Para sempre Lisandro

Quatro anos e muitos, muitos golos. Assim se define, de forma resumida, a passagem de Lisandro López pelo futebol português e pelo Porto em particular. O avançado está agora de partida para França, onde irá jogar no Lyon pela quantia de 24 milhões de euros líquidos.

Primeiro com o número onze, depois com o nove nas costas da camisola, Lisandro marcou uma era no futebol português e, acima de tudo, irá deixar saudades a todos os apreciadores de futebol. Mas reduzir Lisandro a euros ou golos marcados não faz o menor sentido. Licha era uma extensão no relvado dos adeptos apaixonados e vibrantes nas "curvas". As coisas até podiam não estar a correr bem a certa altura, porém, na bancada, todos sabiam que havia pelo menos um homem a dar o litro para que tudo mudasse, e quantas vezes isso não aconteceu. A raça, garra e capacidade de sacrifício que sempre o marcaram, aliadas a uma técnica e sentido de finalização únicas fazem de Lisandro um verdadeiro avançado do futebol moderno. Nada têm a temer os adeptos de Lyon, Benzema terá um sucessor à altura.

Enquanto isso, o FC Porto vê os seus cofres encherem-se uma vez mais. Se critiquei a saída de Lucho, fundamentalmente pelas verbas a meu ver baixas que envolveram a sua transferência, compreendo que a saída de Lisandro, embora sempre dura de engolir por aquilo que este representava, era inevitável. O avançado tinha apenas mais um ano de contrato e a oferta do Lyon foi muito boa. Por esta altura vejo muitos notáveis portistas e não só interrogarem-se sobre as constantes saídas dos craques do clube todos os anos. Sobre isso tenho uma opinião, mas vou guardá-la para o próximo post, em princípio.

Agora é mesmo a hora da despedida de mais um dos artistas da nossa liga e, se na final da taça, Lisandro López afirmou que seria portista para sempre, eu também me sinto no direito de dizer com todas as letras: Lisandro para sempre!






3 Passes de rotura:

Numero Dez 9 de julho de 2009 às 02:23  

Mais um grande jogador que sai e na minha opinião deixa o Porto mais enfraquecido!Lisandro apesar de defender outras "cores" tem toda a minha admiração!Foi mais um grande jogador que passou pelo futebol português!
Duarte, Belluschi/lucho, Falcao/lisandro!Serão eles substitutos a altura? cumprimentos

Pedro Veloso 9 de julho de 2009 às 11:32  

Completamente de acordo, o Lisandro é daqueles jogadores que mesmo estando num rival é impossível não gostar, pela classe e profissionalismo que tem. Espero que ele tenha todo o sucesso do Mundo em França e que possa ir ao Mundial-2010!

Duarte 9 de julho de 2009 às 21:39  

É preciso dar tempo quer a um quer a outro, Número Dez. Entretanto dentro do plantel há jogadores que esta época já não vão necessitar de tanto tempo para começar a render porque já estão adaptados. Se o Falcao vier mesmo é de aplaudir. Parece-me uma excelente aquisição, é um jogador diferente de Lisandro porque é mais fixo, mas por aí também não há problema porque para dar mobilidade ao ataque já existem o Hulk e o Rodriguez.