Equipa da Década

O site goal.com, que é, na minha opinião, o melhor site de futebol que conheço, levou a cabo nas últimas semanas uma eleição muito interessante, até pela dificuldade das escolhas e discórdia que gera. Os editores do site foram elegendo, ao longo de vários dias, as equipas da década (2000-2009) das maiores selecções e clubes do mundo, com as escolhas sempre muito bem justificadas, ainda que algumas vezes polémicas. Por exemplo, os leitores italianos passaram-se por o Del Piero ter ficado de fora da squadra azzurra...A título de exemplo das eleições, Portugal foi uma das selecções analisadas, e o nosso onze era:
Ricardo, Bosingwa, R.Carvalho, J.Andrade e Rui Jorge; Costinha, Deco e Rui Costa; Figo, Pauleta e Ronaldo

Mas o climax, a eleição principal, e cujo veredicto até foi adiado por algum tempo porque os editores não conseguiam chegar a acordo no lugar de defesa-esquerdo, foi a equipa mundial da década.

Finalmente ontem lá saiu, como podem ver neste link. Só de ver os nomes que ficam de fora, como C.Ronaldo, Messi, Kaká, Gerrard, etc...mas é um dream team claro e acho que no geral bem escolhido. Se não tiverem paciência para ler o artigo em que se explica tudo, a equipa é: Buffon, Thuram, Nesta, Cannavaro e Maldini; Makelele; Figo, Zidane e Ronaldinho; Ronaldo (o Fenómeno) e Henry

A minha equipa não seria muito diferente desta, mas:

- a defesa esquerdo punha o R.Carlos em vez do Maldini; nesta década ambos ganharam um campeonato do mundo, 2 champions (contando com o título europeu de 99/2000 do Real), 2 títulos nacionais do R.Carlos (Real em 02/03 e 06/07), um do Milan em 03/04, pelo que em títulos "maiores" ganha o brasileiro. E acho que no geral teve sempre, apesar de ser pior defesa que o grande capitão do Milan, uma importância mais transcendental que o Maldini, pelo que atacava e pelos golos que marcava.

- na linha média apesar de tudo tirava o Figo e punha o Gerrard, não porque o Figo não seja um colosso, um dos maiores de sempre e superior no auge ao inglês, mas porque acho que os melhores anos dele foram ainda na década de 90 (por acaso o melhor para mim foi 99/00, o que pela lógica de acima rebate o meu argumento, mas acho que no conjunto dos anos da década tivemos um Gerrard a um nível altíssimo mais tempo que o Figo). Claro que olhando ao palmarés do Figo, e os títulos têm que contar muito, é uma champions, 5 títulos nacionais (apesar de um ganho na secretaria), vice-campeão da Europa e 4º lugar no Mundial com Portugal, bate o Gerrard aos pontos...mas apesar de tudo acho que durante a década o Gerrard jogou mais (admito que possa estar a ser influenciado por adorar o gajo...)

Já agora, o meu treinador da década é o Mourinho...

Critiquem à vontade e deixem as vossas equipas de sonho também:)

10 Passes de rotura:

Numero Dez 29 de julho de 2009 às 15:52  

Interessante post pedro.A minha equipa é então a seguinte!
Buffon

Thuram Nesta Cannavaro Maldini

P.Vieira

Gerrard Zidane

Messi Ronaldinho C.Ronaldo

Ronaldo

Anónimo 30 de julho de 2009 às 01:21  

Veli,so um aparte,o Maldini foi campeao do mundo quando?

Estou totalmente de acordo com o que dizes do Figo, nao o posso considerar merecedor de um dream team desta decada,apesar de ser o meu jogador preferido de todos os tempos.
Digo o mesmo do Ronaldo(fenomeno) e Maldini, e Zidane n sei nao..


Buffon
Cafu Canna Nesta Rob Carlos
Vieira
Lampard
Messi Ronaldinho C.Ronaldo
Van Nistelrooy


Lampard porque ha 8 anos para ca mete 20 golos por epoca e e medio centro,tem uma carrada de titulos ingleses (campeonatos,tacas e supertacas), uma final da champions e umas 4 semi-finais de champions

Ruud porque e o maior goleador desta decada. Pouco espetacular? Certo, mas ele esta la para marcar golos e nao para fazer fintas.

Deixo aqui a minha da decada de 90:

Kahn

Cafu Maldini Sammer Rob Carlos

Petit

Figo Zidane Rivaldo

Jardel Ronaldo

q saudades!

Tomas

Duarte 30 de julho de 2009 às 02:01  

A minha equipa mundial seria esta:

Casillhas; Maldini, Nesta, Cannavaro e Thuram; Makelele, Gerrard e Zidane; Ronaldinho, Ronaldo e Henry.


A equipa nacional era esta:

Vítor Baía; Bosingwa, Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente; Costinha, Rui Costa e Deco (mesmo sabendo que os dois são incompatíveis); C. Ronaldo, Figo e Pauleta.

Off topic: desculpem não ter podido postar ultimamente, mas tem-me sido impossível. Prometo voltar ao Settore em breve. Um abraço meus amigos.

Anónimo 30 de julho de 2009 às 02:44  

buffon
zanetti cannavaro nesta r.carlos
vieira lampard
cr9 zidane kaka
r9


paulo.

Pedro Veloso 30 de julho de 2009 às 10:52  

Obg número dez. Gd equipa mas tens que tirar um:)

Tomas tens toda a razao, esqueci-me que o Maldini ja n tava na selecção em 2006. Gd equipa da decada de 90 mas o emmmanuel petit deve ser um jogador fetiche teu, qndo tinhas roy keane, redondo, paulo sousa (e o que me custa escrever este nome lol...) ou até davids

Abraço Duarte e até breve. Tb concordo com Nuno Valente vs Rui Jorge, no Baía ja tenho algumas duvidas

Paulo vou-te matar por deixares ronaldinho de fora:)

Tao e misters malta? concordam com o Zé Mário? Tambem podem escolher o Trap, treinador da década do SLB lol. Ja agr, equipa da decada do SLB: Enke (Quim), Miguel, Luisao, Ric.Rocha e Leo; Petit (Katso), Tiago (M.Fernandes), Simao e Geovanni; Van Hooijdonk (Miccoli) e Cardozo.

Anónimo 30 de julho de 2009 às 17:40  

Treinador do seculo: Ze Mario dos Santos Mourinho Felix (sem duvida)

SLB: Enke,Miguel,Leo,Luisao,Meira,Petit,Tiago,Simao,Geovanni, Hooijdonk e Cardozzo

Portugal:

Ricardo,Miguel,Carvalho,J.Andrade,N.Valente,Costinha,Maniche,Deco,Ronaldo,Figo e Pauleta

SCP:

Schmeichel(Ricardo), Rogerio, Polga(A.Cruz), Beto, Rui Jorge, Rochemback, Moutinho (Viana), Barbosa ( Nani ou Quaresma), J.Pinto , Jardel e Liedson

Tomas

Duarte 30 de julho de 2009 às 17:54  

Esqueci-me do treinador. Seria o Mourinho, claro.


O meu onze do Porto seria: Vítor Baía (Helton); R.Carvalho (J.Costa), Pepe (Jorge Andrade), Bosingwa (Paulo Ferreira), Nuno Valente (Cissokho); Paulo Assunção (Costinha), Lucho (Maniche ou Alenitchev), Deco (Diego ou Anderson); Quaresma (C.Rodriguez ou Drulovic), Derlei (Hulk) e Jardel (McCarthy ou Lisandro). O treinador seria também o Mourinho

Anónimo 31 de julho de 2009 às 08:38  

FCP:

Baía,Bosingwa,Carvalho,J.Costa,N.Valente, Maniche,Lucho,Costinha,Deco,Quaresma(Derlei) e Lisandro

O meu fetiche não é o Petit veloso, o meu fetiche é o médio centro canhoto e o Petit enquadra-se aí, rompia de trás com a bola colada ao pé, era uma maravilha
E rabo de cavalo melhor que aquele só o do folião algarvio com camisa as flores de cor berrante e super bronzeado,David Seaman.

um abr, Tomás

Anónimo 31 de julho de 2009 às 08:44  

Deixo Hulk,Rodriguez e Anderson de fora porque tiveram muito pouco tempo e havia alternativa.

Jardel porque só jogou em 2000 e só teve uma taça de portugal pelo FCP esta época, era injusto estar à frente do McCarthy,Lisandro e Derlei

Drulovic jogou só em 2000 e a muito pouco gás.

No SCP, perdi a cabeça, o Cruz é mt melhor que o Polga, teve em 2 campeonatos e tudo. Troco Cruz por Polga,óbvio.

No SLB, Katsouranis tb é forte, mas Tiago era melhor e muito me custa deixar Nuno Gomes de fora.

Na selecção deixo Rui Costa de fora porque na década de 2000 só fui titular indiscutivel no Euro 2000, em 2002 era meio suplente do J.Pinto, até entrou no fim contra a Polónia para fazer um golo de sola e depois apareceu Deco. Como são incompatíveis e era um crime deixar Maniche de fora, optei por deixar o 10 de fora.

Década de 90:

Baía, A.Xavier,Couto,J.Costa,Dimas,P.Bento,P.Sousa,Rui Costa,J.Pinto,Figo,Futre

Eu sei que não tem ponta de lança, mas não faz mal porque também jogávamos sem ponta de lança.

Quem se lembra de irmos jogar à Alemanha no apruramento do França 98 com uma dupla de avançados composta por......Rui Barros e J.Pinto ? uma dupla com um jogador de 1,59 e outro de 1,70


Tomás

Pedro Veloso 31 de julho de 2009 às 10:50  

Foi mesmo??? Só me lembro do golo do Barbosa e do Rui Costa a ser expulso depois pelo Marc Batta. Mas lindo. Só mesmo Portugal para jogar assim lol. Isso era mel para aqueles comentários típicos do Gabriel Alves, sobre a força da técnica contra a técnica da força, sobre o baixo centro de gravidade e repentismo dos artistas lusos contra a dureza de rins dos centrais germanicos, tipo Wörns