Só Farías não chega

Antes de mais nada quero pedir desculpas pelo meu post sobre este jogo ter saído tarde e a más horas. Já sei que vão pensar qualquer coisa como... "o gajo, depois do jogo, chegou a casa com azia e não teve cabeça para escrever e agora, como o Benfica perdeu, já está mais aliviado". Sim, fiquei com azia, não, não foi por falta de disposição que não postei logo o comentário sobre o Porto-Belenenses. Na verdade cheguei a casa bastante tarde, vindo do estádio, e hoje tive pouco tempo para fosse o que fosse que não envolvesse trabalho.
Posto este esclarecimento, que eu sei que compreenderam, vamos lá ao que interessa do modo mais sucinto possível. Primeira parte do Porto igual ao jogo da passada jornada com a Académica. Não são precisas mais considerações acerca da primeira metade do jogo, pois não? Já a segunda parte só diferiu desse outro encontro porque, desta vez, os visitantes tiveram uma ocasião para marcar e não a desperdiçaram - naquela que foi de resto a única oportunidade, em toda a partida, de que o Belenenses dispôs. Depois o que se viu foi muito querer e entrega, mas sem o mínimo de cabeça fria. Bolas despejadas para a grande área em massa e, numa delas, Farías aproveitou para marcar o primeiro tento dos dragões e último do desafio.
No meio disto tudo o destaque positivo até é fácil de encontrar. Falo de Bruno Alves, claro. Comandou a equipa de trás até à frente e só não viu o seu esforço ser coroado com um golo porque a barra da baliza não o quis, após um cabeceamento absolutamente notável. Mais difícil é encontrar um elemento nos dragões que tenha sobressaído pela negativa. Talvez Raul Meireles que é um grande jogador, mas cuja titularidade, neste momento, se está a revelar inútil. Não aquece nem arrefece, algumas semanas de descanso não lhe fariam mal certamente. Mariano voltou a provar estar a anos luz de Rodriguez, embora não tenha sido seguramente o pior em campo.
Quanto ao Belenenses é, como devem compreender se viram o jogo, uma missão quase impossível fazer destaques individuais. Lima marcou o golo e está de parabéns por isso. No entanto este nasce de uma falha defensiva inenarrável do Porto, coroada com a passividade de Helton, que ficou quietinho entre os postes à espera que o avançado da equipa do Restelo se fosse aproximando mais e mais da baliza para lhe estender a passadeira - é o que dá deixarem-no estar acomodado à titularidade. De resto, tirando o autor do golo, talvez Mano tenha sido outro a sobressair. Impecável a defender e eficiente a transportar a bola para o ataque. Nada que me admire, é claramente um atleta a precisar de um clube com mais ambições para poder expor melhor as suas qualidades.
Concluindo e resumindo, o FCP fez uma má exibição e um resultado que se podia ter revelado desastroso, não fosse a conjuntura que ficou traçada em Braga. De qualquer modo, Jesualdo tem muito que trabalhar. A equipa parece-me muito boa e equilbrada, porém faltam criar rotinas de jogo e mecanizar movimentos, ainda longe de estarem adquridos, além de que há muitos lesionados. Visto os 81 milhões de orçamento apresentados para os anos de 2009 e 2010 a contratação de Ruben Micael não me parecia nada mal pensada, mas o professor e o presidente lá sabem, e muito melhor do que eu, o que é melhor para o clube.

3 Passes de rotura:

Tomás Pipa 1 de novembro de 2009 às 12:40  

Realmente tens razão, o jogo foi fraquinho, também não gostei. O Belém joga mesmo muito pouco.

No FCP mais uma vez destaco o "serial killer" El Tecla, é impressionante, ainda hei de fazer a média de golos por minuto desse homem no FCP.

Também gostas do R.Micael? Devo ser dos poucos que acho que ele só é bom nos clubes pequenos.

Pedro Veloso 1 de novembro de 2009 às 15:05  

Concordo com a análise do jogo do Porto, nota-se que faltam rotinas, ao que não são alheias as lesões. Aliás, a ausência de Varela (que, como se lembram, não considerava jogador para o Porto mas que me provou do contrário) parece estar a fazer mossa. Mesmo sem jogar bem, o final foi terrível, com um grande sufoco.

Também acho que o Belenenses está bastante fraquinho, foi aflitivo ver como ridiculamente não conseguiam fazer dois passes no meio campo do Porto durante a maior parte do segundo tempo.

Quanto ao R. Micael porque achas que é só para pequenos, Tomás? Parece-me jogador para outros voos. Aliás, ao que se diz já estava mais ou menos transferido para a Luz, até porque o Jesus o aprecia, mas as declarações dele no fim do último Benfica-Nacional terão deixado os responsáveis benfiquistas com muito pouca vontade de consumar o negócio...

Tomás Pipa 1 de novembro de 2009 às 15:21  

Acho assim um bocado do género do João Alves dos tempos do Braga, ou Nuno Assis quando joga nas equipas pequenas.

É óbvio que vai parar a um dos 3 grandes, mas prevejo que não terá sucesso. Tenho que ver melhor o gajo..