Casos da Jornada 2010/2011 - 4ª Jornada

V.Guimarães-Benfica


16': Golo legal de Edgar, que estava em posição regular no momento do passe de João Ribeiro.


22': Decisão errada do auxiliar Luís Marcelino, ao assinalar fora-de-jogo a Saviola quando este se isolava para a baliza.


37': Grande penalidade por assinalar a favor do Benfica, uma vez que Ricardo, na tentativa de aliviar a bola, pontapeia a perna de Aimar.


40': C. Martins vê amarelo num lance em que nem falta faz (cortou a bola limpamente sobre Toscano).


45': Javi García faz falta banal sobre um adversário e, educadamente, questiona o auxiliar sobre a infracção. Amarelo que não se percebe, quando tantas vezes há insultos aos árbitros e eles fazem ouvidos de mercador.


50': Olegário Benquerença, a 5 metros do lance, faz vista grossa a uma carga de João Alves sobre Carlos Martins dentro da área. Novo penalty por marcar para os encarnados.


58': Cardozo vê-lhe ser assinalado um fora-de-jogo no limite. Uma vez que qualquer parte do corpo (excepto os braços) contam para a marcação do offside, e ele me parece ter o tronco adiantado em relação ao último defesa vimaranense, aceita-se a decisão do fiscal-de-linha. Na sequência do lance, o paraguaio disparou para a baliza e viu um amarelo que me parece um exagero absurdo - não é propriamente um lance para perder tempo.


67': David Luiz, num lance em que nem toca em Toscano (mergulhou), vê mais um amarelo...


69': Alex (já com amarelo) tem uma entrada bastante perigosa sobre Coentrão, Luisão (capitão) vai falar com Olegário e este nem pensa duas vezes, saca outra vez do bolso.


Com os dois penalties por assinalar (0,75 de um golo cada, ou seja 1,5 golos no total), o resultado justo seria a vitória do Benfica.


Sporting-Olhanense

38': No caso do jogo, a jogada do golo de Jardel não deveria ter sido interrompida. O árbitro André Gralha terá assinalado uma falta sobre André Santos, supostamente agarrado por Yontcha, mas errou uma vez que as imagens mostram apenas agarrões mútuos e, no caso, até mais o avançado a tentar libertar-se do agarrão do trinco leonino. Por maioria de votos na caixa de comentários, por parte dos leitores, e uma vez que o lance foi anulado uns segundos antes do golo ter sido marcado, considera-se que não há golo anulado.

90': Fora-de-jogo à pele tirado a Saleiro, mas correcto.


90+4': Apesar de quase todos os comentadores não o considerarem, na minha opinião há penalty cometido por Maurício sobre Liedson. A ideia que ficou na altura é de que o central foi (e é) bem mais forte, mas houve também uma carga ilegal com o braço.


Sem golo anulado, e uma vez que há um penalty a favor do SCP, o resultado ajustado é a vitória do Sporting.

FC Porto-Braga


31': Choque entre Elderson e Falcao, sendo que o bracarense tem a posição ocupada e depois há um contacto normal. Nada a assinalar.


52': Novo lance na área visitante, neste caso com Falcao e o central Rodriguez. Apesar de não ser muito intenso, a verdade é que desta feita Falcao se vê ilegalmente empurrado pelo adversário, o que, naquela posição, foi mais do que suficiente para o derrubar. A meu ver, penalty por assinalar a favor do FCP.


90': Outro caso da partida, com Paulo César a tentar o remate acrobático e a falhá-lo, sendo que Belluschi está nas suas costas e interfere com o lance. Com o avançado no ar, um toque nas costas faz a diferença, pelo que creio que Pedro Proença (gostei da forma como deixou o jogo fluir nesta partida) deveria também ter marcado uma grande penalidade a favor do Braga.

Vitória portista sem contestação.

Classificação Ajustada da Liga

FCP - 12 pontos
Braga - 7 pontos
Sporting - 7 pontos
Benfica - 6 pontos

Nota: A verde as alterações resultantes do facto de se ter mudado o veredicto no lance do golo de Jardel.

8 Passes de rotura:

Mac 17 de setembro de 2010 às 20:05  

Foras de jogo como o de Saviola não contam nada?Nem 0,25?O homem vai isolado para a baliza...

Mac 17 de setembro de 2010 às 20:05  
Este comentário foi removido pelo autor.
Tomás Pipa 17 de setembro de 2010 às 21:23  

Veloso, deixa-me contestar o lance do tal golo que dizes que foi anulado ao Olhanense.

Quando o Jardel cabeceou a bola já o jogo está parado, se tu reparares o Rui Patrício não se fez ao lance mor já o jogo estar parado. Logo não há golo anulado, há sim um gajo do Olhanense que cabeceia para a baliza do Sporting com o jogo já parado. Ele nem deveria ter rematado porque se arriscava a ver o amarelo.

Depois o árbitro marcou falta de Yontcha sobre A.Santos, que não se vê na televisão porque os dois não aparecem na imagem no inicio (quando a falta foi apitada), logo não sei como podes negar ter existido uma falta. O Yontcha fez a falta e acatou a decisão, tal como não houve sequer um contestação vinda do banco de suplentes, nem dos jogadores do Olhanense em campo!

Nesse mesmo lance, há um gajo do Olhanense (já com o jogo parado mas antes do cabeceamento de Jardel) que tenta derrubar o Evaldo, este como é de ferro não caíu. Nesse mesmo lance (depois do árbitro apitar e antes do Jardel cabecear) o Carriço é empurrado e por isso fica desiquilibrado e impossibilitado de saltar (podes ver nas imagens).

Por isso tudo, acho que não podemos falar de um golo anulado. O ano passado também não considerámos uma vez um golo mal anulado ao Falcao porque o jogo já tinha sido interrompido e o Falcao rematou depois.

Espero que leias isto e ajas em prol da verdade desportiva!

Tomás Pipa 17 de setembro de 2010 às 21:29  

Veloso, e para que não digas depois que cabecear sem oposição não quer dizer nada, aqui te deixo um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=2zKqmIRJkg4

Os jogadores profissionais, como tu bem sabes quando não tem pressão fazem coisas maravilhosas. Lembras-te dos golos do Manú (na altura no Máritmo) e do Castro (Olhanense) em Alvalade?É normal que quando não se está pressionado que eles façam coisas dessas, afinal de contas são profissionais e treinam todos os dias.

Tomás Pipa 17 de setembro de 2010 às 21:38  

Mac, percebo a tua indignação, mas não vale 0,25 porque tu nem podes ter a certeza que o Saviola remate ou mesmo que seja apanhado pelos defesas. Afinal de contas teria que correr meio-campo com a bola contra a defesa do Vit.Guimarães. Daí entendo que sugiras uma probabilidade de 0,25 que no caso do Saviola até deveria ser mais.

Mas depois também darias a mesma probabilidade ao H.Postiga que jamais conseguiria marcar? Então e depois como fazias com o resto da malta do campeonato?

Não sei se te recordas,mas no ano passado, ano de estreia da nossa Liga da Verdade, na 1ª jornada tivemos esse problema quando gamaram um fora-de-jogo ao Paços contra o FC Porto, acho que ao Ciel, e esse gajo mesmo com o jogo parado e a baliza aberta conseguiu falhar.

Depois há aqueles gajos que não jogam nada e que tem uma técnica monstruosa. Por exemplo, o Néné (ex Nacional) quando chegou deveria ter uma probabilidade de quanto?Quando na realidade deveria ter perto de 1.

Agora mete em média 25 jogadores por equipa vezes 16 equipas e ter uma probabilidade diferente para cada uma.

É mm bué fodido fazer uma Liga da Verdade infalível. Este ano inovámos com isto das probabilidades dos penaltys, mas mesmo assim não estamos totalmente convencidos.

João 18 de setembro de 2010 às 04:22  

Pedro também mostro formalmente a minha contestação no lance do Olhanense.O jogo foi parado antes, não houve golo portanto golo mal-anulado. A própria explicação veio veiculada nos jornais.

Anónimo 18 de setembro de 2010 às 11:21  

Veloso, com todo o respeito, a palhaçada continua.

Pedro Veloso 20 de setembro de 2010 às 10:42  

Bom, eu discordo completamente: vi os lances até à exaustão no Dia Seguinte e se há falta de alguém entre André Santos e Yontcha é do médio do SCP, e por outro lado acho que o Rui Patrício não parou com o apito (ouvido durante o cruzamento) e seria golo à mesma. Porém, como sempre fizemos,se há uma maioria de opiniões discordantes isso deve ter sido em conta, pelo que vou rectificar.