Bem-Vindos de Volta!

Está confirmado! O Beira-Mar sagrou-se campeão da Liga Vitalis e, juntamente com o Portimonense, juntam-se ao convívio dos grandes do futebol português. Em jeito de homenagem, é tempo de olhar para aquilo que foram as épocas destes dois clubes.


Beira-Mar

Treinado por Leonardo Jardim, o clube de Aveiro fez uma época muito regular, principalmente na segunda volta. A partir da 14ª jornada, foram sempre primeiros classificados, sendo ultrapassados apenas à 28ª jornada pela Oliveirense, devido a uma derrota caseira com o Penafiel. No entanto, a equipa de Oliveira de Azeméis escorregou nas duas últimas partidas e acabou por perder a oportunidade de subir de divisão.

Onze Base:
Bruno Conceição foi o guarda-redes titular durante grande parte da época, tendo como suplente o veterano Jêrome Palatsi.
O jovem português Igor Pita, emprestado pelo Nacional da Madeira foi o dono da lateral esquerda e demonstra ter um futuro risonho pela frente. À direita, o ex-penafidelense Pedro Moreira. A dupla de centrais foi composta pelo ex-Sporting Hugo, que volta assim também à primeira Liga, e pelo brasileiro Kanu.
Jogando normalmente em 4-3-3, o meio-campo era formado por Djamal Bindi, que nasceu no Chade, Rui Sampaio e Artur. Os jovens benfiquistas Yartey e Leandro Pimenta também foram jogando com bastante regularidade, com o Ganês a destacar-se especialmente.
No ataque, Bruno Severino saiu para o Aves a meio da temporada. Assim, Élio e Rui Varela (ex-Estrela Amadora) foram os habituais titulares, com Wang Gang e Fangueiro a revezarem-se como segunda opção.


Portimonense

Os algarvios, treinados pelo ex-Estoril Litos fizeram uma temporada menos equilibrada e só nas duas últimas jornadas do Campeonato conseguiram entrar em definitivo na zona de promoção. A subida à Liga Sagres, 20 anos depois, foi apenas confirmada à 30ª jornada, com um golo do sportinguista Wilson Eduardo em Oliveira de Azeméis. O Algarve passa então a ter dois representantes na Liga Sagres, que ganha também um novo derby.

Onze Base:
Alê, que se destacou na Primeira Divisão ao serviço, curiosamente, do Beira-Mar, foi o guardião das redes algarvias.
Na defesa, o capitão Ricardo Pessoa, formado em Setúbal foi o defesa direito escolhido. Nilson foi o defesa esquerdo e os centrais foram Ruben (que faz parte da Selecção sub-23) e João Pedro.
Os dois médios centros habituais foram Balú (emprestado pelo Marítimo) e Diogo. Nas alas, o explosivo Ivanildo (ex-Porto) jogou habitualmente sobre a esquerda e Vasco Matos (ex-Alverca) à direita.
Na frente, Pedro Moita e Pires foram os habituais titulares. Garavano, Wilson Eduardo (Sporting), João Paulo e Adriano Ferreira também foram rodando por vezes como extremos mais atacantes, por vezes como avançados. Yero (emprestado pelo FC Porto) foi aparecendo a espaços como ponta-de-lança fixo.
Parabéns aos dois clubes que conquistaram a promoção numa Liga Vitalis extraordinariamente competitiva!

11 Passes de rotura:

LMC 8 de maio de 2010 às 20:40  

Portimonense, Olhanense e Vitória de Setúbal.
Três equipas a sul do tejo na 1a Liga!Isto começa a compôr-se...

João S. Barreto 8 de maio de 2010 às 20:43  

É verdade LMC, parecendo que não, isso é muito importante para o futebol não se concentrar só em 2 ou 3 regiões. Só falta uma do interior, tipo Chaves, que hoje desceu de Divisão

Numero Dez 8 de maio de 2010 às 21:02  

Excelente noticia! Essa e a do frederico gil ter atingido a final do estoril open se bem que nunca falamos dessa modalidade aqui, no entanto fica o reconhecimento!

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 01:15  

É verdade, grande F.Gil!

Gostava só de realçar o golaço do Wilson Eduardo!

Pedro Veloso 9 de maio de 2010 às 02:46  

Bem lembrado Champal, desde as épocas com Setúbal, Farense e Campomaiorense que não víamos 3 equipas a Sul do Tejo, ainda para mais com o aliciante de vermos um clube com uma excelente massa adepta de regresso e com mais um derby para animar a Liga. Também gosto de ver regressar um histórico como o Beira-Mar.

Para mim isto e a vitória do Gil foram as únicas coisas positivas deste sábado desportivo lol (ah no hoquei passámos e o Porto perdeu na Taça também), de resto o SLB perdeu a final do campeonato de volei por 2 pontos na negra, perdeu a final da taça de futsal, o Barça ganhou, o Falcao marcou 2 golos...

Pedro Veloso 9 de maio de 2010 às 02:51  

João bem lembrados o Yartey e o Leandro Pimenta, mas para mim o benfiquista que mais se destacou entre os que estão emprestados foi o Miguel Rosa, fartou-se de marcar golos (e nem é avançado) e estava a jogar numa equipa fraquinha, o Carregado. Até vi recentemente não sei onde que está bem colocado para fazer a pré-época.

LMC 9 de maio de 2010 às 07:00  

João,
Em vez do Chaves, não preferes um Campomaiorense?Ehehe grandes tempos, viva o café Delta!

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 11:58  

Veloso, de facto foi o Miguel Rosa. Acho que até jogou em duas equipas este ano. Fartou-se de marcar golos é verdade, mas quase sempre de penalty

João S. Barreto 9 de maio de 2010 às 12:38  

LMC, o Campomeiorense seria juntar o útil (ser do interior) ao agradável (Sul)! Grandes equipas do senhor Rui Nabeiro! Isaías, Carlos Martins, Cao, Jimmy Hasselbaink...Apesar de ser uma filial do Sporting (julgo eu), era das equipas que tinha a minha simpatia no campeonato.

Exacto Veloso, o Miguel Rosa destacou-se mas não fiz a referência porque limitei-me a estes dois clubs e muito sinceramente conheço pouco da Liga Vitalis. Mas tenho muita curiosidade em relação a estes jovens do Benfica.

Pedro Veloso 9 de maio de 2010 às 15:44  

Tomás no Zero Zero só dizem que 1 dos 11 golos do Miguel Rosa na Liga Vitalis é que foi de penalty

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 15:54  

Então estava enganado,é que ele batia os penaltys do SL Benfica,vice-campeão nacional de juniores o ano passado!peço desculpa!bela época então