Não é o adeus, mas quase...

Devo confessar, antes de mais nada, que este título comporta alguma ambiguidade no seu conceito. Em primeiro lugar, o jogo do Porto esta noite, na Madeira, contra o Marítimo. Um péssimo jogo e, como consequência, um péssimo resultado para os campeões nacionais. O título está longe de ser impossível, mas a verdade é que, com exibições como as de hoje, será uma missão muito difícil. Não vou entrar em detalhes porque o principal motivo que me faz escrever este post é bem mais importante do que uma partida medíocre.

Pois bem, devo dizer que este será o meu último comentário neste blog, pelo menos nos moldes que tenho vindo a tentar fazer até aqui. Como já todos devem ter percebido, tenho, dá uns tempos a esta parte, vindo a participar com cada vez menos frequência no Sector. As minhas obrigações de estudante têm-me impedido de ser tão interventivo quanto gostaria. Não tenho portanto outra alternativa que não seja a de, no mínimo, reduzir a minha "relevância" neste blog. Confesso que a minha ideia inicial era deixar o Sector Ofensivo definitivamente. No entanto, e depois de ler os apelos dos outros membros, acabei por aceitar permanecer, ainda que a partir de agora passe a escrever apenas quando achar imperativo fazê-lo.

Nestas condições, é necessário portanto que se encontre um substituto para desempenhar as funções que eu tinha anteriormente. Algo que, de momento, ainda não aconteceu. Porém estou certo que rapidamente teremos outro membro no Sector Ofensivo que desempenhe tão bem ou melhor o papel que eu aqui tinha.

Como já referi, esta não é uma despedida. Continuarei a escrever posts, se assim se justificar, e não deixarei de acompanhar o blog, assim como também conto não deixar de dar a minha opinião na caixa de comentários. Não podia acabar sem agradecer a todos os leitores deste espaço, em geral, e ao painel de comentadores, em particular, o facto de me terem sempre permitido expressar a minha opinião livremente. Espero ter estado à altura das exigências e que o meu contributo até aqui vos tenha, na medida do razoável, agradado.

Uma vez mais, muito obrigado.

15 Passes de rotura:

Anónimo 9 de novembro de 2009 às 01:43  

sem qualquer tipo de provocaçao proponho alfredo barbosa, que ao tanto criticar podia ser q viesse acrescentar o algo q ele diz q falta ao blog

Tomás Pipa 9 de novembro de 2009 às 13:28  

Precisamos de alguém que defenda o FC Porto cegamente como o Duarte o faz. Como Veloso e N10 fazem pelo Benfica e eu pelo SCP!

Aguiar Branco 10 de novembro de 2009 às 01:28  

Duarte, lamento a sua "semi-saída". Deste blog, é o que escreve com mais poder de análise, síntese e correcção de vocabulário. Aprecio um texto limpo e sem erros grosseiros de português e, consigo, notei sempre pouquíssimas gralhas.

Espero que continue a escrever, porque, nos posts que li da sua autoria, vi sempre uma defesa séria em relação ao clube da sua simpatia, mas sem entrar em exageros (o que é de louvar nestes meios).

Um abraço e felicidades!

Alfredo Barbosa 10 de novembro de 2009 às 11:48  

Já agora, o Dí Maria vai ser castigado?

P.S.- acredito que a saída do Duarte seja um alívio para muitos incautos.

Alfredo Barbosa 10 de novembro de 2009 às 11:48  

Já agora, o Dí Maria vai ser castigado?

P.S.- acredito que a saída do Duarte seja um alívio para muitos incautos.

Tomás Pipa 10 de novembro de 2009 às 13:15  

O queo Di Maria fez que eu nao vi o jogo?

Não é um alívio Alfredo. Duarte é um dragão de verdade, que muita luta deu. Aqui o objectivo sempre foi defender o seu clube, scp, slb e fcp!

Porque é que o Alfredo não toma o lugar do Duarte?

Aguiar Branco 10 de novembro de 2009 às 14:23  

Sim, Alfredo! Escreve de forma escorreita, é um portista com todas as cores... Dar-se-ia bem com o lugar do Duarte.

Fica aqui o meu apelo.

Um Abraço!

Numero Dez 10 de novembro de 2009 às 15:47  

Posso dizer que até ao momento ainda não recebemos nenhuma "candidatura" nem do alfredonemde niguém!

Alfredo Barbosa 10 de novembro de 2009 às 17:48  

Fico extremamente regozijado com os apelos que têm feito, ainda que um ou outro com uma certa dose de sarcasmo.

Contudo, acho que não estou à altura de substituir o timoneiro azul e branco, Duarte, pelo que me vejo forçado a rejeitar os incentivos. Outra razão prende-se com a necessidade, do meu ponto de vista, de sangue novo nas hostes portistas.

Mas não pensem que vou deixar os meus comentários inflamados. Não, irei com todas as minhas forças defender a honra portista neste blogue.

Portanto, penso que posso tirar a conclusão de que o Sector Ofensivo terá uma cara nova nos comentários do FCPorto.

André Seixas 10 de novembro de 2009 às 17:56  

Já há bastante tempo que não comento neste blog. Para surpresa minha, vejo que o Duarte está de saída. É de lamentar, visto que ele é, praticamente, o único portista nesta área.

Támbém notei que estão à procura de um novo homem azul para defender o Porto. Pensei em candidatar-me, mas depois de reler muitos dos posts publicados pelos outros elementos deste blog, mudei de ideias. Há muitos posts e posteriores "passes de rotura" a roçar o fanatismo. Ainda não me sinto preparado para combater as atrocidades que se dizem aqui sobre o Porto. Tenho de comprar uns óculos da marca "fanático-doente" para ombrear, taco a taco, com os elementos que aqui escrevem em favor do Benfica e do Sporting.

André Seixas 10 de novembro de 2009 às 17:56  

Já há bastante tempo que não comento neste blog. Para surpresa minha, vejo que o Duarte está de saída. É de lamentar, visto que ele é, praticamente, o único portista nesta área.

Támbém notei que estão à procura de um novo homem azul para defender o Porto. Pensei em candidatar-me, mas depois de reler muitos dos posts publicados pelos outros elementos deste blog, mudei de ideias. Há muitos posts e posteriores "passes de rotura" a roçar o fanatismo. Ainda não me sinto preparado para combater as atrocidades que se dizem aqui sobre o Porto. Tenho de comprar uns óculos da marca "fanático-doente" para ombrear, taco a taco, com os elementos que aqui escrevem em favor do Benfica e do Sporting.

Pedro Veloso 10 de novembro de 2009 às 19:47  

Caros André e Alfredo, com todo o respeito, já aqui explicámos que isto é um blog tipo Trio d'Ataque ou Dia Seguinte, o que aliás o distingue das dezenas de blogs que por aí proliferam, sempre inteiramente afectos a um clube apenas.

Aqui há representantes de todos os clubes grandes, que logicamente defendem o clube do coração de forma aguerrida e certamente facciosa (de outra forma não estaríamos a ser verdadeiros!), mas penso que sempre com respeito. Quando se critica - por exemplo episódios do Apito Dourado ou agressões do Bruno Alves - tal é motivado por factos e não por intuitos persecutórios de qualquer espécie (e creio que posso estender essa análise aos outros membros do blog).

Percebo que achem os comentários dos benfiquistas e sportinguistas destes blogs fanáticos, como eu acho que os dos portistas o são também; só para dar o exemplo, o que é que acham que eu penso quando dizem que a bola do Petit não entrou na baliza do Baía? ;)Mas isso é a essência do futebol, usar lentes com as cores dos nossos clubes. A graduação é que pode variar muito, claro.

Gostaríamos mesmo muito que algum de vós se candidatasse, porque têm comentado com qualidade e elevação, ou, se tal não for mesmo possível, que se conhecerem algum portista dos sete costados, que escreva bem e perceba de futebol, lhe(s) falem nesta oportunidade. Vocês se calhar riem-se, mas não sabem quão difícil é arranjar alguém estando em Lisboa, eu por exemplo sinceramente acho que só tenho para aí um amigo portista!

Um abraço e obrigado

Numero Dez 10 de novembro de 2009 às 20:57  

Caro André e Alfredo, como um dos "doentes" benfiquistas do blog (não mais benfiquista que o Pedro mas certamente mais venenoso), assumo o meu fanatismo, mas como disse o tomás nunca este blog atingiu a má educação nem de mim nem de nenhum que aqui publica. Aliás esse é ponto principal no meu ver neste espaço. Uns podem escrever melhor que outros, analisar melhor que outros, ser doentios mais que outros, facciosos mais que outros mas jamais atingir a má educação. Todos nós temos opiniões diferentes, e ainda bem! O tomás comparou de certa forma o blog ao trio de ataque, pessoalmente até acho muito faccioso o cineasta que defende o benfica, "...jesus é melhor que mourinho..." recordo por exemplo! Temos bons exemplos também no programa "o dia seguinte". Não acho que seja mau o ser doente e defendermos o nosso clube desde que, como já referi não se atinjam níveis baixos.
Não quero que o blog seja igual ou semelhante a nenhum, mas visito por exemplo BNR B. O formato é idêntico em termos de painel, mas analisam pouco, e "picam-se" muito! È um blog que visito com agrado, e existe muito mais facciosismo do que aqui, e não é isso que faz do blog mau, muito pelo contrario, a julgar pelas visitas até capta muitas atenções, julgo até ser dos mais visitados na categoria.
Quero com isto dizer, que a qualidade dum blog passa também pela polémica e diferença de opiniões, pelo facciosismo, pela doença e pela maneira por vezes “bruta” que defendemos o clube do nosso coração.
Ao Alfredo agradeço a sua constante participação, ao André espero que nos visite mais vezes ainda que nenhum deles queira assumir o cargo .

André Seixas 10 de novembro de 2009 às 23:38  

Pedro e Número Dez, percebi perfeitamente a vossa explicação. É legítima e tem a sua lógica. No entanto, uma vez que já não via o blog há algum tempo, estive a rever posts antigos e as discussões que se geraram nos "passes de rotura".

Foi fácil de notar que se cai muito facilmente na "conversa de surdos". Cada partido defende, cegamente, a sua paixão em termos de clube e há poucas cedências de parte a parte. Depois, a persistência em casos crónicos e antigos, como o estilo de jogo agressivo do Bruno Alves ou a bola do Petit na linha de golo,abrem espaço a discussões verdadeiramente inflamadas. É justo defender o clube, mas é preciso encontrar o meio termo,principalmente quando pretendemos angariar leitores e participantes.

Caso contrário, isto torna-se num Mortal Kombat de palavras. Com probabilidade de haver uma ou outra "fatality".

Um abraço para os dois!

Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 01:00  

Lol, adorei o Mortal Kombat e fatality..

André Seixas como portista que é não deixou de dar o seu toque : "a bola na linha de golo"..

A bola entrou...lol!