Casos da Jornada (9)


FCPorto-Belenenses

Olegário Benquerença esteve no geral bem, mas houve 2 lances polémicos.

- 24 min, golo anulado a Farías. Lance muito difícil, a mim e à maioria dos comentadores que vi pareceu que Raúl Meireles foi o último a tocar antes de a bola sobrar para o argentino e que, como tal, a decisão do juiz se revelou correcta. A finalização foi excelente, já agora, mais uma a encantar o clube de fãs de Farías deste blog, no qual me incluo.

- 74 min, lance já abordado noutro post, Olegário fez vista grossa em relação à gravidade da acção de Bruno Alves e ficou-se pelo amarelo (já não é mau dado o critério habitual) quando a expulsão era justificada.

O resultado não sofre assim influência, mas gostava de vos ouvir sobre o primeiro lance, porque pode perfeitamente mudar a atribuição dos pontos.

Braga-Benfica

Num jogo muito tenso, em que os jogadores do Benfica foram provocados do primeiro ao último minuto sem reagirem (até porque tinham ordens para isso), excepção feita à alegada agressão de Cardozo a Leone no túnel (e não se pode criticar o paraguaio, depois do que levou, por não se ficar, mas já lá vamos), Jorge Sousa deu um recital como há muito não via. O jogo todo virado para o mesmo sentido, nada que ninguém não estivesse à espera.

Pelo que soube (até antes do jogo), Jorge Sousa foi antes do jogo "visitado" pelos Super Dragões, que lhe foram lembrar do que se esperava da sua actuação. Nada de espantar, ou não fosse Jorge Sousa ele próprio um ex-SD. Com este senhor, o SLB ganhou 2 jogos dos últimos 11, incluindo 6 derrotas. Em 5 jogos fora, 5 jogos do SLB arbitrados por árbitros da AFPorto. Tudo normal neste país.

Ponto prévio: o Braga está muito forte, fez um excelente jogo e em condições normais pode perfeitamente, como fez, bater o Benfica (embora o inverso seja mais provável). Mas neste jogo teve constantemente mais três elementos a seu lado (mais uns gorilas no túnel). Entrou bem no jogo, mas o SLB reagiu à campeão, fez meia hora na primeira parte mais 20 min da segunda em que mostrou porque é a melhor equipa portuguesa neste momento, sempre por cima no jogo, onde marcou (o Benfica não ficou em branco) e onde em condições normais teria ganho o jogo. Mas perdeu. Vamos ver porquê, a chamada arbitragem habilidosa, mas até mais descarada do que o seu autor quereria à partida.

- 6 min, Coentrão vê amarelo na falta que origina o grande golo de Hugo Viana. Nada a dizer...se o critério se mantivesse mais à frente.

- 8 min, antes do Ramires se isolar na área, Moisés joga a bola com o braço à entrada da área, Jorge Sousa nada assinala (não foi lei da vantagem porque não fez sinal disso, foi mesmo fechar os olhos).

- 27 min, Luisão marca de cabeça. Jorge Sousa conseguiu ver um puxão normal de Cardozo a Leone, que existe mas i) Leone também o estava a puxar; ii) não foi isso que impediu o central de saltar, aliás o lance disputou-se mais atrás; iii) como este há aos milhares, como houve neste jogo às carradas nos doze cantos do Benfica, e só aqui é que Jorge Sousa se lembrou de apitar. Mas adiante, vou considerar bem decidido.

- Algures na primeira parte, com o jogo já parado, João Pereira (em mais um episódio da sua história de ressabiamento por ter sido dispensado do SLB) ceifa Coentrão, com quem andava picado, para partir, e nem amarelo levou.

- 42 min, Saviola cai na área em despique com Hugo Viana. Não há penalty, Saviola força a nota.

- Intervalo, cenas no túnel. Como tudo se passou: Di Maria marca lançamento mal e Domingos salta todo histérico a protestar, árbitro assinala e acaba a 1a parte. Di Maria manda a bola (um remate fortíssimo) na direcção do banco do Braga e cospe para o chão (jogadores a escarrarem, gravíssimo e nunca visto). Di Maria empurrado nas barbas do fiscal de linha, Maxi vai lá separar, molho e caldo entornado. Cardozo que estava só a separar leva um soco de Ney, grande confusão, depois no túnel ao que parece aqueles senhores simpáticos da 2045 - simultaneamente segurança e patrocinador do Braga - socaram Ramires e Cardozo. Cardozo estrategicamente expulso, juntamente com o Leone; ter-se-ão agredido lá dentro. Agora a questão é quantos jogos ele apanhará. Normalmente com o quadro de "resposta a agressão" leva-se dois, neste caso talvez sejam três vá-se lá saber porquê. Espero que as imagens do que se passou apareçam. Aqui está um vídeo, também com uma carícia do Alan ao Ramires no final do jogo.

- 48 min, Rodriguez varre Maxi junto à linha. Nem amarelo...

- 54 min, para mim o momento do jogo. A não amostragem do segundo amarelo ao João Pereira quando o Di Maria ia embalado para a área. Se já de si era grave, tendo em conta a propensão do Jorge Sousa para mostrar amarelos a jogadores do Benfica em lances menos perigosos torna-se escandaloso. Lance incluído no festival de dualidade de critérios aqui denunciado (inclui outros lances que aqui nem menciono, como as simulações dos jogadores do Braga ou outra mão por marcar de Hugo Viana).

- 57 min, Di Maria rasteirado na área. Até me parece que a bola estava fora antes, mas a partir do momento que o lance segue, e estando a bola em jogo, Di Maria é carregado depois de chutar, é penalty claro. Lance muito protestado e com toda a razão.

- 60 min, Maxi centra e a bola vai bater no braço de Evaldo dentro da área. Muito duvidoso, aquilo já não é à queima-roupa mas vou dar o benefício da dúvida ao árbitro como se ele a merecesse.

Em resumo, ignorando o lance do Luisão e este último vou considerar objectivamente como resultado "justo" o 2-1. Mas por tudo o que se passou em campo esse nunca seria o resultado com uma arbitragem decente, sobretudo se na dúvida o árbitro alguma vez conseguisse decidir para o lado do Benfica.


Sporting - Marítimo

Dois lances a prejudicar o Sporting.

- 48 min: Dos penalties mais escandalosos que alguma vez vi não assinalar. Nas barbas do árbitro, que conseguiu marcar a falta onde ela nunca poderia ter ocorrido (à esquerda da grande área e não antes). Ao fazê-lo não deixa nenhuma dúvida que foi intencional.

- 87 min: Segundo amarelo perdoado a Roberto Souza.

Em suma, SCP deveria ter amealhado três pontos.


Classificação Ajustada

Braga 25 pts
Benfica 20 pts
Porto 20 pts
Sporting 15 pontos
P.S. Nota para a exibição de Hugo Viana, um regalo para qualquer adepto de bom futebol. Inteligência e classe puras.

7 Passes de rotura:

João 3 de novembro de 2009 às 12:26  

Dissecaste tudo muito bem. Benfica e Sporting claramente e curiosamente prejudicados. O penalty do SCP foi uma anedota e é preciso ter muita lata para ir acontecendo repetidamente o mesmo. Uma vez é falha humana. Várias vezes é incompetência. Se nada muda, é corrupção. Dos interessados externos à liga e /ou dos que lá estão no tacho e promovem todo o tipo de dificuldades e dissuações a quem os critica e se quer candidatar lugar, assim como protecções a eles próprios. Agora já nem críticas se pode fazer num estado democrático.
Quanto ao benfica não vale a pena classificar. Realmente este Benfica anda a meter medo a muita gente, e daí se vincar ainda mais o complexo de inferioridade que algumas nações clubísticas têm. Pelo que joga, pela massa associativa que mobiliza e pela hegemonia em que podem por um ponto final, nem que seja só esta época. Percebo que a direcção do Benfica tenha-se vindo a abster de criticar severamente a nomeação dos árbitros, fora outros assuntos, mas agora que gozam de uma posição desportiva de destaque e têm um impacto enorme na mobilização dos adeptos e receitas para todos os clubes, seria o momento certo. Percebe-se o risco das suspensões e consequências para a obtenção do título, mas talvez contivesse o sistema um pouco mais. E ainda só tivemos 9 jogos.
Quanto ao Porto concordo com o tento anulado ao Farías pela mudança de trajectória da bola após embater no R. Meireles mas também percebia se fosse validado. Já o Bruno Alves era vermelho e um castigo exemplar da Liga.Desde cotoveladas, a cabeçadas,a joelhadas e pontapés (até um coice já tentou ao Suazo), esse sr. faz e já fez de tudo. E o mais triste é que é o jogador que é.

portanto concordo com a escolha de pontos que fizeste (claro que o do jogo do braga é uma anedota, mas há que ser "justo" com os critérios da crónica)

Tomás Pipa 3 de novembro de 2009 às 13:25  

Veloso, noto algum ressabiamento neste post.

O Fábio Coentrão não tem que levar amarelo porquê? O Polga também o levou no Dragão num lance semelhante e nem falta fez.

O Cardozo foi expulso estrategicamente? Alguém o manda andar em confrontos dentro do túnel? Pode ter sido provocado, mas como tu sabes, quem reage também tem que ser sancionado. O Leone também foi para a rua, apenas te podes queixar do Ney Santos não ter ido também por ter dado um empurrão na cara do Cardozo (nunca um soco como tu dizes).

Queixarem-se do golo anulado do Luisão também me dá vontade de rir. Não é por deixarem passar isso noutros jogos que o vosso golo passa a ser legal. Cardozo faz falta sobre Leone como bem disseste e Luisão (isto já nao viste) empurra Leone o que faz com que não seja possível Leone saltar. Árbitro viu (e bem) e marcou falta antes da bola entrar.

Lance do Di Maria, a bola está fora. Se o árbitro marcasse penalty teríamos que invalidar o golo porque a bola foi jogada fora do campo. Di Maria depois é abalroado, mas não é assim tão óbvio.

João Pereira deveria ter ido para a rua sem dúvida.

O que Di Maria fez foi ordinário, mas é banal. Não me venham dizer que foi ele que provocou tudo, porque cuspir todos cospem (tributo especial para 50Cléber e 19Rafael), e ele não rematou a bola para o banco, apenas a desviou.

Outro facto que omites também é a castanhada do Cardozo aos 3minutos, era vermelho directo também. Como foi cedo, Sousa não teve coragem.

Quanto ao lance do fora de jogo no Dragão, é um lance muito dificil. A mim parece-me que a bola bate no Meireles, mas não consigo ter a certeza. Aqui sim,compete ao árbitro decidiir o lance, temos que tar o benefício da dúvida.

Jorge Sousa poderá ter sido uma encomenda como foi, mas ele apenas foi mais rigoroso do que o normal, e disso não te podes queixar.

Em Alvalade, é como tu dizes, penalty do tamanho da ponte Vasco da Gama por marcar, e depois marcou falta no Rio Mondego.

Segundo amarelo por mostrar ao Roberto Sousa, sempre era menos um a defender o chuveirinho.

Apesar do Sporting jogar muito mal, P.Bento poderia ter mais uns pontinhos que não teve fruto de arbitragens habilidosas (em casa com o Braga, Dragão, em casa com o Marítimo).

Enfim...

Quem não está habituado, estranha!

Pedro Veloso 3 de novembro de 2009 às 14:54  

Tomás não leste com toda a atenção o meu post:

- Lance do Fábio eu digo no post "nada a dizer", só ressalvo é que o critério depois se teria que manter, o que não aconteceu;

- Lance do Luisão "vou considerar bem decidido", está lá escrito, tecnicamente há falta (há uma falta do Cardozo, a do Luisão não me digas que é um empurrão, é um toque nas costas). Só explico é que obviamente ele não marcaria isto em mais lado nenhum como todos sabemos.

- No do Di Maria também ressalvo que a bola está fora, mas se o lance segue o Jorge Sousa só tem que marcar penalty, que é claro. E claro que não o fez.

- Quanto à expulsão do Cardozo, por agora peço desculpa pelo "estrategicamente", não resisti, mas vamos ver se as imagens no túnel (se é que vão aparecer) não me fazem retirar o pedido de desculpas. Só digo é que do que se vê há muito boa gente que devia ter sido expulsa, e não é ele.

- A castanhada que ele deu é porque se atrasou, queria jogar a bola e não chegou lá. Não é vermelho em lado nenhum.

- Dizes: "foi mais rigoroso do que o normal, e disso não te podes queixar". Pois não, já disse que não me queixo precisamente dos lances onde houve rigor! Do que me queixo é da dezena de lances onde não houve, e tudo para o mesmo lado! E o que me irrita é que o Jorge Sousa é de longe, tecnicamente, o melhor árbitro português. Só que não aplica as qualidades da mesma forma.

- Dizes que estou ressabiado. Estou porque sinto que me roubaram a carteira, não por ter perdido porque até era dos poucos que antes do jogo achava isso ser possível, o Braga é grande equipa. Tal como quando perdemos na Grécia, nada a dizer, é futebol, levanta-se a cabeça sem queixumes e segue-se em frente. Agora assim é que não, é que depois andamos a falar uma semana dum penalty cavado numa vitória por 6-1 e estas palhaçadas passam impunes. Estou farto destas actuações cirúrgicas, durante anos não tivemos equipa para lutar e ganhar, agora que a temos que seja uma luta justa e não condicionada.

Off-topic: Acabo de ver Paulo Madeira com o seu empresário dos tempos de jogador Paulo Barbosa (de Miguel, Maniche, Jorge Ribeiro, Caneira, etc.), Paulo Barbosa a falar ao telemóvel em russo lol

Pedro Veloso 3 de novembro de 2009 às 15:02  

Só uma coisa que me esqueci de dizer. O gesto (que como dizes bem é ordinário mas banal) do Di Maria seguiu-se não só aos protestos histéricos do Domingos pelo lançamento mal marcado como antes ao facto do banco do Braga não lhe ter dado a bola para esse lançamento. É que ver o Domingos dizer "foi o Di Maria que começou" dá-me vontade de rir.

Tomás Pipa 3 de novembro de 2009 às 19:24  

É normal a histeria do Domingos Veloso. Ele apenas reclamou pelo facto do lançamento do Di Maria ter sido mal efectuado e foi.

O Luisão foi só um toquezinho? Pois deu, mas foi o suficiente para não deixar o Leone saltar, devias ver melhor isso.

Não se desculpa a cacetada do Cardozo por ter chegado tarde, que não tivesse chegado ora bolas!
O Pedro Barbosa tb chegou tarde ao Ricardo Carvalho no FCP 2-2 SCP (Martins dos santos) e foi expulso, fez falta..

Outra coisa, se o Cardozo andou à batatada como toda a gente que teve lá diz que andou, só tem é que ser expulso. Se andou com o Leone o Leone também tem que ser expulso, e foi. Porquê tanta polémica?

Se a bola está fora no lance do Di Maria não podes dizer que o resultado justo é 2-1, se está fora seria penalty mal assinalado porque a bola saíu.

São lances que há em todo o lado? Que desculpa é essa? Também se marcam faltas por tudo e por nada sobre o guarda redes (os do FCP que o digam) e no dia em que não se marcou (bem ou mal fica ao critério do árbitro) decidiu-se um campeão.

Ui Ui falar em russo? Olha que ele é empresário do Izma

Numero Dez 4 de novembro de 2009 às 16:55  

Com o score que o sporting tem na converção de grandes penalidades não sei não se amealhava os 3 pontos!lol

Tomás Pipa 4 de novembro de 2009 às 21:59  

Lol..nisso tens razão, mas é uma convenção do Settore isso dos penaltys dar golo. Já que não podemos contar com as externalidades (sequências de más decisões de arbitragem).