Falcao azul

Já cá está o novo avançado do FC Porto. Radamel Falcao García, colombiano, ex River Plate, foi o eleito para substituir Lisandro López. "El Tigre", como é conhecido, custou quase quatro milhões de euros aos cofres azuis e brancos e tem agora por missão apresentar a qualidade com que vem rotulado da Argentina.

Pretendido pelo Aston Villa, Zaragoça e Portsmouth, a escolha do atleta acabou por recair no Porto, onde poderá jogar na Liga dos Campeões Europeus e ser-lhe-á certamente dado o tempo que necessita para se adaptar e impor o seu futebol. Dele se esperam golos e exibições similares àquelas que fizeram com que, a par de Diego Buonanotte, se tenha tornado na principal figura do River Plate que conquistou o campeonato argentino em 2008. Nunca o vi jogar, mas já tinha ouvido falar bem dele e pelo que dizem é diferente de Lisandro e mais parecido com Jardel por ser o típico ponta de lança fixo. Nada que preocupe pois, para assegurar mobilidade no ataque, Rodriguez e Hulk chegam e sobram e se, quando as bolas chegarem lá à frente, Falcao souber aproveitar, então estamos na presença de um trio de ataque de luxo ao serviço do campeão nacional.

De referir que Falcao chegou a interessar ao Benfica que não conseguiu chegar a acordo com o jogador para que a transferência se concretizasse e, depois de perceber que o Porto estava interessado, optou por declarar o seu desinteresse pelo atleta. Já se sabe que nestas coisas depois a lógica do "adepto" é sempre a mesma. Quando ia para o meu clube era o melhor, agora que vai para o meu rival já não presta e é totalmente desnecessário; o pensamento é mais ou menos este. Aquilo que se passa é exactamente isso. Não é que eu ligue ou valorize muito, mas tive por acaso a curiosidade de ler alguns comentários relativos à ida de Falcao para o Porto no Jornal Record. Os benfiquistas não perderam tempo em apontá-lo como um flop (não sabia que havia um canal português que passava jogos do campeonato argentino para estarem todos tão bem informados sobre as debilidades do rapaz). Só que também me dei ao irónico trabalho de consultar os arquivos do mesmo jornal e, numa notícia passada que dava conta do eminente acordo entre este jogador e o Benfica, os comentários eram totalmente diferentes e cheguei ao cúmulo de ver as mesmas pessoas dizerem coisas radicalmente opostas nas duas notícias.

A verdade é que, depois de Álvaro Pereira, Falcao é mais um jogador que prefere os ares do Dragão aos da Luz. Também nada que deva ser empolado, até porque, como já disse noutro post, estas coisas acontecem com naturalidade. Se o Porto entendesse que Falcao era mau, não o iria concerteza buscar só porque o Benfica estava interessado nele. Além de que aquilo que irá interessar, em suma, é se o seu rendimento será ou não satisfatório e não é o facto de ter sido pretendido por outro clube que pesará nessa avaliação.

Como já disse, nunca vi o jogador em acção, por isso não posso avançar com uma opinião totalmente pessoal acerca das suas valias. Porém, pelas informações que chegaram e a avaliar pelos clubes interessados, merece o benefício da dúvida e portanto olho para esta contratação com um prudente optimismo.

6 Passes de rotura:

Pedro Veloso 17 de julho de 2009 às 21:58  

Duarte isso dos adeptos é sempre assim, qualquer um de nós vira a agulha um bocado consoante as circunstâncias. Passar-se-ia o inverso com adeptos do Porto se o Falcão tivesse seguido o caminho inverso. E até muito sinceramente, nos muitos blogs benfiquistas que frequento por acaso o Falcao nunca foi, mesmo quando era esperado que fosse para o Benfica, uma opção muito desejada, tanto pelo preço como pelo facto de ser um jogador que aqui em Portugal pouca gente já viu jogar

Mas já agora se me permites, quando quiseres ver opiniões de pessoas que percebem de futebol, benfiquistas ou não, não vás à caixa de comentários do Record, aquilo é uma aberração:)

P.S. Acho que foi no dia em que saiu essa capa nojenta que decidi nunca mais comprar o Record

Duarte 17 de julho de 2009 às 22:36  

Claro Pedro, eu referi isso no post. A lógica dos adeptos é sempre a mesma. E falei nos comentários do Record porque são os mais concorridos e reflectem melhor a visão da maioria dos adeptos. Porque a maior parte deles, quando deixa a sua opinião, fá-lo lá, no Maisfutebol e agora também na Bola, não recorrendo tanto aos blogues.

Eu nunca comprei o Record, que me lembre. Aliás agora é raro comprar jornais desportivos quando tenho a possiblidade de ler a esmagadora maioria das notícias na internet. Compreendo a tua indignação, mas como deves calcular, esta manchete não visava atacar o Benfica enquanto instituição, mas sim a direcção de Luís Filipe Vieira. Quem seguiu as semanas que antecederam as eleições no Benfica perceberá que este órgão de comunicação fez campanha contra Vieira e apoiou de Moniz, ao contrário da Bola que se colocou a favor do actual presidente. Aliás se te recordares, neste exacto dia, também Falcao fez a primeira página da Bola que preferiu salientar a "ganância" do atleta, o que é ainda mais ridículo.

Como disse, percebo a tua irritação, mas agora podes imaginar como me sinto eu em relação a um jornal que só faz capas com o Porto quando este é campeão (porque aí não têm outro remédio ) ou quando perde. De resto nem quando joga nas competições europeias, nem sequer nos dias a seguir aos clássicos. Recordo-me perfeitamente de no dia seguinte ao jogo do Porto com o Benfica na Luz, a primeira página deste jornal ter sido apresentada de uma maneira que parecia que o Benfica tinha jogado contra algum clube desconhecido do estrangeiro, já que nem no antetítulo, nem sequer nos tópicos a baixo do título se fez referência ao FCP.

Duarte 17 de julho de 2009 às 22:41  

E em relação ao preço do jogador, quatro milhões não me parece caro para aquele que era um dos melhores do campeonato argentino.

Pedro Veloso 18 de julho de 2009 às 15:17  

Duarte,

claro que neste período pré-eleitoral isso foi tudo notório, o alinhamento de Bola por um lado, contra Record, CM e TVI por outro, foi por demais evidente. E agravou o estado das coisas.

Mas o Record não é de agora, embarca continuamente em mentiras e campanhas sujas. Aliás, essa capa que mostras aí já foi depois das eleições.

Também percebo perfeitamente a tua indignação. É natural que, por questões de audiência, as capas sejam maioritariamente encarnadas, mas concordo que é um escândalo, especialmente em jogos das competições europeias, o ostracismo a que o Porto é votado no dia a seguir. Por exemplo vitórias do Porto em campos tipo Marselha, Istambul, Kiev, etc., seriam glorificadas até à exaustão se fossem vitórias do Benfica. É verdade o que dizes e tens toda a razão. O Jogo por exemplo nisso é mais equilibrado, puxa claramente ao dragão mas faz muitas vezes capa com o Benfica, claro que senão também não era rentável:) Mas também digo que acho que o discurso regionalista do presidente do teu clube contribuiu muito para esta segregação do Porto ao longo das últimas décadas nos diários da capital.

Também tens razão nisso do preço, parece-me de facto um preço razoável. Mas quando me referi a isso o que eu queria dizer é que os benfiquistas não estavam muito de acordo com se gastar mais 4 milhões, depois de todo o investimento já feito e sem se ter vendido quase ninguém, numa solução de ataque quando há outras áreas aparentemente mais carenciadas. Não era o preço do jogador que era alto, tão-só as circunstãncias que não pareciam favoráveis. Agora para o Porto, se ele for bom, vai ser um excelente negócio

André Seixas 18 de julho de 2009 às 17:15  

Só espero mesmo que seja um bom jogador. Lisandro era muito mais do que um ponta de lança. No mesmo jogo, via o Lisandro fazer imensas posições no terreno e tinha uma entrega muita rara para jogador de futebol. Dos ares colombianos, chegou o Renteria... :) Espero que o Falcao esteja bem mais à frente do outro em termos de qualidade.
Guerras entre jornais já são habituais e o ignorar dos feitos do Porto na Europa é regra. Talvez o Pedro tenha meia razão, quanto à justificação para os jornais "afastarem" o Porto das primeiras páginas. É verdade que o Porto cultiva muito uma postura de distância em relação ao Benfica (Lisboa, grosso modo), mas há múltiplas razões por detrás desse afastamento (e não pode ser tudo imputado ao Pinto da Costa). Também concordo com o Pedro quando ele diz que os comentários do Record são aberrações. É que são mesmo comentários deploráveis, na maioria dos casos. No entanto, o Duarte também tem razão quando diz que aqueles comentários reflectem os adeptos e as suas opiniões. Eu julgo que até reflectem um pouco aquilo que somos enquanto povo...

Numero Dez 21 de julho de 2009 às 16:31  

Eu não acho que este falcao seja realmente reforço, acredito mais por exemplo em farias! mas essa é só a minha opinião. Já a tinha antes quando era referenciado como reforço do Benfica. Falcao foi "unhas de fome",como foi Rodriguez (esse sim bom jogador). O dinheiro falou mais alto. E ainda bem, falcao tal como disse o pedro não reunia o consenso de grande parte dos adeptos.