Vence e para (não) variar não convence


Um Sporting muito fraquinho, mais uma vez chegou para o seu adversário, desta feita uma das equipas mais fracas da II Liga, o Penafiel, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

Paulo Bento supreendeu ao lançar Saleiro no onze titular em detrimento de Hélder Postiga ou Felipe Caicedo e Tiago em vez de Rui Patrício.

A primeira parte foi mesmo muito fraca, o único sinal de perigo foi um centro/remate de Miguel Veloso na cobrança de um livre sobre a direita, onde a bola bateu na trave. Era um belo golo.
O Sporting jogou francamente mal na 1ª parte. A meu ver toda a equipa merecia sair à excepção de Liedson,Veloso e Tiago. A equipa verde e branca saíu para o intervalo debaixo de uma enorme assobiadela.

Na segunda parte a história foi parecida, mais uma vez um jogo muito mau, chegando mesmo a haver pessoas a dormir nas bancadas. Mais uma vez valeu Liedson que inventou um golo que impediu a dolorosa (para os olhos dos adeptos) ida a prolongamento. Sem que merecesse marcar mais um golo, o Sporting lá fez o 2º e 3º golo. O 2º através de um penalty mais uma vez sacado pelo inevitável internacional luso (adoro dizer isto) Liedson e convertido por João Moutinho e o 3º já sobre a hora por Vukcevic. Um golo cheio de classe do jovem montenegrino.

Quanto a exibições individuais:

Tiago. Esteve seguro na folga das suas férias de 11 anos. Bastante atento em dois remates surpresa da equipa penafidelense, um através de um livre que foi um centro-remate do lado direito do ataque da equipa visitante e outro do "meio da rua" que obrigou o guardião a aplicar-se.
Abel: Muito fraco a subir no terreno (sobe muito, mas mal). Os seus centros são autênticas homenagens a A.Saber ou a Armando Sá. Deus premiou-o já nos descontos ao permitir que o seu balão de pé esquerdo para dentro da área do Penafiel desse golo. Uma assistência portanto.
Grimi:continua a sua evolução, mas infelizmente a evolução é no sentido contrário. Está pior de dia para dia: entradas violentas desnecessárias sobre o adversário, várias bolas mal dominadas, balões constantes para a frente, enfim,o habitual. Foi sacrificado ao intervalo por razões óbvias.
Tonel: Teve pouco trabalho, o pouco que fez, fez bem. Merece agarrar a titularidade.
Carriço: O futuro capitão esteve mais uma vez impecável, mas é bom não esquecer que o Penafiel pouco fez para merecer sair de Alvalade com um golo.
Veloso: Muito bem, está em grande forma, foi dos poucos que jogou e fez jogar. Mais uma vez um dos melhores em campo.
Moutinho: Francamente mal, para quem diz que JM28 não sabe jogar mal (o meu caso), devia ter visto este jogo. Deveria ter saído ao intervalo.
Vukcevic: Teve apagado todo o jogo. Não esteve bem nem com bola nem sem bola ,mas Vuk é assim, mesmo a jogar mal é sempre um dos elementos leoninos que pode vir a "molhar a sopa" e assim foi. Poderia ter saído também ao intervalo, mas não saíu precisamente porque a eliminatória não estava resolvida e Vuk poderia aparecer a qualquer momento.
Angulo: O internacional espanhol continua a ser um elemento estranho no onze do Sporting. Não entra no jogo, não remata,não faz piques de velocidade,enfim, muito longe do Angulo que todos nós admirámos .Está em claro processo de adaptação, mas começa a ter tido já demasiadas oportunidades para se ter adaptado. Não faz nada de errado, mas também não acrescenta nada de positivo.
Liedson: Mais uma vez foi decisivo. Liedson não brinca em serviço seja na Liga,Taça da Liga, Taça de Portugal, Competições Europeias ou na selecção. Liedson dá 100% em todos os jogos. Marcou um golo (feio?Entrou...), "sacou" o penalty para o 2º golo e ainda teve tempo para a meio do jogo ajudar um jogador do Penafiel com câimbras. Um bonito gesto de fair-play.
Saleiro: Foi a surpresa de P.Bento para este jogo. Saleiro esteve muito mal na 1ª parte, praticamente o jogo todo "à mama" até ao momento em que viu Caicedo a aquecer. Arrancou um grande lance individual ainda na 1ª parte onde não fez golo por muito pouco. Na 2ª parte já se mexeu mais e até acabou a partida a tentar marcar um golo. Saleiro tem mais pézinhos do que eu pensava e até faz lembrar Postiga aos 19 anos (pena Saleiro já ter 23 anos e não ser nada bom quando alguém faz lembrar o Postiga). É um avançado com escola, movimenta-se bem e até os pés não são nada de deitar fora,mas tem que mostrar atitude,o que não mostrou até agora.
Adrien: Entrou ao intervalo para o lugar de Grimi e aí o Sporting passou a jogar com onze jogadores. Não se percebe porque não joga mais vezes. Devia jogar sempre a médio centro com M.Veloso a defesa esquerdo ou a interior esquerdo e Vukcevic a avançado. Adrien é dos poucos jogadores do Sporting que disputa as bolas com intensidade e ainda por cima sabe entregá-la. Há que aproveitá-lo. Precisa de jogar muito mais.
Pereirinha: Um ou outro arranque pelo lado direito e pouco mais.
P.Silva: lol

O Penafiel é uma equipa bem organizada,muito por causa do seu (bom) treinador, Lázaro (Oliveira), mas muito fraca em termos de valores individuais. Irá lutar com certeza pela manutenção na liga Vitalis. Apenas Kanú (nr 70) se destacou através de algumas arrancadas em excesso de velocidade, teve azar pois Daniel Carriço estava a fazer "operações stop" mais à frente.

23 Passes de rotura:

Pedro Veloso 21 de outubro de 2009 às 19:50  

Lol este texto podia-se chamar "crónica de um adepto em desespero". Gostei muito de ler a tua análise aos jogadores, cheia de boa ironia. A do Tiago é assassina lol, 11 anos de férias. De facto...No outro dia estava a pensar se o Ricardo Baptista já jogou pelo Sporting, é que não me lembro mesmo.

Noto que Tonel, de quem eras muito crítico, já passou Polga nas tuas preferências.

Tomás Pipa 21 de outubro de 2009 às 21:53  

É assim, o Tonel é um central que desenrasca, ele dá tudo e é profissional, mas não tem nem de perto a classe do Polga. O que se passa é que o Polga está em pior forma que o Tonel, portanto mais vale jogar com o Tonel.

E é um adepto em desespero confesso, ainda para mais acabei de ver agora o FCP e realmente é uma diferença gigante

Tomás Pipa 21 de outubro de 2009 às 22:00  

Jogou um jogo da Taça da Liga o ano passado. Julgo que foi contra o Paços de Ferreira, um 4-0, hat-trick do habitual.

Tomás Pipa 21 de outubro de 2009 às 22:05  

Em relação a sondagem, a 6 dias das urnas, a abstenção é quase nula, chegando mesmo a haver desconfianças do duplo voto.

Hélton 20, Quim 17 e Patrício 16 ainda disputam o 1º lugar nos guarda redes. É justo que seja equilibrado.

O melhor lateral está praticamente entregue a Maxi, muito por falta de opções.

O melhor central também está concorrido, Bruno Alves lidera mas com David Luiz perto.

Ramires também parece ser o melhor médio, Moutinho também tem muitos votos mas está a alguma distância. Veloso e Meireles mereciam mais.

Melho médio de ataque também está nos lados da Luz, é a segunda maioria absoluta da nossa sondagem. Aimar!Como é possível? O Alan e o Cebola são tão melhores..

O melhor avançado também está muito disputado entre o "melhor avançado" (lol), que lidera, e o Cardozo.

João 21 de outubro de 2009 às 22:10  

Bela análise Tomás!Espero que não tenhas ido ao estádio! Gostei especialmente do Tonel, Saleiro e Adrien. Saudações

Pedro Veloso 21 de outubro de 2009 às 22:27  

Tomás vou fingir que não li o que disseste sobre Cebola vs Aimar...e então quando dizes que ele e Alan são TÃO melhores que o Pablo...O que vale é que eu sei que é só para chatear:)

Gostava de salientar o facto de o SLB, se somados os votos dos vários jogadores em concurso, liderar em todas as categorias menos guarda-redes. Lol

Anónimo 22 de outubro de 2009 às 02:27  

lol nao sei q mais o aimar te precisa pa mostrar q é mesmo o melhor, q ridiculo sequer comparares a alan e a cebola!

pa ja cais no ridiculo d nao disfarçar q so continuas a dizer isso pa n dar o braço a torcer! se dizes q o voto foi d adeptos d todos os clubes no lance do penalty do aimar, aqui tambem esta a ser! e é unânime! o q nao se percebe como é possivel é q seja unânime q achem q o penalty sobre o aimar nao é. deve ser preciso o aimar ser abatido a tiro para acharem q é penalty.

Saudaçoes benfiquistas

Paulo

Tomás Pipa 22 de outubro de 2009 às 09:45  

Paulo, claro que estava a gozar em relação ao duplo voto, até comecei por dizer que aceitava com toda a naturalidade os votos, voces são mais. É normal o Aimar ter tantos votos.

Claro que Rodriguez e Alan são melhores que o Aimar. E Vuk e Izma em forma também. Neste momento votava no Aimar para 3º, são opiniões, respeitem-nas. Não vou discutir isso.

João, fui ao estádio sim, devo ser dos adeptos com mais presenças no Alvalade XXI de sempre, em 7 épocas do estádio novo, 3 não falhei nenhum jogo para as competições europeias. Esta época falhei 3 porque não estava em Portugal: Twente,Belem e Hertha.

Pedro Veloso 22 de outubro de 2009 às 20:15  

Este SLB só ganha a equipas fracas, quando for a sério é que se vai ver. Ups mas hoje já foi... ou talvez não, 5-0 ao Everton ainda é fraquinho.

Pedro Veloso 22 de outubro de 2009 às 20:18  

Esqueci-me de dizer que o estofo europeu do Sporting, que é maior do que o do SLB, hoje teria por certo garantido uma vitória por 6-0ou superior sobre o Everton:)

Anónimo 22 de outubro de 2009 às 22:49  

veloso, sobre a comparaçao d estofo nao vou falar pq n vale mm a pena. esta a vista d todos!

mas se me permites, so vou ser capaz d dizer q o benfica é mm forte e um fortissimo candidato a tudo se tivermos uma boa prestaçao (vitoria clara) sobre o nacional, braga e everton fora.

mas hoje foi incrivel a entrada avassaladora na 2a parte, notavel!

Paulo

João 22 de outubro de 2009 às 23:12  

bom currículo Tomás! e grande jogo na Luz, parabéns benfiquistas!

Pedro Veloso 22 de outubro de 2009 às 23:30  

Paulo permite-me discordar de uma coisa, não deves pôr as coisas de forma tão liminar, exigindo vitórias claras. É um risco porque depois não ganhas e vais do 80 ao 8. Tipo ficas triste se ganharmos à rasca em Braga lol? Exiges goleada?

Está à vista o potencial da equipa e acho que o Benfica é candidato a ganhar as provas em que está independentemente de ganhar esses 3 jogos. Não se pode andar aqui a esmagar sempre toda a gente, as coisas não são assim tão fáceis. Nem o Barça o faz sempre. O Braga, por exemplo, está muito forte e vai ser difícil lá ganhar (mas vamos). Não perdi absolutamente nenhuma confiança na equipa com a derrota em Atenas, como disseram os jogadores e o Jesus na altura, é futebol. A equipa reagiu com naturalidade, eles sabem que são bons e que vão perder muito poucas vezes. Não foi daquelas derrotas ridículas de outros anos, foi um jogo em que fomos melhores mas falhámos muitos golos. Acontece. E se não ganharmos um destes próximos jogos vou reagir da mesma forma, sabemos que temos uma grande equipa e que no final se tudo correr bem se traduzirá em títulos.

Tomás Pipa 23 de outubro de 2009 às 02:41  

Pouco menos de duas horas do vosso 6º ponto na Liga Europeu, o Sporting,a tal equipa que voces debocham e não joga nada, fez o 9pt e está a 1pt da qualificação.

Não daríamos 6 ao Everton como vocês, 1 ou 2 chegaria, Tal como teríamos ganho 1-0 em Atenas.

Isso das equipas fracas vem de onde Veloso? Simulaste que alguém te disse que vcs só ganham a equipas fracas?

Grande exibição do SLB, grande resultado. Destaque também para o SCP que passeia o seu favoritismo na europa.

Pedro Veloso 23 de outubro de 2009 às 10:08  

Tomás tu não deves ler blogs ou caixas de comentários de jornais online, estou a sempre ler isso de só ganharmos a equipas fracas!!!!!!! E a ouvir de amigos. E que agora é que vai ser o teste. Até o Jesus ontem mandou uma boca ontem quando lhe perguntaram se tinha sido o grande teste do Benfica.

Tu e o meu irmão acredita mesmo que são das poucas excepções.

Outra coisa, tu falas como se tivessem ido passear à Letónia e tranquilamente confirmar o vosso "favoritismo", ganharam com um golo do meio da rua a 5 min do fim, que foi fantástico mas também não acontece todos os dias. Porque criar oportunidades para ganhar na segunda parte não vi nenhuma. Podiam ter ganho tranquilamente no primeiro tempo, mas dado objectivo é que para levar os 3 pontos foi à rasca.

Tomás Pipa 23 de outubro de 2009 às 12:16  

Veloso: Eu sei que têm dito essas barbaridades dos adversários fracos, mas tu disseste isso aqui num tom como se alguém aqui andasse a dizer isso, e ninguém o disse.

O golo do Sporting não acontece todos os dias é um facto, mas acontece em todas as jornadas da Liga Europa. Ramires tem 4 golos tantos como o Moutinho, é bom lembrar. Foi suado é um facto, mas no fim trouxemos o que mais interessava.

Anónimo 23 de outubro de 2009 às 14:02  

mas passear favoritismo é espetar 5 no everton e nao ganhar a rasca na letonia a uma equipa q o nome nao é facil d pronunciar.
bem sei q podiam ter morto o jogo na primeira parte, mas no fim acabou por ser a rasca pq n mataram como o benfica o fez (contra uma equipa d mais do dobro da qualidade).

veloso, obvio q nao peço para golear nos proximos jogos. basta os 3pts, mas qnd digo vitoria clara é q seja uma vitoria em q o benfica seja a melhor equipa em campo (a par da d arbitragem) e nao uma vitoria por sorte.
e sei que nao faz mal se perdermos, mas com 3 vitorias nos jogos q disse ficamos ja em muito boa posiçao, completamente lançados.

Paulo

Numero Dez 23 de outubro de 2009 às 16:10  

AS coisas que eu por aqui leio... Vuck, ismailov, alan e rodriguez melhor que aimar... Tomas tens ido demasiadas vezes a alvalade ver filmes de terror e depois dizes disparates...;) Uma pergutna Tomás... ès dos que assobiam a 20 minutos de jogo, dos que mostras lenços brancos ou és paulo bento forever? saudações

Tomás Pipa 23 de outubro de 2009 às 16:23  

Lol, sempre fui PB forever, mas esta época tem sido muito má mesmo, o plantel é fraco bem sei,mas há que jogar bem com o pouco que temos.

Gosto acima de tudo da seriedade e do profissionalismo do PB! É um treinador verdadeiro como há muito não se vê, e arrisco-me a dizer que é um grandíssimo sportinguista!

Eu assobio até mais cedo que os 20 minutos, normalmente na entrada em campo já tou a assobiar a equipa de arbitragem ;) . Nunca mostrei um lenço branco na minha vida, sou muito daquele génereo que acredita nos treinador de longa duracção.

Número 10, acho o Alan e Rodriguez melhores que Aimar, Vuk esta época não tem sido, mas é melhor também. São opiniões.

Anónimo 23 de outubro de 2009 às 17:00  

PB é benfiquista! acredita

Paulo

Anónimo 23 de outubro de 2009 às 17:00  

PB é benfiquista! acredita

Paulo

Pedro Veloso 23 de outubro de 2009 às 17:33  

Paulo Bento saía a correr dos jogos do Estrela da Amadora, onde despontou na I Liga antes de ir para o Vit. Guimarães, a correr para as bancadas da Luz ver o seu Benfica. Chorou pelo Benfica quando era jogador!

Mas benfiquista ou não, defende o Sporting com um profissionalismo exemplar, sem ponta de ironia. Sem cuspir no prato onde comeu (Benfica), como faz o Jesualdo.

Tomás Pipa 23 de outubro de 2009 às 18:21  

Exactamente, se não é sportinguista, parece sê-lo muito mais que a maioria dos meus amigos que se dizem sportinguistas