Boavista e entrar em queda livre e acabar em sexto): dois médios-centros - Meira e Calado/Edmilson; Miguel ou Maniche a médio direito (como Alan), Roger a 10 (como Mossoró), Van Hooijdonk e João Tomás (como Paulo César), que por vezes descaía para a esquerda.

Essa do banho de bola ao Benfica...não vou comentar, eu sei que foi só para picar. Banho de bola (nos primeiros 45 min) deu o Vitória mais tarde ao Braga.

Vandinho é muito bom e descreveste-o muito bem. Com bigode era o Vampeta dos bons tempos.

Mossoró tem pés de ouro mas gostava mais de Luis Aguiar, um craque que espero que abandone o futebol russo.

Alan acho que está a perder algum gás. Mas foi ele que marcou em Matosinhos, não o Matheus.

Creio que o Braga está com um problema que é não saber aproveitar na totalidade o bom plantel que tem. São apenas 11 + o Matheus e um dos centrais, na prática. Parece o Benfica do Trap, com a diferença de que no Braga há mais soluções do que a velha raposa tinha. Adriano, Diogo Valente ou Yazalde, por exemplo, precisam de ser mais bem aproveitados.

Finalmente, Duarte, se compararmos com a época passada o Braga está muito melhor...mas só no campeonato. Se agora não conseguirem acabar num bom lugar na Liga o que a História vai guardar é uns oitavos de final na UEFA o ano passado, com óptimos jogos contra Milan, Portsmouth, St. Liége ou PSG, e a vitória na Intertoto, que comparam com a eliminação este ano à primeira perante o Elfsborg...

Duarte 25 de dezembro de 2009 às 02:12  

Percebo o teu ponto de vista Pedro. No entanto, acho que se perguntarmos aos adeptos bracarenses, e sendo certo que o campeonato ainda nem a meio vai, eles devem estar a preferir esta temporada à outra. O aumento de assistência nos jogos em casa, por comparação à última época, é pelo menos um sintoma disso.

Tomás Pipa 25 de dezembro de 2009 às 03:12  

Lol, agora que me lembraste. O Vandinho é igualzinho ao Vampeta a jogar! Aqueles jogadores altos do meio campo mas elegantes que jogam com os dois pés.

Já corrigi esse golo do Matheus.

Em relação à táctica do Braga, há que ver que eles variam muito.
Para mim jogam muito como tu dizes, no 4-2-3-1 assimétrico, mas apresentam-se muitas vezes em 4-4-2 losango quando o Alan decide fechar, ele já não é o extremo que era antes. Joga muito mais recuado e interior.

Tomás Pipa 25 de dezembro de 2009 às 03:13  

Veloso, foi banho de bola sim, ainda conto umas quantas oportunidades do Braga que adorava que tivessem entrado contra vocês.

Manú 25 de dezembro de 2009 às 07:00  

revendo o braga vs. benfica pode ver-se que houve 4 oportunidades para cada lado. o banho de bola de bola ve quem quer.

tomas lembro me de ver entrar um osvaldo com o numero 7. nao sei se jogou mais do que aquilo que eu vi por isso talvez nao tenhas falado nele, mas pareceu me dotado tecnicamente.

Tomás Pipa 25 de dezembro de 2009 às 13:54  

Jogou 4 jogos, duvido que tenhas visto esse Osvaldo porque ele é anão e pesa 61 kg lol.
Não vale nada.

João 26 de dezembro de 2009 às 10:49  

grande análise Tomás. A equipa que mais a merece em exclusivo no fim deste ano!

Joao S. Barreto 27 de dezembro de 2009 às 01:46  

Bom post tomas. bem observado essa flexibilidade tactica do braga. sao capazes de altera-le ate durante os jogos. nao concordo muito com a descriçao do "alan actual", o alan começou a ser um jogador mais posicional, com maior sentido tactico no guimaraes do cajuda. era dos jogadores mais importantes da equipa apesar de so ter conseguido marcar um golo a penultima/ultima jornada. acho q ainda assim continua a jogar muito encostado a linha, porque em qualquer tactica q o braga use, esse espaço interior e mais ocupado pelo mossoro, q descai bem nas alas, ou pelo paulo cesar. gstava mm de ver mais o yazalde, o ano passado com o coentrao foram os maiores responsaveis pela manutençao do rio ave. o hugo viana e um jogador de mao cheia, tinha lugar de caras no sporting em vez do vosso querido moutinho. vamos ver como reagem a saida do joao pereira, n gst do filipe oliveira...

Anónimo 27 de dezembro de 2009 às 04:54  

Gostei dessa do Bandido Vandinho jogar bem com os dois pés!

Foi de mestre...mai nada!!!

Vandinho oh ooh
Raçudo e Malabarista!
Com a bola ele é um artista!!!
Vandinho oo oohhhhh

Tomás Pipa 27 de dezembro de 2009 às 15:22  

Hugo Viana no lugar do Moutinho, calma!

Isto é tudo uma questão de motivação. Se o Viana por acaso estivesse no Sporting poderia ser mais um que se arrastava como acontece com todos os jogadores do Sporting.
Sobre o Alan também não concordo,mas são opiniões!Eu adoro o Alan como todos sabem! Gosto de vê-lo mais interior porque tem futebol para isso.
Sem dúvida, foi um dos grandes responsáveis do 3º lugar do Vit. Guimarães em 2007/2008. Nessa
época marcou 1 golo, não sei é em que competição. Sempre marcou poucos golos.

Anónimo, de nada!
Realmente o Vandinho é um jogador que me enche as medidas, é ele que dá equilíbrio a esta equipa.

Joao S. Barreto 27 de dezembro de 2009 às 18:48  

tomas digo isso do moutinho e do viana pq acho q o moutinho sempre foi sobre-valorizado pelos sportinguistas e comunicaçao social. nao o considero com qualidade suficiente para ser titular no sporting, qt mais capitao.

Anónimo 5 de janeiro de 2010 às 00:24  

Só não concordo com o facto de ser dito que o Rodriguez de pés é fraco! Tem algumas lacunas, claro, mas fraco com os pés, não é de certeza!

De resto, concordando mais ou menos, está uma análise bem feita!

Tomás Pipa 12 de janeiro de 2010 às 01:02  

Anónimo obrigado!

São opiniões,gosto do Rodriguez por ser forte de cabeça e robusto.Na minha opinião é na velocidade e na técnica que estão as suas principais carências.Prometo que verei com mais atenção o Rodriguez.