Fim ou Princípio?

Última jornada da Liga Sagres. Dois jogos (ambos entre minhotos e madeirenses) decisivos para encontrar o vencedor na corrida ao 5º lugar, correspondente ao apuramento para a Liga Europa. Intrometido nesta guerra alheia, um Sp. Braga que alimentava a expectativa de ser campeão, obrigado a vencer na Choupana e a esperar por uma derrota caseira do SL Benfica.

Ao V. Guimarães bastava-lhe um empate caseiro para garantir o tão desejado 5º lugar. O Marítimo necessitava de uma vitória e que o Nacional não vencesse o Sp. Braga. No seu último jogo ao serviço do histórico da "Cidade-berço", Paulo Sérgio apostou na equipa do costume, com as novidades Leandro Silva (cujo passe pertence ao SL Benfica) e Bruno Teles na defesa. Mitchell (Van der Gaag) também não inventou. As coisas até começaram melhor para os vimaranenses com o central goleador Valdomiro (4 golos só na segunda volta) a inaugurar o marcador logo aos 15' na sequência de um livre. Tudo parecia bem encaminhado para o clube que tem a pretensão de ser o 4º grande português. Porém, ainda antes do intervalo Kléber empata a partida, colocando dúvidas no desfecho deste embate. O mesmo Kléber viria a marcar o golo da reviravolta aos 78'. Excelente segunda volta deste ponta-de-lança muito interessante que promete ser um destaque na próxima época, caso continue no plantel maritimista. Acaba a época com 8 golos. Além do avançado brasileiro, destacaram-se também Djalma (será que é neste Verão que dá o salto?) e o ex-Benfica Paulo Jorge que, agora a jogar como defesa direito, parece ter dado um salto qualitativo, sendo já falado como possível reforço do Sp. Braga. Curiosamente, o lateral direito do Marítimo acabou o jogo à baliza, devido a expulsão de Peçanha já nos descontos. Já Paulo Sérgio sai para um grande pela porta pequena.

Na Madeira, o resultado acabou por ser aquele que menos interessava a ambas as equipas, o empate. Com muitos adeptos bracarenses a viajarem até à Madeira, o Sp. Braga mais uma vez entrou bem no jogo, conseguindo criar várias oportunidades de golo, que os seus atacantes não conseguiram concretizar (talvez por causa da ansiedade), por vezes de forma escandalosa. No capítulo das finalizações falhadas, Meyong, que até foi o melhor marcador bracarense esta época com 12 golos, esteve em particular destaque. O início da segunda parte trouxe uma história diferente, com os da casa a criarem uma avalanche de oportunidades (às quais Eduardo foi respondendo bem), que culminou no golo do goleador de serviço, Edgar Silva, respondendo da melhor forma a um bom cruzamento do capitão, Bruno Patacas. Como foi seu apanágio durante toda a época, Domingos (não teve) Paciência respondeu rápido e bem, com as entradas de Hugo Viana e Rentería. O colombiano, practicamente da primeira vez que tocou na bola, marcou o golo do empate, lançado muito bem por "el Mudo" Rodriguez. Rentería ainda viria a introduzir mais uma vez a bola na baliza contrária, sendo o golo anulado por fora-de-jogo. Até ao final do jogo, os arsenalistas tentaram tudo o que tinham para vencerem o jogo, mas o Nacional manteve-se sempre muito perigoso no contra-ataque.
No final do jogo, ambas as equipas só se podiam queixar de si próprias, pois ainda que os resultados tivessem sido diferentes na Luz e no Afonso Henriques, nem Nacional da Madeira nem Sp. Braga fizeram aquilo que lhes competia para atingirem os seus objectivos. De realçar também o desportivismo evidenciado no discurso dos jogadores e Direcção bracarenses ao elogiarem a época do SL Benfica, o que infelizmente não foi acompanhado pelo seu treinador.

Com esta combinação de resultados, o Marítimo está de volta às competições europeias. Na minha opinião, pelo futebol jogado, o V. Guimarães seria o justo 5º classificado. Grande época fizeram jogadores como Nuno Assis, Desmarets, Andrezinho e Lazaretti. Talvez os encontremos (alguns deles) na próxima temporada em Alvalade ou até no Dragão (no caso do central brasileiro). No entanto, este lugar acaba por ser um prémio também merecido para Mitchell, que agarrou num Marítimo que com Carvalhal só sabia defender e colocou-o a jogar um futebol agradável e, mais importante, vencedor. Logo no dia a seguir ao jogo voltou atrás com a decisão de abandonar o clube e renovou por mais uma época. Está de parabéns.

De parabéns está também, obviamente (e principalmente), o Sp. Braga, por uma época brilhante em que acaba por não conseguir o título de campeão, mas que é premiada por um lugar entre os maiores da Europa. Resta agora observar de que forma vai ser aproveitado este momento pela Direcção bracarense. Será que vamos ter um Sp. Braga capaz de lutar pelo título ano após ano? Convém lembrar que o desastre do Boavista começou no seu maior sucesso...

14 Passes de rotura:

Manú 12 de maio de 2010 às 10:22  

notável esse kléber. já me tinha chamado a atenção naqueles dois ou tres golos em 3 jogos, e confirmou as expectativas ao apontar 8 golos! nada mau...

valdomiro tambem manteve a veia goleadora que já mostrou no trofense o ano passado (penso que tambem apontou 4 golos, e acho que a certa altura era o melhor marcador da turma da trofa salvo erro).

bons planteis do maritimo e guimaraes a oferecerem a ambas as equipas a luta pela europa até ao fim.

espero que isto continue assim e que os grandes nao comecem a comprar todos os jogadores que acham bons destas equipas para
depois nao os utilizarem porque eles nao têm fibra para jogar num grande e em estadios cheios e depois emprestá-los para equipa estrangeiras por troca com outros jogadores.
se se conseguir esse objectivo para o ano teremos de novo bons planteis e melhor futebol por parte de maritimo, braga, guimaraes e nacional (pelo menos).

Manú 12 de maio de 2010 às 10:46  

joao e parece-me que ao braga nao vai acontecer o mesmo que ao boavista.

vê-se que a estrutura do braga é uma coisa bastante mais sustentada e construída com critério pelo seu presidente e o director desportivo.

o joao loureiro e o major valentim eram uns badamecos que apenas ganharam "à portuguesa", isto é, meio por acaso e meio com ajudas estranhas.
acho que nao se compara, e espero mesmo que o braga continue assim, era muito importante termos um braga campeao muito em breve (apenas depois do benfica ganhar uns quantos titulos ja agora!)

João S. Barreto 12 de maio de 2010 às 11:59  

Manú concordo em relação ao Sp. Braga. António Salvador parece-me mais sério que o vocalista dos Ban e já disse até que o orçamento para a próxima época não será muito diferente do actual. A estrutura bracarense também me parece muito bem montada, há um projecto sólido e que não vem deste ano.
Mas a verdade é que também ninguém esperava um rombo tão grande no Boavista.

Outra pergunta que se pode fazer é se agora, com o título decidido, as relações entre Braga e Benfica e eliminadas todas as tensões que o envolviam, poderão voltar a ser boas?

Manú 12 de maio de 2010 às 12:22  

acho que podem. os parabens dados pelo presidente do braga e por alguns jogadores mostram que nao foi cultivado o ódio "à FCP" e que nao foram alguma tensoes normais de dois fortes candidatos ao titulo que foram impeditivas de manter a racionalidade.

com boas relaçoes nao estou à espera que nos facilitem a vida caso queiramos um jogador, e a prova disso é que nao estao a baixar a cláusula do eduardo (4M) como tao bem fizeram com o jesus.

aproveito para dizer que acho ridiculo contratar o eduardo, ainda por cima por tanto dinheiro.
o eduardo nao é melhor que o quim e que o moreira. ou mesmo que seja um bocado melhor nao é do nivel que precisamos, nao tem nivel mundial.
acho que o mais importante para a proxima época, era reforçar a baliza com classe mundial. ter um gr que decida jogos fez-nos falta para ir mais longe na europa por exemplo.
estou a falar para o ar mas nem sei bem quem contratar, mas com 8 a 10 milhoes conseguíamos ir buscar um gajo de qualidade indiscutivel.

HS 12 de maio de 2010 às 14:55  

É evidente que não vai acontecer ao Braga o que aconteceu ao Boavista...
O Braga tem uma câmara municipal para pagar as contas, dar um estádio, oferecer bilhetes e camionetas...o Boavista nunca teve isso...

Mac 12 de maio de 2010 às 15:11  

Sim o Kleber deixou-me água na boca, mas sinceramente acredito cada vez menos em avançados desses clubes pequenos, são raros os que se conseguem afirmar nos grandes.
Apesar disso, aquele 2º golo com aquela simulação e desmarcação rápida para o 2º poste é mesmo de jogador!

O Guimarães vai ficar sem andrezinho e desmarets! Secalhar ainda rumam ao Braga!
O Carlão e o Cássio parece que um deles também sairá do Leiria, não me admirava que fosse para o Braga.
Braga que parece que vai ficar sem Meyong, Luis Aguiar e Viana.

Algumas equipas a ficarem sem jogadores importantes mas acredito que consigam reconstrui-las

Tambem penso que o Braga pelo menos continuará a ser o 4º grande, tem uma boa estrutura montade, e tanto Carlos Freitas como António Salvador são bons dirigentes!

Não acredito em boas relações entre os clubes, fiquei admirado com as declarações do António Salvador. É adepto do Porto e tenta lixar o Benfica sempre que pode, aliás a sua empresa construi parte do Centro de Estágio e até tem um processo contra o Benfica(pensp eu).

Concordo contigo Manú, para vir o Eduardo ficavámos com o Quim!
Mas também não estou a ver quem poderá vir.. fala-se de Romero e De Gea!

Pedro Veloso 12 de maio de 2010 às 16:10  

Também estou muito entusiasmado com o Kleber! Atenção que ele só tem 19 ou 20 anos, e como bem disse o Mac já tem movimentos de grande ponta-de-lança, parece-me com valor para não ser precisamente um desses que só jogam bem nos pequenos!

Bem lembrado isso da câmara HS. Mas não deixa de ser verdade que o Braga tem claramente um projecto estruturado ao longo dos últimos anos.

Quanto às relações Salvador-Vieira, eram relativamente boas precisamente até ao problema do centro de estágio: a construção foi adjudicada pelo Benfica à Britalar, empresa do Salvador, que agora alega que certas obras adicionais não estavam incluídas no orçamento inicial (http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/benfica-seixal-cr-centro-de-estagio-braga-tvi24/1063931-4071.html).

Entretanto parece que as relações entre os dois se têm vindo a normalizar; só assim é possível estarem a negociar o Eduardo e o Salvador ter agora no fim da Liga elogiado muito o SLB.

Quanto ao Eduardo, já discuti muito isto com o Manú. Acho que é um grande guarda-redes, tem um defeito que é não varrer a área como devia com aquela estampa física (eu acho que há algum excesso de confiança dele) mas sinceramente é muitíssimo bom entre os postes e deu este ano vários pontos ao Braga, com defesas fabulosas. Não percebo como é que dizem que podíamos ir buscar o De Gea, acho que ele vai ser tipo Casillas no Real, vai lá ficar épocas sem fim.

LMC 12 de maio de 2010 às 18:08  

Pessoal, agora a falar a sério.
O Eduardo até nem é mau, mas para jogar num Braga. Tanto o Quim como o Moreira são bem melhores que ele!
O gajo vai se fartar de enterrar no Mundial, e depois quero ver se é o Beto ou o Fernandes que vão safar aquilo.

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 11:09  

Tenho que tirar o chapéu ao Marítimo. Todos os anos os madeirenses jogam com alguns 35 jogadores, muitos deles muito jovens provenientes da equipa B. É sem dúvida algum um clube que aproveita muito bem a equipa B. Djalma,Baba e Kléber apareceram todos da equipa B. Queria chamar a atenção também para este Kléber.

Kléber 20 anos feitos este ano (1990), 1,87, ponta-de-lança e 8 golos na 2ª volta. Promete.

Djalma é um belo extremo do nosso campeonato, ao nível de Douala creio! Espero que não dê o salto para a Roménia ou Chipre!

Baba é um excelente avançado, 22 anos, 1,85!Gostava de vê-lo no Sporting.

Outro ponto de interesse deste defeso é saber para onde vai o Moreira que é um belo guarda-redes. Não me importava de vê-lo no Sporting, se bem que para ele, é melhor ir para um sítio onde possa jogar. Se o Eduardo sair de Braga, eu se fosse a ele ía para Braga. Senão aposto no Vitória de Guimarães. Se o Moreira jogar 3 a 4 anos seguidos, julgo que lutará pela selecção (e tem qualidade para isso).

Valdomiro é também um central muito interessante, já há alguns anos que o digo até.

Quanto ao Braga vs Boavista. Acho que é diferente. O Boavista via-se que estava montado em cima de esquemas muito duvidosos. Vendia pouco...O Braga está sempre a vender e a vender bem!Até o treinador vendeu! Salvador é sem dúvida um grande presidente e têm também o melhor director desportivo do país, Carlos Freitas (ainda por cima é sportinguista..o meu Sporting é só tiros nos pés)

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 11:15  

Agora a sério, de Gea no Benfica? Eu acho-o um guarda redes fabuloso!Há anos que é muito falado no FM por exemplo, por isso já o acompanho há alguns anos desde as camadas jovens.

Acho que o De Gea não sairia para o Benfica..porque haveria de sair?o De Gea se sair do At.Madrid é mesmo para um grande, Man Utd, Arsenal qualquer coisa desse género.

Romero é possível, é do Az não é?Mas nunca o vi jogar...não sei o que vale!

HS, tens toda a razão, o Braga tem uma estrutura muito forte por trás, coisa que o Boavista não tinha, o Boavista, quer queiramos quer não, é um clube de bairro e assim é dificil estar no oceano onde habitam os grandes.

O Braga é um clube apoiado por uma região inteira, a do Minho!

Repararam o que disse o Salvador? Com estes pontos, nos últimos 12 anos, o Braga teria sido 10 vezes campeão. Realmente é um grande galo haver uma equipa melhor que o Braga logo este ano!

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 11:16  

Li agora que o Kléber está emprestado ao Marítimo pelo Atlético MG. Estou mesmo a ver que vai já embora...

O Marítimo tem sempre estes negócios com os clubes brasileiros meio esquisitos. Jogam cá um bocado da época e depois vão para lá, já o Ytalo tinha-me deixado água na boca e depois foi emprestado ao Internacional.

Mac 13 de maio de 2010 às 14:59  

Pois também conhecia o De Gea do FM, chegei a comprá-lo para as camadas jovens do meu Benfica lol

Não acredito também que venha mas foi só o que li nos jornais. Romero e Amelia é o que se diz também! Gostava do Amelia sinceramente...

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 16:10  

Amélia é bom GR e é perfeitamente possível. Entre andar nas equipas fracas de Itália ou no SLB,mais vale o SLB digo eu. Se bem que depois perdia o comboio da Squadra Azurra. É mt dificil ser-se convocado jogando fora de Itália, ainda para mais não sendo num grande da Europa.

João S. Barreto 13 de maio de 2010 às 17:55  

Atenção que o Amelia foi muito criticado em Itália, nomeadamente nas Confederações. Dizem que sede à pressão. Contudo, também me parece um excelente guarda-redes e já com alguma experiência.

Cavalieri também anda "perdido" no Liverpool e é muito bom, mas para mim Romero seria mesmo a melhor opção. É enorme, bastante seguro e completo.