Abram alas que aí estão eles de volta

Os tetra campeões nacionais fizeram esta quarta feira, em Aveiro, o seu segundo jogo de preparação, o primeiro para que os adeptos pudessem ver em peso, e venceram por 3-1 o Leixões. Como já referi, a pré-época para mim não faz minimamente com que se possam antecipar campeões. Se assim fosse haveria dois clubes desde logo consagrados: o Benfica como tetra campeão das aquisições sonantes e o Sporting como tetra campeão do sistema táctico e estabilidade exibicional.

No entanto, estes jogos não são assim tão irrisórios que possam ser totalmente desvalorizados. No Porto sobretudo, havia a expectativa de ver como iria reagir a equipa à saída de duas das suas principais figuras. O que se viu foi que a dinâmica se manteve inalterável. Raul Meireles vai ganhar outro protagonismo no sistema de jogo, Varela parece ser reforço na verdadeira acepção da palavra, Hulk está com fome de bola e Belluschi mostra pormenores de classe. Se a isto acrescentarmos as entradas de Valeri e Falcao (de que falarei num post futuro), o Porto tem tudo para voltar a lutar pela revalidação do título.

Quanto ao jogo em si, a primeira parte foi, quanto a mim, bastante melhor que a segunda. Fernando esteve impecável e permitiu que os azuis e brancos fizessem uma pressão altíssima e não deixassem que os homens de Matosinhos tivessem tempo para fazer a sua defesa respirar. Marcou-se um golo, numa boa jogada de Varela, coroada com um movimento de génio de Hulk que abriu caminho à simplicidade da finalização de Belluschi. Nuno André Coelho e Maicon foram os centrais eleitos para começar o jogo. O primeiro esteve em relativo bom plano, ainda que demonstrando algum nerovsismo natural dadas as circunstâncias, e o segundo, embora discreto, não complicou. Em bom plano esteve também Cissokho. Para os que diziam que vinha desmotivado e arrasado pela esperteza saloia do Milan, aí está uma aparente resposta. Sempre bem, quer a atacar quer a defender.

Na segunda parte foi altura para ver o também reforço Álvaro Pereira em acção. Não teve muito para fazer, até porque, como referi, o segundo tempo esteve mais morto e os jogadores estavam naturalmente mais desgastados. Porém foi possível ver que é um jogador aguerrido e que sobe com frequência, tendo mesmo feito um bom passe para Hulk que não soube aproveitar. De relevante mais, só mesmo para referir que Raul Meireles e Bruno Alves estiveram iguais a si próprios. Aquele que menos me impressionou talvez tenha sido Tomás Costa. Não é que tenha jogado mal, mas pareceu-me muito desaparecido no jogo.

Agora é esperar para ver se Cissokho e Bruno Alves irão ou não sair. No presente momento, o Porto apresenta um plantel com várias soluções e todas elas com vontade de mostrar o seu valor. No próximo sábado os dragões apresentam-se aos seus associados num jogo com o AS Mónaco e será mais um teste interessante, em perspectiva, para a equipa de Jesualdo Ferreira. Até porque mesmo sabendo que estes jogos não significam por si só o sucesso ou o insucesso de uma época, mais vale ganhá-los do que perdê-los .

PS: uma nota apenas para falar da arbitragem. Aquele penalty foi assombroso. Se já estamos assim na pré-época, imagino o que não será quando o campeonato começar e a pressão for maior.

8 Passes de rotura:

André Seixas 16 de julho de 2009 às 04:15  

Acho que está feita a análise, Duarte. O encontro foi agradável, mesmo não sendo jogado a um ritmo elevado, o que é compreensível. Deu para ver que, apesar das saídas de Lisandro e Lucho, o Porto parece manter as mesmas rotinas e boa intensidade. Gostei de ver Varela, mas não me surpreende porque sempre acreditei que ele tinha potencial. Parece-me, claramente, que Meireles vai ter mais preponderância no meio campo, devido à saída de Lucho. Mariano continua um bocado trapalhão, todavia, é muito lutador e tem vindo a afirmar-se. Agora, o apetite fica aguçado para ver o Falcao a jogar com o Hulk e o Cristian na frente.
A minha maior preocupação está nalguns jogadores que não se conseguiram afirmar na última época e que, pelo andar da carruagem, vão ter muitas dificuldades para tomarem um posto na equipa. Destaco o Guarin e o Tomás Costa. O argentino foi titular hoje, mas não foi deslumbrante. Continuo a duvidar muito da capacidade dele em acrescentar algo de positivo no meio campo do FCP, mesmo considerando que ele acabou a última época num bom plano. Quanto ao Guarin, sou de opinião que o colombiano não é para aquela equipa. É um jogador com garra, mas por ser trôpego com muita frequência, torna-se numa peça inconsequente...

André Seixas 16 de julho de 2009 às 04:19  

Em relação à arbitragem, prefiro não tecer grandes comentários, para não provocar uma discussão demasiado inflamada... No entanto, era interessante que outros "passes de rotura" dessem a sua opinião quanto ao penalty cometido pelo Tomás Costa.

Duarte 16 de julho de 2009 às 04:26  

Também espero uma opinião sobre isso, principalmente do Tomás, mas não o Costa:)

Pedro Veloso 16 de julho de 2009 às 11:06  

Duarte e André eu quero comentar é sobre o jogo e o Porto, mas antes de mais em relação à arbitragem não me parece que o penalty do Tomás Costa vos tenha tirado pontos na Liga pois não? Nas outras discussões estava-se sempre a falar de jogos a sério ao longo dos tempos:)

Ainda a propósito da arbitragem, deu-me arrepios aqueles foras-de-jogo marcados ao Belluschi e Zé Manuel na 1a parte, viram? É daqueles que nem intencionais são porque dariam demasiado nas vistas, é mesmo nabice. Espero que não seja um mau prenúncio da incompetência que vamos ver este ano.

Quanto ao jogo, só vi a 1a parte e concordo contigo Duarte. Para mal dos meus pecados, achei o Porto muito forte para esta fase da época:

Na defesa, Fucile com a segurança e raça habituais, N.A.Coelho muito bem, e tem perfil de líder, o Maicon acho que estava mais nervoso, a rever. Mas o destaque vai para o Cissokho, com dentes ou sem dentes vale o que pagarem por ele, continua uma máquina. Aquele pormenor na 1a parte em que desvia de calcanhar e é ceifado por um defesa é delicioso...

Meio campo Fernando continua a crescer e a dominar toda aquela área, até em capacidade de construção, quem me dera ter um 6 destes na Luz. Tomás Costa achei muito fraquinho e Belluschi com muito bons pormenores, além da técnica pura (bem patente no golo) chega muito bem à frente e até me pareceu disponível para defender, embora isso não se tenha notado muito por o Porto ter jogado quase sempre no meio campo leixonense.

Na frente, o Mariano continua a deixar dúvidas, ele técnica tem e às vezes parte os defesas, mas depois frequentemente esquece-se da bola e atrapalha-se todo...
O Hulk infelizmente vai partir tudo e até fez assistências deliciosas, parece com maior visão de jogo. Quanto ao Varela, parece-me precisar de espaço para correr, não é nenhum tosco e nem esteve particularmente mal, mas quando o Belluschi e Hulk começavam ali em passes curtos, toques de calcanhar, etc., o Varela tentava entrar no carrocel e estragava sempre os lances:)

P.S. Grande expressão "Sporting campeão do sistema táctico e estabilidade exibicional" hehe

Anónimo 16 de julho de 2009 às 11:23  

Bem Duarte, bom post, mas deixa-me que te diga, és do mais faccioso que tenho visto.

Dizeresque o FC Porto é roubado até em jogos amigáveis,é um atentado que fazes, já vi pessoas serem presas por menos.
Dps falas de lances que ninguém se lembra..etc.

Eu te digo, o FC Porto é um clube corrupto e tu mete isso na cabeça. Não custa.
O Pedro admite que o SLB é uma confusão e ri-se sobre isso.
Eu admito que o Sporting é um clube sem estaleca, com bons princípios, mas não chega.
Agora tu, admitires corrupção,batota
e vergonha é mais complicado.A sério, não dói, tenta uma vez...
É que a sério, tira-me do sério, parece que estás a gozar.

Tomás

Numero Dez 16 de julho de 2009 às 14:55  

Duarte....arbitragens já?? lol!! Sou da opinião de que todos ja foram beficiados (uns bem mais que outros),mas não deixa de ser hilariante cada vez que um adepto do porto levanta o dedo e diz "fui roubado"! Qtos as contratações... Falcao assinou em 654439384 minutos pelo Porto e ainda bem! Se este estivesse na sondagem que temos no settore era para lá que ia o meu voto! Bruno alves.... espero que saia! Não quero passar mais um campeonato a ve-lo bater em tudo o que mexe, e virem defende-lo para a imprensa de uma forma inexplicavel!Cissokho... bem...lá para vender gato por lebre tem o P.C jeito... vendam rápido antes que se descubra outro problema que não os dentes!QUero com isto dizer que nao considero cissokho mau jogador, acho que é um bom jogador, que não vale é os tais 15 milhoês! saudações!

Duarte 16 de julho de 2009 às 15:51  

Oh meus amigos vamos lá ter calma. Eu só falei na arbitragem no post scriptum e, mesmo assim, fi-lo num tamanho de letra mais pequeno que o normal. Ainda assim foi suficiente para despertar essas almas inflamadas:) Além de que nem sequer fiz uma crítica da arbitragem em relação ao Porto especificamente, apenas alertei para o que pode ser a próxima época se já começamos com erros assim.

Tomás, objectivamente aquilo não foi penalty nenhum, mas nem sei se viste o jogo. E eu não admito nem corrupção nem batota. Admito bom futebol, bons jogadores e nisso o Porto dá goleada há anos. Mas olha não vamos entrar outra vez por aí, está bem? Não é disso que fala o post e eu no outro já deixei que o tema fosse extrapolado, agora gostaria que não acontecesse se não te importas.

Número Dez do Falcao vou falar brevemente. O Bruno Alves também espero que continue, é dos melhores centrais que este país já viu jogar e, no que toca à traulitada, quem já teve o Mozer e o Petit como figuras do seu clube, devia pensar duas vezes antes de criticar. E, em relação ao Cissokho, espero que não seja vendido a não ser pelos tais 15 milhões de euros.

Duarte 16 de julho de 2009 às 20:13  

Concordo Pedro. Aqueles foras de jogo foram pessimamente mal tirados e eram daquelas situações em que, ao contrário do que é normal em lances desta natureza, eram fáceis de ajuizar.

De resto subscrevo tudo o que disseste, parece-me que Tomás Costa começa a ficar sem espaço no plantel. Reconheço-lhe alguma técnica e qualidade com a bola no pé, mas quase nem se deu por ele ontem, além de que é um jogador fisicamente débil. Com a chegada de Valeri, é provável que tenha dificuldades em afirmar-se, pelo menos esta época.