JJ


Jorge Jesus. Curto e grosso. Na apresentação como treinador do Benfica, só espantou quem não o conhece. Superconfiante (fanfarrão, como diria o Manuel Machado), o mestre da táctica referiu vezes sem conta a vontade - mais que isso, a certeza - de vir a ser campeão na Luz e debitou estatísticas de cor sobre a história do Benfica.

É evidente que forçou um pouco a nota para tentar ultrapassar o passado sportinguista e as feridas abertas na nação encarnada pelas declarações depois do último Benfica-Braga, mas não é menos evidente que estamos perante alguém que - e isso é uma enorme vantagem face a, por exemplo, Quique Flores - conhece muito bem a grandeza e a realidade do clube. JJ sabe que no Benfica só se pode ganhar e vai dar tudo para ganhar. No SLB isso muitas vezes não chega, mas creio que na conjuntura actual melhor escolha não havia. A propósito, para os que não conhecem, partilho esta peça que resume muito bem, no meu entender, como é Jorge Jesus.
P.S. Esta semana tem também sido fértil em apresentações de candidatos e movimentos; reservarei um comentário para quando as candidaturas e, espero, as propostas, estiverem todas mais definidas
Pedro Veloso

9 Passes de rotura:

Duarte 17 de junho de 2009 às 23:46  

Não tenho grande coisa a acrescentar Pedro. Jorge Jesus foi igual a si próprio, para o bem e para o mal.
O facto de dizer que vai ser campeão no Benfica é arriscado. Mas isso cai bem a qualquer adepto. Toda a gente gosta de treinadores ousados e que arrisquem, sendo certo que o reverso da medalha é o facto da cobrança ser maior, no caso de insucesso, do que se o discurso fosse mais moderado.

Pedro Veloso 18 de junho de 2009 às 00:18  

Sim sem dúvida Duarte. Aliás em Portugal os técnicos tendem sempre a optar pela via moderada, em parte como defesa, em parte por uma questão cultural (não somos muito dados a riscos). A excepção claro era o José Mourinho

Numero Dez 18 de junho de 2009 às 21:41  

Pedro ainda não entendi se és contra ou a favor do escolhido ter sido Jesus! Era o teu treinador ou apostavas em mais um ano de quique?

Pedro Veloso 20 de junho de 2009 às 13:15  

Sou a favor, completamente!

Não me agrada nada a ideia de mudar de treinador todos os anos, e em nenhum dos anos recentes isso devia ter acontecido (embora, e ao contrário do que muitas vezes se diz, nem sempre tenha sido o Benfica, mas sim o técnico em causa, a querer sair).

Agora, este ano, e apesar de simpatizar com o Quique, acho que os resultados eexibições foram tão fracos face ao plantel que tínhamos que não havia margem para continuar.

Por outro lado, acho que a escolha de Jesus é a melhor. Na minha opinião, ele é mesmo muito bom (e acha-se muito bom, o que ainda é melhor), e sobretudo tem algo que nos tem faltado: conhece muito bem o futebol português, as equipas adversárias...e como elas pensam e se preparam quando defrontam o SLB, porque ele já esteve desse lado. Em termos comunicacionais também já se faz compreender bem:) Tem algo que me coloca reservas no entanto, a sua tendência para gritar e até insultar os jogadores que não cumprem. Com as primadonas da Luz, não sei se isso resulta, mas para isso tem que ter total apoio e cobertura de Rui Costa e LFV.

Só espero é que a massa associativa também o apoie:)

Anónimo 20 de junho de 2009 às 23:52  

Este blog fez uma grande contratação, Pedro Veloso, um grande amigo meu,sem dúvida a pessoa que conheço que mais sabe de futebol, acreditem que não são poucas.

Quanto a JJ, Veloso, tu bem sabes que tal como tu, o adoro, e não é coisa recente, há 6 anos quando andávamos nos salesianos já gostávamos dele, tal como do Vitor Manuel.

Jorge Jesus é sportinguista, quem está mais por dentro sabe isso, como adepto do Sporting espero que esteja em missão suicida. Já deu o 1º sintoma: fazer regressar Luis Filipe e Marcel, fazer regressar Sepsi (acho bem pois nunca deveria ter saído). Acho que Coentrão (que em nada é pior que o Di Maria) deveria ter nova opourtunidade e o Freddy Adu a mesma coisa, não sei se sabem mas o Freddy Adu no SLB marcou um golo em cada 66 minutos, e como lhe retribuiram?...Dispensando-o. Adu marcou 5 golos, tantos como o Suazo. Do outro lado da 2ª circular numa época antes Purovic marcou 6 golos na época toda e Tiuí marcou 3 golos em pouco menos de 300 minutos. Com estes números, penso que os benfiquistas têm que reflectir.

Quanto às eleições do Benfica, como sabes Veloso, também sou sócio do Benfica e uma coisa eu te garanto, Vieira terá os meus votos, não sei bem quantos são, só sei que sou sócio há quase 21 anos, e terá os meus votos porque no que está bem não se mexe e eu adoro o trabalho do Vieira, por mim ficava lá mais 20 anos.

Saudações Leoninas

Anónimo 20 de junho de 2009 às 23:53  

Esqueci-me de assinar,
Tomás

Pedro Veloso 21 de junho de 2009 às 00:29  

Tomás muito obrigado pelas simpáticas palavras e pelos comentários, espero que sejas um visitante regular, até pelo muito que também percebes de bola:)

Curiosamente tinha sabido isso de seres sócio do SLB hoje pelo teu primo, não fazia a mínima ideia! Sinto-me embaraçado por um sportinguista como tu ter mais votos que eu lol (tenho 9 anos de sócio, são 5 votos contra os teus 20 creio). Quando tiveres um cargo directivo em Alvalade vou-te lixar com esta informação...vais mesmo votar?!

Grande abraço

Anónimo 21 de junho de 2009 às 01:01  

Votarei no Vieira com todo o prazer.

Não tenhas ideias de me lixar quando eu tiver um cargo directivo em Alvalade, pois esse tipo de ameaças só dará mais forças ao meu plano B, ser presidente do Benfica e acabar com esse clube.

E conseguiria sê-lo, pois sou sócio desde que nasci, e quem duvidasse do meu "benfiquismo", eu convidaria para um Quizz sobre o Benfica, onde aposto, que passaria com distinção.

Logo, caro Veloso, não tenhas ideias.

Tomás.

Pedro Veloso 21 de junho de 2009 às 21:36  

lol olha aí tens uma grande ideia, infelizmente estou certo que derrotarias muitos ditos notáveis do clube nesse quiz...:)

Grande Abraço