Difícil

Três pontos e o segundo lugar isolado. Num jogo muito complicado, o SLB conseguiu aquilo que era fundamental, aproveitar o deslize do FCP e não deixar fugir o líder Braga. Duas vitórias seguidas fora, quarta vitória seguida, bons indicadores para a fase crítica que aí vem.

Foi um jogo algo monótono, a meu ver, com o Benfica a conseguir o mais difícil, chegar ao golo, e depois ter a infelicidade de sofrer um autogolo. Creio que os jogadores acusaram o golpe, porque não tem sido hábito ver o adversário responder a uma vantagem inicial encarnada. E, notoriamente, apresentaram sempre reduzida frescura física, bem visível no défice de rendimento de Ramires e Dí Maria. Mais uma vez, tal como em Guimarães, jogámos apenas 72 horas depois do jogo da Liga Europa; não percebo porque é que não se passa o jogo para 2a feira como aconteceu com o SCP.

Creio que isso levou a equipa a afunilar muito o jogo, o que, contra três centrais e dois trincos, só por milagre resulta.

Apesar de ter sido sempre o SLB a carregar à procura do golo, fê-lo de forma muito ineficaz e desinspirada, e o Leiria acabou até por ter boas oportunidades, em particular a do Kalaba na 2a parte. Muito bem organizados, os pupilos de Manuel Fernandes vão concerteza fazer um bom campeonato.

No cômputo geral, não me custa reconhecer que, se é certo que o SLB fez mais por ganhar, o empate, em função das oportunidades que o jogo proporcionou, seria porventura mais justo. Mas os campeonatos são também feitos destes jogos, nem sempre se pode jogar bem, há adversários com qualidade e é necessário saber ganhar quando se joga mal. E, finalmente, o Benfica parece sabê-lo. Até porque tem um excelente banco, o que como se viu ontem dá muito jeito.

3 Passes de rotura:

Vasco TV 22 de setembro de 2009 às 11:25  

Por acaso não sei se o jogador que cometeu o penalty veio do banco do Leiria ou não, mas não fosse aquela ANORMALIDADE e o Benfica não teria "sabido" ganhar o jogo como dizes.

Pedro Veloso 22 de setembro de 2009 às 19:47  

Como é que sabes? Naquela fase, depois das entradas de NG e Cardozo, a pressão era grande. A fazer menos por isso conseguiu ontem o SCP desencantar um golo do nada no fim

Duarte 22 de setembro de 2009 às 23:54  

Em relação ao jogo: O Leiria demonstrou ter equipa que chegue e que sobre para manter a permanência. O Benfica fez um jogo banalíssimo, evidenciando uma ligeira supremacia. Marcou numa falha de marcação incrível o primeiro golo. O segundo golo nasce de um penalty inventado. Não me venham com tretas, aquilo deu 3 pontos ao Benfica.

O Benfica com o Jorge Sousa a arbitrar pode até só ter ganho um jogo, não vejo é porque é que isso tenha de significar necessariamente que os encarnados tenham alguma vez sido prejudicados por este senhor. Não me lembro de todos os jogos, mas recordo-me do SLB-FCP da época passada em que este perdoou uma cotovelada do Luisão ao Sapunaru e uma pisadela do Nuno "Gomes" ao mesmo jogador.