A Festa da Taça

Nesta 4ª eliminatória já houve alguma taça.

O Aliados de Lordelos da IIª divisão foi talvez a maior surpresa ao bater o Leixões de José Mota da Liga Sagres por 1-0 em casa num jogo que acabou de forma polémica por causa dos distúrbios provocados pelos adeptos da equipa matosinhense. Os Aliados de Lordelo conta com alguns experientes jogadores como Nuno Rocha (ex Braga), Adriano (ex Gil Vicente) ou Jorge Lopes (ex internacional jovem por Portugal). Aliados de Lordelo que volta a eliminar o Leixões cerca de 30 anos depois, na altura com um golo do jovem talento...Jaime Pacheco!

O Belenenses foi a Viana do Castelo defrontar o Valenciano da III Divisão e aos 8 minutos adiantou-se no marcador por Beto. Depois foi a sofrer até ao fim.. Esperava mais deste Belenenses.

O Mafra confirmou o favoritismo que eu lhe dava ao bater o U.Madeira em casa, mas só nos penaltys. Mafra que conta com alguns jovens emprestados pelo Benfica como Yu Dabao,Ivanir Rodrigues ou Abel Pereira. Alguns jogadores experientes como o guarda-redes Márcio Santos (ex Sporting e Real Madrid B). Outros muito talentosos como Kifuta (ex Boavista e Real Massamá) e um matador como Bonifácio.
A Académica também foi eliminada em casa pelo "falido" Beira-Mar já nos penaltys. Era um jogo que eu aguardava pois estou a seguir de perto a evolução do Special Three e sabia que o Beira-Mar tem estado muito bem esta época. Começo a ficar desiludido com Villas-Boas.É verdade que nas últimas duas semanas conseguiu estar com um pé em Alvalade, mas também não é mentira que pôs os dois pés fora da Taça de Portugal e da Taça da Liga contra adversários perfeitamente acessíveis: Portimonense e Beira-Mar. O Beira-Mar apesar de todos os problemas que são conhecidos tem estado a fazer uma grande época com jogadores como Djamal, Yartey, Rui Varela e Igor Pita a destacarem-se.

O Camacha do ex maritmista Joel Santos e o Chaves da Liga Vitalis também confirmaram o favoritismo caseiro e eliminaram o Vigor e o União da Serra respectivamente.

A U.Leiria caíu em Freamunde. O Freamunde adiantou-se no marcador através de Cascavel (filho de Paulinho Cascavel), mas em dois minutos a U.Leiria virou a eliminatória com duas bombas,a primeira Ronny e a segunda de Elias. Já perto do final do tempo regulamentar, foi o experiente Bertinho(ex Moreirense) que empatou a eliminatória para o Freamunde. Na lotaria das grandes penalidades o Freamunde foi mais feliz. O experiente guardião Tó Ferreira foi o herói da tarde.

O Oeiras também perdeu em casa 2-1 com Pinhalnovense. Apesar do Oeiras ser de uma divisão mais baixa que o Pinhalnovense, estava confiante na passagem da equipa de Isaltino.

O Paços de Ferreira foi a um campo onde brilharam noutros tempos Caetano,Marcelo ou Giovannela defrontar um Tirsense que tem vindo a recuperar algum fôlego nestes últimos anos. O Tirsense esteve perto de fazer Taça, mas caíu nas grandes penalidades. Muita sorte para os lados de Paços de Ferreira.

A Naval que esteve a perder por 0-2 com o Gil Vicente (grande jogada de Rui Pedro no 0-1) empatou já para lá da hora. Primeiro pelo inevitável ... Kerrouche aos 91 minutos(começa a dar nas vistas) e depois por Diego Gaúcho aos 94. No prolongamento a equipa da Figueira da Foz mostrou que era mais forte e Michel Simplício com alguma sorte fez o 3-2 e carimbou a passagem à 5ª eliminatória.

O Rio Ave confirmou o bom momento e também seguiu em frente para a próxima fase, um golo ridiculo de Gaspar (mas entrou) chegou para eliminar o Santa Clara.

O Nacional incrivelmente precisou de grandes penalidades para bater o modesto Fátima da Liga Vitalis em casa. Esperava muito mais da equipa de Manuel Machado.

O Sporting goleou no Restelo uma equipa da III Divisão, o Pescadores.Esteve a perder é certo, mas foi sempre evidente a superioridade da formação leonina. O Sporting quando quis ganhar, acelerou o jogo e os golos apareceram com naturalidade. Dois bons golos de Miguel Veloso (já 4 nesta época e o seu melhor de sempre), um de Moutinho (o sexto nesta temporada e o seu melhor de sempre também) e outro do inevitável Liedson (neste caso o sétimo). O Pescadores fez a sua festa, mas não tinha argumentos para discutir a eliminatória.

Uma das maiores surpresas do dia, foi a eliminação do Benfica em casa diante do Vit.Guimarães. A equipa de JJ (com a língua dobrada Veloso) mostrou que uma vez que,com Cardozo é uma coisa, sem Cardozo é outra. Keirrison continua a não mostrar a sua qualidade(eu sei que ele a tem) e Aimar,Di Maria, Coentrão e Saviola não foram suficientes para um Vit.Guimarães que tem vindo a crescer. Parece que Paulo Sérgio é capaz de ser um treinador interessante. Interessante também é o Gustavo Lazaretti. Já o tinha visto jogar esta época e tinha gostado bastante, hoje voltou a estar muito bem acrescentando à sua boa exibição um golo que deve ter deixado JJ à beira de um ataque de nervos pois se há coisa que o deixa fora de si é sofrer golos de bola parada.

O líder da Liga Sagres, o Sp.Braga recebeu e bateu o Vit. Setúbal, valeram aos bracarenses os golos de Meyong, Mossoró e Moisés.

8 Passes de rotura:

António Lopes da Costa 23 de novembro de 2009 às 01:06  

Conclusões:
1º) Special só há um;
2º) Vukcevic continua a jogar fora da sua posição, Veloso rende mais (para a equipa) a lateral esquerdo, há jogadores a mais e a menos no Sporting;
3º) Grande vitória do Porto sobre a Federação;
4º) Jesus (o Jorge) volta à Terra. Já no último jogo, contra a Naval, ganharam com um golo no último minuto.

Enquanto sportinguista, jamais esquecerei que foi mesmo em Guimarães que nasceu Portugal.

Um abraço

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 02:13  

Tomás e os seus inigualáveis conhecimentos das divisões inferiores:) Dei uma gargalhada com "o goleador Bonifácio". Quem é o gajo?

Só faltou aí a referência à vitória do Braga sobre o Setúbal.

Adorei a pose tranquila que emprestaste à análise do jogo do Sporting ("o Sporting quando quis ganhar..."). Quem não te conheça que te compre.

Do SLB falo no post do Número Dez, mas estiveste bem nesse parágrafo, e acho bem que dobres a língua com o JJ lol. Aliás a única coisa boa de perder hoje foi o timing, noutra altura seríamos gozadíssimos pelos sportinguistas mas agora não se atrevem com medo de pagar com juros no sábado:)

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 02:25  

António há quem ganhe pontos no último minuto e quem os perca ou deixe de ganhar. Um pequeno grande pormenor...

Manú 23 de novembro de 2009 às 02:29  

sim essa calma a falar da vitoria do sporting quase me faz esquecer que:
- houve um penalty por marcar a mao de tonel (seria o 2-0)
- houve dois ou tres calafrios provocados por Tó-Zé
- houve uma expulsao de um jogador que tem vindo a estar bem e q pode ser importante nos jogos ditos "a sério (num jogo que supostamente seria para rodar a equipa e dar moral)
- o liedson teve que ser substituido porque se picou com gajos da 3ª divisao
- o postiga nao foi mas deiva ter sido expulso por tambem estar demasiado nervoso e a responder a picardias de pescadores.

foi uma vitoria indiscutivel, bem sei. mas nao foi com a calma olimpica que tentas transparecer. bela forma d tentar moralizar...

Tomás Pipa 23 de novembro de 2009 às 08:34  

Tens razão Manú, mas seguimos em frente. Hoje faço o post do Sporting.

Veloso, este Bonifácio é mesmo mt jeitoso, já foi o melhor marcador da III e dos Distritais, o ano passado lutou pelo da IIªB! Ele chuta de todo o lado

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 10:23  

Lol é tipo o eterno goleador Bock. Não sei se repararam mas mais uma vez se provou a teoria de que, como diz o Manú, abundam os Paulos no mundo do futebol. Lá estava no Pescadores (ou no Costa, como dizem os seus adeptos lol), Paulo Bolonha

Tomás Pipa 23 de novembro de 2009 às 13:38  

António, bem vindo ao Settore.

De facto Vuk continua sem jogar na posição onde eu mais gosto de o ver jogar, a de avançado. Vuk tem um faro de golo impressionante e isso sem dúvida que tem que ser aproveitado.

Veloso rende mais para a equipa a médio defensivo, mas tento em conta que Adrien é muito mais útil à equipa do que Grimi ou André Marques, é óbvio que Veloso terá que ser o lateral esquerdo.

Também me deu gozo ver JJ descer à terra, saíu primeiro de uma competição de que o nosso medíocre Sporting ou mesmo o Aliados do Lordelo.

Pedro Veloso 23 de novembro de 2009 às 14:53  

Mas porque é que dizem que o Jesus desceu à terra? Acham que ele tinha perdido a noção da realidade e achava que tinha ganho alguma coisa? Ele já ca anda há muitos anos para se deixar entrar em euforias parvas. Se é por ser convencido, isso sempre o foi...