Jesus perde o primeiro troféu



Perante um Guimarães que veio a Luz discutir a eliminatória, o Benfica fez na minha opinião a exibição mais pobre da era Jesus, com o próprio a cometer erros na leitura de jogo.

Não encontro ninguém que tenha exibido nem metade do que já mostrou esta época e, muito pode ter contribuído Jesus para a paupérrima exibição de hoje. Não leu o jogo da melhor maneira, insistiu numa troca posicional que manteve durante largo tempo de jogo, mas pior que tudo foi novamente não conseguir sair vencedor depois da sua equipa se encontrar em desvantagem.

Ainda não entendi bem mas parece-me que Jesus quer fazer de Amorim escolha principal para o lado direito da defesa regalando Maxi para o banco o que não é de todo do meu agrado. Coentrão ainda não me convenceu a jogar no sector mais recuado do terreno de jogo, e ainda que não jogue mal, faz falta a frescura física aliada a sua capacidade em desequilibrar quando Di Maria estiver como hoje errando em quase tudo o que fez.

Não quero com isto dizer que Jesus passou de bestial a besta, continuo a confiar nas capacidades do treinador do meu clube, mas os erros pagam-se caro.
Nota positiva para os últimos 15 minutos de jogo do Benfica, a equipa tentou realmente dar a volta mas já foi tarde.

Keirrison tarda em aparecer. Conseguiu um bom apontamento logo nos minutos iniciais da partida mas desapareceu por completo nos restantes.
Pessoalmente acredito no valor do brasileiro, pode tardar mas irá aparecer.
Nota negativa para os comentadores, aos 20 minutos de jogo já pedia a sua substituição e levaram o jogo inteiro a “fazer a cama” ao jogador emprestado pelo Barça. Não me lembro de ver um jogo dos rivais em que isto tenha acontecido.

Agora há que refletir sobre o que se passou e jamais ir a Alvalade com a certeza de voltarmos com 3 pontos, pois se assim for Carvalhal irá ganhar o seu primeiro Dérbi.

18 Passes de rotura:

Manú 23 de novembro de 2009 às 02:51  

numero dez, consigo concordar quando dizes que jesus leu mal o jogo. mas nao em relaçao a razao q deste.

se a troca posicional que referes é a de di maria com ramires, eu nem achei mal devido à tactica apresentada por paulo sergio. eles vieram com 3 centrais e andrezinho e desmarets nas laterais, sendo desmarets o que mais se adiantava dos dois. por di maria sobre a direita, a meu ver, foi por 3 razoes:
- tentar explorar a subida constante de desmarets
- tirar partido duma possivel inadaptaçao de sereno ao lado esquerdo da defesa (pois dos tres centrais foi ele que descaiu para a esquerda para tentar fechar di maria quando desmarests nao la estava, quase sempre)
- aproveitar a consequente inexistencia do 3º central (devido a deslocaçao de sereno para fechar di maria) que paulo sergio quis ter para fazer frente aos dois avançados do slb.

nao correu bem, mas na minha opiniao foi apenas por di maria e os dois avançados (que afinal se viram a jogar contra apenas dois centrais) nao estarem inspirados. porque di maria tambem nada fez a jogar do lado esquerdo, perdeu-se sempre em fintas a mais!
quando digo que concordo quando dizes que jesus leu mal o jogo foi ao tirar aimar. estava a ser dos melhores (menos maus), mesmo com dois trincos em cima dele. penso que nao deveriamos ter tirado o aimar pa por mais um avançado, porque ainda ficou tudo mais amontoado la na frente, e penso que o que teria sido melhor era o recuo de aimar para vir buscar mais jogo, tirando sim keirrison ou di maria para por weldon (sendo pa entrar para o lugar de di maria jogaria a direita, como bem o fez em alguns momentos hoje - aquelas arrancadas fizeram lembrar henry em forma!).

ramires tambem nao esteve no seu melhor ao voltar de lesao.

luisao fez falta para limpar la atras e meter respeito a targino.

com cardozo penso q pelo menos uma ou duas das oportunidades falhadas tinham sido golo.

moreira tera continuado a justificar que haja rotatividade na baliza? esteve bem...

gostei do felipe menezes hoje, nao entrou nervoso e ainda conseguiu mexer com o jogo. nao acusou a pressao.

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 02:57  

Número Dez acho a tua análise demasiado crítica para com a equipa. É verdade que, sobretudo a primeira parte, não foi muito bem jogada, mas criámos volume de jogo e oportunidades para ganhar tranquilamente.

Há, contudo, aspectos menos positivos que destacaste bem. De facto ainda não virámos nenhum jogo, não é preocupante desde que se trabalhe isso a nível mental, ou desde que nunca mais se entre a perder claro:)Aliás também não surpreende, sobretudo hoje em que faltavam Maxi, Luisão, Cardozo ou Quim, jogadores experientes: alinhámos com grandes jogadores, mas muitas vezes esquecemo-nos (ainda bem, é sinal de que a sua qualidade tem marcado a diferença) de que muitos são ainda putos que se calhar ainda têm que ganhar um pouco de estaleca para virar jogos difíceis. Estou certo de que o Jesus vai trabalhar esse aspecto mental muito bem daqui para a frente.

Não creio que isso do Amorim seja assim, o JJ já deixou bem claro por várias vezes que o titular é o Maxi, só que ele quase não treinou durante a semana e estava cansado. Mas com a boa performance do Rúben durante a ausência do Maxi percebeu que podia contar com os 2. O Maxi voltará no derby seguramente.

O K11 teve três momentos bons: a recepção e remate para uma boa defesa do Nilson (embora o K11 do Brasil tivesse facturado de certeza), uma simulação para remate do Saviola e um cartão arrancado a um adversário. Sei que é pouco, mas ele está a melhorar. Agora não é jogador para andar a tabelar como o Saviola, tem que ser servido e hoje pouco o foi. Ainda bem que fui ao estádio e não ouvi esses anormais da TVI, já estou a imaginar os disparates.

Gostava também de dar os parabéns ao VSC, com quem sempre simpatizei muito e cujos adeptos admiro imenso. Claro que me passei com as perdas de tempo ridículas mas isso já se sabe que todos fazem. Gostava que ganhassem a Taça.

Última nota, sem querer arranjar desculpas, para a exibição do Elmano; com o rigor do Jorge Sousa em Braga tinha anulado o golo por empurrão ao Javi e arranjado uns penalties, que os houve, mas o que mais me irritou foi as decisões dos fiscais de linha em lançamentos ou pontapés de baliza, a dar a bola sempre ao Vitória. Há umas que, porra, são intencionais de tão claras. Mas enfim isso agora não serve de desculpa, adiante.

Obviamente foi péssimo perder, até porque o sonho da recuperação da hegemonia do Benfica no nosso futebol tem que contemplar presenças no Jamor (e o Jesus sabe-o muito bem), mas este ano depois de maus resultados temos respondido muito bem. O que vem mesmo a calhar antes de sábado... Estou agora (ainda) mais confiante, até porque podemos jogar com a tranquilidade, que não costumamos ter nos clássicos, de que até se não ganharmos vamos continuar bem classificados. E de que se alguém joga uma época neste jogo não somos nós.

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 03:06  

Manu analisaste isso da troca posicional muito bem, aquilo não resultou por demérito individual dos jogadores em questão.

O Di Maria fazia-lhe bem ter ficado na cabina ao intervalo para baixar a crista um pouco, hoje parecia o "velho" Di Maria, se bem que perceba que o Jesus não o tire porque ele pode resolver a cada instante.

Tenho que discordar de ti é quanto ao Moreira. Uma oportunidade para o adversário, um golo. Eu sei que é um cabeceamento difícil à queima-roupa, mas o adversário não pode fazer sempre golo da primeira vez que lá vai.

Manú 23 de novembro de 2009 às 03:34  

veloso foi um cabeceamento dificil à queima-roupa como dizes e bem, acho que nem quim nem julio cesar defendiam aquilo e o jogador so cabeceou porque fez falta sobre o javi (tomas o luisao tambem tinha feito falta em braga nao tinha?).

em todos os outros lances mostrou calma e segurança. gostei.

Manú 23 de novembro de 2009 às 03:38  

e sei que isto por si so nao ganha jogos (como hoje se viu), mas ajuda muito como se tem visto esta epoca: a equipa reagiu bem e com uma grande atitude a situaçao menos favoravel que viveu. da gosto ver a vontade dos jogadores, ainda que algumas vezes nao acompanhada da competencia quando esta fez falta.

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 10:04  

Um gajo acorda, vai ver os jornais e fica logo furioso com a dualidade de critérios na análise às arbitragens. Já disse aqui que não quero desculpas, mas se há coisa que exijo é seriedade. Em Braga, opinião geral, o Jorge Sousa tinha estado muito atento e irrepreensível tecnicamente, ontem os lances que o Benfica protestou já eram contactos mínimos sem interferência. Nada que me surpreenda, mas custa sempre ler isto. O Tribunal d'O Jogo, então...lá vou eu mandar outra vez um mail a mandar vir, só peço um pouco de seriedade. Tomás como gajo sério que és também espero aqui que venhas reconhecer a "inverdade" do resultado.

É isso e o novo desporto que é deitar abaixo o Keirrison, espero que o Jesus não ligue a estes idiotas (espero que seja má-fé, é um bocado grave que jornalistas desportivos desconheçam o potencial e o currículo do jogador) que, depois, quando ele brilhar noutro lado qualquer, ainda vão ter a lata de vir dizer "um goleador que o Benfica não soube aproveitar".

Isto só se cala com vitórias, e é isso que espero sábado.

Alfredo Barbosa 23 de novembro de 2009 às 11:39  

Permitam-me a alfinetada: ver alguém do Benfica queixar-se da comunicação social é o mesmo que ver o Bill Gates queixar-se da crise económica. Ridículo, no mínimo.

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 12:20  

Alfredo todas as alfinetadas que quiseres são bem-vindas, por mais infelizes que sejam. Gosto muito desses tiros para o ar sem concretizar. Ou eu disse alguma mentira? Deves andar muito distraído, no mínimo...mas explica-me sff porque é que é ridículo um adepto do SLB queixar-se de factos objectivos, estou curioso. E se conseguires arranja argumentos melhores do que as manchetes tipo "exterminador implacável", porque isso é para vender jornais.

Alfredo Barbosa 23 de novembro de 2009 às 12:52  

Amigo Pedro,muito bem, vamos lá argumentar decentemente, concretizar e minimizar as distracções.

Ainda se lembra, obviamente, do spot de apresentação da transmissão televisiva veiculado pelo mesmo meio de comunicação social que teceu os comentários ao desempenho do Keirrisson até hoje. Não me diga que lhe escapou a expressão '(...)SUPER BENFICA defronta o Guimarães...'!; sinceramente, nem quando o FCPorto rapou tudo a nível europeu e mundial vi uma expressão desse calibre...

E mais: na antena 1 ou na Renascença, não me lembro ao certo, no último jogo do Sporting, os relatadores fartaram-se de cascar no Grimi e questionaram os olheiros do Milan por contratarem alguém daquele calibre. E desde há alguns anos que o Pedro Sousa, particularmente, está seeempre a deitar abaixo qualquer coisa relacionada com o Sporting... Lembro-me, por exemplo, de uma vez em que o Peseiro deu 6-1 ao Boavista e o mesmo Pedro Sousa conseguiu descortinar mais aspectos negativos que positivos no jogo do Sporting.

Por isso, parem de se armar em virgens ofendidas, como se a imprensa na sua generalidade não levasse ao colo a raça benfiquista. É no mínimo promíscuo ressaltarem um exemplo isolado que, até bem vistas as coisas, tem a sua justiça, quando 99% das vezes a imprensa vos é favorável.

Mas o Duarte conseguirá explanar isto melhor do que eu, já que ele é um estudioso da matéria noticiosa e leva muitos anos de experiência neste ramo. Espero pelo seu esclarecimento!...

Tomás Pipa 23 de novembro de 2009 às 13:35  

Veloso, estás a falar de que resultado mentiroso? O do Braga ou do Vit.Guimarães?

Numero Dez 23 de novembro de 2009 às 13:50  

Manu eu nao critico o que jesus fez e ate te posso dar razao, o problema esta no tempo em que jesus levou a perceber que o que tentou não tava a dar frutos, mto pelo contrario, ramires e di maria ficaram a jogar pior do que tavam antes, dai eu achar que não leu bem o jogo. Alias, já não é a primeira vez que jesus troca os papeis quando está em desvantagem.
Veloso as minhas criticas a equipa tem a ver com a garra e vontade qeu k faltou. Aquela que utilizaram em vários jogos.Deu ideia que podiam ter dadomais um bocado!

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 14:50  

Alfredo, claramente há uma primazia do Benfica nas manchetes, como eu já aqui reconheci e critiquei uma vez. Sempre foi ridículo, sobretudo nos tempos do Porto de Mourinho, ver capas com o Mantorras a treinar ou coisa do género em dias de vitórias do Porto (lembro-me por exemplo do 3-2 em Marselha, que obviamente se fosse o SLB a conseguir valeria grandes parangonas e ao Porto valeu um quadradinho). E percebo que vocês detestem isso. São critérios editoriais de vendas que não deviam existir mas existem.

Agora, com todo o respeito por quem ache o contrário, em termos de análises aos jogos e notícias em geral há vários órgãos de CS em que somos bastante atacados (tal como na Bola há, inversamente, sem dúvida uma tendência benfiquista e vieirista): não me digam que a RTP, o Jogo, Maisfutebol ou a TVI puxam ao vermelho...Não se trata de me armar em virgem ofendida, trata-se simplesmente de criticar parcialidades claras. Tal como por exemplo o Duarte já aqui mandou várias farpas ao Fernando Guerra ou ao José Manuel Delgado, que percebo perfeitamente do ponto de vista dele.

A propósito, já que veio à baila o Pedro Sousa é...sportinguista! Mas nunca o vi relatar golos do SLB com azia, pelo que gosto dele.

Tomás estava a dizer que, tal como disseste que houve um empurrão do Luisão passível de falta em Braga, ontem o Gustavo Lazaretti fez o mesmo sobre o Javi, pelo que com o mesmo critério se deveria ter assinalado uma falta. A inverdade seria o resultado de ontem.

Tomás Pipa 23 de novembro de 2009 às 16:43  

Tenho que ver, não reparei. Esse lazaretti é bastante interessante

LMC 23 de novembro de 2009 às 19:28  

Acho graça ver Benfiquistas a queixarem-se de arbitragens, ou de má fé da comunicação social.
Ainda não perceberam que está tudo apontado para o benfica ser campeão?Não pode falhar!
O Benfica ainda foi buscar este ano ( depois de 60 milhões nos últimos dois anos) mais crédito na banca.Tem praticamente todos os seus activos hipotecados a diversas Instituições Bancárias. Como se não bastasse, fez o célebre contrato com um patrocinador,hipotecando todas as receitas de publicidade nos próximos dois anos.A SAD está em falência técnica,com prejuizos acumulados de 30 milhões de euros desde o inicio da época desportiva.
É por esta razão que o Benfica TEM de ser campeão!Não há a menor hipótese de não ser!
Caso não seja, o clube pura e simplesmente entra em ruina.Fazendo uma analogia com o poker, esta época o Benfica fez "ALL IN"!
É por esta razão que apostei 100 euros no título das galinhas este ano,e tenho a certeza que irei ganhar.

LMC 23 de novembro de 2009 às 19:29  

Não são os próximos dois anos, mas sim os próximos ( ! ) DOZE ANOS!

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 20:00  

Luis pa já te disse pra te deixares de insinuações:) Claro que o Benfica fez all in, mas descansa que se não ganharmos temos muito para vender. Também te contei no outro dia a razão pela qual inesperadamente os resultados foram muito piores do que esperava (os 22 milhoes de proveitos já recebidos do fundo polemicamente não puderam ser registados neste exercício como se pensava, só quando se vender os jogadores a que correspondem as percentagens de passe já vendidas). E também é falacioso dizeres que hipotecámos as receitas de publicidade nos próximos doze anos. Como sabes, não é o único patrocínio que temos, e por outro lado isto é simplesmente uma receita usada como garantia de financiamentos bancários. O horizonte do contrato é que é de facto exagerado, sobretudo porque são 3 mandatos de presidente. Finalmente, não é verdade de todo que tenhamos "praticamente todos os seus activos hipotecados a diversas Instituições Bancárias".

Abraço

LMC 24 de novembro de 2009 às 00:17  

Activos imobiliários estão todos!E com a criação do fundo,também já não têm muito do passe dos jogadores.
O "Benfica Stars Fund" ou lá como é isso,foi uma criação do BES para ver se safa algum dos milhões que para lá enterrou.

Pedro Veloso 24 de novembro de 2009 às 10:05  

Claro que foi Luís, mas acabou por ser uma boa solução para o SLB, que consegue assim receber 22 milhões abdicando apenas de percentagens reduzidas nos passes, sem deixar de contar com o contributo desportivo dos jogadores. Uma forma inteligente de garantir já hoje, com os jogadores em alta, alguma remuneração. Além de que passa a ter um referencial para as negociações em vendas de jogadores.