Mesma música

Na décima jornada da Liga Sagres o Sporting foi tocar a Vila do Conde a mesma música que tocou nas primeiras 9 jornadas.
A novidade desta vez era a presença de um estranho marciano de pijama no banco de suplentes: Leonel Pontes. Leonel Pontes é natural do Funchal e tem 37 anos,está há 14 anos no Sporting, é licenciado em educação fisica, tem o curso de treinador de nivel IV (era da mesma turma de P.Bento e teve a melhor nota da aula) e penso que antes de ser adjunto de Paulo Bento (PB) era o treinador dos Juvenis.

O Sporting não apresentou qualquer surpresa no onze e deu na primeira parte chegou-se a pensar que a demissão de PB poderia ter dado moral aos jogadores leoninos, puro engano!
Matías, a melhorar a olhos vistos, marcou um golaço. A maneira como tira o último adversário do caminho não está ao alcance de qualquer um, pura arte! Pena mesmo é só fazer isto quando quer..

O 0-2 nasceu de um arremesso de linha lateral de Abel direitinho para o braço (terá sido?) de Sílvio, um jogador que estimo bastante. Penalty assinalado. João Moutinho foi chamado a converter e não deu hipótese, longe vão os tempos em que o jovem capitão tremia na marca dos onze metros. O Sporting crescia e parecia que ía ganhar sem qualquer problema.

Na 2ª parte apareceu o carrasco do costume, o "Jardel de Coimbra", que por sinal é um jogador que eu adoro. No 1º golo (vídeo aqui), Pedro Silva fica inacreditavalmente a ver jogar depois de pedir um fora-de-jogo inexistente. Sidnei aproveitou muito bem o brinde oferecido pelo lateral brasileiro e ofereceu o golo a João Tomás, que como é seu hábito, "molhou a sopa". Como pode isto acontecer? Como pode o Sporting ter um jogador destes?Como pode o Pedro Silva ter renovado?Como é que apesar de jogarmos com o Pedro Silva, ele não vai atrás da bola? O Ricardo Fernandes também foi campeão europeu e o Marco Ferreira ganhou a Taça Uefa, por isso não me venham dizer que o P.Silva não pode fazer uma marcação como deve ser.

Menos de 4 minutos depois, o Rio Ave voltou a marcar mais uma vez através de João Tomás que mostrou de novo que ainda sabe marcar golos.

Gostaria de frisar também os falhanços inacreditáveis de H.Postiga na 1ª parte e de Caicedo na 2ªparte. Eu não sei o que anda a acontecer com Postiga, mas qualquer avançado tem que fazer golo naquela situação, e todos sabemos que o Postiga tem qualidade para marcar golo ali. Quanto ao falhanço do Caicedo nem sei o que dizer, se podemos desculpar o Hélder por este ter tentado rematar de primeira, o mesmo não podemos dizer do Caicedo, que tentou fintar o guarda-redes quando só tinha que encostar. Sinceramente acho que o Caicedo deveria levar um processo disciplinar pois é uma falta de respeito enorme para com os seus colegas de equipa que deram o litro nesse jogo. Julgo que o Caicedo ainda não fez um sprint desde que chegou (e não estou a gozar). O Sporting paga-lhe ordenado e o mínimo que ele tem que mostarar é esforço e dedicação, aquilo que ele anda a fazer não é nada!Esta pseudo-estrela equatoriana que veio para valer pontos, já custou pelo menos 4 pontos directos e deve grande influência na saída do PB do Sporting. Há que lembrar também que os reforços falhados, Purovic e Carlos Bueno marcaram 6 e 7 golos respectivamente de leão ao peito.

Enfim, o Sporting é agora oitavo...

16 Passes de rotura:

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 00:07  

Hoje em A Bola salientavam com razão: mesmo sem jogar ponta, se o Caicedo não falhasse escandalosamente contra o Marítimo nos descontos e agora contra o Rio Ave, o Sporting estaria a apenas 2 pontos do Porto e a 7 dos líderes, o que até animicamente é muito diferente (a barreira dos dez pontos é crucial).

O meu irmão, que o viu jogar muito mais vezes que eu, garante-me que havia alguns atributos interessantes, mas até agora zero.

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 00:08  

Hoje em A Bola salientavam com razão: mesmo sem jogar ponta, se o Caicedo não falhasse escandalosamente contra o Marítimo nos descontos e agora contra o Rio Ave, o Sporting estaria a apenas 2 pontos do Porto e a 7 dos líderes, o que até animicamente é muito diferente (a barreira dos dez pontos é crucial).

O meu irmão, que o viu jogar muito mais vezes que eu, garante-me que havia alguns atributos interessantes, mas até agora zero.

Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 01:15  

Que atributos? Eu confesso que nunca tinha reparado nele, sabia que existia e que estava no City, mas não o conhecia como jogador.

Tens toda a razão, se estivesse o Purovic no lugar dele, estávamos a 2 pts do FCP a 7 dos líderes e se calhar com o PB e com a moral um bocadinho mais em alta

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 01:37  

Pa que dava umas corridas, possante, boa bojarda com a canhota, como diria o saudoso Vítor Manuel

Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 01:39  

lol..essa do Vitor Manuel era a falar do Jorge irmão do Nuno, lembras-te? Na altura do Varzim

Numero Dez 12 de novembro de 2009 às 13:46  

Este caicedo faz me lembrar as contratação magicas que o meu clubefazia aqui ha alguns anos. Nois pode imprestá mantorras si qui sé!

Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 16:21  

Não tenho dúvidas que Mantorras faria golo tanto contra o Marítimo como contra o Rio Ave

João 12 de novembro de 2009 às 17:08  

Embora não tenha visto o caicedo jogar partidas completas,vi-o em melhor em 3 ocasiões: 1 jogo na Premier League com WBA e 2 na Uefa,contra o Aalborg e contra o Hamburgo (quartos final) onde marcou em todos. Provavelmente vi-o + em alguns resumos ou transmissões a fazer zapping entre jogos mas não reparei nele em especial porque ou não fazia nada, ou entrava na 2º parte. Via-se tb que dava umas corridas e tinha um remate forte. Espreitem os golos aqui:

contra o Aalborg:

http://www.youtube.com/watch?v=wnxv2_O1xDc

contra o Hamburgo:

http://www.youtube.com/watch?v=3f1rgForaxs

contra o WBA de calcanhar "esforçado", com a bola a desviar no último defesa:

http://www.youtube.com/watch?v=69kLJGy9o4o

Compilação com mais uns momentos no man. city, em que mostra que sabe encostar e em que acelera:

http://www.youtube.com/watch?v=NVfdcRJdVQQ

Como vêm embora seja "primitivo", parecia correr,usar o corpo e saber encostar, requisitos que seriam subjectivos para perspectivar um futuro sucesso seu no scp, e como tal, sempre mostrei as minhas reservas a ti Pedro. O meu destaque foi para o gajo ser um armário que se se soubesse dar uns toques,que beneficiaria o jogo do liedson em muito! Quando fez a primeira aparição contra o twente augurei logo que não desse em nada, embora os jornais todos o tivessem elogiado bastante, não sei se te recordas.
Além disso,como gostavam de salientar na Sportv, o Caicedo custou uns 8 milhões ao Man City quando se havia destacado no basileia a marcar uns 13 golos. Face ao que sempre mostrava em Inglaterra achei que era a típica contratação inglesa do avançado mediano por milhões.Além dos 3 na Uefa, só marcou 4 no campeonato. E como te recordas ri-me do valor da clausula de opção de compra para o scp.
Concluindo, face ao que vi antes desta época, acho que tem claramente mais algum potencial do que o demonstrado mas é para recambiar no fim do ano. Tem sido um 0 mas se o postiga não distribuísse algum jogo e o fossemos analisar como ponta de lança, inaugurava uma escala negativa, pois esse tem muito mais aributos, imenso tempo de jogo e já uma avalanche de oportunidades como a do caicedo. Acho o Postiga mais escandaloso, nem tem de se habituar a outra realidade nem teve lesionado.

Tomás também já referi antigos avançados flops do scp aqui no blog, como o pinilla e o bueno, que tendo sido maus, marcaram alguns golos. E o Purovic cabeceava lindamente, facto que nem muitos reparavam! E concordo contigo:não obstante as limitações institucionais e a mediocridade do futebol jogado, os poucos pontos que acredito termos perdido na arbitragem e acima de tudo o incrível desempenho do companheiro do liedson na frente do ataque são responsáveis pelo facto de estarmos em 8º e muito mais longe do porto, com todas as consequências daí inerentes.

João 12 de novembro de 2009 às 17:50  

Até vem a calhar:

http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/postiga-sporting-caicedo-benfica-keirrison-fc-porto/1102700-4062.html

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 18:05  

Numa coisa concordo contigo João, muito mais crucificado que o Caicedo tem que ser o Postiga. É ridículo, mas tem boa imprensa como poucos!

E tens toda a razão quando gozas com as contratações de avançados por parte de clubes ingleses: o cúmulo foi o Tottenham, vender os dois pontas-de-lança e comprá-los de volta menos de um ano depois, enfiando Pavlyuchenko no armário de White Hart Lane, é de quem não sabe o que fazer ao dinheiro e de quem não percebe nada de bola!

Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 19:20  

Quem se lembra da contratação milionária do Middlesbroug? Massimo Macaronne? 28M€ lol

Ou Darren Bent pelo Tottenham?

Lá os avançados rodam muito e por muitos milhões.

Repara, mas o Postiga não marcou por azelhice, porque ele tentou, o Caicedo não marcou por ter problemas psicológicos!

João, eu também não duvido que ele possa fazer melhor. Qualquer jogador mau pode correr um pouco mais e usar melhor o corpo e obter melhores resultados. E até lhe reconheço alguma técnica, ele não é de todo tosco.

João, o Purovic de bola no pé era uma vergonha, nem se equilibrava em pé!De facto de cabeça até era bastante jeitoso, mas só quando cabeceava sozinho, pois quando tinha oposição não ganhava o lance

João 12 de novembro de 2009 às 23:51  

O bent é mais um para o cesto da incrível política de compras e vendas do Tottenham como dizes Pedro. Anda agora a fazer boa dupla com o Jones. Mas é hilariante:Pavlyuchenko, Mido, kanoute, Robbie keane, defoe,etc. A historia destes dois últimos então e mesmo cómica. O Redknapp faz-me lembrar o pessoal que joga CM e quer é comprar tudo o que mexe para PL.
O purovic era mau claro, mas a questão é que meteu lá alguns:P Como outros que não singraram como o pinilla, Silva, deivid,etc. Até o kutuzov marcou lool E o mais curioso era o Bueno, que falhava cada encosto e depois praguejava raivoso aos sete ventos, até se ter deslumbrado com um póquer ao nacional!Era esforçado o rapaz. Mas calma que o Postiga ainda vaia tempo de marcar, como p. ex. ao Benfica.

Tomás Pipa 13 de novembro de 2009 às 00:03  

Tenho aqui tudo contado

Purovic 6
Kutuzov 7
Deivid 10
Bueno 7
Pinilla 7
Mota 0
Nalitzis 1
Tiuí 3
Silva 5
Alecsandro 8
Douala 10
Koke 3
Caicedo 0

E o Yannick que não se ria que marcou 20 em 4 épocas

João 13 de novembro de 2009 às 02:37  

Já nem me lembrava do mota e do nalitzis!O golo deste foi o da vitoria na taça, no prolongamento, acho que foi numa meia final contra o belém. Foi um golo importante tal como alguns do Yannick (quanto será a clausula de rescisão dele?).

Tomás Pipa 13 de novembro de 2009 às 11:01  

do Yannick? Acho que 20
Do Nalitzis fois nos 1/4 da taça de 2001/2002 contra o maritimo se não me engano

João 13 de novembro de 2009 às 12:14  

Tens razão foi contra o Marítimo mas nas meias. Foi um belo golo do Nalitzis, até o Boloni ficou espantado!

http://www.youtube.com/watch?v=kqOooQbsBl0&feature=player_embedded

E o Poker do Bueno está aqui também! O homem nem acreditava. De notar igualmente o grande ambiente em Alvalade, a polémica e os assobios ao Nacional e já um belo falhanço do yannick lool:

http://www.myvideo.de/watch/6597449/Sporting_5_Nacional_1_de_2006_2007