Sporting...um novo paradigma?

Os primeiros tempos de José Eduardo Bettencourt (JEB), na linha do declarado na campanha para as eleições, mostram um Sporting mais ambicioso, apostado em contratar verdadeiros reforços em vez de explorar continuamente o filão da formação.

A contratação de Matías Fernandez, sem dúvida um excelente jogador, por um valor que o Sporting já não gastava há algum tempo, enquadra-se nesta filosofia. É uma filosofia que tem muito de toque pessoal de JEB, alguém com experiência profissional muito válida mas também com uma dose de paixão há muito arredada do clube.

A questão, obviamente, é saber se há capacidade financeira para gastar mais no futebol. Não creio que haja muita, fala-se em Caicedo mas duvido que se consiga ir buscar o jogador, pelo menos sem ser por empréstimo. De qualquer forma, para o Sporting poder ambicionar a voos mais altos não há outra hipótese, é preciso investir (de forma racional, naturalmente), não é por certo com contratações do género "regresso de Carlos Saleiro" que se ganham títulos...

3 Passes de rotura:

João 29 de junho de 2009 às 13:48  

A racionalidade do investimento em jogadores mais caros é sem dúvida uma das chaves para o sucesso e acredito que o JEB pode trazer melhorias ao SCP a esse nível, assim como à galvanização das hostes! Contudo, a se aposta em jogadores com outras credenciais se tornar mais constante, não creio que constitua um novo paradigma pelo facto que a aposta na formação se manterá sempre. Principalmente quando muito dos jogadores da formação têm qualidade para levar o SCP a outros voos, especialmente se no 11 houver alguns desses jogadores de "créditos firmados" que dêem mais experiência e estabilidade ao plantel. A "formação" já mostrou a sua qualidade (não me refiro somente à de Luxo, ao formar dos melhores jogadores do mundo, mas à corrente,constante, de menor nível mas que dá segurança e chega pelo - para as exigências do futebol nacional e como se tem visto, para chegar aos oitavos da champions). e já teve épocas em que teve a um pequeno passo de estar em massa numa equipa que quase foi campeã! Há o fatídico "quase" (à Peseiro), dirias sempre:P Mas é melhor muitas x apostar "num" Saleiro, que se identifica com o clube e é +barato, do que desatar a ir buscar mais "Buenos" ou então "Deivids" (viu-se depois que tinha +qualidade que por cá mostrou) por 4 milhões. Principalmente quando o SCP de momento não tem as condições financeiras e as receitas para compensar muitos investimentos falhados como terão o Porto e o Benfica. A aposta também faz sentido com os "novos tempos" em que tantas vezes se discute o número mínimo de jogadores nacionais que deveriam alinhar nos onzes e é sem dúvida bastante benéfico para o futuro do futebol português no que respeita às selecções nacionais. Espero ver mais como Matías a chegar, mas se não for possível acredito que estratégia deve passar por ter alguns jogadores como o Saleiro que, de acordo com a opinião do P. Bento, merece uma oportunidade! E é um Sr. que já veio desmistificar a ideia de que tudo o que é formação não pode ter a ideia certa que jogará na equipa sénior do SCP! Quanto ao Caicedo também acho que deve ser difícil mas como provavelmente terão excessos de avançados (o Bojinov é que era!!) a coisa pode ser facilitada. E há a Champions para também combater a concorrência!Abraço!

Duarte 29 de junho de 2009 às 18:43  

Bettencourt é da mesma linhagem de Soares Franco e isso parece-me positivo não só para o Sporting como para o futebol português. Porém acho-o um pouco populista em demasia, às vezes o reverso da medalha do populismo, quando as coisas começam a correr mal, é perigoso.

Desportivamente o plantel está estabilizado, o que não garante nada, visto que estabilizado já ele está há 4 anos e não tem chegado para o 1º lugar. Porém se o objectivo tácito for o 2º lugar, jogadores e treinador dão garantias.

Ironias à parte, acho que Matias Fernandez tem tudo para se afirmar no futebol europeu, não percebo como Pellegrini não o conseguiu aproveitar melhor no Villareal. Caicedo está longe de ser um diamante em bruto, mas pode ser útil a confirmar-se a sua contratação.

Concordo com o Pedro quando diz que não é o regresso de Saleiros e outros que tais que fará o Sporting subir qualitativamente. Para tal é preciso um reforço do plantel com jogadores comportáveis financeiramente, mas de qualidade, eventualmente estrangeiros, uma coisa não impede necessariamente a outra.

Numero Dez 30 de junho de 2009 às 13:24  

Defendo a aposta nos jovens da academia, mas penso que tranferencias como a de fernandez so trás competitividade e um atrativo a liga portuguesa. Penso que um misto destas duas politicas de reforços beneficia o Sporting! Certo é que a confirmar-se falcao e esse tal reforço que o duarte fala, juntando aos já confirmados, todos em boa forma, teremos um campeonato bem intressante! Assim o espero, como adepto acima de tudo!