O caso João Moutinho


A última época futebolística Sportinguista, como todos sabemos, roçou a mediocridade. Conflitos entre dirigentes e adeptos, dirigentes e jogadores, castigos mal aplicados, demissões, exibições fraquíssimas, maus resultados desportivos e muitas histórias mal contadas. O defeso adivinhava-se portanto fulcral para uma reestruturação da política em Alvalade e como base de uma preparação sustentada para a nova época, contemplando aspectos como o reforço da equipa e a blindagem do balneário. Espectava-se que pelo menos uma das jóias da coroa do clube se pudesse transferir, nomeadamente Miguel Veloso ou João Moutinho, com o primeiro a encabeçar grandemente a lista das probabilidades e as manchetes dos jornais.


Contudo, surpresa! Da noite para o dia, o capitão da equipa de Alvalade (o mais jovem de sempre a sê-lo), símbolo da formação e principal imagem da equipa, transferiu-se para o FC Porto. Nos dias seguintes, através da imprensa e das declarações de Costinha e JEB, ficou-se a saber que o jogador havia forçado a saída, manifestando a sua vontade de sair através de diálogos, sms, recusa em treinar e, por fim, declarações incompreensíveis para um capitão: “no Usbequistão, Benfica ou FC Porto quero é ganhar mais”; "nunca mais vou vestir a camisola do Sporting"; "dei a minha palavra ao FC Porto que ia ser jogador deles" ou "quero tanto sair que ajudo e coopero com tudo o que quiserem dizer nos jornais, assumindo a responsabilidade".

Este comportamento chocou os dirigentes leoninos e posteriormente os adeptos, já que até então João Moutinho havia tido sempre um comportamento exemplar dentro do campo como jogador, e fora deles apenas manchado (sem muita gravidade na minha opinião) com as declarações públicas que efectuou no flash interview em 2008 referente à sua vontade de sair para o Everton. Desde aí tornou a sua posição pública mas sempre foi profissional, sacrificando-se pela equipa e a nível pessoal ao fazer todas as posições no meio campo, mostrando-se aplicado, coerente em todas as suas declarações nos piores momentos da última época e, apesar de ter baixado de rendimento desportivo, foi sempre dos poucos jogadores que mantiveram um nível exibicional satisfatório em 2009/2010.

O clube actuou bem: procurou satisfazer o jogador, aumentando o seu vencimento e tornando-o o mais bem pago do plantel a par de Liedson. Reduziu também a anterior cláusula de rescisão para 22,5 milhões de Euros de forma a facilitar uma saída no futuro.

Deste modo, o clube procurou dar contrapartidas ao jogador face ao interesse de Bolton e Everton (ambos clubes sem grandes perspectivas de sucesso competitivo, principalmente o primeiro), assim como facilitar uma saída no futuro, situação que se sabe nunca ter sido descartada face à necessidade de reestruturar o plantel, especialmente após se ter verificado uma estagnação da sua evolução como jogador. O potencial e a fiabilidade exibicional ainda as mantinha, mas para esta época deixou de haver intocáveis.

Contudo, Miguel Veloso “explodiu” em 2009/2010, rubricando exibições de grande nível e afigurando-se como uma possível peça fundamental para a nova época, tanto mais que está provado que é bastante polivalente. Seguido por grandes nomes da praça Europeia, esperavam-se (e esperam-se) propostas importantes para o cofre de Alvalade, sendo expectável que a sua venda permitisse segurar João Moutinho. O contrário também poderia acontecer, se bem que tal facto fosse menos credível, pois apenas o Everton continuava a manifestar publicamente interesse no capitão (o que não significa de todo que não tivesse mercado) e porque Miguel Veloso, ao contrário de Moutinho, havia sendo protagonista de maior número de boatos, notícias e declarações relacionados com a vontade de se transferir para o estrangeiro, criando alguns braços de ferro com a direcção do Sporting no passado.

Miguel Veloso foi até há pouco tempo um jogador bastante criticado pelos adeptos em função desse passado, entretanto bastante esquecido e compensado pela sua entrega e exibições nos últimos meses.

Assim, a venda de João Moutinho para outro clube não era expectável, subscrita com a não convocatória do jogador para a África do Sul, facto que lhe terá retirado cotação e diminuído no mercado. Foi também uma das razões que terão sido apontadas para a “explosão” do seu descontentamento.


Tendo em conta os factos anteriormente referidos, esperava-se que o Sporting o transferisse rapidamente, tendo em conta o comportamento deplorável (tornou-se efectivamente uma “maçã podre” como JEB referiu) como profissional e capitão, mas para um clube estrangeiro. Pina Zahavi e outros quatro empresários a soldo do clube de Alvalade procuraram nichos de mercado mas foi referido que ninguém mostrou interesse, aparecendo só…o FC Porto!

O SCP negociou-o assim por menos de metade da cláusula de rescisão, permitindo um encaixe financeiro significativo e assegurando os préstimos de Nuno André Coelho. De igual modo, viu a dívida relativa à venda de Hélder Postiga ser perdoada, assim como a obtenção de 25 % das mais-valias da futura venda de Moutinho num montante superior aos 11 milhões da transacção.


O negócio foi apelidado por muitos como bom para ambos os clubes e sinal de “evolução da maturidade do futebol Português”. Para mim foi mau para o Sporting (com potencial para se tornar péssimo) e óptimo para o Porto. Passo a explicitar:

- Para o clube das antas foi óptimo. Reforçou o meio campo com um activo conhecedor do futebol Português, uma aposta ganha em polivalência, entrega em campo, um nível exibicional no mínimo médio e constante e, além disso, a possibilidade de formar uma grande dupla com Raúl Meireles. De igual modo, tem probabilidades de aumentar o seu potencial e desenvolvimento como jogador, já que se encontra à partida numa equipa mais competitiva e com menor exigência expectável de sacrifício posicional da sua parte. Se bem que o investimento do FC Porto tenha sido elevado, prevê-se a venda de Bruno Alves e/ou Raúl Meireles. Sendo o último provavelmente o eleito, o clube perderia uma possível dupla portuguesa muito boa no meio campo mas a fiabilidade de João Moutinho face ao risco de apostar num activo estrangeiro a contratar é uma mais valia para o Porto, como referido no último post pelo Capo. Por último, é um culminar de um namoro antigo, obtendo um jogador com garra e dedicação, “à Porto” como gostam de dizer, a “preço de saldo” (face ao seu potencial) e também enfraquecem um rival directo que se encontra igualmente em processo de reestruturação. Caso o Porto fique aquém das expectativas e face a um Benfica favorito como candidato ao título, prevê-se que a luta para alguns ou muitos objectivos seja contra o Sporting e, deste modo, há maior probabilidade de um rival mais fraco.

- Para o Sporting, mau. Para mim logicamente há pontos positivos: 11 milhões de Euros mais um central alto como pretendido por Paulo Sérgio, perdão da dívida antiga do pior avançado do Sporting na última época. Verbas importantes para atacar o reforço da equipa neste defeso, mas há alguns aspectos que destaco:

1) A venda ao um rival directo é, em 1º lugar, fortalecê-lo. E de modo importante, tendo em conta o já referido!

2) A venda a um rival directo afecta a imagem e credibilidade da direcção, agrava a desconfiança dos adeptos, fere o seu orgulho e a crença no sucesso da renovação da equipa e fornece uma imagem social de incapacidade e impossibilidade de resolver os problemas financeiros e de mercado sem ser fornecer o maior símbolo do clube a um competidor directo. Soa a traição para muitos, a sub-alternidade para outros, a um péssimo negócio para terceiros ou como a gota de água para outros.

3) Face à situação desportiva e da direcção nos últimos meses, estes acontecimentos são mais uma grande acha para a fogueira que tem vindo a arder alto em Alvalade. O risco de renovação da equipa aumentou e a pressão sobre o sucesso futuro aumentaram. Deste modo, o insucesso desportivo futuro assim como o sucesso portista e/ou do jogador em questão poderão tornar-se armas fortes de contestação e revolta à direcção na próxima época.

4) Das declarações de JEB e Costinha, pareceu-me que o Sporting pecou gravemente na celeridade com que quis resolver este problema. Justificaram que João Moutinho não tinha mercado, pelo que foram forçados a vendê-lo ao clube das Antas. Todos sabemos que o mercado de transferências se encontra estagnado e “lento” em função do mundial e da crise financeira. Só nas últimas semanas irá acelerar, portanto tendo-se J. Moutinho desvalorizado na última época, era expectável que não tivesse propostas antes do terminus do África do Sul 2010! Não acredito que um jogador da sua qualidade não pudesse ser vendido futuramente, mesmo por valor mais baixo, a um clube de 2ª linha avançada da Europa!

5) Aparentemente há uma série de histórias mal contadas relacionadas com o decorrer do processo pelo empresário Pini Zahavi, tendo chegado mesmo a mentir aos dirigentes Sportinguistas sobre as negociações do jogador com o Porto ou do interesse deste no mesmo (depois apresentou desculpas). Perante estes factos e face à exigência de J. Moutinho se transferir para o Norte, considero que essa solução nunca poderia ser equacionada, até pela questão moral e de o clube não se vergar perante a demanda do capitão.



6) Se o timing da venda do mesmo justificava-se pela necessidade de encaixe financeiro para futuros reforços, verifica-se o referido no ponto 3 relativamente à estagnação do mercado. Como prova deste facto, o clube após a venda de Moutinho ainda só assegurou Valdés por valores muito próximos relativamente ao que se vinha andado a falar há várias semanas. E pelos vistos, não providencia financeiramente a capacidade de assegurar Drenthe. Até à data aparentemente não se verificaram consequências directas, esperando-se que estas ocorrem futuramente mas sempre após o mundial!

7) Se o SCP vender Miguel Veloso, como parece ser provável, são dois jogadores muito importantes do miolo da equipa que saem. Mesmo que João Moutinho não pudesse ser recuperado, não custava nada tentar multá-lo ou ameaçá-lo com o facto de não jogar durante a época inteira (aliás, eu e seguramente muitos exigia-o!). Recordo que o Sporting é uma das maiores instituições desportivas nacionais, para muitos a melhor, e tendo em conta a condução deste processo e as declarações dos dirigentes, parece-me óbvio que o Sporting cedeu à chantagem do jogador, meio justificada pela necessidade de reforçar a equipa e resolver o problema ambiental e de balneário que poderia ocorrer (Costinha não iria ter mão de ferro, como frequentemente referiu?). João Moutinho tinha contracto, tinha que o cumprir e seria do superior interesse do Sporting providenciar esse seu direito ou no mínimo, demonstrar que tem austeridade disciplinar. Tenho a certeza que se o clube em questão fosse o Benfica ou o Porto, as respectivas direcções providenciariam que o jogador ficasse meses sem jogar se necessário, recuperando-o ou transferindo-o para o estrangeiro. Além disto não tenho dúvidas que no Porto teria visitas no parque de estacionamento se lá jogasse.



8) Tendo em conta os casos de indisciplina veiculados pela imprensa nos últimos meses (Liedson, Stojkovic, Vukcevic, Miguel Veloso, J. Moutinho) e verificando-se que as peças basilares do Sporting como Liedson, Polga e Miguel Veloso estiveram envolvidos nesses casos ou perderam competitividade ou serão provavelmente transferidos, a saída de João Moutinho arrisca deixar o balneário do Sporting sem uma voz forte e competitiva em campo (Liedson tem vindo a ser contestado na última época segundo a imprensa face à impunidade de que beneficiou) e, do modo como foi feita, transmite uma potencial volatilidade futura da direcção do Sporting a casos de indisciplina, quer relativamente a casos de pancadaria, quer a situações de desejo de saída (Miguel Veloso, Izmailov (?), Stojkovic, Vukcevic, etc). Estas situações podem-se agravar quando alguns jogadores já constataram que quem é intocável nunca foi de modo aparente severamente castigado na última época quando havia razões para isso, em prol da defesa da competitividade do clube.

Como Sportinguista é com bastante apreço que vejo o apoio em torno da equipa que temos. Está-se a transmitir confiança, espaço e tempo à equipa técnica e direcção para fortalecer o projecto Sporting!

Contudo, considero que uma época ao nível da última (ou nem tão pouco) terá com bastante probabilidade no caso João Moutinho um aspecto importante que poderá auxiliar desenvolvimentos nocivos de balneário e na direcção Sportinguista. Isto apesar de nunca negar que houve contrapartidas positivas para o clube nesta situação e que serão proveitosas para o mesmo. Muito fica para contar até porque o jogador não falou, talvez futuramente se saiba algo mais mas isso não será decerto relevante em nada para o destino e sucesso do clube, a não ser que o mesmo não corra bem como referi anteriormente.

A fé de Sportinguista mantém-se, venha o espectáculo da nova época!


14 Passes de rotura:

JOAQUIM SANTOS 16 de julho de 2010 às 01:03  
Este comentário foi removido pelo autor.
JOAQUIM SANTOS 16 de julho de 2010 às 01:06  

Devo dizer que serás dos primeiros sportinguistas que vejo comentar o caso…
Porque ate agora os que tenho visto mais agastados com esta situação tem sido os benquistas!!! Ate o meu "caro amigo" rui santos apresentou uma votação no seu programa em que perguntava quem seria beneficiado e prejudicado nesta transferencia - porto, sporting, ambos, nenhum ou benfica! ridículo!!!

O que acho disto tudo…
O porto fez uma grande contratação, concordo com a analise que fazes sobre o FC do Porto com o o João moutinho, discurdando apenas de um ponto… o moutinho não jogará certamente ao lado de Meireles porque este estará mesmo de saída, ou quanto a mim não se justificaria ao porto gastar tanto dinheiro por um médio como o moutinho se o Meireles ficasse.

Quanto ao sporting… penso que esta a sofrer pela lei do mercado, ha clubes compradores e clubes vendedores, e os compradores andam sem dinheiro (a excepção do benfica que a custa do petróleo pode dar se ao luxo de gastar milhões em frangueiros!). O sporting esta numa situação de fragilidade financeira a muito tempo, situação essa que as igualmente frágeis direcções não conseguem esconder, ou contrario do que acontece com o benfica. Acrescendo o facto da falta de resultados desportivos que motivam os jogadores a rumar a outras paragens.

E com muita pena minha que digo isto, e espero não magoar ao dize lo, mas penso ser a melhor leitura desta situação, neste momento a nível competitivo o sporting não se pode equivaler ao Porto ou ao Benfica. Neste momento esta ao nível dum Braga ao de um Guimarães para o futebol português. Penso que os jogadores e a própria direcção sentem isso mas não o demonstram como e claro. Nem fazem muito para mudar a situação, senão vejamos como exemplo a reviravolta que deu a imagem do benfica nos últimos tempos, de clube na falência para um clube comprador, endinheirado e vencedor,… Falsa aparência! Mas motivadora. Fruto de manobras de markting e jogos de bastidores na banca. Penso que o sporting neste momento não consegue vender a sua marca e também não faz muito por isso, e perde constantemente terreno para os seus adversários directos. E perde assim poder negocial para vender um jogador como o Moutinho para um grande estrangeiro. Porque toda a gente sabe que o sporting esta vendedor e precisa de fazer dinheiro todos os anos, porque o principal objectivo passa por organizar as contas, o porto nunca venderia um jogador como o moutinho por esse preço, e dou outro exemplo, o porto nunca venderia o Di Maria pelos ridículos 50 milhões que pediam por ele, mas certamente vendia acima dos 25 milhões… e tudo uma questão de posição no mercado. Enquanto o sporting não conseguir blindar a informação que sai ca para fora da direcção e do balneário, e tomar outra posição ao nível do mercado e no tratamento da sua imagem, vai caindo na desgraça. Dizes e muito bem que no porto um caso como o moutinho ficaria encostado um ano se fosse preciso, e verdade, porque os objectivos primários do porto não passam pelo abatimento do passivo mas sim pela conquista de títulos, ja no sporting ninguém tinha coragem de fazer uma coisa dessas.

Contudo, penso que o sporting nem fez um mau negocio, partindo do principio que teria mesmo que vender o moutinho, dificilmente ganharia mais do que o que o porto deu. Penso que neste momento ninguém daria mais, e as hipóteses seriam encostar o moutinho ou ficar com a pedra no sapato a época toda e que iria desvalorizar ainda mais. Assim encaixou 10 milhões, ficou com um central bastante promissor, tenho muita pena que o Nuno André Coelho tenha saído, e ainda pode vir a ganhar algum dinheiro numa futura venda o que e bastante possível.

não tenho tempo para mais….

João 16 de julho de 2010 às 02:27  

Olá Joaquim! Tocaste e muito bem nas necessidades financeiras do SCP e na relação com a venda do Moutinho, mas acho que a mesma teria sido possível mais tarde neste defeso e para o estrangeiro mesmo assim. Concordo também que o SCP à partida não apresenta a competitividade dos rivais directos, mas estará sempre superior a um Braga (que não da época passada) e de um Guimarães, pelo menos em recursos, nomeadamente financeiros. Além disso, por vezes o SCP com muito esforço e dedicação supreende, como nos tem habituado em alguns contextos nas últimas épocas quando tem lutado muitas vezes com menos recursos que Benfica e Porto. Contudo, é lógico que será tarefa muito difícil e previsões para esta época penso que só se poderão fazer com maior certeza lá mais para a frente do defeso. Discordo que a equipa esteja a ser mal reforçada totalmente, Valdés parece-me um bom jogador e a defesa é de momento o único sector que se encontra mais forte que no ano passado. Espero mais e melhor, mas vejo que é com bastante dificuldade que se tem trazido reforços que melhoram a equipa. abraço

Capo di tutti capi 16 de julho de 2010 às 09:49  

Sem querer especular, mas vinculando algumas informações que tem sido tornadas "publicas" por entre murmurinhos entre paredes do Dragão, ao que parece a vinda de Moutinho não obecede unicamente ao interesse desportivo e ao espectro financeiro directo(salarial).

Ao que pude apurar, e dai o interesse em sair do Sporting UNICAMENTE para o Porto deve-se a uma dívida antiga do seu pai e dele numa obra megalomana de construção civil, que já há algum tempo para cá tinham tornado a sua vida num inferno...recebendo inclusivé ameaças de morte a si e à sua familia...

Pelo o que me foi apresentado, Moutinho não vai receber um sálario astronomico, sendo aproximadamente o mesmo que recebia em Alvalade, no entanto viu saldadas as suas dividas no valor de um milhão e "trocos" euros...
Entre o panorama de puder sair para outro clube, mas continuar com as dividas, continuar em alvalade e sofrer as ameaças...entendeu que o melhor seria ir para um clube que lhe garantisse estblidade profissional e resolvesse a sua vida pessoal.

Ou seja, o negocio cifrou-se nos 12 milhões...mas por "debaixo da mesa"...

Anónimo 18 de julho de 2010 às 05:34  

ouve la, o capitao mais jovem de sempre do sporting foi Francisco Stromp.
E depois, quando falas da verba esquecida sobre o postiga, dizes com desprezo "pior avançado da ultima epoca". Pior ou melhor, tinhamos de pagar. E nao vamos mais.

Ze Carioca

Pedro Veloso 19 de julho de 2010 às 19:44  

Capo acho que esse negócio foi uma escola de futebol que o Moutinho abriu com o pai, pelo menos foi isso que veio a público.

Quanto ao negócio, o Sporting viu-se com um grave problema entre mãos (até ver e ressalvo que só ouvimos um dos lados da história, por causa do comportamento menos correcto de Moutinho) mas parece incrível como aceitou negociar o seu capitão com um rival. Custa a crer que não arranjasse, com vários empresários a trabalhar nisso, um interessado estrangeiro por 7 ou 8 milhões de euros se anunciasse que o jogador era transferível. Do ponto de vista estritamente financeiro, acaba porém por ser um bom negócio para os leões, porque para além do encaixe directo vêem perdoada a dívida ao FCP pela transferência do Postiga (e ainda entrou o NAC).

O Porto aproveitou para contratar um bom jogador que pode substituir Raúl Meireles. Como já disse, acho que no 4x3x3 do Porto, assente em transições rápidas, ficam a perder um pouco, porque Moutinho é mais um jogador de posse e circulãção de bola, mas a valia e aplicação dentro do campo dele é apesar de tudo indiscutível. A curiosidade maior passa por saber se consegue voltar a ser o que prometeu um dia, ou se não passa da regularidade sem brilho em que caiu nos últimos anos.

JOAQUIM SANTOS 19 de julho de 2010 às 19:50  

resumindo.... depois de ouvir sportinguistas e portistas.... foi um bom negocio para ambas as partes!

so os benfiquistas nao gostaram....

Pedro Veloso 19 de julho de 2010 às 19:52  

João quanto ao Zahavi já agora há a curiosidade do filho, o Alexander Zahavi, jogar nos juniores do Sporting. Ou melhor, ter jogado, porque na próxima época(se não estou enganado) vai já ter idade de sénior. Agora parece que vai começar a jogar pelos sub-20 do EUA a nível de selecções, em detrimento de Portugal ou Israel.

Bom post!

Pedro Veloso 19 de julho de 2010 às 20:02  

Acho que sim Joaquim;) Como benfiquista claro que não gostei que tivesse ido para o (actualmente) maior rival do meu clube, ao passo que se viesse para o SLB provavelmente eu ficaria contente e "esquecia" o comportamento menos correcto do jogador para com o SCP: é normal porque se se trata de um bom jogador, e com o mal dos rivais normalmente podemos nós bem.

Mas digo-te que fiquei parvo com a quase indiferença do mundo leonino; se fosse um capitão do SLB ou do Porto a sair nestas circunstâncias para um rival directo ambos sabemos que a indignação das respectivas massas associativas seria bem diferente...

Abraço

João 23 de julho de 2010 às 12:30  

Ze Carioca, obrigado pela informacao!Quanto ao Postiga, nao foi com desprezo porque ate simpatizo com ele, mas a expressao que usei tem logicamente uma carga muito negativa mas e um facto, nao ha volta a dar a isso. Capo rumor interessante que nos trazes.Por acaso tinha ouvido que o scp lhe havia pago essa divida, mas nao tenho fonte segura. De qualquer modo, se o que ouviste e verdade ajuda a perceber um pouco do comportamento do jogador, ja que o modo como forcou a saida foi anormal. Contudo, nada que saibamos agora o justifica na minha opiniao - desculpem a ortografia mas estou num pc estrangeiro. cumprimentos!

Anónimo 24 de julho de 2010 às 07:11  

João, sempre às ordens,
Admiro-te por teres escrito este artigo, pois eu quando penso no Moutinho só me sai : "filho da puta"!
Este vai ser outro que vai ser enchovalhado para o resto da vida.
É muito bem feito, é um grande cabrão!

Zé Carioca

Pedro Veloso 12 de agosto de 2010 às 04:27  

Soube-se há poucos dias que o Sporting receberá o pagamento em 3 tranches até 2012...uma venda a saldo praticamente sem vantagem monetária no imediato!

João 12 de agosto de 2010 às 04:57  

O último comment foi meu.

Tomás Pipa 23 de agosto de 2010 às 13:46  

Pedro, o Alexander é sobrinho-neto do Pini Zahavi e voltou esta época para o Maccabi Haifa (a mesma equipa do Adrien) que tinha sido a sua equipa nos infantis.

Ele nasceu em LA e o ano passado nos Juniores fez uma bela época tendo sido o 3º melhor marcador do Sporting atrás do Baldé e do Henrique Gomes. Vai mesmo jogar pela selecção dos EUA?