Casos da Jornada (10)

A jornada que marcou o final do primeiro terço da Liga Sagres revelou-se porventura a menos polémica...no que aos grandes diz respeito. Isto porque em Leixões houve um espectáculo digno dos distritais, com decisões incríveis de João Capela a incendiarem os ânimos no confronto dos matosinhenses com o Nacional. José Mota, expulso, foi hoje suspenso por um mês.

Mas debrucemo-nos, como habitualmente, sobre os jogos mais importantes:

Guimarães - Braga

No sempre escaldante derby minhoto, que se traduziu na primeira derrota do líder, dois lances polémicos:

- 29 min. Fora de jogo mal assinalado a Evaldo do lado esquerdo, poderíamos estar a falar de golo mal anulado não fosse Nilson ter defendido para a trave a cabeçada de Mossoró. Curiosamente, no seguimento desta jogada quem marcou do outro lado...foi o Vitória. Mas obviamente não é por isso que se pode considerar que o golo de Desmarets é irregular; tendo começado com um livre inexistente, a jogada em si foi perfeitamente válida.

-39 min. Mão clara de Rodriguez na área. Penalty que ficou por marcar para os anfitriões.

Vitória da equipa de Paulo Sérgio não sofre assim contestação.

Marítimo - Porto

Paulo Baptista, que considero um árbitro bastante fraco, cometeu alguns deslizes num jogo fácil de apitar.

- 54 min, fora de jogo mal assinalado a Mariano num lance perigosíssimo pela direita.

- 56 min, Roberto Souza admoestado com cartolina amarela, o vermelho creio que se justificaria porque usou o cotovelo contra Rodriguez.

- 61 min, Manu queixa-se de penalty de A. Pereira. É verdade que o lateral uruguaio toca em Manu, mas creio que é um lance normal em que o defesa protege a bola para ela sair, com uma carga dentro dos limites.

- 73 min, Sapunaru carrega Djalma à entrada da área. Sendo certo que o angolano estava bem colocado, nem a bola dominada tinha, pelo que pedidos de expulsão são decerto exagerados.

Em suma, resultado não sofre alteração porque não há lances objectivos para isso, com a ressalva de que o Porto foi prejudicado nos dois primeiros lances.

Rio Ave - Sporting

- 21 min, Rio Ave protesta falta de Matías na recuperação de bola que antecede o seu golo. Benefício da dúvida ao árbitro, também penso que não há falta.

- 45 min, mão de Sílvio dá penalty (e golo) ao SCP. Não há imagens esclarecedoras, mas por um lado o movimento do braço indicia que houve mesmo toque e, por outro, o auxiliar estava mesmo de frente para o lance.

- 64 min, 2º amarelo bem mostrado a Carriço.

Resultado final mantém-se.

Benfica - Naval

41 min - Naval reclama penalty por falta de Maxi. Mas foi ombro com ombro, uma disputa legal na área.

80 min - Keirrison cai na disputa com Diego Ângelo. Também foi normal, nada a dizer.

86 min - Idem em relação à queda de David Luiz na área. Mas sobre o lance quero transcrever a barbaridade que o Sr. Jorge Coroado escreveu no Tribunal d'O Jogo: "Não havia lugar a qualquer infracção. A disputa foi própria para gente de barba rija e não contemplou quem tem trunfa comprida."

Desde o princípio da época que o célebre homem da azia diz disparates sobre os jogadores do SLB, mas ontem foi longe demais. Ele é pago para analisar a arbitragem, não para tecer considerações parvas sobre o cabelo dos jogadores, que aliás não me parece relevante para a análise do lance. Além disso, a avaliar pela foto abaixo, o sr. Coroado tem bastantes telhados de vidro no que a trunfas diz respeito. Já foi corrido da rádio uma vez, e creio que hoje depois da inundação de mensagens de protesto que se fizeram chegar ao jornal O Jogo, também este tacho vai acabar em breve.



89 min - Di Maria sofre falta que dá origem ao golo do Benfica. Bem assinalada.

Resultado justo também.

Classificação Ajustada: Braga 25 pts Benfica 23 pts Porto 20 pts Sporting 16 pts



P.S. Neste dia trágico, gostava de deixar aqui a minha homenagem ao Robert Enke: além de profissional exemplar e excelente pessoa, foi um dos melhores que vi no meu clube. Faz parte de uma galeria de jogadores especiais, como Saint Michel, Poborsky, Van Hooijdonk ou Miccoli, que deslumbraram na Luz ao longo dos últimos (difíceis) anos, criaram empatia fortíssima com os adeptos e que é pena que nunca tenham ganho nenhum título (o Preud'homme ganhou uma Taça) no Benfica. Porque o mereciam. Que Deus o guarde.

5 Passes de rotura:

Anónimo 11 de novembro de 2009 às 11:35  

Benfica 25 pts!!

Pedro Veloso 11 de novembro de 2009 às 12:15  

Caro Anónimo, infelizmente desde a célebre sondagem sobre o penalty do Aimar em Leiria que andamos 2 pts atrás da classificação real:)

Alfredo Barbosa 11 de novembro de 2009 às 12:16  

Boa análise a todos os jogos... menos ao do Benfica, creio. Sinceramente, não vislumbro qualquer falta, embora não ponha o resultado em causa.

Quanto ao Coroado, é mais do mesmo. Eu coloco-o no mesmo saco do Rui Santos. Enfim, acho que este comentário em particular não passou de um jogo de palavras entre barba e cabelo. Ainda me recordo de um lance do jogo entre Rangers e Porto em que um dos golos, o do Prso, foi uma carga clara sobre o Baía - Coroado afirmou que a haver alguma falta seria do guarda-redes...

Tomás Pipa 11 de novembro de 2009 às 23:27  

Mas Alfredo olha que esse lance do Prso não me pareceu falta, só em Portugal é que se marca falta aí...

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 00:00  

Obrigado Alfredo. Realmente o Coroado e o Rui Santos estão bem um para o outro...Mas não foi só um jogo de palavras, ele todas as jornadas diz uma barbaridade qualquer deste calibre.

Quanto ao lance do golo, o Di Maria é agarrado no braço direito pelo defesa que está mais à esquerda, vê-se bem aqui.

http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1257805868&archive=&start_from=&ucat=39&

Claro que o Di Maria depois aproveitou, podia ter continuado mas preferiu ganhar a falta, mas a verdade é que, em bom rigor (nem mais nem menos do que o usado pelo Jorge Sousa no agarrão do Cardozo em Braga), aqui também há falta.

Só mais uma nota, Alfredo. Tenho ido ao Portistas de Bancada, que ao que sei é bastante cotado na blogosfera portista (e que eu próprio gosto de ler normalmente). Vê os últimos posts, se achas que por vezes caímos no facciosismo o que dizer daquilo...Aqui pelo menos há espaço para o contraditório:)