Fim da Linha

O Sporting adiou quinta-feira a mais que anunciada qualificação para a próxima fase da Liga Europa para a próxima jornada.

Paulo Bento lançou Saleiro no onze titular e foi uma aposta ganha.Destaque também para o regresso de Vuk ao onze. A primeira parte não foi terrível como o normal, mas foi má. O Ventspils chegou ao 0-1 através de um livre do lado direito do ataque, após falta desnecessária de André Marques. Belo golpe de cabeça do italiano Zamperini, sem hipóteses para Rui Patrício.
O Sporting foi à procura do golo e conseguiu-o, Vukcevic parece dominar a bola com a mão e incrivelmente falhou, Saleiro na recarga, cheio de oportunismo, igualou o marcador. Ainda na primeira parte ficou por mostrar o 2º amarelo a André Marques.

Ao intervalo, Paulo Bento optou por fazer entrar Angulo por André Marques, mas Angulo fez menos ainda que André Marques. Se André Marques ainda conseguiu extrair reacções dos adeptos (boas ou más), Angulo nem isso conseguiu, pois nem se viu em campo. Houve também um penalty claro por assinalar sobre Carlos Saleiro. Já perto do fim do jogo, é Rui Patrício que salva o empate. Centro do lado esquerdo do ataque letão, a bola sofreu um desvio e ía direitinha à baliza, felizmente para o Sporting, o guardião leiriense estava bastante atento.

Sexta feira, Paulo Bento apresentou a demissão. Confesso que já estava à espera como escvrevi no último post. Bettencourt esteve muito bem ao sublinhar o profissionalismo, seriedade, frontalidade e honestidade de Paulo Bento. É um grande homem,só que infelizmente para o Sporting e para o Paulo Bento as exibições deste inicio de época foram todas sofríveis, só se escapou o jogo em casa com a Fiorentina (e mesmo assim nem ganhámos) e o verniz estalou.

Acredito que o problema do Sporting vai ser agora encontrar um substituto para P.Bento. Não vislumbro nenhum treinador (possível claro) que faça claramente melhor que P.Bento.
Quanto às minhas preferências sobre o futuro treinador,não querendo parecer aqueles "tipos" que têm a mania que descobrem petróleo no jardim (C.Azenha, J.Gomes e V.Pontes), confesso que gostei muito dos dois primeiros jogos de André Villas-Boas, mas seria mesmo muito arriscado apostar num treinador que só tem dois jogos. Também é verdade que esta época já está perdida em termos de campeonato para o Sporting, ficar nos 3 primeiros é já algo impossível, por isso, para arriscar no Villas-Boas, não há melhor que esta época! Só não quero é estar daqui a uns anos a dar cabeçadas na parede por não termos arriscado no Villas-Boas, como dou hoje em dia por não termos ido buscar JJ este Verão (ainda por cima é lagarto) e J.Mourinho em 2001. Caso a aposta corra mal, M.Machado segundo sei fica livre no fim da época... (espero que o JEB leia isto lol)

M.Machado,na minha opinião é o que mais condições,mas mesmo assim são poucas, reúne para assumir o comando. A seu favor corre o facto de nunca ter feito uma má época,desde que tivesse feito a pré-época, conseguiu sempre extrair um bom rendimento dos seus jogadores (problema maior que Paulo Bento enfrentou),é bom tacticamente e já conhece a valia do plantel leonino .Teria uma adaptação mais fácil do que um eventual treinador estrangeiro. Contra corre o seu discurso pois não cai muito bem em Alvalade um discurso nortenho, e o facto de ser treinador do Nacional.R.Alves jamais facilitará a saída de um empregado seu e logo para Alvalade.
Pekerman, Manuel Fernandes,Schuster,Co Adriaanse, Rui Jorge, Peseiro e Scolari são outras hipóteses possíveis inventadas por mim (lol). Das respostas tolas de Bettencourt uma coisa é certa: Oceano, Rijkaard e Daúto Faquirá não serão os futuros treinadores do Sporting.

Como sportinguista, espero que o treinador seja apresentado o mais tardar 2ª feira, pois como sabemos o campeonato vai parar por causa das selecções e a seguir temos fim de semana de Taça, onde o Sporting vai medir forças com a saudosa equipa dos Pescadores da Costa da Caparica. Assim, o treinador terá cerca de 3 semanas para preparar o regresso do campeonato, que por sinal será diante um dos candidatos ao título, SL Benfica.

Como ferveroso adepto e sócio do Sporting gostava de agradecer ao P.Bento estes 4 anos, conseguiu fazer morcelas sem sangue e omeletes sem ovos e muito tem o Sporting a agradecer,e mais ainda o Yannick,Grimi,Abel e P.Silva, a Paulo Bento. Desejo o maior sucesso para a carreira profissional ,que ainda agora começou do mister Paulo Bento.

7 Passes de rotura:

Numero Dez 7 de novembro de 2009 às 01:53  

Apesar de serem sódois jogos acho que villas boas poderá ser boa opção, ainda hoje em conversa o disse, e éaopção que não kero ver no sporting

Anónimo 7 de novembro de 2009 às 05:01  

papa n deixa vilas boas ir para alvalade, escrevam o q digo!

Duarte 7 de novembro de 2009 às 15:45  

Número Dez, Pedro e Tomás, quando puderem vão ao mail do blog por favor.

Um abraço

Tomás Pipa 7 de novembro de 2009 às 16:04  

Duarte eu não sei a password do email do blog.

Manda-me para o meu email tomaspipa@hotmail.com

ABraços

João 8 de novembro de 2009 às 11:49  

Eu escolheria o Villas-Boas. Pela escola que tem e competências que deve ter (para ter sido aposta constante de Mourinho).Deixou boas indicações nos dois últimos jogos, que embora pese ser tempo mínimo para uma avaliação séria, também não o compromete, antes pelo contrário. Por fim a indemnização a pagar à Académica será certamente muito menor e com menos entraves do que a necessária para M.Machado, sendo que para José Peseiro e Scolari nem se fala.
Quanto a Pekerman não conhece a realidade do nosso campeonato. Já M. Fernandes é uma boa opção de recurso mas só para esta época, e para isso mais vale apostar no Villas-Boas logo de início.Não creio que esta época o fosse queimar, ainda por cima tem menos pressão como disseste Tomás. No que refere a Co-Adriaanse, acho que só consegue bons resultados com bons plantéis porque joga sempre ao ataque e para campanhas europeias não sabe adaptar tacticamente a equipa, o que se revela um desastre.

Pedro Veloso 8 de novembro de 2009 às 13:28  

Magnífica análise Tomás. Com objectividade e boa ironia - excelentes as bicadas que dás nos jogadores do Sporting.

Só não percebi uma coisa: o JEB é que disse isso de Oceano, Rijkaard e Daúto Faquirá estarem fora da lista?

Tomás Pipa 8 de novembro de 2009 às 21:07  

Não, JEB só disse que o treinador era do sexo masculino e caucasiano. Eu concluí então que Mónica Jorge (seleccionadora do futebol feminino), Oceano, Rijkaard, Daúto, Ruud Gullit estão fora.