Um Mistério Chamado Lukas Podolski

A Alemanha assumiu-se para já como a melhor equipa deste Mundial 2010. Uma exibição colectiva notável, onde despontaram individualmente os jovens Mesut Ozil e Thomas Muller, tornaram possível à Selecção de Joachim Low golear a Austrália por contundentes 4-0 (Podolski, Klose, Muller, Cacau). Esta parece-me ser a melhor Alemanha desde a vitória no Europeu em 1996, em Terras de Sua Majestade, e assume-se como uma clara candidata à vitória final. Porém, no meio desta exibição muito conseguida, fica uma pergunta: O que é que Podolski ainda faz no Colónia? Este é, para mim, um dos maiores mistérios do futebol europeu.


Lukas Podolski, jogador alemão nascido na Polónia, cresceu para e no futebol no Koln, clube do seu coração. Durante os primeiros anos da sua carreira, foi neste clube que se destacou, atingindo muito cedo o estatuto de "estrela" do clube, o que o levou ainda muito jovem à Mannschaft, em 2003. Após uma breve aparição no Euro 2004, é no Mundial 2006 que brilha, apontando 3 golos e sendo considerado o melhor jogador jovem da competição, à frente de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Antonio Valencia. O seu desempenho foi fundamental para o 3º lugar da equipa alemã, que jogava em casa.


Apesar da grande notoriedade que atingiu, o Bayern Munique já havia assegurado o seu passe, ainda antes da competição, por 10M€. Previa-se então que a prolífera dupla germano-polaca da Mannschaft, constituída por Podolski e Klose (Bota de Ouro no Mundial 2006), fizesse furor também no clube bávaro. A primeira época em Munique correu razoavelmente bem, sendo apenas interrompida por uma lesão no tonozelo. Porém, com a chegada de Luca Toni ao clube em 2007, Podolski perdeu espaço na equipa, passando a sentar-se com frequentemente no banco de suplentes. Após duas épocas sem jogar com a regularidade que pretendia e esquecido pelos gigantes europeus, acerta contrato com o seu primeiro clube, o Koln, depois de Joachim Low lhe garantir que continuaria a ser opção na Selecção alemã.


Podolski chega assim ao Mundial 2010 com 25 anos e ainda longe de atingir o potencial que lhe era atribuído no início da sua carreira. Com o passar dos anos, este jogador que valia principalmente pelo seu forte pontapé (que mantém), tornou-se mais requintado tacticamente, sendo capaz de actuar sem perda de rendimento em posições como médio atacante ou extremo (posição que ocupa na Selecção alemã desde a "chegada" de Mario Gomez). É um jogador tecnica e tacticamente muito evoluído e inteligente, que faz jogar os companheiros, mantendo a capacidade de aparecer na área (e fora dela, aproveitando o seu portentoso remate) para marcar golos. Se a Alemanha continuar a practicar o futebol que apresentou na primeira jornada desta competição, Podolski poderá regressar às bocas do Mundo e à cobiça dos "tubarões" do Velho Continente. Porém a dúvida mantém-se. Será que Podolski quererá arriscar nova aventura fora de "casa", depois do fracasso que foi a sua passagem por Munique? Ou será que são os próprios clubes querem evitar o risco de contratar alguém que até hoje só conseguiu brilhar ao nível de Selecções?


Na minha perspectiva, seria uma pena que Podolski fizesse carreira "escondido" no Koln. Tem valor mais do que suficiente para brilhar num grande de um campeonato como o inglês ou o italiano. Se não o fizer, será para sempre lembrado como "mais um" que nunca foi aquilo que poderia ter sido. O seu talento merece nova oportunidade.

5 Passes de rotura:

Pedro Veloso 15 de junho de 2010 às 12:37  

João bom post, e sem dúvida com o título adequado, parece um mistério ele só jogar bem de dois em dois anos.

Também acho que merece outra oportunidade num grande clube europeu. Claro que o cartão de visita principal - a experiência no Bayern - não é famoso, mas ele nem falhou propriamente, viu-se foi com uma dupla fortíssima (Klose e Toni), mais Ribéry, Schweinsteiger ou Zé Roberto, à sua frente.

Ele tem estado bem no Colónia, já agora? Não tenho acompanhado.

João S. Barreto 15 de junho de 2010 às 23:03  

Também não acompanho muito o futebol alemão, mas tenho ideia de não ter marcado muitos golos esta época.

João 16 de junho de 2010 às 07:17  

Bem relembrado João, Podolski na selecção está em bom plano! Contudo andou a passar férias no colónia, tendo sido considerado um "flop" pelo que me apercebi: apenas marcou dois golos no campeonato, um deles ao Bayern. Claro que um jogador da sua qualidade no colónia é sempre e foi importante para a equipa, mas esteve terrivelmente divorciado com a baliza, muito perdulário e apagado em muitos jogos. Tendo em conta o seu curriculo e potencial e os 10 milhoes que custou esteve muito fraco na Bundesliga.

Tomás Pipa 18 de junho de 2010 às 20:13  

Eu gosto imenso dele! Eu ouvi dizer que ele estava com um pé no Tottenham! Eu até vos digo mais, Podolski fica mesmo bem num Arsenal ou num Man Utd!

Anónimo 4 de julho de 2010 às 00:07  

Vai para o Benfica.