O Casillas português - parte II


Finalmente uma oportunidade é dada ao guarda-redes da selecção nacional, Beto. Quando há dias escrevi aqui um comentário sobre o então jogador do Leixões, tinha a secreta esperança de poder voltar a este assunto brevemente e assim foi. O internacional português já é jogador do Porto, assinando contrato com os dragões válido para as próximas quatro épocas desportivas.


A transferência envolveu o maior secretismo. Sim, já se tinha comentado e não é uma novidade completa, mas nos últimos dias pouco se tinha falado nisso. Aliás o site do FC Porto conseguiu apanhar de surpresa todos os diários desportivos deste país, sendo o primeiro a dar conta da transferência. Até ao momento não são conhecidos os detalhes desta transferência. É sabido que Beto tinha com o Leixões uma cláusula de rescisão de um milhão de euros, mas é para já pouco crível que os tetra campeões tenham gasto esta verba no jogador. Não me admiraria se Ventura fosse emprestado como moeda de troca, mas é apenas uma suposição.


É sempre de saudar quando os valores que actuam em clubes de menor dimensão têm a oportunidade de dar um salto qualitativo na carreira, não procurando novos horizontes em campeonatos desconhecidos, cuja única vantagem que têm é o de pagarem mais aos atletas. Agora Beto terá a concorrência de Helton na baliza. É difícil de dizer com certeza se será titular ou suplente, até porque a empatia entre o brasileiro e a massa associativa do FCP é grande. Pessoalmente prefiro o Beto, só que também não posso afirmar peremptoriamente se este conseguirá adaptar-se às exigências próprias de um clube com a grandeza do Porto, só o tempo dirá, mas até para isso é preciso que lhe seja dada uma oportunidade.

12 Passes de rotura:

Pedro Veloso 18 de junho de 2009 às 00:34  

Bem Duarte até já dás notícias quase em primeira mão:) Acho que é uma boa contratação para o Porto, embora não saibamos se vai vingar. A massa associativa do fcp não está já um bocado farta dos erros do Helton em alguns grandes jogos?

Duarte 18 de junho de 2009 às 00:44  

É verdade que os portistas começam a ficar saturados dos erros do Helton que ainda por cima vêm nos jogos decisivos, quase sempre. Mas o homem é uma simpatia para com as pessoas, seja pela forma como agradece quando o nome dele é cantado no estádio, seja pela simplicidade com que trata as pessoas que o abordam na rua. Essas coisas caem sempre bem e é natural que haja uma empatia de parte a parte.

André Seixas 18 de junho de 2009 às 18:17  

É um belíssimo guarda-redes e, em minha opinião, merece inteiramente a oportunidade. Agora, num clube com outras exigências, tal como o Duarte referiu, vai ter a hipótese de se afirmar. É sempre bom lembrar as belíssimas opiniões do Jorge Jesus sobre o Beto...
O Helton é muito apreciado pelos adeptos pelo seu carisma, mas a sua insegurança leva-me a autênticos ataques cardíacos. Se o Beto aproveitar, com segurança, uma oportunidade num jogo de grande importância, vai ser difícil o Helton permanecer o dono da baliza.

Numero Dez 18 de junho de 2009 às 21:38  

Duarte...isso é que foi antecipação...;) Acho que no fundo ja sabias do interesse no beto...lol!

Duarte 18 de junho de 2009 às 22:15  

Confesso que tenho algumas facilidades no acesso ao jogador:)

Anónimo 21 de junho de 2009 às 00:01  

Quando li o título deste artigo, até pensei que se falava de Rui Patrício, esse sim o Casillas português, estampa física muito semelhante, pé esquerdo na bola, ambos seguros (com as devidas proporções) e o mesmo estilo. Ao R.Patrício falta-lhe claramente fazer defesas impossíveis (atributo que Stoijkovic tinha), mas de época para época está cada vez mais seguro e é mesmo muito forte no 1 para 1 com jogadores isolados, para mim será o guarda redes da selecção dentro de 2 anos. (já com o novo seleccionador)

Quanto ao Beto, percebo que gostem dele pois faz defesas brilhantes, é um facto,mas para mim não me enche as medidas, tal como diz o JJ e com razão,o Beto é baixo e isso no topo do futebol mundial vê-se, na Liga Sagres não, mas na Champions sim. Não me venham com conversas do estilo "ai o Bento também era baixo e eram um grande guarda redes"...tudo bem,mas são tempos diferentes. O Beto para mim faz lembrar o Yannick ex Alverca e ex Bisca Lambida, quando os jogos davam na televisão, um gajo(eu inclusive e penso que tu Veloso também) até se entusiasmava e dizia que tinha era que ser convocado para a selecção francesa,mas depois os números diziam-nos que era o guarda-redes mais batido do campeonato.
O que penso do Beto, é que "é muito para a fotografia".
Gosto mais do Quim,Moreira,Eduardo e Patrício.
Porque precisa o SLB de um guarda redes?

Tomás

Pedro Veloso 21 de junho de 2009 às 00:52  

A analogia do Duarte entre Beto e Casillas, daí o título, era devido não às características de ambos, mas ao que uma pequena oportunidade pode fazer por uma carreira, como explicado por ele no primeiro post sobre o Beto.

O SlB precisa de um gredes porque não tem nenhum indiscutível, Tomás. Eu gosto do Quim mas o Quique acabou-lhe com a carreira.
Discordo da tua avaliação, acho o Beto melhor que esses guarda-redes todos, embora concorde que tem tendência para a foto.

E o Patrício então é como o Duarte diz no outro post, tenta sempre defender com os olhos!

P.S. Lol foste desencantar o Yannick...defendia muito, então na Luz com o Alverca dava-me uns nervos, engatava sempre grandes jogos!

Duarte 21 de junho de 2009 às 00:56  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 21 de junho de 2009 às 00:59  

Tomás, admito que possas não gostar do estilo do Beto, não concordo minimamente, mas respeito.

Vires falar no Eduardo é que não posso deixar passar em claro. O Eduardo de facto é alto, mas já cometeu erros colossais, por exemplo naquela saída assombrosa no Braga x PSG. E não foi este lance apenas, até pela selecção já comprometeu e muito em erros que não deram golo por pura sorte. O Beto contra a Estónia, ainda que num jogo amigável, esteve muitíssimo seguro.

O Rui Patrício admito que ainda tem margem de progressão, mas até agora tem também ele cometido muitos erros. Como escrevi no primeiro post sobre o Beto, é daqueles que, não tendo muitos recursos, usa os olhos para defender, claro que digo isto com ironia, mas é verdade e não foi só no golo do Bruno Alves. A única parecença com o Casillas só mesmo o facto de serem esquerdinos porque de segurança enfim...

Comparei o Beto ao Casillas pela espectacularidade e por uma situação. Se leres o primeiro post que dediquei a este assunto, perceberás.

O Jorge Jesus defendeu o peixe dele quando disse, antes do Braga-Leixões, que o Beto era baixo e não podia ser um grande guarda-redes. Porém ao fazê-lo entrou naquilo que mais abomino nele, pese embora reconhecer-lhe qualidades, ou seja a tendência para se parecer com Manuel José, o que, por outras palavras, significa ser arrogante e indelicado. O mind-game do senhor Jesus correu mal, até porque perdeu o jogo e o Beto não sofreu nenhum golo para azar dos azares.

O Beto não é alto de facto, mas compensa isso com uma grande agilidade. Se chegará ou não para a champions, veremos. Eu também não dei como certo que ele irá singrar nos palcos internacionais. O que disse foi que se se exibisse num dos 3 grandes com a qualidade e à vontade que teve no Leixões, seria titular indiscutível e, em relação a isso, não retiro uma vírgula.

Duarte 21 de junho de 2009 às 01:02  

Estive para aqui com um grande texto, quando o Pedro disse o mesmo que eu queria dizer e em menos palavras, mas pronto a intenção é que conta:)

Tomás, já agora bem vindo ao Sector Ofensivo e espero ver-te a continuar comentar os nossos posts futuramente. Um abraço.

João 25 de junho de 2009 às 18:54  

“Acho que o Benfica devia contratar o Brian Corck do Perth Glory! É barato mas seguro e valoriza-se rapidamente...”
Este é um dos géneros típicos de comentários que inundaram os blogs, sites e fóruns desportivos mais conhecidos de Portugal! Estava-se há vários anos, nas fases das conquistas Europeias e internacionais do FC Porto e nas boas prestações da selecção nacional no Euro 2004 e mundial 06. Tal facto gerou uma onda que motivou muitos e as primeiras edições do FM que aproveitaram o belo sucesso dos clássicos CM para pegar de estaca, levaram ao ponto de haver aficionados que mandavam comentários destes na net, alguns de jogadores criados pelo próprio CM e FM!! Era frequente vermos estas aves raras a tecer opiniões destas e a defenderem-nos, dizendo que o CM e o FM têm a maior lista de olheiros do mundo (o que até levou o Bolton a fechar um contrato com ela no ano passado) enquanto entravam em vias de facto com os treinadores de bancada mais sérios ou conhecedores da ciência do futebol. Consequentemente, pela época dourada do grande Boom dos blogs, pelas “guerras” e boa disposição que nos davam e pelo panorama desportivo nacional em que estes comentários surgiram,haver um num blog já é sinal de alguma mística (atrevo-me a fazer uma analogia com as os suspiros que os ultras dão ao recordarem os anos 80 e 90, em que o futebol era quase “só para homens” e as bancadas eram de pedra!), pelo que espero que à semelhança de todo o trabalho, empenho e entusiasmo de todos os participantes deste blog, a primeira frase supra-citada seja também uma das pedras para elevar a qualidade, alegria e sucesso do projecto inerente a este cantinho da blogosfera, o 5º poder :)

João 25 de junho de 2009 às 18:55  

Comédia à parte, ao longo deste ano fui trocando impressões com o Pedro sobre o Beto como seria natural devido ao seu percurso no Leixões.Fez uma época fantástica e penso que merecia dar o salto para um grande. À partida, Benfica e Porto afigurar-se-iam-se como os principais interessados. O Porto pela situação actual do Helton que já aqui foi referida, com o Nuno já velhote e o Ventura ainda “verde”. O Benfica – especialmente se mantivesse o Quique- pelo facto do Moreira e do Quim já se terem sido “desgastados” ou “queimados” na última época. O Sporting nem vale a pena falar pelo crescente desenvolvimento do patrício , como o Tomás referiu, e por todas as críticas que o Paulo bento aguentou ( e bem na minha opinião)e toda a confiança que depositou nele.

Sempre achei que o Beto merecia a oportunidade de mostrar o seu valor num clube mais competitivo apesar de haver frequentemente o risco de revelar-se um “flop” ou efectuar exibições de menor nível. Nos últimos anos houve inúmeros guarda-redes que brilharam a um nível altíssimo esporadicamente, como yannick, palatsi, marco, o próprio Eduardo. Muitos não mantiveram esse nível no mesmo emblema ou em clubes de semelhante dimensão enquanto um ou outro não foi feliz em equipas de maior dimensão. No entanto o Beto mostrou essa consistência ao longo de toda a época e não só nos típicos jogos com os três grandes, onde ganham enorme projecção. Tal facto é suportado em parte (pois há mais 10 em campo) pelo Leixões ter sido a 4º melhor defesa do último campeonato. Acabou mesmo com uma bela estreia pela selecção nacional ao invés da exibição tremida do Eduardo no seu último jogo. Era contra a estónia mas Beto sem dúvida que lidou bem com a pressão.
Pessoalmente acho que o Benfica não precisa de um novo guarda redes pois reconheço grandes qualidades ao Quim. É verdade que teve uma altura em que parecia um coador (13 golos em duas semanas ou qualquer coisa assim, nãofoi? Possivelmente estou enganado no número exacto) e tantas outras em que não defendeu ou não deu tranquilidade à defesa nas duas oportunidades que o adversário tinha por jogoc( e que um clube grande indubitavelmente precisa), mas todos sabemos que muito guarda-redes têm fases e a pressão e compreensão na luz para certas realidades é muito parca. Mas a comprar alguém, penso que o Beto seria uma boa primeira escolha. Barato e com garantias. Claro que a compra do Andujar se compreenderia pelo seu cartão de visita portentoso mas inflelizmente para os benfiquistas preferiu o poderosíssimo Catania (a Champions mudava tudo...). Falou-se em Eduardo um pouco vagamente por analogia com JJ e mais fortemente do Pele, que é caro eindisciplinado! Logo não seria melhor guardar esse $ para reforçar outras posições? Vamos a ver! Cumprimentos!


P.s: Há já célebre expressão procura de “ponta-de lança de créditos firmados” do Benfica, junta-se a crescente tendência de procura de um guarda-redes “seguro e com impressionante estampa física”:P