Porto 2010/2011

Afigura-se o recomeçar da redondinha nos relvados nacionais! Altura de altas expectativas em que se olha para "a galinha da vizinha", mas aqui ao contrário do ditado popular, a nossa parece sempre melhor. Contratações frustradas são rapidamente desvalorizadas, vendas efectuadas são sobremaneira valorizadas e do ponto de vista contrário, as compras "foram sempre pelo melhor preço". É o espírito competitivo no seu melhor.

Analisando o meu clube, importa num primeiro momento comentar a postura de A.Vilas Boas, para já encontra-se centrado apenas em trabalhar, não aparece constantemente nos media, resguarda o seu método de jogo, ao contrário do que muitos lhe apontavam, parece ser um treinador mais interessado que a equipa tenha a sua imagem, do que propriamente promover a sua imagem. No Porto isso é nesta altura deveras importante, permite o sossego do trabalho necessário para uma pré-época. Em termos de ideal de jogo, parece-me pelos jogos iniciais que o sistema táctico se irá manter no entanto privilegiando uma actuação mais preponderante do miolo. A ver vamos.

Guarda Redes:

Contratação de Kieszek de forma a reforçar uma posição que a meu ver já oferecia muitas garantias. Sem julgar o valor deste jogador, penso que a sua contratação tapa a vaga de 3º Guarda Redes que deveria ser entregue à formação, não compreendo nem aceito que se invista milhões em melhorar condições de treino da formação, que se idealize projectos como o 611, que se crie a Dragon Force, e que não se consigam obter resultados. Das duas uma ou estamos a falhar ao nível de planeamento de treino na formação, ou estamos a financiar o 13º mês de um agente qualquer.
Os outros dois jogadores, Helton e Beto, partem a meu ver em igualdade de "armas" para discutir a titularidade na baliza.

Defesa:

Miguel Lopes, Maicon, Addy penso que são pedras que devem ser vistas como 2º hipóteses e nunca como possíveis titulares indiscutíveis. Addy, considero apenas pelos jogos feitos pela selecção da sua categoria do Gana. Miguel Lopes pela raça e virilidade, Maicon, já mostrou ter a segurança que se procura no defesa central, no entanto falta-lhe alguma maturidade, dai, não o considerar para 1º escolha.
Álvaro Pereira, Fucile, Rolando, considero absolutamente intocáveis dado a escassez de opções de 1 linha.
Não consigo perceber o que faz Stepanov e Sapunaru no plantel do Porto, se o primeiro não reúne qualquer condição exigida para um defesa à Porto o segundo já demonstrou por várias vezes um comportamento desviante, seja a atitude com a selecção do seu pais bem como o seu comportamento no clube que esteve emprestado.
Quanto aos reforços, Emidio Rafael e Sereno,infelizmente, não oferecem garantias de competitividade à 1 linha de defesas, sendo por isso mais dois a lutar pelos lugares no banco.

Meio Campo

Penso que se nada se alterar o F.C.P possui no seu plantel o plantel mais forte, mais variado, mais volatil do que qualquer outro clube Portugues neste momento. Ruben Micael oferece a simplicidade, Raul Meireles a eficácia, Guarin o remate portentoso da segunda linha, Bellushi o virtuosismo, Fernando a consistência táctico-defensiva. Trabalhando este meio-campo desde a pré-época penso que permitirá um melhor entendimento entre elementos, possibilitando e potencializando uma mas rápida basculação da equipa para o ataque originando transições mais rápidas, mas ao mesmo tempo mais elaboradas.
Sergio Oliveira e Castro, finalmente os vejo a calçar as suas chuteiras e a discutir uma pré-época com o plantel sénior do Porto, é importante ter estes jogadores num primeiro plano, mesmo que não entrem na maior parte das contas do treinador, irão perceber como funciona o balneário do Dragão, saber o quanto pesa a camisola no escalão principal, entender o que nós os adeptos queremos. Aplaudo a subida destes ao primeiro escalão.

Avançados:

James Rodrigues, alegadamente "raptado" ao clube da 2º circular cujo o estádio está por pintar por falta de verba, parece ser um jovem que irá dar muito que falar, rápido sem ser precipitado, inteligente sem ser complicado, bom pé sem ser de "rodriguinhos", um caso sério neste plantel. Uma opção válida para a ala ou como segundo avançado.
Hulk, o incrível, o indomável, o imparável, já de tudo lhe chamaram, dele só espero o que vi apôs o castigo, um jogador de e para a equipa, um batalhador em prol do colectivo, algo que antes não vimos. E que bem Hulk joga para a equipa, desequilibrando, criando espaço, passando letalmente,

 
Varela, um ala à antiga, gosta de colar à linha, gosta de ir para cima do adversário, não tem medo de encarar a descida à grande área, todos esperamos que consiga voltar ao nível que nos deixou, oxalá a recuperação assim o permita.
Falcao, o melhor avançado a actuar nos nossos relvados, um caso sério de entrega dedicação, um jogador com faro de golo, dá gosto ver este rapaz de azul e branco, tão novo no clube e já um dragão dentro e fora de campo. Repito as palavras referentes a Sergio Oliveira e Castro mas agora centrando-me em Ukra. Um jovem que deu nas vistas no Olhanense tem agora a sua hipótese no Plantel A, esperemos que haja paciência com este jovens...e que não acabem vendidos ao desbarato (como Helder Barbosa por exemplo)

Como devem ter reparado não analisei os casos de Bruno Alves, João Moutinho e Kleber (este último ainda não oficialmente confirmado), pois bem, decidi analisar estes três pontos de uma forma individual dada a preponderância que podem vir a ter no seio do plantel azul e branco.

Bruno Alves, o nosso capitão! Aqui reside a chave e a resposta para o Porto 2º ou 3º classificado ou o Porto Campeão Nacional 2010/2011. Eis a minha visão, perdemos Nuno Espirito Santo, uma das vozes do balneário, um capitão, um senhor dentro do plantel, independentemente do seu valor em termos futebolísticos é inequívoco afirmar que Nuno era preponderante no controlar e incentivar de emoções, em criar a dinâmica de grupo coeso e unido, e agora, sendo, que julgo ser, obrigatório vender um dos dois activos mais valiosos ( R. Meireles e B.Alves) não podemos dar ao luxo de vender Bruno Alves, porque pura e simplesmente, abrimos uma brecha enorme na defesa, obriga o Porto a entrar no mercado à procura de uma primeira opção para a defesa, atrasa a preparação de um sistema de jogo, método de jogo, ( é de comum conhecimento que a preparação de uma equipa começa na defesa) e ao mesmo tempo perdemos uma referencia do balneário, não posso conceber que tal aconteça, é entregar a Supertaça ao nosso rival directo, é começar uma época em contra pé, é dar azo a indefinições de liderança no plantel, pura e simplesmente estragar o que está perfeito.

João Moutinho : Uma jogada de mestre, dizem uns, um péssimo negocio outros, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. João Moutinho é sem dúvida um de meio-campo que mais garantias oferece no futebol português, é jovem, conhece o futebol, tem um toque de bola soberbo. Sem dúvida do ponto de vista desportivo, um check mate exemplar. 11 Milhões muito dinheiro? Não considero, prefiro dar esta quantia por um jogador português, por um jogador conhecedor do nosso campeonato, um jogador que conhece o Porto e o que os adeptos aqui exigem, do que contratar um qualquer argentino, brasileiro cujas as garantias são apenas hipotéticas. Não sendo necessária a venda de qualquer jogador, neste caso referindo apenas o caos de Raul Meireles, temos um caso serio no meio-campo, afigura-se como sendo um meio campo portentoso no controlo e na imposição de ritmo de jogo, e que jogo será com a dupla Meirelles Moutinho.
Agora o ponto de vista financeiro, não o ponto de vista do valor da transferência mas o ponto de vista salarial. Cristian Rodrigues assinou pelo Porto em 5 minutos e deu se calhar 5 meses de trabalho em revisão de folhas salariais dos elementos mais preponderantes do plantel da altura do Porto, e agora? Como é? Como é que vai ser recebido este salário? Exigencias poderão ser levantas, mau estar instaurado, é preciso agir com pinças neste detalhe, e se a isso juntar ( do meu ponto de vista impensável) venda de Bruno Alves, temos um caso de ausência de liderança no balneário com cisões dentro deste. Aguardemos pacientemente.

Por fim, Kleber, digam o que disserem, não é jogador para o F.C.P, não concebo a sua atitude para com os dirigentes maritimistas, não aceito o seu comportamento, sinceramente penso que não será uma peça fulcral no nosso onze, ainda mais agora que já se fala da confirmação de Walter e não surgem ofertas que satisfaçam Farias e o F.C.P.

Espero estar daqui a um ano a festejar com todos aqueles que comigo partilham o amor pelo Azul e Branco do Dragão...

10 Passes de rotura:

Anónimo 14 de julho de 2010 às 14:42  

"...o F.C.P possui no seu plantel o plantel mais forte, mais variado, mais volatil do que qualquer outro clube Portugues neste momento..."
"...Falcao, o melhor avançado a actuar nos nossos relvados..."
"...James Rodrigues, alegadamente "raptado" ao clube da 2º circular cujo o estádio está por pintar por falta de verba..."
Dá para ser mais faccioso e estupido?

Pedro Veloso 14 de julho de 2010 às 18:06  

Capo bom post, embora eu sendo rival tenha obviamente uma visão mais pessimista sobre o Porto, cuja construção do plantel me deixa bastantes dúvidas.

Falando sobre o meio campo, a situação é a mesma que no ano transacto (sem dúvida há imensa qualidade), mas na troca directa Meireles-Moutinho (Meireles vai sair certamente), sobretudo jogando o Porto em 4x3x3, acho que ficam a perder porque o Moutinho é pior para as transições que o R. Meireles. Se fosse um 4x4x2 losango, p.ex., havia mais espaço para um jogador de posse como o Moutinho. Vai depender muito também do que é hoje o Moutinho, se consegue ultrapassar ou não a estagnação em que caiu - qualidade tem, claro.

Depois, neste momento conto 6 extremos para 2 lugares, o que é demais nomeadamente não tendo os 2 Rodriguez sido baratos: os 2 Rodriguez, Varela, Hulk, depois ainda Ukra e Mariano mas esses claramente atrás na grelha de partida.

Na defesa acho que continua a faltar um central de classe superior ao Rolando e tudo ainda pode ser pior se sair o B. Alves, até porque ficariam sem nenhum líder de balneário (muito bem nesse aspecto a entrada do P. Emanuel para a equipa técnica).

Uma palavra de elogio para o AVB, que tal como dizes parece estar a trabalhar bem e sem grande show-off.

Só não percebi também a do "pintar por falta de verba"...

Abraço

Capo di tutti capi 14 de julho de 2010 às 21:47  

Falcao é o melhor avançado, não tenhas duvidas, Cardozo é extremamente letal e Liedson confere uma maior movimentação ao ataque, mas Falcao junta os dois num só, apenas lhe falta altura.
Relativamente ao James, se não conheces o significado da palavra "alegadamente"...tenho pena.
E já agora, da proxima vez, se quiseres ser levado minimamente a serio, assina o que dizes.

Pedro, tudo bem? Permite-me discordar, penso que a situação não é a mesma, Ruben Micael faz este ano a pré-época, e sinceramente conto mais com ele para as transições, do que com Moutinho. Alem de que temos Guarin que surge como "opção", comparativamente com o ano passado que surgia apenas como candidato a um lugar no banco.

Relativamente à defesa, concordas então comigo, que a saída de Bruno Alves não pode ser vendido...

Eu tinha ideia que o Estádio da Luz no plano inicial era suposto ser pintado por fora, ficando vermelho a parte ainda em "cimento"....

PS : O Sporting vai jogar na primeira divisão?

Abr

João 14 de julho de 2010 às 22:59  

Boa noite Capo! Boa análise. Acho que o porto reforçou-se bem (falta o avançado) e apresenta um meio campo mais forte, principalmente se Raul Meireles ficar, o que não me parece impossível se o Bruno Alves sair. Este será muito mais difícil de substituir,e além disso esse quadro afigurar-se-á muito perigoso para a qualidade defensiva da equipa. De qualquer modo, além de Moutinho, em relação há um ano o clube ganhou a recuperação do guarin e a entrada do Souza.

Compreendo também o ponto de vista do Pedro relativamente aos extremos, são bastantes para 2 lugares. De qualquer modo. Hulk poderá jogar como peça mais avançada da equipa quando Falcão não puder (Farías deve sair) e para uma equipa que quer atacar todas as competições, incluindo Liga Europa, é melhor ter opções um pouco em excesso do que em defeito. Já para não falar da possibilidade de lesões, situação a que C. Rodriguez tem-se mostrado muito atreito.

João 14 de julho de 2010 às 23:09  

Quanto ao SCP, é pré-época!É importante errar agora. Claro que a equipa está a jogar pouco mas até ao fim do defeso tenho fé que muita coisa irá melhorar e chegarem mais valias. E tendo em conta o nº de novos jogadores é compreensível o futebol praticado em alguns momentos. E que eu saiba o porto também não anda a deslumbrar contra equipas da 4ª divisão holandesa!

Capo di tutti capi 15 de julho de 2010 às 13:49  

João, o que eu acho relativamente ao Sporting é que esta época esta de mal a pior...
Enquanto que o Porto joga com equipas da 4 divisão e reconheço, mal...no entanto é perceptivel que tal aconteca visto que é uma equipa em construção. O Sporting além da má politica de contratações está a fazer uma escolha completamente errada de adversários de pré-época...arriscando-se a levar goleadas, o que não augura nada em termos animicos nem permite grande evolução tactica.

João 16 de julho de 2010 às 02:31  

Concordo com a crítica aos jogos do SCP, acho importante haver realmente um meio termo na exigência do adversário.Contudo, com o PSG o SCP fez uma boa primeira parte e foi por falta de soluções que não discutiu mais eficazmente o resultado do jogo. Com o tottenham arrisca-se a levar mais, espero que a defesa melhore. Vamos a ver!abraço

Anónimo 18 de julho de 2010 às 12:45  

é vender o B. Alves e o Meireles... Próxima dupla será Rolando e Sereno(ou novo central a chegar)!com a chegada de Kleber e Walter estão garantidas as opções atacantes....

Luis Santos 22 de julho de 2010 às 11:13  

Capo tu és um granda palhaço pá.
Tripeiro filho de uma granda puta andas a comer coco.Tens o plantel mais forte?ganha juizo.A vossa defesa parece manteiga seu cabrao.

PS-Ainda o teu treinador mamava na tetinha da mama ja o JJ andava a treinar

Luís Marques 29 de julho de 2010 às 17:24  

"Falcao, o melhor avançado a actuar nos nossos relvados,"

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Sim, até é melhor que o Saviola!

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL