Os Heróis e as Decepções

Já só falta uma jornada para colocar um ponto final na edição 2009/2010 da Liga Sagres. Além da esperança do Sp. Braga, que desde já coroou a sua época de sonho com uma presença na próxima edição da Champions, em chegar ainda ao título, resta apenas a luta pela última vaga de acesso à Europa entre V. Guimarães, Nacional da Madeira e Marítimo. Também na Liga Vitalis perfilam-se já as prováveis subidas ao principal escalão do futebol português, com Beira-Mar e Portimonense à cabeça.


Numa jornada em que, como é hábito, todos os jogos foram disputados à mesma hora, o FC Porto-SL Benfica monopolizou quase por completo as atenções dos adeptos. Contudo, ninguém estava indiferente ao que ia acontecendo em Braga, onde o Sporting local defrontava o Paços de Ferreira com a possibilidade de assegurar a sua primeira presença na "Liga Milionária", ou entregar o título ao SL Benfica.
Domingos Paciência voltou a apostar no melhor onze que tem disponível, desta vez com Miguel García na lateral direita, face à ausência de Filipe Oliveira. O Sp. Braga mais uma vez, ao contrário do que aconteceu na Figueira da Foz, na primeira parte não foi uma equipa agressiva no ataque e só foi criando perigo em lances de bola parada. O tão esperado golo da vitória chegou aos 55' por intermédio do inevitável Meyong (Zé), num lance em que duas falhas têm de ser apontadas: Primeiro, Meyong está em posição irregular quando a bola sai dos pés de Luis Aguiar. Segundo e não menos importante Coelho, que até foi um dos bons guarda-redes desta Liga, faz um frango incrível, transformando um cruzamento inofensivo num lance de golo. O Sp. Braga volta a ser beneficiado com um erro grave do árbitro e com mais uma falha de um guarda-redes adversário, à semelhança do que já acontecera em outros jogos.
Até ao final o jogo tornou-se mais aberto, com boas oportunidades para ambos os lados. Após o apito final, festa merecida de uma equipa que soube aproveitar as fraquezas dos adversários e que chega a esta fase decisiva da época com a possibilidade de se tornar campeã nacional e com o objectivo Champions já assegurado.

Na luta pela Europa, o V. Guimarães cedeu um empate comprometedor (0-0) em Vila do Conde com um Rio Ave que tem ainda uma palavra a dizer na luta pelo título, permitindo ao Marítimo, que venceu o V. Setúbal por 2-0 (Tchô e Kleber), manter a esperança da Euroliga. Também inserido nesta luta está o Nacional da Madeira que empatou 3-3 em Coimbra com a Académica (Hélder Cabral, Miguel Fidalgo, Éder marcaram para os estudantes; Diego Barcellos, Edgar Silva e João Aurélio, aos 90', para os madeirenses). Na última jornada, com o Nacional a receber os candidatos ao título Sp. Braga, o confronto entre V. Guimarães e Marítimo tem potencial para ser decisivo no que respeita a esta corrida.

Em Olhão, disputou-se outro jogo decisivo, mas na definição sobre quem acompanhava o Belenenses na despromoção. A fava calhou ao Leixões (como já se esperava), com um golo solitário do artilheiro Djalmir (aos 87'). Um prémio merecido para a liderança de Jorge Costa, que no final da partida aproveitou para "piscar um olho" a FC Porto e Sp. Braga.


Por fim, o Belenenses, sabendo de antemão que na época que aí vem não fará parte do convívio dos melhores de Portugal, decidiu fazer a melhor exibição da época, apontando os golos que não apareceram em tantos jogos, goleando por 5-2 a U. Leiria, que perde a possibilidade de disputar uma presença na Europa. Mau final de época para os comandados de Lito Vidigal. Para os "pastéis" marcaram Lima, José Pedro, Mustafá, Miguelito e André Pires; para os leirienses facturaram Cássio e Marco Soares.


Já na Liga Vitalis tudo será decidido na última jornada, com 5 equipas a entrarem em campo à procura da promoção: Beira-Mar, Portimonense, Oliveirense, Feirense e Santa Clara. Se os aveirenses recebem na última jornada o já despromovido Carregado, Oliveirense e Portimonense jogam entre sim. O Santa Clara recebe o Desp. Aves (onde milita ainda João Silva, recentemente contratado pelo Everton) e o Feirense vai ao Estoril. Grandes expectativas para esta derradeira jornada!

18 Passes de rotura:

Sá Pinto 4 de maio de 2010 às 00:22  

epa, tirar merito ao braga eq nao sff.."O Sp. Braga volta a ser beneficiado com um erro grave do árbitro e com mais uma falha de um guarda-redes adversário, à semelhança do que já acontecera em outros jogos.". E O BENFICA? tem juizo oh barreto. faccioso

Anónimo 4 de maio de 2010 às 00:24  

sim..n acho q possas insinuar q o braga tem sido favorecido neste campeonato.

João S. Barreto 4 de maio de 2010 às 00:28  

Sá Pinto, não foi minha intenção tirar mérito ao Braga. Aliás já elogiei muitas vezes a campanha do Braga nesta "coluna". Mas não deixa de ser verdade que neste caso foi beneficiado (também já me disseram que há um penalty por assinalar ao Alan, não encontrei repetições do lance e agracedia que me mandassem se for verdade). Também é verdade que não foi a primeira vez, por exemplo jogo com Guimarães. Se vires pelo menos o resumo do jogo com o Leiria, por exemplo, também podes ver as falhas quase caricatas da defesa e guarda-redes. Mas repito, o Braga tem muito mérito no campeopnato que tem feito. Se fores ver o resumo da semana passada eu digo lá que os jogadores do Braga são já uns campeões pelo que têm feito.

Numero Dez 4 de maio de 2010 às 00:41  

Realmente muito atacam o barreto cada vez que ele escreve, chamando-lhe de faccioso! São esses os mesmos que gritam com golos do braga, e golos do porto como se de uma vitoria pessoal se trata-se, aliás só pode ser isso, poisa miserável e vergonhosa época que fizeram só podem ser preenchida de momentos de felicidade que a infelicidade do Benfica vos dá!O barreto fala bem, e só o facciosismo de alguns o permite não reconhecer. o golo do Braga é irregular e o campeonato já estaria decidido há muito. Aliás só o vosso ódio ao Benfica e serem do Braga desde que arredados do titulo (SCP ha muito/ F.C.P há cerca de 2 jornadas) vos impossibilita de ver isso mesmo. O vosso ódio é tanto que não importa nem importou perder em casa com a naval, o que importa é festejar no estádio Alvalade XVIII (28) os golos do F.C.Porto ao benfica quando em nada vos beneficia a vitoria de um ou de outro.
SOIS DE FACTO UM CLUBE DIFERENTE! O ódio é tanto que muitos dos que festejaram o golo do braga ou do fcporto no alvalade XVIII (28) davam o rabo e XVIII (28) cêntimos para verem o Braga campeão!

Tomás Pipa 4 de maio de 2010 às 01:34  

João,já percebi porque é que o Belém ganhou este jogo. O Belenenses ainda tem possibilidade de ser 15º em vez de ser 16º, ou seja, pode ser repescado caso a Naval ou Vit.Setúbal sejam despromovidos por irregularidades.

E como sabemos o Belém tem um departamento jurídico fortíssimo! Resolve mais que os jogadores

João S. Barreto 4 de maio de 2010 às 01:38  

Haha tambem me lembrei disso hoje Tomas. O problema é que eles neste momento nem Direcção parecem ter, mas não deixava de ser engraçado (embora extremamente injusto) conseguirem a manutenção na secretaria pela 3ª vez. Assim sendo teremos na ultima jornada o Belem a lutar pela manutenção lol

Mac 4 de maio de 2010 às 01:47  

Eu não digo que seja de propósito mas queria ver se o Benfica nos ultimos 5 jogos.. tivesse ganho ao Guimarães da maneira que o Braga ganhou e se a defesa do Leiria e do Paços nos tivessem oferecido golos como ofereceram ao Braga a escandaleira que não era! Mas como é o Braga fecha tudo os olhos, é tanta a ânsia que o Benfica não seja campeão, que não conseguem parar e ver que o Braga foi ajudado o campeonato todo!

Mac 4 de maio de 2010 às 02:12  

ahaha este gajo é o maior, vejam que vale a pena:

http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=8798

JV 4 de maio de 2010 às 08:39  

Façam-me um favor! Dizer que o Braga foi ajudado o campeonato todo? Só comecei a acompanhar o Braga mais para o fim quando se percebeu que estava na luta a sério e não pontualmente, como por exemplo o Leixões no ano passado que passou meio campeonato entre os grandes.

Claro que os jogos do Braga são os que menos vejo, aliás só vejo praticamente os do FCP, do SLB e SCP quando dão em canal aberto.

Estar a dizer que o Braga teve golos oferecidos por essas 2 equipas é demais, por essa ordem de ideias o SLB e o FCP no último jogo também facilitaram para o adversário marcar, no golo do Luisão a defesa do FCP esteve mal e no 1º e 2º golos do FCP o SLB também os ofereceu.

Porquê que o Braga não pode ganhar com erros dos adversários? O SLB ganhou ao Setúbal com 7 ou 8 golos dados pela defesa setubalense, é um exemplo. É por isso que o SLB deixa de ter mérito nessas vitórias.

Muitos jogos são ganhos pelos erros do adversário, o futebol é assim, agora tirar mérito ao SCB por aproveitar esses erros é que não.

Quanto a preferir que o SCB seja campeão em vez do SLB é completamente normal. Aposto que se vos perguntassem, no princípio da época, qual a equipa que queriam campeã, de certeza que primeiro estava o SLB, seguida das outras 13 equipas e só depois dessas todas é que estavam o FCP e SCP ou estou errado?

É completamente normal pela rivalidade que existe entre nós! Em relação ao FCP festejar o 3º lugar, eu não vi ninguém fazê-lo! Se alguém viu, é porque quem o fez não é realmente portista, aliás, nós mal festejamos quando ganhamos quanto mais quando ficamos em 3º.

É uma ideia muito triste que querem passar para se defenderem de terem perdido no Dragão.

Cumprimentos.

Pedro Veloso 4 de maio de 2010 às 10:58  

JV e Sá Pinto o João Barreto certamente não está a retirar mérito ao Braga, aliás ele tem repetidamente, nesta crónica, dado-lhes o reconhecimento que merecem (e seria muito injusto não o fazer, sobretudo nesta fase em que têm mostrado grande consistência).

Agora é de facto um bocado frustrante ver o Braga ganhar vários jogos em que joga pouco ou tem erros da arbitragem a seu favor, acho que ninguém contesta isso, como se vê nas várias Ligas da Verdade que por aí há. Não se pode comparar com dar 8-1 ao Setúbal JV com todo o respeito, embora perceba o que queres dizer...Atenção que nem os estou a criticar, não têm de longe a profundidade de plantel dos outros grandes e por isso não se pode exigir que ganhem sempre à vontade.

DEUS 4 de maio de 2010 às 12:48  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mac 4 de maio de 2010 às 14:00  

JV,

Eu não tiro mérito ao Braga, fez sem dúvida um grande campeonato!

Mas apesar de tudo, existiram muitos jogos em que não jogou nada, alguns ganhou correctamente outros não! Podes dizer que isso acontece com todas as equipas, é verdade, mas com o Braga acontece mais frequentemente!

Tu já viste o lançe do golo esta jornada?Tu viste realmente o lançe do golo contra o Leiria? É que parecem jogadores da 3ª divisão! Como o Ricardo Araujo Pereira diz "o cruzamento foi tão potente que o auxiliar não viu que o Meyong estava fora de jogo e o Coelho caiu para trás com a força do mesmo!"

O Braga foi benefeciado em fases críticas do campeonato, é a minha opinião:

foi benefeciado contra o Benfica
foi benefeciado contra o Guimarães
foi benefeciado agora contra o paços
foi bene
foi benefeciado num jogo em que a bola sai claramente pela linha lateral nas barbas do auxiliar, que deixa seguir e dá origem ao golo(não me lembro do adversário)

Sem querer tirar mérito ao Braga, este campeonato há muito que estava decidido sem as ajudinhas dos árbitros!

Aliás secalhar estou errado, mas não me lembro de o Braga ser prejudicado uma única vez..

Mas pronto é a minha opinião...

Bruno_Mega 6 de maio de 2010 às 22:19  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
DEUS 7 de maio de 2010 às 17:29  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Numero Dez 7 de maio de 2010 às 17:47  

Olha, tu que assinas por Deus...
Isto é um espaço aberto a toda a gente, e cada um diz aquilo que quer, no entanto a má formação que ultimamente tens apresentado leva-me a dizer-te que pelo menos de minha parte, os teus comentários não são bem vindos aqui. Não acrescentas nada de útil, não tens criticas construtivas, és extremamente mal educado, e só aqui passas para faltares ao respeito a tudo e todos. Quem não gosta não vem aqui, se não gostas não vens, se vens respeitas toda a gente e tentas acrescentar algo de útil com a tua presença. Desde já te digo que as asneiras e a forma ofensiva que falas, em que julgo que sejas perito não conta para aquilo que desejamos.
Isto tudo porque pelo que aqui tens demonstrado nem mereces o trabalho de apagar cada comentário teu, só que há muita gente que aqui vem porque gosta do espaço e não tá para levar com aquilo que nos tens brindado. Agradeço a tua compreensão.

DEUS 7 de maio de 2010 às 21:50  

Número Dez: VAI À MERDA.
ÉS UM NOJO.

DEUS 7 de maio de 2010 às 21:50  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
DEUS 7 de maio de 2010 às 21:50  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.