Ponto de Situação

A Selecção Nacional aterrou ontem na África do Sul e desde logo se viu mergulhada num tremendo apoio dos emigrantes.
O afastamento do povo parece não ter sido assim tão dramático como alguns proclamavam. Até ao momento Carlos Queiroz, para além de ter criado um bom espírito de grupo, parece ter cativado finalmente uma parte dos adeptos.Trivialidades à parte, nestas 3 semanas de preparação ainda em solo luso já foi possível perceber melhor algumas das escolhas do seleccionador, concluir algumas das suas preferências e observar a (boa) forma de alguns jogadores.
Depois dum segundo jogo de preparação em que as coisas já correram um pouco melhor (e em que a obrigação de vencer foi cumprida), a confiança parece estar a crescer no seio do grupo. Os jogadores já apareceram mais soltos e a praticar um futebol bastante melhor e mais colectivo.
Penso que mais uma vez ficou bem patente a vantagem de termos jogadores bastante versáteis do meio campo para a frente. Pessoalmente prefiro jogar com uma referência na área, mas não foi pela saída de Liedson que deixámos de criar boas oportunidades de golo e de marcar (grande golo de Nani a passe de Cristiano Ronaldo). Quanto a mim o jogo com Camarões, entre outros aspectos, foi positivo para experimentar sistemas alternativos ao 4-3-3 clássico.

A nível individual, na minha opinião Deco foi o que mais se destacou até agora. Depois de uma época com altos e baixos, o nº20 parece estar de volta à sua grande forma. Grande jogo diante dos Camarões.
Na defesa, contrariamente às opções que parecem ser as preferidas do treinador, Miguel parece-me melhor escolha do que Paulo Ferreira neste momento, bem como Fábio Coentrão em relação a Duda. No eixo central a dupla é consensual já estava encontrada há muito, pelo que a recuperação total de Ricardo Carvalho só vem confirmar que temos uma das melhores duplas de centrais da competição.
Uma chamada de atenção para a forma como Rolando foi (mal) batido no golo de honra dos Camarões. Reconheço-lhe potencial, mas tem que ser revista a recorrente falta de concentração do central portista.
Pedro Mendes parece ter assegurado o lugar de trinco (pelo menos enquanto Pepe não estiver com ritmo de jogo – isto se vier a estar em tempo útil) e Raúl Meireles convenceu-me para a posição 8. Embora eu aprecie bastante o futebol de Miguel Veloso nessa posição, penso que a maior experiência e garra de Meireles se devem sobrepor ao talento e potencial de Veloso, pelo menos no primeiro jogo.
Nani (e até eventualmente Danny) mostrou estar uns furos acima de Simão nesta altura do campeonato. Quanto a mim deve ser titular, embora me pareça que isso não vá acontecer no primeiro jogo por precauções defensivas.
Na frente de ataque, Liedson parece também estar a voltar à sua forma. Foram inúmeras as recuperações de bola no meio campo adversário (e algumas delas acabaram por criar oportunidades de golo). Faltou o golo (que está a guardar para os jogos oficiais certamente).

Portugal tem amanhã, às 15h30, mais um treino com transmissão televisiva para o qual foi convidada a Selecção de Moçambique. Devem ter lugar mais algumas experiências e, segundo Queiroz, será o regresso de Pepe à competição.
No entanto, parece-me que entrará de novo em campo o onze preferido do seleccionador neste momento (que, quanto a mim, será o onze que iniciará o jogo diante da Costa do Marfim): 1.Eduardo; 3.Paulo Ferreira, 5.Duda, 2.Bruno Alves, 6.Ricardo Carvalho; 8.Pedro Mendes, 16.Raúl Meireles, 20.Deco; 11.Simão, 7.Cristiano Ronaldo, 9.Liedson.

4 Passes de rotura:

Tomás Pipa 8 de junho de 2010 às 18:25  

Bom, sai Nani e lá vem mais um jogador defensivo. Brilhante CQ!

Pedro Veloso 8 de junho de 2010 às 18:50  

Será que o Ruben entra como lateral direito?

Sá Pinto 8 de junho de 2010 às 19:08  

nao me parece que o queiroz va prescindir do f.coentrao a defesa, apesar de este hj ter entrado pra extremo. a ver vamos

Primú 11 de junho de 2010 às 02:43  

Bom post Manú! Para além do Sá Pinto és o melhor jogador de futebol a escrever posts neste blog. Boa sorte lá nos arquipélagos